Uber quer saber onde anda mesmo quando não usa a app

25 Comentários

A Uber é hoje uma das marcas de referência no segmento dos transportes. Com uma “simples” plataforma tecnologia, a empresa conseguiu criar um novo dinamismo neste segmento e, com isso, gerar milhões (e comprar também algumas guerras).

Mas além do serviço de transporte, a Uber quer “vigiar” os utilizadores. Saiba porquê.

uber_03


Como sabemos, a Uber disponibiliza apps para Android e iOS. No caso da versão mais recente da app para a iOS, a app questiona o utilizador se pode continuar a obter o acesso à localização do utilizador mesmo quando este não está a usar o serviço.

Na prática, a app só irá ter acesso à localização do utilizador durante 5 minutos, após o fim da viagem. A empresa esclarece que o objectivo é melhorar o serviço e a segurança do utilizador.

A Uber recolhe os seus dados de localização desde o momento do pedido da viagem até cinco minutos após o final da viagem, inclusive quando a aplicação está em segundo plano. Esta acção serve para melhorar as recolhas, os destinos, o serviço ao cliente e para reforçar a segurança. Os Dados de Localização da Viagem são recolhidos nas seguintes alturas:

  • Quando estiver a interagir com a aplicação Uber e a aplicação estiver em primeiro plano e visível.
  • Quando estiver em viagem: a partir do momento em que pedir uma viagem até quando a viagem terminar ou for cancelada pelo motorista, mesmo se a aplicação Uber estiver a ser executada em segundo plano e não for visível para si.
  • Até cinco minutos após o motorista terminar uma viagem, mesmo que a aplicação Uber esteja em segundo plano.

O utilizador pode sempre recusar o acesso à localização por parte da app da Uber mas não deixa de ser estranho a empresa querer saber esta informação.

uber_01

Depois da app querer saber se o dispositivo tem pouca bateria, agora quer saber para onde o utilizador vai depois de ter feito uma viagem com a Uber.

Se quiser desactivar a recolha de dados, pode desactivar os serviços de localização através das configurações do dispositivo indo a Definições → Privacidade → Serviços de Localização → Uber → escolha “Nunca”.

Via Uber

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alix
    alix

    metem na cabeça quem liga-se a internet nunca tem privacidade.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Essa é que é a triste realidade… Tens razão!

    2. Avatar de alix
      alix

      aqui se fala da app e não de android vs outros. mete isso na cabeça miúdo

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        É preciso conhecer-te para te chamar miúdo? Ele até foi simpático, porque pareces um bebé…

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Olha outro que acha que está imune a tudo…

      Oh meu amigo, iOS, Android, W10M é tudo farinha do mesmo saco no que diz respeito a isto…

      Depois, comparas um telefone de 90Euros com um de 600… vá…

    4. Avatar de André
      André

      “quem tem lumia n tem problemas de privacidade” – Pois não, quem é que se interessa por descobrir falhas num sistema que ninguém usa?
      “e faz mto mais” – Ai o que este está para aqui a dizer!

  2. Avatar de vitor
    vitor

    Que eu saiba também existe para W10….. Não é só para iOS e android

    1. Avatar de L_730
      L_730

      +1 Tenho instalado no WM10.

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Sim mas isso era segredo, não era para se contar.

  3. Avatar de um gajo na net
    um gajo na net

    O W10mobile é como o Linux para desktop em termo de utilização, a única diferença neste caso é que o Linux é uma alternativa viável para quem quer mais privacidade ja o W10m é o mesmo ou pior do que a sua concorrencia…
    mas eu sou apenas mais um gajo na net…

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Num android/ios podes fazer streaming do ecrã do telemóvel para a televisão (com chromecast por exemplo) e ligar um rato e um teclado por bluetooth. Feito! É wireless e dá para o mesmo, porque o W10M mesmo com continuum não funciona com programas windows, só apps da windows store e aí o android/ios têm uma clara vantagem.

    2. Avatar de chr27
      chr27

      E fazes sem grande problema. Ligas o telemóvel a tv por HDMI e com um rato e teclado wireless controlas como fazes em qualquer computador. É algo que faço bastantes vezes.Não preciso de equipamentos extra ou docks.
      Qual é a vantagem mesmo do continuum?

  4. Avatar de APereira
    APereira

    E deixa adivinhar…

    Vais ficar milionário daqui a 2 anos devido a isso?

  5. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Entao, mas ainda agora dizias que o suporte ia acabar ja para o ano em maio.

  6. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Uber…mais um polvo… Ainda bem que dá para desligar

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não é polvo, hoje em dia tudo é negócio e o que permite angariar mais negócio hoje em dia não são pessoas, são “analytics”, desta forma eles conseguem saber se a minha mulher está grávida antes dela própria saber só pela quantidade de Ubers que ela apanha para o Santini, depois é só usar isso para promover as viagens ao Santini com descontos 😉

      1. Avatar de Carlos V
        Carlos V

        A vida deste tipo de empresas fica mesmo tramada se nao recolhem big data, lá isso fica. Normalmente os serviços “modernaços” que apresentam depebdem de informaçäo que recolhem do telefone, porque de outro modo säo empresas iguais a tantas outras. Eh eh eh. Eu pir caso tenho uma lista de 6 “ubers antigos”, taxis, em quem confio e estao sempre disponiveis 24/7, nem que seja à vez. Basta telrfonar e nao querem saber de onde vim nem para onde vou depois de sair do taxi. Tem um defeito, sao todos lampioes… Nem toda a gente pode ser fixe a 100%.

        1. Avatar de Moisesbarbosa
          Moisesbarbosa

          Sem contar que são profissionais e veículos vistoriados. E muitos já está cobrando o mesmo preço da uber. O preço é calculado na hora pelo mesmo aplicativo da uber. Não podemos ac uma empresa americana acabar com o que é nosso.

  7. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    Volta Orwell! Volta que estás perdoado!
    E já agora, trás o teu amigo Huxley também…!

  8. Avatar de poiou
    poiou

    – Pessoalmente, não tenho nada contra que recolham informação do tipo, depois de sair do uber, a maioria dos users foi para a loja x (para com isso fazer por exemplo, parcerias com certas lojas).
    – Agora recolherem informação do tipo o user x depois de sair do uber foi a loja y, ai concordo que seja invasão de privacidade.
    – Não se esqueçam que muitas destas aplicações recorrem a ia/data mining (que para funcionarem precisam de estar a ser alimentados constantemente com quantidades enormes de informação), precisam da informação para funcionarem. Não podem querer ubers/cortanas/siris e etc a funcionar sem recolher informação.

  9. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Como pode esse tipo de transporte ilegal fazer o que quer daqui a pouca vão ativa a câmera do seu celular sem vc saber que concordou com isso também país de ladrão e imbecis.

  10. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Qual e o problema? Eles avisam e dão a hipotese de desligar.

  11. Avatar de Ribeiro de Salles
    Ribeiro de Salles

    Independentemente da qualidade do serviço ou não, alguém me sabe responder como é que um serviço que está regulado, pode estar a ser exercido ilegalmente por uma empresa (uber) que não tem licenças nem alvará para o serviço que presta impunemente?

  12. Avatar de Moisesbarbosa
    Moisesbarbosa

    A maioria dos taxistas, estam cobrando o mesmo preço da uber. O preço é calculado na hora pelo mesmo aplicativo da uber.