Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat final disponível para download

99 Comentários

NOVIDADE DE HOJE, dia 10/10/2010

Chegou finalmente a versão final do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat e encontra-se já disponível para download. São muitas as novidades (algumas delas já apresentadas aqui no pplware) mas agora é mesmo o momento de fazerem download à versão que pretendem do novo Ubuntu 10.10.

Ubuntu_10

O que o Ubuntu oferece?

Muitas aplicações gratuitas, browsers seguros e rápidos, music store… são algumas das muitas características que fazem do Ubuntu Desktop Edition uma óptima escolha para o seu PC Desktop.

Navegue na Web

O Ubuntu inclui nativamente o browser Mozilla Firefox por ser rápido, seguro e considerados um dos melhores browsers da actualidade. O Ubuntu tem ainda suporte para outros browsers dos quais destacamos o Google Chrome.

U_00

Crie documentos e apresentações profissionais

Como todos sabemos o OpenOffice.org é totalmente compatível com o Microsoft Office, no entanto o OpenOffice é gratuito! Com esta suite podemos criar documentos de nível profissional a nível de documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações. O Openffice.org é simples de usar e disponibiliza todas as funcionalidades que um utilizador precisa no que se refere à criação/edição de documentos.

U_01

Obtenha o todo o software que precisa GRATUITAMENTE

Através do Ubuntu Software Center, o utilizador tem acesso imediato e gratuito a todas as aplicações que pretende.

U_02

Email e chat

Através da aplicação Empathy, o utilizador tem a possibilidade de se ligar aos mais diversos serviços de IM: Yahoo, Gmail, MSN, Jabber, AOL, QQ e muitos outros. Para o e-mail, o fantástico cliente Evolution. Além destes clientes nativos, o Ubuntu suporta ainda outros dos quais destacamos: Skype, Thunderbird, etc.

U_03

Redes Sociais

As redes sociais estão na moda ! Através da nova funcionalidade “Me Menu”, torna-se muito simples aceder por exemplo Facebook ou Twitter.

U_04

Musica do PC para o telefone

O novo Ubuntu 10.10 inclui um player que integra com o music store. Desta forma e com poucos cliques, qualquer utilizador pode comprar e obter de imediato as suas músicas. Através do serviço Ubuntu One é possível sincronizar a nossa playlist  do PC com o nosso dispositivo móvel (Android ou iPhone)

U_05

Photo Magic

O Ubuntu inclui aplicações de grande nível para gestão, edição e partilha de imagens/fotografias e com suporte para câmaras digitais e telefones. Das aplicações nativas  disponíveis destacamos o SHotwell, Flickr e GIMP.

U_06

Ubuntu One – Informação na nuvem

Nos dias que correm, já não há motivos para não fazermos backups da nossa informação (pelo menos da mais importante). As pens USB e discos externos são cada vez mais baratos e além disso apareceram os serviços gratuitos na nuvem que nos permitem guardar informação de forma simples e segura, como por exemplo o Dropbox.

No Ubuntu, é disponibilizado o acesso ao Ubuntu One que basicamente é um serviço gratuito, no qual o utilizador pode fazer backup da sua informação, na cloud.

U_07

Crie, reproduza e edite vídeo

Pitivi vídeo editor e Movie Player são as aplicações que vêm nativamente com o Ubuntu 10.10 e que permitem aos utilizador criar, reproduzir e editar vídeos.

U_08

Jogos

O Ubuntu tem disponível via Ubuntu Software Centre milhares de jogos incluindo puzzles, jogos de aventuras, de táctica e muito mais. Tudo gratuito.

U_09

Acessibilidade no Ubuntu

O Ubuntu é dos sistemas operativos que mais cumpre em normas de acessibilidade (não fosse esse um dos seus lemas) e está traduzido para mais de 25 idiomas.

U_20 Além das características/funcionalidades apresentadas, o Ubuntu é ainda conhecido pela sua estabilidade e rapidez de acção.

O que falta a esta distribuição Linux? Vamos agora analisar as novidades e brevemente esperamos trazer até vós mais informação. Enquanto isso, vamos estar atentos ao vosso feedback, desta que é considerado por muitos a melhor distribuição de sempre Linux.

Todas as novidades do Ubuntu 10.10 aqui

Download: Ubuntu 10.10 – PC (Intel x86) desktop CD [693 MB] | Torrent
Download: Ubuntu 10.10 – 64-bit PC (AMD64) desktop CD [695 MB] | Torrent
Download: Ubuntu 10.10 –  PC (Intel x86) netbook live CD [693 MB]
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kaisar
    kaisar

    eu na semana passada tinha feito o download do ubuntu 10.10… saiu uma nova versao do mesmo 10.10?? :S

    eu sei é que instaleio no meu portatil toshiba com o wubi e no fim o ubuntu nao reconheceu nem a porta ethernet nem a placa wireless do portatil… enfim grande fail, e eu a pensar que finalmente era desta que ia começar a usar o ubuntu para trabalhar e navegar na net :/

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A semana passada saiu o RC nao a versao final. Quanto ao grande fail… procurar soluçoes na net costuma resolver os problemas 😉

    2. Avatar de diogo
      diogo

      Tal como o nome da versão indica, Ubuntu 10.10, só iria ser lançado no dia 10 de Outubro (dia 10 do 10). A versao que instalaste foi uma Beta, basta actualizar o teu teu Ubuntu.

      1. Avatar de Tony Silva

        Está enganado. 10.10 refere-se ao mês.ano e não ao dia. Apenas lançaram no dia 10 como manobra de marketing tal como fez a produtora de Call of Duty.

        1. Avatar de Emannxx

          Desculpa a ignorância, o que é que a produtora do CoD fez exactamente?

      2. Avatar de PT

        10.10 significa Outubro (mês 10) de 2010 … 😛

        1. Avatar de Renato Almeida
          Renato Almeida

          O 10 depois do ponto é que é o mês

          10.10 = Ano/Mês

    3. Avatar de Tiago Monteiro
      Tiago Monteiro

      É impossível teres sacado o 10.10 (Final) se só saiu agora… O que sacaste e instalaste era o Ubuntu 10.10 BETA(ou melhor, RELEASE CANDIDATE)! Como é possível teres sacado um SO, instalado, experimentado e nem conta deste?!?Estranho….
      Que Toshiba tens? Pelo menos no meu, instalei também a versão BETA e por acaso funcionou tudo,até bluetooth… Já agora, tenho um L505-13E.

      1. Avatar de kaisar
        kaisar

        sim claro que foi a versao beta, eu é que nem reparei.
        é o toshiba L635-10K. fiquei mesmo lixado com isto, e o problema é que ja tive a procurar na net mas nao encontrei nada de jeito que me pudesse ajudar

        1. Avatar de Alexandre Pinheiro
          Alexandre Pinheiro

          Boas
          Eu tive o mesmo problema mas resolvi rapidamente.

          Primeiro arranjei uma placa de banda larga usb e pus net no pc. depois fui a “sistema/administração/controladores de hardware” e ai consegui logo activar o bluetooth, o wireless e a placa grafica.
          depois fui á comunidade portuguesa do ubuntu e ouve um tipo que me deu um link para activar a placa de rede. O unico problema que tive foi mesmo o facto de o pc nao detectar os fones. ou melhor ele detecta, mas deita som pelos dois lados..

          Alguma duvida contacta: pinheiro.alexandre2@gmail.com

          Em relação á nova versao, acho que está mt bem conseguida..

          1. Avatar de kaisar
            kaisar

            hoje ao fim da tarde, qd tiver com o portatil, vou testar isso! Obrigado

          2. Avatar de VAITUGA
            VAITUGA

            ha uma solução para isso dos phones… tens de usar um codigo e implatar no driver…

            eu ja o fiz para o meu Vaio VGN-NR21S/S… não é complicado, mas nao me lembro onde o encontrei

            procura em ingles..

    4. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Aquilo que tu instalaste foi uma verão Beta, ou seja, não final!

    5. Avatar de Edmar Felipe
      Edmar Felipe

      No meu Notebook HP dv6000 eu instalo desde da versão 8 e nunca precisei de instalar drive algum.

      E se precisar tem muita gente na web disposto ajudar achar os drive.

  2. Avatar de Andre
    Andre

    À uns instantes atrás tentei fazer udgrade, mas não estava a encontrar. tento amanha!!!

  3. Avatar de Tony Silva

    Também já reportei a novidade no meu blog. Vou agora testar. Espero que todo o hardware seja reconhecido.

  4. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    tenho tido grande sorte com o ubuntu quase nada que me faz falta me falhou nos pc’s que tenho à excepção de audio por hdmi que espero terem resolvido nesta versão…

  5. Avatar de MáRiO
    MáRiO

    Fazer o download é que não tá fácil…devem ser ás dezenas a sacar lol

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      faz pelos torrents. foi relativamente rapido.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Se fossem só dezenas não haveriam problemas. Tenta antes… milhares…

      1. Avatar de MáRiO
        MáRiO

        Dah!! e Achas q não sei? O lol no fim diz-te alguma coisa? Mas obrigado pela dica na mesma. E já agr…acho que serão sim milhoes 😉

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          muitos mas mesmo muitos milhoes…

          cmps

  6. Avatar de Ricardo Pereira

    Boas.

    Esta noite, passavam 5 minutos da meia noite e decidi entrar no site do Ubuntu para verificar se já estaria disponível para download, mas ainda não estava.
    O que decidi fazer?…

    Verifiquei imensos links para download da versão 10.04 final (desktop edition 32 bits) e comecei a alterar os links para a versão 10.10 até conseguir fazer download de uma.

    Impecável…já apaguei o histórico das transferências, mas, pelo que me lembro, no meio de alguns links, foi mesmo o link que está disponível aqui no pplware.

    Ou seja, pelo menos 5 ou 10 minutos depois da meia-noite o Ubuntu estava disponível, apenas “escondido”.

    É sempre engraçado brincar com estas coisas… 😛

    P.s.: Já o testei e é mesmo versão final, pois, ainda pensei que como estivesse “escondido” fosse alguma release para testes, tal como a beta.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Não diria escondido, mas sim mirrors que nao tinham levado sync ainda.

      Vamos la ver como esta esta nova versao, ja dei um check no RC em vm e pareceu me estar engraçada…

      cumps!

  7. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Sempre que sai uma versão nova tem sempre algum problema….

    Nesta versão não me funciona o dropbox nem o ntfs-config, não consigo colocar uma partição automatica… dasssss

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Desinstalei e instalei novamente e já funciona o ntfs-config

      agora falta o dropbox…..

  8. Avatar de jpng81
    jpng81

    Eu ja estou a sakar por torrents e ali vai ficar a partilhar para toda a gente. 🙂 Toca a sakar pplware. 😀

  9. Avatar de Shogun
    Shogun

    A sacar para instalar no virtual box 🙂

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      fixe fixe, é instalar mesmo no computador 😉

  10. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    Alguem me sabe explicar porque é que eles recomendam a versão x86?

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Se tiveres um processador com um “unico core” tipo um pentium 4 ou celeron é o que deves instalar, agora se tiveres um dual core ou algo mais potente com mais de 4Gb o melhor mesmo é instalares a versão amd64 pois tiras partido de todos os nucleos do procesador bem como os 4gb ou mais de memoria … caso tenhas. 😉
      AMD64 com maquinas virtuais é muito bom a nivel de servers, para correr vários sistemas operativos na maquina virtual ao mesmo tempo e tirar partido dos vários núcleos que o teu processador tenha.

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Segundo eles a x86_64 tem mais incompatibilidades, o que nao faz muito sentido.

      O problema do flash64 ja esta resolvido pois a adobe voltou a dar suporte(por acaso nao me lembro de ter visto essa noticia aqui no pplware e ate era importante:\). A unica incompatibilidade que pode haver é aplicaçoes fechadas que tenham versao para linux mas nao para 64… e quem é que as usa? Uma infima percentagem.

      cumps

  11. Avatar de Anderson
    Anderson

    Cadê os links pra baixar o torrent?

  12. Avatar de jpng81
    jpng81

    Link para a página do ubunto com os ficheiros de torrent disponíveis.
    http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/alternative-download#bt

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      ja me encontro a seedar as versões x86 e amd64 de server, as de desktop x86 e amd64 é que estão a meio, mas daqui a uma meia hora ja esta a seedar mesmo.

  13. Avatar de eighteen
    eighteen

    Já fiz actualizar e não me aparece a versão 10.10 para download, porque será?

    1. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      Instalaste uma versão LTS?

  14. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    “Como todos sabemos o OpenOffice.org é totalmente compatível com o Microsoft Office”

    Desculpa mas não posso concordar com esta afirmação, nem eu nem os próprios ligados ao openoffice e opensource em geral.

    Para quem não sabe houve o Evento Linux 2010 na sua já 8ª edição no Pólo Tecnológico do Lumiar em Lisboa. Onde um dos problemas falados foi nessa falta de compatibilidade ainda existente e a prova disso mesmo foram uns gráficos completamente desformatados enquanto apresentação inicial.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      É verdade. Embora o Openoffice faça o melhor em termos de compatibilidade, na realidades é que muitas formatações são simplesmente perdidas quando os ficheiros são abertos no Openoffice.
      O ideal é usar o somente o Openoffice e esquecer o MS Office por completo. A sua gestão financeira agradece 🙂 .

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      É verdade… Mas lá chegaremos em compatibilidade!

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Ora bolas….Essas situações até acontecem quando se abre documentos em versões diferentes do Office. 🙂

      “OpenOffice.org is fully compatible with Microsoft Office and has everything you need to create professional documents, spreadsheets and presentations. OpenOffice.org is easy to use, packed with the features you need and completely free.” Não fui eu que disse 🙂 http://www.ubuntu.com/desktop/features

      1. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Pedro, eu sei, também vi 🙂

        Essa é a parte comercial, mas ambos sabemos que não é a verdade. E eles lá no evento disseram que estão a investir agora bastante tempo e recursos a trabalhar e melhorar, dizendo também que o oppenoffice tem caído muito nestes últimos tempos, onde o seu maior pico foi há uns anos atrás.
        Por isso só podemos esperar melhorias significativas no openoffice 😀

        1. Avatar de Tiago Dias

          @ Samuel Gomes

          Onde é esse Pólo Tecnológico do Lumiar? Em que local mais ou menos?

          1. Avatar de Samuel Gomes
            Samuel Gomes

            Tiago o Pólo situa-se do outro lado da estrada a um jardim de infância e em frente há um pólo também com várias escolas incluindo Cenfim, Forino etc.
            http://www.lispolis.pt/

            Aqui tens o site onde podes ver a localização também.

  15. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    Acabei de sacar pelos links que aqui foram indicados pelo Pplware e saquei em 6 minutos ao máximo da minha ligação, excelente, não sei para que é necessário outros links externos.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Quanto mais gente estiver a sakar e a seedar por torrent mais rápido se torna. 😉

  16. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não está ainda disponível nas actualizações do Ubuntu? :/

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Mete isto no terminal:

      sudo update-manager -d

      😉 vê se dá

      1. Avatar de eighteen
        eighteen

        Ah agora sim, obrigado… Mas porque não me aparecia sem esse comando?

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Obrigado 😀

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          Obrigado nao, eu depois mando a factura 😀 😀 😀 😀

          1. Avatar de oi?
            oi?

            LOOOOOOOL ahahahah gostei xD

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        Com este comando aparece-me o upgrade para o 10.10 mas versão RC…
        Vou esperar mais um pouco.
        Cumps

      4. Avatar de Madmax
        Madmax

        Sim esse comando funciona para fazer o update da distribuição. Até agora o problema é que ele coloca o RELEASE CANDIDATE em disponibilidade. Será que alguém sabe para qd o update da versão para a versão STABLE?

        1. Avatar de Madmax
          Madmax

          A solução passar por este site:

          https://help.ubuntu.com/community/MaverickUpgrades.

          Não se esqueçam de ler o UpgradeNotes 🙂

          e seguir os passos. Instalação limpa.

  17. Avatar de monux
    monux

    – Já estou utilizando-o desde 08 de outubro,

    – Baixei pelo :

    http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/

    – Está como :

    maverick-desktop-i386.iso 07-Oct-2010 17:25 693M Desktop CD for PC (Intel x86) computers (standard download)

    – Será que é o mesmo .ISO, divulgado hoje ?

    – Abraços

  18. Avatar de luis

    Eu já fiz o download, mais não sei se instalo agora, estou com o ubuntu 10.04 e ele não tem problema, provavelmente o Ubuntu 10.10 tem alguns bugs ainda, pra quem já instalou a versão final, qual foi a impressão?

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      até ao momento não posso falar de muitos bugs, mas depois de actualizado pelo gestor de actualizações, fiquei se acesso remoto ao pc actualizado, e ainda não vi uma forma de o meter a funcionar

  19. Avatar de jorge désirat
    jorge désirat

    esteve disponivel a partir das 12h, ja bomba xD

  20. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    É impressão minha ou esta distro está mesmo no ponto?
    É pena que o OpenOffice ainda não chegue perto do Office 2010, porque é apenas isso que me impede de desligar a virtual machine de Windows no linux.

    1. Avatar de Olly

      Tens sempre o Play on Linux.
      http://www.playonlinux.com/en/

      Tenho o Office 2007 a “funfar” a 100% no 10.4

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Incluindo o outlook?

      2. Avatar de Glink
  21. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    isso esta errado ha ha ha…

    cmps

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Nimboos:
      o post que fiz acima era para responder ao Nimboos, pois essa estatistica não tem nada de real.

      cmps

  22. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    para ja deu para ver as diferenças que existem no netbook edition/network Manager, agora no 3g aparece a info que estamos ligados em UMTS(3g), presumo que aparecerá também a info quando estamos em gprs.

    cmps

  23. Avatar de João
    João

    Tenho um Toshiba 4 GB RAM, Processador Intel Core i3 2.2 GHZ (64 bits). Que versão do Ubuntu devo escolher Desktop 32 ou 64 bits ???

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      64 bits 😉

  24. Avatar de A Fernandes
    A Fernandes

    O Ubuntu (e os demais sabores linux em geral) são cada vez mais user friendly… e gratuito!

    A crise está aí e a administração pública poderia economizar imenso dinheiro evitando as licenças proprietárias… Se considerarmos que a maior parte dos funcionários públicos apenas utiliza um sistema operativo, ferramentas office e um browser para aceder às aplicações de cada ministério/organismo público… Julgo que até um politico “info excluído” pode perceber as vantagens…

    Tudo poderia ser realizado através de um calendário progressivo acompanhado de formação adequada das finanças ao ensino, das forças de segurança às forças armadas… estamos a falar em milhões.

    Lobby? Há um lobby? nãaa…, em Portugal? Impossível!!!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Já fiz essa proposto num site do PSD “www.cortardespesas.com”.

      Porque não fazermos todos o mesmo? 😉

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Já fiz essa proposta num site do PSD “www.cortardespesas.com”.

      Porque não fazermos todos o mesmo? 😉

    3. Avatar de lmx
      lmx

      lol he he he, podes crer curtam este link
      é de bradar aos céus…
      http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2010/09/28/orcamento-zero-para-licencas-de-software/
      mas em portugal quem é que vai preso, todos curtem mas é “luvas” e bem quentinhas por sinal.
      Isto é so MS podem fazer uma pesquisa no portal de transparencia e tentem não ficar chocados com o que vão ver…lol

      cmps

  25. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu tenho o Ubuntu 10.04 e esperei por este dia para actualizar.
    No entanto quando inicio o Gestor de Actulizaçoes e verifico por novas versoes nao aparece nada.

    Se executar o comando update-manager -d aparece:

    “Nova versao ‘10.10’ do Ubuntu está disponivel”

    Com isto nao sei se se esta a referir à versao beta ou a versão final uma vez que este comando ja se podia executar para obter a versao beta.

    Alguem sabe como actualizar de 10.04 para 10.10 final?

    Cumps

  26. Avatar de Luis
    Luis

    a todos que gostem de software livre aconselho que visitem o sitio Português http://linux.pt .

  27. Avatar de kombo
    kombo

    Boas pessoal

    Alguém me saber dizer como se altera os icons do lado esquerdo na versão netbook?

  28. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    tenho uma duvida.ao fazzer o upgrade a distribuiçao,os meus programas que tenho instalados,mantem-se??

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Em princípio sim!
      Embora o freetuxtv me tenha desaparecido. Mas foi o único!

  29. Avatar de Ryan
    Ryan

    Fluidez é o que mais gosto nas minhas máquinas. Até agora não queixo. Desta vez dei-me mal com uma versão alpha e pumba… não tive tempo para ir um pouco mais longe. Mas vale a pena esta última versão. Espero nao desiludir-me

  30. Avatar de Shai
    Shai

    Sou novo nesta andaças…Mas quero experimentar este S.O. que além de ser livre, dizem ser uma maravilha!E menos atacado por viroses.
    Já saquei por Torrents. Agradecimentos ao igama, que disponibilizou o torrent.
    Obrigado PPLware, pelos posts.

  31. Avatar de marcos
    marcos

    boas
    isntalei o ubuntu numa particao a parte pk tenho o windows 7, so que nao me aparece boot menu e o pc inicia logo o ubuntu… alguem me pode ajudar?? ja tou farto de procurar e testar comandos.. ja instalei o ubuntu prai 3 vezes, porque cada vez que nao da tenho que instalar de novo!!

  32. Avatar de LM
    LM

    Para sacarem (os que ja tem um RC ou anterior), nao se esquecam, zsync.

  33. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Bem o adaptador pci wireless C300Ri v3.0 da concenptronic não funciona. Alguém sabe como resolver a situação.

  34. Avatar de Courela

    Bem, para não variar, após a actualização do ubuntu o ambiente gráfico não arrancava. Já estou pró a mudar o xorg.conf para VESA para conseguir entrar. Nunca fica com os drivers da ATI como estavam anteriormente. O compiz agora também não funciona, apesar de já ter instalado os drivers de novo.
    Agora já tenho o bluetooth acessível na barra de menu, coisa que antes não tinha, também nunca o utilizei.
    Por último, esta versão demora mais a encerrar, quase o dobro (de 5 segundos para 9).

  35. Avatar de Ryan
    Ryan

    Epa tou decepcionado com os drivers da placa grafica. Nao sei o que se passa as janelas estao esquisitas. Nao aparece o topo das janelas apenas a barra de menus. Quero ver se me vejo livre disso. se alguem tiver o mesmo problema avise

  36. Avatar de Querias
    Querias

    Comando para fazer upgrade para a versão 10.10

    apt-get dist-upgrade

  37. Avatar de Henrique Picanço (@henriquepicanco)

    Duas coisas que me chamaram a atenção logo de cara: a nova fonte, que eu pensava que não ficaria pronta a tempo para os padrões da ligua portuguesa, e o problema com efeitos do Compiz, onde algumas placas de video o sistema simplesmente travava, tanto no CD quanto depois de instalado. A fonte ainda não é usada em páginas da web, a únca página onde apareceu a fonte Ubuntu foi nas dos campos Nome, E-mail e Endereço Web do formulário de comentário do Pplware. Creio que o Ubuntu, ainda vai evoluir MUITO, e a versão 10.04, junto com a 10.10 são só o comerço…

  38. Avatar de kendimen

    A descarregar para experimentar 🙂
    Bom artigo!

  39. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    queria instalar no meu desktop, mas não queria perder os programas instalados.
    Será que existe algum programa que faça um checkup ao sistema e veja quantos programas tenho instalados e depois me crie um ficheiro com essa info de forma a que quando instale o novo possa de uma forma simples correr essa aplicação e repor tudo, ou quase tudo?

    cmps

  40. Avatar de Querias
    Querias

    Como actualizar o Ubuntu 10.04 para Ubuntu 10.10
    Ubuntu – Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

    1 – Pressione “Alt + F2”;
    2 – Escreve update-manager -d e pressione o botão “Executar”;
    3 – No topo da janela que vai abrir, vai aparecer uma mensagem a dizer que o novo Ubuntu já está disponível, basta clicar em “Actualizar” e esperar.

    ou

    Escrever na consola

    apt-get dist-upgrade

  41. Avatar de Goniyx
    Goniyx

    Não consigo fazer funcionar no meu note, a resolução da placa SIS não fica 100%….

    Mesmo assim sou fã do Ubuntu!! Fora M$….

  42. Avatar de kombo
    kombo

    Para portáteis preferem a versão desktop ou netbook?

    sugestões sff

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      eu prefiro a versão desktop x86 devido a algumas incompatiblidades da 64, ja que a netbook é mais virada para netbooks lol

      cmps

  43. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    É impressão minha ou esta versão está-me a fazer com que a bateria do portátil dure muito mas muito mais que o Windows 7?

  44. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    instalando eu pelo Wubi, como sei o espaço disponivel dentro do que reservei. Ou seja, meti o Ubuntu 10.10 com 15GBs pelo Wubi e agora queria saber dentro desses, quanto é que ele tem ocupado.

  45. Avatar de Urbano Silva
    Urbano Silva

    Bem pessoal, o meu maior medo é mesmo em me apaixonar por este Bombástic SO, pois algumas aplicações interessantes de windows ke gostaria de explorar ainda um pouco mais…
    😛