UberStudent 4.1 – O Ubuntu para estudantes e professores

10 Comentários

No mundo académica a escolha dos alunos recai cada vez mais no GNU/Linux como sistema operativo de eleição. O GNU/Linux dá-nos a liberdade de podermos personalizar o nosso sistema, de usar as melhores ferramentas open-source e acima de tudo porque é um sistema operativo que obriga, de forma transparente, os utilizadores a crescerem na área tecnológica.

Em 2013 apresentamos aqui, pela primeira vez a distro UberStudent. Hoje vamos conhecer as novidades da versão 4.1

uber_001


O UberStudent é uma distribuição Linux, baseada no popular Ubuntu, para aprender, fazer e ensinar sobre as mais diversas matérias.

Direccionada para alunos e professores do secundário e ensino superior, o UberStudent é uma distro “out-of-the-box”, muito completa que não só facilita a entrada dos utilizadores no mundo Linux, como também é uma excelente plataforma para investigação.

uber_002

Recentemente foi lançado o UberStudent 4.1, baseado no Ubuntu 14.04 Long-term Stable (suporte até Abril de 2019) que traz muitas novidades e das quais destacamos:

  • xFCE 4.10 como ambiente gráfico de trabalho
  • Linux kernel 3.13.0-37
  • Suporte para UEFI
  • Versões de 32 bits e 64 bits
  • Repositório “dedicado/específico” – ver aqui
  • Ícones UberOxygen
  • Templates Académicos
  • DocFetcher
  • CherryTree – Para notas
  • Terminal Guake
  • UberStudent Panel Change
  • Zotero, para referências bibliográficas,integrado com o LyX e/ou LibreOffice e Chromium e/ou Firefox
  • …e muito mais – ver aqui

uber_003

Se é adepto do Ubuntu, gosta da interface gráfica XFCE e é estudante/professor, esta é uma distribuição a experimentar, tendo em conta as ferramentas disponíveis.

Em termos de performance, o UberStudent é simplesmente excelente! Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: UberStudent

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Zotero é 5*****

  2. Avatar de Glink
    Glink

    oh se ao menos fosse mais feio, assim não quero 😡

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Se não gostas podes-lhe mudar o aspecto, isso de aspectos diferentes é que não faltam em linux, quanto aos outros OS ficam com o que lhes pagam e não reclamam… quer dizer quem apanhou com o ruim 8 reclamou.

  3. Avatar de asdfgg2

    yet another ubuntu…

  4. Avatar de Maxim
    Maxim

    só vi screenshots e nem quero experimentar…isto está muito feio, até o XP é mais bonito que isto

  5. Avatar de Batman
    Batman

    linux is dead

    1. Avatar de Yuri da Silva

      UberStudent != Linux
      Ubuntu > UberStudent

  6. Avatar de lmx
    lmx

    Há diferentes distros para diferentes propósitos..

    a ideia de um SO bonito, não tem nada a ver com um SO para trabalho, e vice versa–

    Os amantes das interfaces gráficas gostam mais de ver, os amantes da aprendizagem gostam de manter a coisa mais simples para se focarem no desenvolvimento..são coisas diferentes..

    Esta distro ja ai anda a algum tempo, eu nunca usai, mas é uma opção, especialmente para quem anda em cursos de Engenharia..

  7. Avatar de James Moura

    Gostei sim da iniciativa! estava comentando a pouco que os users gamer linux estão um pouco acomodados com a chegada da Steam, no entanto com relação a novas distros, a cada dia surgem mais e mais, que servem de auxilio pra comunidade, isso é benéfico! Há vários casos de projetos que ajudam no desenvolvimento de distros maiores, quando não se tornam em si uma distro maior