Twitim – O Twitter no Ubuntu Lucid, Maverick

21 Comentários

O microblooging invadiu a Internet e todos nós certamente que já ouvimos falar em Twitter, Facebook (aproveitem e adiram a nossa página de fãs aqui), Flickr, Jaiku, Digg, identi.ca, RSS, FriendFeed entre outros. Uns usam, outros não vêem nesses serviços qualquer utilidade mas a verdade é que eles estão por todo o lado.

Hoje apresentamos mais um cliente open source para o Twitter, o Twitim.

554128771_f420adecf2

As empresas usam as redes sociais para estar mais perto dos clientes publicitando produtos, a comunicação social (jornais, TV’s,rádios) faz fluir por lá as suas notícias e o utilizador normal faz o que bem lhe apetece do seu twitter.

Eu sou um adepto do microblogging e Redes Sociais, não só pela facilidade que se tem em publicar algo como também descobrir outras informações e amigos por essa blogosfera fora.

Hoje apresentamos um cliente open source para o Twitter, o Twitim. O Twitim é um cliente para o Twitter implementado em Gtk2-Perl e direccionado para o GNOME. Possuir suporte para XMPP e OAuth, notificações através de sons e pop-ups entre outras funcionalidades.

Como instalar no Ubuntu 10.04 e 10.10?

Para instalar no Ubuntu Lucid Lynx ou Maverick faça download do ficheiro twitim_1.5-1_all.deb e depois mande instalar através de um duplo clique.

Depois de instalado, o Twitim encontra-se em Applications—>Internet—>Twitim Twitter Client

twitim_00

Depois de aceder ao Twitim, é só começar a mandar os seus tweets. O Twitim tem um interface bastante simples, bem organizado e permite aos utilizadores gerir a sua conta do twitter.

Para finalizar gostaria de saber a vossa opinião relativamente à “força” actual do Twitter.

No vosso entender, acham que o Twitter ainda continua a ser uma rede social com futuro ou o facebook domina e dominará a nível de redes sociais?

Aqui deixamos os nossos contactos das nossas redes sociais:

Homepage: Twitim

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    Acho que gosto mais do Gwibber 🙂

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Embora ultimamente tenha reparado que o Gwibber anda com uns problemas idiotas. Não actualiza a timeline, e quando actualiza só o faz para as mentions.
      Ainda não consegui resolver este problema.
      Mas é o único que se consegue meter no Me Menu do Ubuntu.

  2. Avatar de DRamos
    DRamos

    “No vosso entender, acham que o Twitter ainda continua a ser uma rede social com futuro ou o facebook domina e dominará a nível de redes sociais?”

    Sao 2 redes sociais com objectivos e utilidades completamente distintas, já pra nao dizer que mtas vezes uma server de “suporte” à outra. Quantas e quantas vezes é através do twitter que acedo a um post/pagina do facebook..

    Mas voltando ao tema. O twitter como rede social mantém-se devido ao modo directo e rápido com que se dissemina a informação.

    Já o Facebook tem um conceito de “Personalidade Web” se assim se pode dizer. Enquanto que no Twitter eu apenas mando umas frases soltas, no FB ha quase uma “necessidade” de postar umas fotos, jogar um joguito, fazer a rede de amigos, introduzir informação ao estilo onde estudei, onde trabalho, etc.. é algo mais extenso.

    Pessoalmente gosto mais do twitter, mas nao nego jamais, que o Facebook e uma estrela em ascensão.

    All in all, acho que as 2 estão bem como estão e creio que assim vão continuar.

    Resta agora aguardar para ver o que o Google Me traz por aí! =)

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não se escreve “actual”, escreve-se “atual”.

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Lol, ou não.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Deve ser ao abrigo do novo acordo ortográfico

    3. Avatar de DRamos
      DRamos

      Seja como for, o acordo ortográfico nao inviabiliza a ortografia anterior! =)

    4. Avatar de a Friend@

      Seja como for.. acho que 99% das pessoas com quem falo e vejo escrever, optam por não adoptar o acordo ortográfico, e dos que o fazem são como quase “obrigados”…

      Para mim, será sempre “actual” 😛

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Exactamente como o a Friend@ disse, apenas e só desta vez estou totalmente de acordo com ele (porque será? 😛 ).

        Eu aprendi “actual” e actual ficará. Ainda sou novo, mas sou do tempo que “Vítor” que é Víctor, é com C. 🙂

        1. Avatar de a Friend@

          De fato lembro bem do tempo que Victor era assim…

          Como vêem não soa nada bem o novo acordo ortográfico.. “DE FATO..” .. só falta a gravata…

          Enfim.. quem se lembrou do acordo ortográfico se fosse …. pra lá mesmo… fazia melhor.

          Isto parece que não até vai afectar a nossa economia.. porque agora em vez das empresas contratarem portuguêses para traduzir programas… a versão PT-BR chega e os Portugueses com mais desemprego…

    5. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      agora pode-se escrever das duas maneiras, apesar de até à pouco tempo “atual” só se usar no português do Brasil.

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    Quanto à pergunta, eu acho que o Twitter, em matéria de difusão de notícias foi a grande novidade jornalística dos últimos dez anos. Não há nenhuma ferramenta para jornalistas tão poderosa como esta.

    Será difícil suplantar a sua velocidade, por isso acho que o Twitter está para ficar durante muito tempo.

    Ex: Vinha no carro a sair de Coimbra, a semana passada. Vi um acidente acontecer mesmo à minha frente, na ponte do açude. Capotou um carro e levou o que ia ao lado dele. Estrada molhada, excesso de velocidade, enfim…mesmo à portuguesa.
    Antes da Polícia e do INEM lá chegarem, antes do Diário de Coimbra lá chegar, antes de sair nos jornais do dia seguinte e de aparecer nas páginas, avisei que estavam dois carros capotados à saída da ponte, para se conduzir com cuidado.

    Pode parecer banal, mas há coisa de 6 anos atrás, isto não era possível. Pelo menos, não era possível avisar tantas pessoas.

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      apesar de não ser bem para isso, o facebook também serve. aliás acho que o twitter é apenas um pedaço do que é o facebook, mas melhorado.
      PS: o rss do twitter é um bocado lento em relação às mensagens, porque será?

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Não concordo. O Facebook é um mural, é uma área de divertimento. É muito mais difícil escreveres uma notícia com uma fotografia no Facebook, que o fazeres no twitter.

        Eu demorei cerca de 30 segundos, entre tirar a foto, meter o twitpic e escrever um texto rápido.~

        No Facebook (mesmo para telemóvel) demoraria mais de 1 minuto e meio.

        São coisas diferentes, com propósitos diferentes.

        P.S: Em relação às mensagens, vê se não é o teu programa que tem definida a actualização para um x tempo. Podes mudar isso.

  5. Avatar de Navyseal

    Para mim não me serve de nada, nem twitter ou facebook.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Porquê?

      1. Avatar de Navyseal

        Criei contas em ambos para ver o que tanta gente falava e não vi nada acontecer, logo não me fazem falta e não sinto necessidade de as ter.
        Não me interessa rigorosamente nada o que anda o A a fazer ou que o B tirou fotos na Cochichina.
        Se não dá sequer para conhecer pessoas, então isso não me serve para nada.

        1. Avatar de João Dias
          João Dias

          Lá está, depende do uso que dás às ferramentas.

          Já conheci bastante gente interessante no Twitter, já fui a alguns encontros do Twitter, e todos os dias recebo notícias interessantes no twitter, e muitas delas nem são de agências noticiosas.

    2. Avatar de a Friend®

      Twitter foi das redes sociais que eu mais desprezei quando foi lançado, e no entanto é a que mais potencial tem..

      É uma excelente ferramenta para receber informação.

      As redes sociais só têm a utilidade quando o utilizador a dá… 😉

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        O uso de qualquer ferramenta social, especial o Twitter, depende muito das preferências do utilizador.

        No Twitter tenho as coisas à minha maneira, e recebo as actualizações de quem quero receber.

        Ainda há bocado: queria saber o resultado a meio do jogo do Sporting. Fui ao twitter para saber. No Record ainda não estava actualizado.

        1. Avatar de a Friend®

          Exactamente.. eu não uso para seguir amigos.. isso seria desinteressante a 90% do tempo…

          Uso apenas para “feed” informativo… sigo quem quero seguir e estou sempre a par das ultimas… seja no computador.. seja no telefone…

          Twitter para mim foi sem dúvida uma boa invenção.. e eu que até desdenhava dele ao inicio pela componente de “amigos”.. mas quando vi as grandes revistas a fazer do Twitter um bom canal informativo e receber apenas info de quem quero.. para mim, desde então o Twitter tornou-se a rede social perfeita. 😉