Ubuntu Software Store: a AppStore do Ubuntu!

12 Comentários

A Canonical acaba de lançar a primeira versão ao público de uma app store para o Ubuntu, a chamada Ubuntu Software Store, prometendo unificar uma série de ferramentas soltas do Ubuntu tal como o Computer Janitor, Synaptic, Update Manager e tantas outras.

A disponibilização de uma ferramenta deste tipo facilitará o processo de adição de novas aplicações ao Ubuntu, contribuindo ainda mais para a facilidade desta distribuição, a preferida de muitos novos incursores no mundo Linux.

ubuntu_appstore_small


A lista de aplicações a unificar no Ubuntu Software Store é longa: aptoncd, computer-janitor, computer-janitor-gtk, gdebi, gnome-app-install, software-properties-gtk, software-store, synaptic, update-manager. A unificação de todas estas ferramentas é uma novidade muito bem-vinda na próxima versão do Ubuntu a ser lançada em Outubro deste ano, esperando-se ainda que substitua totalmente o Gestor de Pacotes Synaptic na versão 10.04,a lançar em Abril de 2010.

Podemos esperar uma ferramenta visualmente apelativa, organizada e acima de tudo segura. Espera-se ainda a ligação aos repositórios do Launchpad, prometendo tornar-se o maior repositório mundial de software.

No próximo ano, prevê-se que a Ubuntu Software Store se torne num sistema central de instalação de software, agregando ratings e reviews do seu software. E o planeamento do desenvolvimento continua até 2011. Pode acompanhar tudo através da wiki oficial.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    Excelente iniciativa!
    Embora eu seja utilizador do Windows, não deixo de louvar as iniciativas em software livre, de entre elas a referida no artigo, que promete eliminar o mito que diz que as instalações de software em Linux são “dificeis”.

    1. Avatar de ricardo correia
      ricardo correia

      Se fosse como app store da apple não era nada mau digo já, pelo menos em termos de estrutura, e apesar do ubuntu ser “free” não quer dizer que não possa adoptar uma politica em que desenvolvedores cobrem por “x” aplicação que criarem, viva o open market.

  2. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Esta é uma notícia muito interessante já que irá facilitar ainda mais a vida aos utilizadores de sistemas operativos Linux. Eu só achei estranho incluírem a palavra “Store” no nome desta ferramenta, já que a palavra “Store” (em português “loja”) induz que esta se dedique à venda e comercialização de aplicações informáticas. Isto faz-me pensar que poderá ser algo parecido com as lojas da Apple, o que não parece nada característico do Ubuntu, tendo em conta a sua política de ser completamente livre de encargos.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      “Store” tambem e “armazem” 🙂

    2. Avatar de Qualquer
      Qualquer

      Atenção que a palavra “free” tem dois significados. Por um lado pode significar “grátis”, mas por outro pode significar “livre”.

      A verdade é que mesmo apesar do Ubuntu ser gratuito, as suas aplicações poderão não o ser, já que depende totalmente dos seus responsáveis. É uma questão de aguardar.

  3. Avatar de nuno_p

    Aos poucos o linux vai crescendo,crescendo…
    Cada vez mais utilizadores de windows passam para linux com bastante facilidade devido ao trabalho feito ao longo dos tempos para facilitar o uso de linux.

    Mais rápido, mais estável, mais compatibilidades, mais bonito, maior performance… Agora só falta os grandes produtores de software darem o braço a torcer, como por ex a adobe.

    1. Avatar de Ana Narciso

      A começar por uma melhor integração do Flash… implementação do Shockwave.

      E se as suites da Adobe que movem milhões corressem em Linux… upa upa.

    2. Avatar de Bónus

      Acho que o único problema é mesmo esse: a falta de suporte dos fabricantes de software, pois o Linux tem um potencial enorme.
      Criou-se m ciclo em que há pouca gente a optar por Linux por não haver tanto software como para Windows, e por outro lado, fabricantes de software optam por não lançar produtos para Linux por haver poucos utilizadores.
      É bom que hajam iniciativas como esta para quebrar esse ciclo.

  4. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Por acaso gosto como está, em certas máquinas ponho o mint que tem uma coisa parecida e não gosto mais como é no ubuntu.

  5. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Excelente iniciativa!!!

    O Ubuntu cada vez está melhor!!!

  6. Avatar de Porcão
    Porcão

    Synaptic é suficiente para tudo.

  7. Avatar de Kaian
    Kaian

    Muito Bom !!

    Que Venha o Ubuntu 9.10 Perfeito !!!