Ucrânia acusa Rússia de usar armas termobáricas! Veja o vídeo…

27 Comentários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já leva mais de 90 dias. O país de Putin não conseguiu dominar a Ucrânia, em poucos dias, como previa, e a resistência ucraniana tem sido destacada e enaltecida à escala mundial.

A Ucrânia voltou a acusar a Rússia de lançar ataques com bombas termobáricas. Que tipo de armas são estas?

Ucrânia acusa Rússia de usar armas termobáricas! Veja vídeo...


Armas termobáricas são também designadas de bombas de vácuo

A Ucrânia acusou recentemente a Rússia de usar armas termobáricas. Tal como já referimos aqui, o uso destas armas, que sugam oxigénio do ar circundante, serve para criar uma onda de choque extremamente poderosa que rompe órgãos e explode os pulmões.

O Ministério da Defesa ucraniano partilhou um vídeo de explosões, onde se pode lançadores de foguetes termobáricos TOS-1A com o objetivo de atingir as tropas ucranianas na região de Donetsk. No Twitter, o Ministério da Defesa partilhou um pequeno vídeo onde é possível ver armas termobáricas a serem usadas pelas forças russas.

As armas termobáricas, também designadas de bombas de vácuo, são explosivos de alta energia que consomem oxigénio do ar ao seu redor.

Depois de lançadas, a primeira parte é a carga explosiva que dispersa o combustível numa nuvem que pode então entrar em edifícios ou objetos ao redor.

Ucrânia acusa Rússia de usar armas termobáricas! Veja vídeo...

Num segundo momento, ocorre a ignição, que inflama a nuvem de aerossol formada e o oxigénio circundante e desencadeia uma explosão de temperatura e pressão extremas, com efeitos devastadores para o meio envolvente.

Depois da ignição, o consumo do aerossol e do oxigénio do ar circundante cria uma área de baixa pressão que “puxa” tudo na direção do ponto da ignição – daí o nome “bomba de vácuo”  – saber mais aqui.

De referir que o  TOS-1 tem capacidade para 24 tubos de mísseis termobáricos de 220 mm. Esta tecnologia também cria temperaturas extremamente altas de vários milhares de graus, que podem causar queimaduras horríveis.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Reparem que as estão a lançar em campo aberto. Sabem o que quer dizer? Que estão a ficar sem mísseis.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Boa… Essa “istória” não cola, visto que estas armas têm de ser lançadas em campo aberto para evitar incêndios. E também não são ilegais…

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        E invadir um país, também não é ilegal?

        1. Avatar de AiAi
          AiAi

          Mais um que ficou com cérebro empranhado. Viste algo parecido com os teus olhos ou só vês noticias russas.
          Sendo a minha esposa Ucrâniana e já percorri 60% do território Ucraniano nunca vi nada do que afirmas.
          Dedica-te a pesca e deixa lá os assuntos de HOMENS.

        2. Avatar de AiAi
          AiAi

          Mais um que ficou com cérebro empranhado. Viste algo parecido com os teus olhos ou só vês noticias russas.
          Sendo a minha esposa Ucrâniana e já percorri 60% do território Ucraniano nunca vi nada do que afirmas.
          Dedica-te a pesca e deixa lá os assuntos de HOMENS.

        3. Avatar de RUY ACQUAVIVA
          RUY ACQUAVIVA

          Pergunte aos EUA, o país que mais invadiu outros países na História. Aproveite e pergunta à OTAN que bombardeou Líbia e Sérvia sem dó.

      2. Avatar de Sapo
        Sapo

        Numa guerra não existem armas ilegais, urânio empobrecido é ilegal, os americanos usam, bombas de fragmentação são ilegais, os americanos usam, fósforo branco é ilegal, os americanos usam, torturar um soldado inimigo rendido é ilegal… Mas os americanos fazem. Disparar de um helicoptero contra repórtes e civis desarmados é ilegal, mas os americanos fazem.
        Parece que apenas é ilegal quando os outros fazem

        1. Avatar de José
          José

          Que maus os americanos são aí no comité central!

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Vi o vídeo e não são termobaricas que estão a ser utilizadas… É apenas artilharia pesada.

    1. Avatar de ZZZZZZZZ
      ZZZZZZZZ

      Nem mais… “Malka” 203mm

  3. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    A pergunta é , pq raio o ser humano inventou uma coisa destas…

    1. Avatar de A.M.
      A.M.

      para combater os extraterrestres, …..quando eles chegarem!! LOL!!!

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Para ganhar guerras caso precisem. Mes razão que armas nucleares existem. Se a russia não as tivessem já tinham sido invadidos para acabar com isto. Idem para os Estados unidos ou França. Se eles nao tivessem as armas nucleares ja tinham sido atacados. Não são porque todos sabemos o que acontece caso sejam.

      1. Avatar de José
        José

        Mas quem quer invadir a Rússia? Só um doido! Nem nunca ouvi tal coisa. Não alimente teorias da conspiração!

        1. Avatar de RUY ACQUAVIVA
          RUY ACQUAVIVA

          A Rússia nunca foi invadida???!!! Sério que estás a dizer um disparate desses?

          1. Avatar de asimoto
            asimoto

            Eu acredito que ele está no gozo, caso contrario é limitação mesmo..

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Foi invadida na 2ª guerra mundial pela Alemanha

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    O seja, é o “oxygen destroyer” usado para matar o godzilla no primeiro filme.

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      Acho que é no segundo XD

  5. Avatar de RUY ACQUAVIVA
    RUY ACQUAVIVA

    A avaliação dos especialistas militares é que a Rússia empregou até agora apenas 7% dos seus recursos militares.

    1. Avatar de Indio Americano
      Indio Americano

      Especialista como tu?

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Isso inclui os soldados russos ? Os vídeos que circulam por aí, dizem que o problema nalguns setores para os russos começa a ser a falta de pessoal especializado, um dos exemplos é que começam a escassear os pilotos de aviação experientes, já morreram muitos e um piloto experiente leva anos a formar. Outro exemplo seria um militar russo de topo que se teria suicidado, ao descobrir que os tanques russos da reserva estavam em tão mau estado que 9 em cada 10 não andavam, devido a falta de manutenção. Outra situação, uma análise feita por um militar americano descrevia alguns camiões de combate, de última geração, de custos astronónimos, mas com pneus em tão mau estado que ponham em causa a sua deslocação. É o que circula por aí na net.

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        O problema da aviação…não é um problema, a Rússia quase nem está a usar a aviação neste guerra..
        De não esquecer que os nazis, usam os civis como escudos humanos, se a Rússia usasse a aviação a serio… a gente que a Rússia foi defender acabaria toda morta..
        Claro acabavam rápido com a guerra, mas o problema é que eliminavam eles próprios a população do Donbass, e isso não é opção..

        A Aviação só pode ser usada em zonas, onde não há civis, ou então em zonas onde não sentes o mínimo interesse pela vida humana.
        Porque esta guerra esta a ser lutada em ambiente urbano, se os nazis fossem realmente uns homenzinhos largavam os reféns e partiam para uma guerra á homem, mas eles são cobardes!

        1. Avatar de jota
          jota

          Quando é que Putin declarou guerra aos “cobardes”?
          Se for numa arena onde só podem morrer militares, aproveitem e venda bilhetes porque deve haver muitos civis e ex-mlitares que estão interessados em assistir.

          1. Avatar de asimoto
            asimoto

            Olha por acaso..
            O Biden, o Putin, O Zelisnky , a Ursula vonder layen, e outros todos fechados numa jaula..
            E toca a lutar, todos contra todos, vale socos e pontapés.Ai é que era!
            😀

  6. Avatar de ZZZZZZZZ
    ZZZZZZZZ

    Isto é o 2S7M “Malka” 203mm em acção… Quando caem, é melhor não estar por perto.