Ucrânia: Míssil hipersónico russo abatido com sistema americano

78 Comentários

Um míssil balístico do tipo kinzhal foi abatido durante um ataque noturno à capital ucraniana. Para tal ação, foi usado o sistema americano Patriot que conseguiu intercetar um dos mísseis mais modernos de Rússia.


O míssil balístico russo foi lançado por uma aeronave MiG-31K

O comandante da força aérea, Mykola Oleshchuk, deu a conhecer ao mundo, via Telegram, que um míssil balístico do tipo kinzhal foi intercetado, esta semana, durante um ataque noturno à capital ucraniana. Como referido, o míssil foi intercetado pelo sistema americano Patriot.

Ucrânia: Míssil hipersónico russo abatido com sistema americano

O míssil balístico russo foi lançado por uma aeronave MiG-31K. De acordo com autoridades russas, o Kinzhal (Kh-47M2 Kinzhal) pode atingir um alvo de até 2.000 km de distância e pode atingir uma velocidade várias vezes superior à do som (entre 5 (mach 5 a 10 vezes – mach 10).

Estes mísseis hipersónicos podem transportar uma ogiva nuclear assim como uma ogiva convencional.

Ucrânia: Míssil hipersónico russo abatido com sistema americano

Podem percorrer entre 1.500 e 2.000 quilómetros (consoante o tipo de avião em que são transportados). Têm cerca de oito metros de comprimento e um de largura. A velocidade do Kinzhal coloca-o fora do alcance de qualquer sistema de defesa aéreo. 

A Ucrânia recebeu os mísseis Patriot no final de abril, provenientes dos Estados Unidos da América (EUA), Alemanha e Países Baixos.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ridículo!
    Algo à velocidade Mach 10 é atingido e fica como nas fotos!

    A propaganda não tem limite.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na aproximação final, é quando é mais fácil de o abater, e não vai em Mach 10.

    2. Avatar de Kush
      Kush

      Atinge Mach 10 no espaço, já quando entra na atmosfera reduz muito a velocidade, e quem abateu foi o modelo mais recente do patriot o A3, feito para interceptar mísseis balísticos. Slava Ukraine

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Depois da intercepção e consequentemente impacto por outro objecto (míssil patriot) obviamente que a velocidade do míssil supersónico irá diminuir enormemente, e daí, depois atinge a velocidade máxima de queda livre, que, é independente de quando tinha propulsão antes da intercepção. Creio ser esta a razão pela qual o míssil não provocou uma cratera muito profunda.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Consequente impacto*

        2. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Esse estrago é consistente com a forma como os mísseis anti-aéreos trabalham.

          Existe também a questão se isso é mesmo o dito Kinzhal ou se é um outro parecido que os Russos também têm.

          A questão dos mísseis hipersónicos não é a velocidade, mas sim o facto de supostamente conseguir manobrar de uma maneira não previsível e que isso supostamente, segundo a alegação Russa, tornaria a intercepção dos mesmos impossível… algo claramente exagerado, mas que deveria tornar mais complicado deveria, porque já não conseguem calcular a trajectória exacta com tanta precisão.

        3. Avatar de Tiago
          Tiago

          A única propaganda que vi até agora foi a Russa, que em apenas alguns dias chegariam a Kiev. No entanto, um ano depois ainda não saíram das linhas do leste.

    3. Avatar de Art
      Art

      Foi abatido por um rapaz com uma fisga….

      1. Avatar de Yamahia
    4. Avatar de Test User
      Test User

      Agora são entendidos em mísseis. Santa paciência, estes entendidos em propaganda, misseis,etc.
      Quando comentarem, passem a dizer as qualificações para comentarem.

      Mísseis podem ser interceptados. Realidade é que é difícil.

      Explicações de outros entendidos na internet.
      There is some general misunderstanding about speeds and interception. You dont need the speed of Mach 7 to hit the target. For instance you could hit an incoming Iskander msissile with a Tennis ball from 100 meters. To do that, you need the speed of your ball… say 50m/s and you need the trajectory of the Iskander it will hit in those 2 seconds. That being said, you can hit the missile, but you need the exact location and immidiatelly the time of impact when it is only 4600 meters away. Patriots are only twice as slow and that difference still allows an effective umbrella of 50km at least. In practice if you have a trajectory of the Iskander missile 20 seconds before hitting the target, the Patriot will intercept it in the operational range. Any maneuvers that missile pulls off would shift its impact hundreds of meters away, since that short time makes it improbable for ballistic corrections.

      US admiral John Hill said that SM-6 Aegis is system can intercept hypersonic threat at therminal (finish) phase. And currently investing in developing SAM missile that can hit hypersonic missile in midcourse hundreds km range.
      Conclusion, 99 % people in internet still don’t know how hypersonic weapon works, including most of western journalist who don’t know simple physics and writting stupid articles about UNSTOPABLE)))) hypersonic missiles.
      Hypersonic weapon can be easily intercepted on finish phase current SAM systems, much easier than subsonic sea-skimming missile. Don’t need lasers or railguns.

      https://www.quora.com/Can-patriot-missile-shoot-down-Russia-Iskander-missile

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Usa o teu próprio conselho.
        “The PAC-3 delivers many hundreds of mega joules of energy onto the target which is not consistent with the damage shown on the debris in the pictures from Ukraine.”

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Ao contrario do especialista chamado Pedro não comentei e tirei conclusões.
          Só citei outros especialistas da internet, deve ter sido muito diferente do que fizeste. Como sabes tudo tiraste conclusões.

          Não te vi escrever uma linha e a dizer segundo os meus conhecimentos de especialista e provar a tua teoria.

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Ridículo é o comentário que faz!

      Quando falamos de mísseis que atingem March 10 ou mais de 20, como no caso dos ICMB, estamos a falar da estratosfera!

      Na atmosfera, poucos objectos ultrapassam o March 3.

      Relativamente ao abate dos mísseis, tal só acontece ou no início ou no fim do voo, principalmente este tipo de mísseis!

      1. Avatar de Antônio Lucas
        Antônio Lucas

        ??? Mach 3 alcança o MIG31 que é a plataforma de lançamento , portanto o missel quando é lançado já vai a mach3 , depois é accionado o primeiro motor , a jacto que impulsiona o missel a Mach 5 , na última fase é acionado o segundo motor que é um ramjet que vai impulsionar o míssil a velocidade terminal , de notar que este missel é lançado de muita altitude para que o factor gravidade faça a sua parte . Entendeu ? Passar bem

        1. Avatar de OJL
          OJL

          Míssil Iskander com motor a jato e ramjet? Desde quando?

        2. Avatar de OJL
          OJL

          E o Kinzhal é o mesmo. Ambos usam tecnologia balística mais fácil de calcular e de interceptar.

  2. Avatar de Antônio Lucas
    Antônio Lucas

    Hoje sabemos que são fake news com o intuito de promover o sistema patriots…mas mesmo sendo fake news não invalida a incapacidade da Rússia de ataques profundos por falta de táticas , limitam-se a despejar alguns drones e mísseis que custam milhões e os resultados são pouco significativos . A Ucrânia agora ri-se do ataques profundos russos e começa a retaliar provocando perdas significativas do lado russo , avizinha-se tempos difíceis para o Kremlin…

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Se há alguém cheio de fake news é a propaganda russa. Mas desses não te queixas tu

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Não discordando que a Rússia use propaganda com fake news, voÇês devem ter andando a dormir no último ano.
        devem ser os mesmos que já dormem desde 2020 por aí fora

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Os criminosos russos bateram de frente com material velho em 5ª mão da NATO!
      Bastaram apenas 20 baterias de mísseis Himar para varrer toda a Força Aérea russa e provocar ainda a destruíção de todos os armazéns de munições russos ao alcanse dos Himars de 2ª linha dos Ucranianos. É preciso recordar que ainda não deram aos Ucranianos os Himar que alcansam 300km, caso contrário ………….

      A Ucrãnia tem neste momento umas FA que mais nenhum país tem! Portugal só sonha com armamento de luxo, mesmo de menor alcanse como o que foi oferecido à Ucrãnia! Mas mais letal ainda é o novíssimo Iris-T oferecido pela Alemanha. Iris-T + Himar + Patriot e nenhum avião russo atreve-se a chegar à frente de combate sem ser varrido dos céus!!!!!

      Mesmo as poucas dezenas de carros de combate oferecidos à Ucrãnia, são modelos velhos. Os mais recentes são os Leopard 2 A6, como os que demos, mas que já são dos anos 70/80, mas que entretanto já foram modernizados. Mesmo os nossos já vieram em 2ª mão da Holanda!!!!!

      Carrega Ucrãnia, extermina o exército russo!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        HIMARS não varre força área nenhuma, pois não é para abater aviação…

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Ou não, os mísseis dos sistemas de defesa anti-aérea estão a acabar, e quando acabarem a Rússia pode começar a operar à vontade no espaço aéreo Ucraniano (a média e grande altitude).

      Só não será assim se o ocidente fornecer dezenas de sistemas de defesa anti-aérea e respectivos mísseis em grandes quantidades, o que não se prevê muito provável.

  3. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    A ser verdade que o míssil abatido é um hipersónico, que se dizia ser imbatível, então das duas, uma: ou a Ucrânia teve muita sorte, ou esse tal Kinzhal tem uma “invencibilidade de jornal” e é afinal vulnerável a sistemas anti-aéreos já existentes.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os mísseis hipersónicos não viajam a velocidades hipersónicas em todo o momento. É principalmente na aproximação final quando são mais vulneráveis.

      1. Avatar de To Canelas
        To Canelas

        Exato, vai a travar para quando bater não estragar muito…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Loolooloool

  4. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    “O comandante da força aérea, Mykola Oleshchuk, deu a conhecer ao mundo, via Telegram. ” E ainda há quem queira desconfiar da credibilidade e segurança de Telegram.

  5. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Quem é que afirma isso mesmo? Onde estão as provas? Os russos já afirmaram que naquele dia não lançaram nenhum missil daquele tipo…
    A Ucrânia quando receber os aviões F16 que queria, passado uma semana vai dizer que abateu um Sukhoi Su-57. Propagandas…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Toda a gente sabe que o F-16 não tem qualquer hipótese contra os sistemas de defesa anti-aéreos Russos, a não ser, talvez, com aviões de guerra electrónica integrados na formação… só aí existe alguma chance de não serem todos (facilmente) abatidos.

      O F-16 é tipo o “polícia “do dia a dia, mas num cenário de guerra como este, eles precisam dos “militares” tipo F-35 para terem alguma chance contra o inimigo.

      É por isto que os EUA não doaram já os F-16, porque sabem perfeitamente que os Russos iriam deitá-los todos abaixo sem dificuldades, ainda mais não sendo os modelos mais recentes e avançados.

      1. Avatar de To Canelas
        To Canelas

        O quê? Um F-16 conduzido pelo As ucraniano Tom Cruisensky, vai dar cabo de tudo.

      2. Avatar de Timber
        Timber

        Andas mal informado…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os russo nunca fazem nada. Nunca atacam hospitais, nem teatros cheios de pessoas. Nem sequer iam invadir a Ucrânia…

  6. Avatar de Gomas
    Gomas

    Eu ja o tinha aqui dito e reafirmo. A Russia é cao que ladra mas nao morde. Sabem bem que no dia que chatearem demasiado os estados unidos so precisam de 5 mins para transformar a Russia no Sahara. Mas nem e preciso tanto, basta a Franca ou Inglaterra para tratar do assunto e neste momento ate a Polonia

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Os russos têm imenso material militar, contudo, todo esse material é na sua enorme maioria velho e obsoleto.

      Um tigre de papel. Nada mais.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Em termos de carros de combate e peças de artilharia, estão em #1. No entanto é quase tudo material do tempo da URSS. O dinheiro que era para modernizar as FA foi comido pela corrupção.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os EUA são tão arrasadores que nem o Vietname do norte conseguiram vergar.
      Só garganta.

      1. Avatar de Timber
        Timber

        Porreiro pá…
        Diz-me na tua sapiência qual o exercito mais poderoso do Mundo…

        O que não entendes é que a guerra no Vietname, foi perdida por razões políticas, não militares.
        Ou achas que os EUA não tinham poder militar naquela época para ganhar essa guerra ?

        Isso é ser, ou muito infantil ou haver interesse em defender a Rússia.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Chama-lhe o que quiseres a verdade é que foram para lá armados em campeões e saíram de lá com o rabinho entre as pernas.

      2. Avatar de Carlos Leal
        Carlos Leal

        Com a China e a URSS a fornecer material e com a motivação igual a zero, ainda durou muito.

    3. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Portugal chega bem para eles, com os nossos magníficos submarinos e drones

    4. Avatar de Antônio Lucas
      Antônio Lucas

      Você é deste mundo ?

    5. Avatar de Pois
      Pois

      Lol. Tens de colocar mais tabaco nisso. Nenhuma das nações que referes conseguem fazer isso garantindo que não são elas transformadas tb no sahara de volta.

      1. Avatar de Timber
        Timber

        Dai existir alianças.
        A nível de guerra convencional a Rússia não tem hipótese contra a NATO.

        Guerra nuclear dizem: a Rússia tem mais ogivas nucleares do que a NATO (a diferença não é assim tanta), mas mesmo que seja, achas que é necessário tampo míssil para dizimar a humanidade ?
        Se a Rússia usar e a NATO tb usar, o que achas que vai restar ?

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Percebam o seguinte, na atmosfera, o míssil viaja a velocidades muito mais reduzidas, nunca na vida vai a March 10 na atmosfera!

    E um míssil de defesa aéreo não precisa de embater no alvo, normalmente explode ao lado e projecta pedaços metálicos para todo o lado!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E há este novo conceito de míssil que aposta também nessa forma de destruição

      https://www.youtube.com/watch?v=J81iY6APmtQ&t=191s

  8. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Como uma notícia se transformou num debate entre espetadores de um jogo de futebol. Aqui nem sequer há a possibilidade de empate. Os povos de Ucrânia e Rússia, estão desde o início da partida derrotados. Sigam o rasto dos interesses económicos e de poder desta guerra e chegarão aos que a irão vencer.

  9. Avatar de André
    André

    Falamos tanto da propaganda russa cheia de fake news e metodologias para “lavagem cerebral”, mas esquecemos diariamente que do lado de cá do planeta também a temos.
    Enfim. Sempre os heróis, e tudo o resto os vilões. Tal e qual à propaganda do lado de lá.

  10. Avatar de Maria
    Maria

    Boa anedota… Contem outra

  11. Avatar de zé Tuga
    zé Tuga

    estranho…. daqui a um bocado estão a discutir se a terra é plana!

  12. Avatar de Victor
    Victor

    Esta é a Guerra das Mentiras e o grande vencedor até agora é a Ucrânia graças ao apoio “incondicional” da coligação do “bem” e dos medias ocidentais. Nunca a democracia foi tão prostituição por quem devia informar o que realmente se passa.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O que se passou foi a Ucranina que invadiu a Russia, matou, pillhou e violou queres ver???
      Tira as palas, não há desculpa para assassinos.

    2. Avatar de Timber
      Timber

      Sim também acho, a Ucrânia é que invadiu a Rússia.
      As democracias ocidentais é que andam a mentir aos seus povos.

  13. Avatar de Manuel Araújo
    Manuel Araújo

    O que de verdadeiramente se sabe nesta guerra, pelas notcias que nos são fornecidas dia a dia, é que os russos ainda não conseguiram matar um único soldado ucraniano, exceptuando Mariupol, só têm morto civis!!! A esperança de termos uma informação fiável, independente, séria e actualizada é-nos dada pelo serviço público de televisão que enviou para lá como correspondente o ultra-fiável Paulo Jerónimo, o mesmo que na Venezuela anunciava que Gauidó, estava em vésperas de ser presidente ou era de facto presidente, aliás em linha com Santos Silva e muitos outros dirigentes europeus o fizeram, os mesmos com mais alguns do chamado mundo ocidental que hoje aplaudem Zelensky um democrata que proibiu todos os partidos excepto os que estão de acordo com ele, que elegeu como herói nacional um bandido nazi-fascista com Stepan Bandera responsável pelo assasinato de centenas de milhares de judeus, polacos, russos, ciganos e comunistas (até a Polónia e Israel o criticram!!!) que é um conhecido corrupto como os Panama Papers revelaram e mesmos os serviços secretos norte-americanos entrelinhas do NYT, WP, WSJ vão insinuando. Com gente tão bem informada e que tão bem nos informa há que ter esperança que tudo acabe como o sonho presidencial de Guaidó, durante anos financiado e assessorado pelos neo-cons norte-maericanos, que acabou enterrado numa praia qualquer da Florida.

    1. Avatar de Antônio Lucas
      Antônio Lucas

      Faço suas as minhas palavras…

    2. Avatar de jotabê
      jotabê

      Em relação aos jornalistas e “jornalismo” dinfundido concordo +- contigo, em relação à ilegalização de partidos, cada um legisla conforma as suas “dores”, em pt são probidos partidos fascistas, porque será? Em ua são proibidos alguns comunistas e pró-russia, “holodomor” já ouviste falar?

    3. Avatar de Paulo Gerardo
      Paulo Gerardo

      Já o Putin é um exemplo de democrata. Os oponentes que aparecem envenenados ou que caem de janelas é que tem azar.

    4. Avatar de Timber
      Timber

      Estamos todos a ser manipulados, mas tens bom remédio, a Rússia é o paraíso da democracia, estás à espera de que ?
      É tão bom estar em Democracia e criticar a própria democracia, não é ? Mas ela tb não é perfeita.

  14. Avatar de Raul Dias
    Raul Dias

    Propaganda da boa… Principalmente quando o regime fascista de Kiev e os seus donos Imperialistas mostram fotos de uma BETAB-500 e todos aplaudem porque não sabem a forma de um Kinzhal

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Que eu saiba o maior fascista de todos usou táticas iguais as de Putin, pouca diferença existe entre as ações de Hitler e de Putin, é só estudar a história.

      1. Avatar de Raul Dias
        Raul Dias

        Sim… Agora vai lá acabar a 4ª classe e entretanto lê uns livros de história. A realidade é bem diferente da fantasia em que vives.

        1. Avatar de Timber
          Timber

          Lembrei-me a propósito do Pacto Molotov–Ribbentrop (1939), também conhecido como Pacto Nazi–Soviético.

          Lembrei-me de outro: Memorando de Budapeste (1994)
          Mais:
          Oblast da Crimeia, Nikita Khrushchev (1954)

          Há mais, mas… vai lá estudar mais um bocadinho.

          A propósito eu tirei a 4ª classe, já no teu caso é duvidoso. Estuda !

  15. Avatar de manu
    manu

    a gente que gosta mesmo de ver sangue …
    não são vocês…
    esta guerra tem vários culpados mas o mais e os estados unidos …

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      O mais é os USA, eu que não sou fã deles tenho de me rir. Será que o Putin é um agente infiltrado da américa? Tanto quanto sei foi o Putin que começou a guerra, sem o Nazi do Putin estava tudo em paz.

    2. Avatar de Timber
      Timber

      Espantoso, o que a escola em Portugal anda a criar.

  16. Avatar de Victor
    Victor

    Quem começou a guerra foi a Ucrânia com o apoio da OTAN. No artigo 1 da carta das Nações Unidas diz que todos os povos têm o direito á auto-determinação ou seja autonomia e independência. Em 2014 foi assinado o acordo de paz (Minsk) que dava autonomia para as regiões russas da Ucrânia, o que nunca foi cumprido. Entretanto o exercito da Ucrânia invadiu esses territórios russos com força militar para impor o seu domínio á força. Para proteger essa população a Russia enviou forças militares de intervenção. Já dizimaram 2/3 (entre mortos e feridos) do exército normal Ucraniano. Qualquer dia não vai restar nem mão de obra para reconstruir o país. Quem sofre é a população com politicos sem experiência diplomática.

    1. Avatar de Timber
      Timber

      Só te posso responder assim: Memorando de Budapeste (1994).

  17. Avatar de Antônio Lucas
    Antônio Lucas

    Precisamente isso . Mas o problema foi e é a fraqueza do Kremlin e seus militares em defender as suas popoluções e aquelas que eram pró-Russia , vê-se isso agora mesmo nas incrussões na região de Belgorod e as mais de 5 horas necessárias para uma defesa , lamentável ! Assim , é o própio Putin que terá de saír , a bem ou a mal !

  18. Avatar de Manuel Araújo
    Manuel Araújo

    Constato que este espaço de comentários, é uma “feira de vaidades” dos pseudo experts em tudo, mesmo no que desconhecem. Eles sabem tudo! Aprenderam estratégias de guerra nos videogames e incham, com a oportunidade de debitarem aqui, os seus pseudoconhecimentos.

    1. Avatar de Antônio Lucas
      Antônio Lucas

      Liberdade implica liberdade de expressão aquando apresentada dentro dos moldes legais , portanto qualquer um se pode exprimir estando as ideias correctas ou não na nossa perspectiva , você é acha que pode chamar outros de pseudo experts ou lá o que isso significa ! Passe bem…

      1. Avatar de Manuel Araújo
        Manuel Araújo

        Estarei errado? Pois, quem não se sente…e o Tonho com orelhas de abano à tó tó, sentiu, logo, será um dos tais video-gamistas que mencionei. Tal como o meu amigo reclama, eu também tenho direito a liberdade de expressão e é nessa perspetiva que estou aqui. E sim enoja-me a arrogância de quem sabendo muito pouco, quer à viva força, ser considerado o sabichão do mês. Chicospertices! Amigo estou a fazer-lhe perder demasiado tempo e o videogame está à sua espera…bora lá acabar com o inimigo virtual. Boa noite, tome o leitinho!

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ó @Antônio…Antônio? És português ou portuganhês?

  19. Avatar de Diogo Cesar de Roma
    Diogo Cesar de Roma

    Peco desde ja desculpa, mas sendo Portugal o pais mais vacinado, acho que voces todos deveriam mante la fechada e ir ver TV po sofa, coisa que soindes especialistas. Hoje a informacao vai se buscar ! Ela nao vem aos nosso pes, pelo menos a verdade, diga se.
    Ah e tal, ouvi na RTP ou TVI, ou seja, eles é que sabem. BULLSHIT. Abram os olhos

    Fico a espera dos vossos contra ataques.

    p.s : Os acentos agudo e circonflexos nao existem no meu teclado. Sue me

    1. Avatar de Antônio Lucas
      Antônio Lucas

      Pôrra !! Mas que raios isto tem a ver com mísseis ? Não entende que é você o que está fora de contexto ? Por favor , independentemente do sotaque que possa usar tente escrever o PORTUGUÊS com um mínimo de correção , aceitam-se alguns erros ortográficos mas não a estupidez…

  20. Avatar de felicidade
    felicidade

    Vamos todos trabalhar para a NASA, estamos Altura, um abraço a todos.

  21. Avatar de Tiago B.
    Tiago B.

    O que a “malta” gosta é de se agredirem uns aos outros… não interessa o motivo. Sejam Misseis, bola, politica, há sempre uma opinião, um especialista e um curioso.

  22. Avatar de Carlos Leal
    Carlos Leal

    Será que o projeto do Ronald Reagan ficou só no papel ou está guardado pronto a utilizar?