Uber: Acidente suspende programa piloto com carros autónomos

31 Comentários

São várias as empresas do segmento automóvel mas também da área dos transportes que têm vindo a criar programas para o desenvolvimento e testes de carros capazes de circular sem condutor.

Este sábado um carro autónomo da Uber embateu com outro carro e quase capotou. A Uber já informou que suspendeu o seu programa de desenvolvimento de carros autónomos.


De acordo com a agência Reuters, após um acidente, no Arizona, EUA, que envolveu um carro autónomo de Uber, a empresa suspendeu o programa de desenvolvimento de carros autónomos.

A Policia de Tempe, Josie Montenegro, revelou que o acidente onde esteve envolvido o Volvo SUV da Uber não causou feridos e que tudo aconteceu num cruzamento, quando o condutor do outro veículo não cedeu passagem ao carro da Uber.

Através de um e-mail enviado à Reuters, a Uber referiu que vai investigar este caso e que oportunamente informará se vai continuar este programa piloto que, ao que se sabe, estava a decorrer  no Arizona, Pittsburgh e São Francisco.

Além da Uber, a Tesla e a Google também já tiveram acidentes com os seus carros autónomos.

Leia também…

Tesla: Primeiro morto por causa do Piloto Automático

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xell0
    Xell0

    Pelo título até parece que a UBER teve culpa….
    Não deviam induzir ao erro. Isso não é ser fiel à notícia e ter uma posição neutra como repórter, ou mesmo se apenas está a partilhar a noticia com outros.
    Até parece que é contra a UBER.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não interpreto assim. Na minha opinião, está um titulo bastante transparente. Quanto à culpa, numa primeira análise foi do condutor do carro mas a Uber vai investigar…

    2. Avatar de ze
      ze

      \ouve lá metade da condução diária q se faz, tem q se antecipar o q os outros deficientes a conduzir fazem. q é coisa q estes carros nnc vao antecipar. mas sigam. quero ver estes carros nas estradas municipais portuguesas. vao andar a 10/hora. mas vocês gostam

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        A ideia nao é o carro antecipar os mtos azelhas que andam na estrada. A ideia é substituir todos os condutores, que sao os culpados da maioria dos acidentes…

        1. Avatar de ZE SANTOS
          ZE SANTOS

          e as pessoas vao la dentro á boleia???acorda. daqui a pouco venz dizer que os carros vao voar em 2020.

      2. Avatar de RCS
        RCS

        Achas que a IA nao consegue antecipar as tuas acoes?
        A aprendizagem deste acidente sera introduzida em todos os modelos. Isto os humanos nao conseguem fazer. Tu tens de errar para aprender. A IA erra num dos carro e transmite a aprendizagem para todos.
        O nivel de competencia humano nao tem qualquer hipotese contra a escala de informacao processada pela IA. Esta IA ainda nem gatinha como deve ser. Da-lhe 10 anos e milhoes de carros a aprender simultaneamente. Deve equivaler a uma aprendizagem de milhares de anos humanos.

    3. Avatar de Obobopo
      Obobopo

      Parece que es novo por aqui 😛

    4. Avatar de Elypse
      Elypse

      Esta-se a expor factos e não a inventar. Se o automovel era da Uber então tem de se responsabilizar.

  2. Avatar de zé tolas
    zé tolas

    humanos 1 – rabots 0

    1. Avatar de Gonçalo Mota
      Gonçalo Mota

      se não leste a noticia a culpa foi precisamente humano
      humans 0 – robots -1

      1. Avatar de Hugo Gonçalves
        Hugo Gonçalves

        +1

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Já tinha colocado este erro mas o Pedro Pinto apagou o comentárion. Aparentemente não quer dar visibilidade dos erros que tem nos textos. Enfim…

  4. Avatar de Mateus Mazzeo
    Mateus Mazzeo

    Cancelou ou suspendeu?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos ficar pelo suspendeu até novas informações da Uber.

      1. Avatar de Mateus Mazzeo
        Mateus Mazzeo

        Espera que seja mesmo só uma suspensão, cancelar o programa depois do investimento todo que fizeram iria arruinar a empresa…

  5. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Os carros autónomos vão sofrer de drive Bulling. Muitos casos como este vão acontecer, não o acidente em si, mas o facto dos humanos não cederem passagem. Os humanos vão rapidamente apanhar a manha que os carros autónomos mesmo com prioridade vão acabar por ceder passagem se ela for forçada.

    1. Avatar de ze
      ze

      exatamente. metade da condução q se faz n se cumpre as regras. estou a ver um carro destes numa rotunda tuga. demora 1 hora a andar. avancem com isso vá

  6. Avatar de ze paulo
    ze paulo

    O livro “por dentro do Uber” abordou essa questão dos carros autônomos.

  7. Avatar de Alvega
    Alvega

    “quando o condutor do outro veículo não cedeu passagem ao carro da Uber.”, podia lá ser de outra forma !!
    Claro que a culpa tinha de ser do HUMANO, mas o curioso, é que eu lido com Acidentes e carros desde sempre, e a PERITAGEM, RESOLUÇÃO, demora sempre “vidas infinitas”, como é Uber, é na hora….claro, e aliás eu sei que os acidentes com a Uber que estao para acontecer, sao culpa dos OUTROS. Deveriam ceder, os procedimentos e técnicas de peritagem NA HORA a outras companhias e incluindo a Aviação, pois demora tudo Imensoooooo tempo a resolver. Escusavam de ter cancelado o programa de testes, a corda parte sempre pelo lado mais fraco, e neste como noutros caso em que está muito dinheiro em jogo, o lado mais fraco é……

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Foi a polícia que revelou esse pormenor.

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      A Uber envergonha o desenvolvimento dos carros autónomos, querem o mais rápido possível libertarem-se dos condutores para terem lucros a sério e para isso já compraram empresas com patentes roubadas e meteram na estrada carros sem a mínima preparação que nem param nos sinais vermelhos e que o condutor humano tem de intervir N vezes, nada a ver com a tecnologia da Tesla nem da Google. Onde já se viu um carro capotar por um toque num cruzamento… Se eles suspenderam é porque sabem que as coisas não estão a correr bem, estão com medinho que lhes cortem as pernas, ultimamente é só escândalos com esses senhores.

      P.S.: Não compares um programa piloto onde todos se querem sair bem e justificar prontamente perante a comunicação social com algo instituído e burocrático como investigações e peritagens, se bem que aí tendo uma boa seguradora/mediadora as coisas andam relativamente bem.

  8. Avatar de Pai de Burro
    Pai de Burro

    Claro que a culpa é do Humano, onde está a duvida !!!
    As violações a lei, fuga a policia, impostos, maus tratos aos trabalhadores, atentados ao pudor e VIOLAÇÕES dentro dos carros, sao culpa dos HUMANOS, neste ultimo caso deveriam ou COLABORAR (evitavam a violação) ou fechar as pernas.
    Somente foi pena o carro (humano) que provocou o acidente , nao ser um CILINDRO, ou uma ESCAVADORA.
    Ficava a peritagem feita desole logo, sucata com ele.

  9. Avatar de ai
    ai

    Se isso for para frete, condutor vai para desemprego.

  10. Avatar de iSad
    iSad

    Que desperdicio de um Volvo XC90. Por acaso estou impaciente para experimentar o novo XC60. Acrescento que não percebo qual será o prazer de no futuro ter um carro de se conduz sozinho.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Prazer do tempo livre para fazer outras coisas.

      1. Avatar de iSad
        iSad

        Pois pagar uma furtuna para não ter o parazer de conduzir. Melhor andar de Comboio ou Metro.

        1. Avatar de nelsontb
          nelsontb

          Estrada não é para turismo nem para rali

        2. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Quando se massificar não será uma fortuna, ou pelo menos não uma fortuna maior que os actuais carros.
          Prazer de conduzir? Quantas vezes por semana conduzes por prazer e quantas conduzes por obrigação?
          Depois há sempre a questão da segurança rodoviária e trânsito.

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não sei o porquê de investirem num carro autonomo… “ah e tal é o futuro…” sim, claro…tenho um carro autonomo em casa, quero ir ás compras… não tenho que ir? então qual é a cena de não conduzir? Não percebo…

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Gosto do ver o pessoal que vive em meios rurais a argumentar sobre carros autónomos. Vem para Lisboa ou Porto 1 mês e depois falamos.