TV Pirata: PJ desmantela grupo de criminosos por práticas de cardsharing

37 Comentários

Os esquemas para ter “TV Pirata” por Cardsharing são frequentes. O CardSharing consiste na partilha de um ou vários cartões de descodificação de sinal através da Internet.

Recentemente a PJ desmantelou grupo de criminosos por práticas de Cardsharing/airsharing.

TV Pirata: PJ desmantela grupo de criminosos por práticas de cardsharing


Grupo criminoso dedicava-se à comercialização de retransmissão ilícita

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – UNC3T, em inquérito tutelado pelos Serviços do MP do Cartaxo, procedeu à detenção de um indivíduo e constituiu como arguidos outros sete indivíduos, todos homens, que se dedicavam à prática continuada de crimes de violação de direitos do autor, de burla informática agravada e de falsidade informática.

Segundo o que foi revelado, o grupo criminoso dedicava-se à comercialização de retransmissão ilícita de conteúdos codificados geralmente transmitidos para difusão televisiva, só acessível licitamente por contrato.

TV Pirata: PJ desmantela grupo de criminosos por práticas de cardsharing

Com base num modus operandi conhecido na gíria como “CardSharing” ou “Airsharing”, os arguidos conseguiam criar e manter uma atividade mercantil do acesso, descodificação e posterior difusão ilícita, de conteúdos televisivos, provocando lesão patrimonial elevada nos operadores qualificados e licenciados para o efeito.

O que é o Cardsharing?

CardSharing consiste na partilha de um ou vários cartões de descodificação de sinal através da Internet. Os “clientes” pagam pelo serviço ilegal uma quantia simbólica (comparativamente aos preços praticados pelos operadores). Não se trata de um sistema em que são partilhadas as imagens ou o sinal de satélite, ou cabo, mas apenas os dados de “descodificação” do sinal.

O CardSharing representa uma das maiores ameaças ao modelo atual de TV paga, sendo responsável por grandes prejuízos às operadoras e empresas que fornecem a criptografia utilizada nestes sistemas.

O esquema funcionava, pelo menos, desde 2009 e permitia ter acesso aos serviços de televisão que são disponibilizados pelas operadoras mediante uma subscrição mensal, a preços mais baixos.

Foi apreendido um conjunto vasto de meios informáticos, essenciais à infraestrutura da prática dos crimes em investigação por CardSharing, cujo exame permitirá delimitar a atividade criminosa e identificar os intervenientes que beneficiaram desta prática criminosa.

Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de:

  • Usurpação – que pode chegar aos três anos de prisão
  • Proteção das medidas tecnológicas – Pena máxima de um ano de prisão
  • Acesso ilegítimo – Pena de prisão entre um e cinco anos
  • Detenção de dispositivos ilícitos – Pena pode ir até três anos de prisão

Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Continuo a não entender porque nos artigos falam em “perdas mais de …” Nunca são perdas, quanto muito é um valor monetário potencialmente não ganho

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Sim, para poderes ter acesso ao serviço necessitas de ter Internet.
      Querem ter o futebol em sinal privado e pedem uma verdadeira fortuna pelos serviços estão à espera de que?

      1. Avatar de João
        João

        Se eu vou a um restaurante e no fim da refeição achar que a conta está muito alta fujo sem pagar????
        Eu quero ver o netflix e pago para ter, mas tenho sempre a opção de não pagar e não ter.
        Futebol eu não só não vejo como me recuso a ver, assim como me recuso a ver TV quando estão a falar de futebol

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          E estas no teu direito, mas compreendes que o futebol é o desporto rei em quase todo o mundo, e que por normas as pessoas fazem coisas pelo futebol que não fazem por outras coisas bem mais importante.
          É normal que um “produto” com tanta procura/paixão ser transmitido em sinal privado é meio caminho andado para tal.
          Acho que ninguém adere a uma coisa destas para ver a novela das 5, ou o programa da Cristina.

        2. Avatar de Luis Baptista
          Luis Baptista

          Muito bem. Essa é exatamente a minha postura.

    2. Avatar de ricardo
      ricardo

      Exacto, como se 90% das pessoas que usam o ilicito fossem paagar para ter o serviço da forma legal….

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Um ladrão entra numa loja e rouba 10 computadores. Também não são perdas? se ele tivesse de os pagar só comprava 1.
        Percebo a ideia e aqui o produto é efectivamente outro mas se foi consumido foi consumido. Neste caso..foi posto à disposição e isso representa um valor.

        1. Avatar de HF
          HF

          Se os computadores na loja fossem infinitos e o dono da loja não tivesse forma de saber que estava a ser roubado, a analogia resultava melhor…..

        2. Avatar de TSSRK
          TSSRK

          Esses computadores foram comprados pelo comerciante, quando roubados perde o dinheiro “investido” nos computadores.

          Nesta treta de tv, musica, filmes, etc se meio milhao partilhar entre si, e ninguém exterior souber disso, para quem produziu o conteúdo nada perdeu. A partilha do conteudo nao corresponde a uma perda de bens nem tao pouco pode ser correspondida com uma redução de vendas, porque nada indica que essas pessoas fossem comprar legalmente o serviço.

          Na minha opinião, o zé povinho é que alimenta isto, se deixassem de subscrever sport tv acabava o quartel da altice, vodafone, nos …

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Acho que fui claro no meu raciocínio.
            O produto/serviço tem um valor. Foi colocado à disposição por terceiros e, neste caso específico, cobrado pelos mesmos. Se acham que isso está certo não tenho mais nada a dizer.

        3. Avatar de HF
          HF

          Tenho uma música com direitos de autor no meu computador. Se eu fizer um script para fazer biliões de cópias da música até encher o disco, quanto é que eu devo ao autor da música em direitos?
          Resposta: Pelas contas de merceeiro dos “operadores qualificados”, há sérios riscos de o autor da música ter sofrido mais perdas que o somatório de todo o dinheiro existente no planeta…..

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Para quem criticou a minha analogia vais mal. O serviço aqui é disponibilizado e vendido por alguém que não a operadora. VENDIDO.
            As “contas” deverão ter sido feitas por aí suponho. Obviamente que quem pagou X por ano não iria pagar Y se tivesse de pagar 10x mais, no entanto ainda não vi ninguém sugerir uma melhor aproximação.

        4. Avatar de HF
          HF

          Supões mal. As “perdas” dos “operadores qualificados” não são a quantia dispendida pelos clientes da operadora pirata. São a quantia que eles receberiam se todos os estimados clientes “pirata” fossem clientes da operadora.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Suponho mal não. Disseste exactamente o mesmo que eu.
            Disse que as contas são feitas pelos utilizadores que usufruem do pirata. Nunca falei no valor que pagam.
            Independentemente disso essa questão nada tem a ver com o que se estava a falar.

        5. Avatar de HF
          HF

          Estás confuso…..
          A melhor aproximação para cálculo das perdas sofridas pelos “operadores
          qualificados” está implícita no que já foi dito. Perderam ZERO.
          Ao contrário do dona da loja de computadores, eles nem saberiam que estavam a “perder bens” se não lhes dissessem…..

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então estás tu certo e a pirataria e “supostas” perdas são um mito.
            Se andarem enrolados com a minha mulher sem eu saber também não perco nada nem sou corno LOLOL

        6. Avatar de HF
          HF

          Noto que as tuas analogias estão a melhorar. Agora, ao contrário dos computadores roubados, já arranjaste uma em que não existem efectivas perdas materiais. Não obstante, ainda podes evoluir mais a analogia.
          Se alguém andar enrolado com a tua mulher, existe um furto de uso. Alguém está a usar algo que te “pertence”. Poderá até existir um efectivo desgaste material. A analogia teria assim a ganhar se imaginares que andam outros enrolados com as irmãs gémeas da tua mulher, quando tu até pensavas que ela era filha única.

    3. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      A operadora faz a queixa pela ideia base que “se pagou a outrem para ver é porque iria subscrever o nosso serviço”.
      Também é por isso que as penas pecuniárias costumam rondar os 15% do valor pedido pelas operadoras.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Esta gente é mesmo burra, se querem enriquecer, estudem e vão administrar um banco, e ai podem roubar a vontade que ninguém vos prende

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Político tambem serve.
      Socrates pode dar lições.

  3. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    O problema não é ver televisão, é ver jogos de futebol….mas com o “fim da Pandemia” volta a ser gratuito ver futebol nos cafés. Sim porque vale mais pagar 30 euros no café da esquina do que à SportTV.

    1. Avatar de oiiiii
      oiiiii

      mas com esses 30€ euros estas a ajudar o comercio local, com a sport tv estás a encher os bolsos a gulosos
      (eu não vejo tv)

  4. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    muitos até têm o legal, até porque para ter estes serviços é preciso internet e a maioria tem internet subscrita com tv incluida.
    isto acontece meramente por causa dos canais de desporto, que são carissimos.
    logo, as perdas não são da subscrição mas maioritariamente na assinatura dos canais premium de desporto

    1. Avatar de João
      João

      Eu não pagaria um cêntimo nem gastaria de sola de sapato para ver um jogo de futebol, mas não concordo que os canais desportivos sejam caros.
      Os meios envolvidos numa transmissão de tv de alta qualidade em direto são enormes e se há jogos grandes que devem ter uma boa rentabilidade, imaginem o retorno de um jogo entre o Nacional e o Farense…
      Além disso os entusiastas gostam que os operadores paguem fortunas aos seus clubes mas têm de ter em conta que uma parte do que pagam acaba nos clubes sob a forma de patrocínio.

  5. Avatar de Online_fjo@hotmail.com
    Online_fjo@hotmail.com

    Estou super preocupado com as perdas das operadoras. Em vez de faturar 500 milhões por trimestre, poderiam faturar 500 milhões e 600 mil.
    É pena de facto.
    Ainda bem que pagamos a internet (ou uma das) mais cara da Europa.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Também temos da internet mais rápida da Europa. Vá para uma região espanhola, passe para uma cidade dos arredores de uma grande, o limite máximo de velocidade, em fibra, é de 20mbs, por 30 euros mensais. Se quiser 200mbs paga 180 euros mensais e é necessário apresentar um início de actividade que confirme que é para utilização profissional.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Saia da cidade para o interior e veja a “Internet mais rápida da Europa”

  6. Avatar de manike
    manike

    Vejam lá se estes gajos têm ligações aos de Aveiro.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Fico de boca aberta ver pessoal aqui a defender as operadoras, coitadinhas, a dizer que não é caro, que temos boa e barata internet..
      Fico realmente preocupado.
      Talvez seja por isso que temos o país que temos em que muita gente vota nos corruptos.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “manike”,foi a primeira coisa que quis saber,kkk. 🙂

  7. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Card sharing lol. Mas ainda estamos em 1997?

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      99,99999% dos sites que você usa para ver os jogos ou IPTV são provenientes de cardsharing. Ou acha que a emissão funciona através de ligações web básicas? Mais um que acha que o Meo Go permite 70000000 clientes a usar o mesmo IP base para ver televisão. ROTFLLLLLLLLLL

  8. Avatar de pikachut
    pikachut

    vou criar uma instituiçao de caridade para angariar dinheiro para destribuir pelas operadoras por causa dos pejuizos… quem pode doar 600 000€?!?!?!?!??!!??!??!?!? kakakakaakakakakaka

  9. Avatar de Danyyel
    Danyyel

    é só baixarem os valores de forma a não se justificar ir pela opção pirata.
    Enquanto justificar, a malta arrisca.

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ai agora foi para os lados do Cartaxo,na zona do Ribatejo ?? Não vale a pena,seja onde for,a PJ caça-os mais hora menos hora e depois vão fazer “cardsharing” para a pildra. 🙂

  11. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    muito esporádicamente lá assisto 1 jogo sem pagar, se não tivesse forma de o fazer ia contratar 1 serviço? claro que não.

    querem ganhar €? forneçam 1 serviço tipo 1 jogo 1 € ou coisa assim, um pay per view justo e pago com todo o gosto agora nem me incluam como uma perda de receita porque se não tiver forma de o fazer nem me preocupo, não vejo jogo nenhum e tá feito

  12. Avatar de Pintor
    Pintor

    Utilizo o mesmo serviço a mais de 10 anos sendo melhorou largamente em conteúdo e velocidade. Tendo o preço se mantido durante todos esses anos.

    Em relação a internet e telefones móveis pago actualmente mais do dobro e tenho menos minutos apesar da velocidade ser superior na internet.