TV Pirata: 2 homens presos por práticas de cardsharing

38 Comentários

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, levou a cabo uma operação de combate à prática criminosa conhecida como “cardsharing” – partilha ilegal de sinal de televisão.

No decorrer da operação foram detidos dois indivíduos, suspeitos da prática dos crimes de burla informática, acesso ilegítimo, detenção de dispositivos ilícitos, posse de armas e munições proibidas e recetação de veículo automóvel furtado, tendo procedido ainda à constituição como arguidos de mais seis suspeitos.


Os esquemas de TV pirata em Portugal não são propriamente um novidade. Segundo dados de 2016, existem mais de 220 mil casas com TV Pirata, ou seja, mais 20 mil que existiam em 2014. 

Nesta última operação, levada a cabo pela PJ, foram concretizadas 12 buscas em residências, num estabelecimento comercial e em veículos automóveis, tendo-se apreendido diverso equipamento informático e eletrónico, que estava em pleno funcionamento, a aceder e a partilhar conteúdos de televisão, sem que para isso estivesse legalizado.

Em resultado dessas buscas foi apreendido material informático e eletrónico, designadamente diversos discos rígidos, mais de uma dezena de antenas, mais de três dezenas de “boxes”, mais de uma dezena de “switches” de rede, diversos routers, telemóveis, duas armas e munições proibidas e uma viatura automóvel furtada.

Os detidos, de 40 e 46 anos de idade, foram presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação, tendo ficado sujeitos a apresentações trissemanais e bissemanais às autoridades, respetivamente.

TV pirata em Portugal! Um “crime” punido com pena até 5 anos

Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de

  • Usurpação – que pode chegar aos três anos de prisão
  • Proteção das medidas tecnológicas – Pena máxima de um ano de prisão
  • Acesso ilegítimo – Pena de prisão entre um e cinco anos
  • Detenção de dispositivos ilícitos – Pena pode ir até três anos de prisão

Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€.

Detidos por Serviços de TV ilegais

[2017]

Dois indivíduos foram condenados por piratear o sinal da ZON! Ao todo os arguidos já tinham mais de 450 clientes. Saber mais aqui.

[2016]

A Policia Espanhola revelou que deteve 30 pessoas suspeitas de colaborarem numa rede de distribuição ilegal de sinal de TV.A novidade deste caso é que ao contrário de pagamentos com dinheiro os clientes tinha de pagar em bitcoins. Saber mais aqui.

[2016]

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, informou que concluiu uma investigação,em Março de 2016,  com carácter transacional, iniciada em 2012, por suspeita da prática do crime de burla informática. O principal suspeito usava também um servidor no estrangeiro, a partir do qual procedia à difusão de serviços televisivos para outros países, de onde provinham contrapartidas económicas, retirando da sua atividade delituosa um rendimento mensal superior a 5 mil euros. Saber mais aqui.

[2015]

Em colaboração direta com as autoridades brasileiras, a PJ desencadeou uma operação policial de caráter internacional com o objectivo de acabar com uma organização  que se dedicava à distribuição ilegítima de sinal de televisão por satélite, cujo modus operandi se designa por “cardsharing”. Saber mais aqui.

[2014]

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, fora de flagrante delito, um homem pela prática do crime de burla informática, agravada, com utilização do método de “Card sharing”. Com este procedimento mais de centena e meia de clientes acedia ilegitimamente ao sinal de TV, sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias. Saber mais aqui.

[2013]

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, desenvolveu, durante esta semana, uma operação policial, com o objectivo de desmantelar a distribuição ilegítima de sinal de televisão por cabo.

Nesta ação, foi detido um homem, de 54 anos de idade, responsável pela gestão da rede de distribuição ilícita em causa, que servia mais de cem clientes – Saber mais aqui.

[2013]

Técnicos da PT, acompanhados de inspetores da ANACOM e de agentes da GNR,  desmantelaram uma rede ilegal de telecomunicações que operava no Norte. Casas, cafés e outros estabelecimentos públicos dos concelhos de Vila Nova de Paiva, Viseu e Moimenta da Beira adquiriam o serviço de comunicações mediante o qual pagavam 15 euros só pelo serviço de Internet acrescido de 10 euros para a televisão por cabo cujo serviço incluía os canais pagos – Saber mais aqui

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alvega
    Alvega

    Peanuts…
    Isto deve ser de encomenda, a operação e a sua respectiva divulgação.
    Alguém tem de pagar os 3000 excedentários que passam a vida a contar paus de fio, dos quais 1400 estao em casa faz anos a receber o salário sem fazer puto, e a gozar com os que trabalham.

  2. Avatar de Toni Ribeiro
    Toni Ribeiro

    “2017 – Dois indivíduos foram condenados por piratear o sinal da ZON! ”
    Completamente inocentes, até porque a ZON já nem sequer tinha sinal na altura.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Condenação por crimes praticados entre 2009/11

  3. Avatar de Fasttt
    Fasttt

    Espero eu que a pratica continue, a ver se as operadoras baixam os preços. Agora prenderem as pessoas é incorreto (Cada um tem a sua opinião)
    Prefiro ter tv pirata de qualidade por 5€ por mês do que ter de pagar 45€ por tv (valores de exemplo)

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Não há a 5€.

      1. Avatar de caetano
        caetano

        Ate a a dois euros e cinquenta mes e mais de 4000 canais e vod

      2. Avatar de Freitas
        Freitas

        Na verdade até tens 7.50 por ano

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Ano? Essa é para rir, não digas antes 7.50€ mês, ano é praticamente impossível devido aos custos dos servidores, actualizações, suporte etc.

          Quem te cobra 7.50 por ano é um “roubo” ou praticamente enganou-te e entalou-te-a bem, isto porque geralmente são listas “FREE’s” e estas a pagar por isso.

          Pagas são aquelas que estão sempre ou quase sempre online, em HD e que raramente travam (mas também depende da tua internet)

          1. Avatar de Freitas
            Freitas

            looooooool só tenho a dizer que funcionam muito bem, se queres saber onde procura e mais não te digo.

          2. Avatar de ana
            ana

            e milhares de canais gratis…

            pois…

            há e há mesmo, é so preciso procurar.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ana..o que há grátis nada tem a ver com o serviço em questão.

      3. Avatar de Fasttt
        Fasttt

        são valores de exemplo, mas olha que até desconfio que exista 🙂

        1. Avatar de Freitas
          Freitas

          existe, e tens de vários países incluindo

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      lol o comentário típico do tuga.

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Já vi estas resposta noutros países, e agora é típico que?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não sei nem tenho interesse em saber…

          1. Avatar de Freitas
            Freitas

            Comentário típico tuga, agora digo eu

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Fazias mais sentido antes de começares a falar 🙂

      2. Avatar de sdk74
        sdk74

        típico comentário do “patrão” tuga

    3. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Prender quem comete crimes é correto.

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    É ilegal mas também é ilegal consertar preços e mau sinal de TDT (e poucos canais) por parte da PT/ANACOM para fomentar a migração para tarifários pagos, é no último caso não vejo ninguém tomar medidas…

  5. Avatar de Krasy
    Krasy

    a parte k me fascina “Detenção de dispositivos ilícitos – Pena pode ir até três anos de prisão” o k são é que tudo o k usam são equipamentos legitimos.

    1. Avatar de pintor
      pintor

      Existem violadores condenados que levam na mesma 3 anos.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      A parte que me fascina é o teu lindo português, concluíste ao menos o 4 ano?

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Sabes aquela época em que se escrevia com K, X e abreviado ele é dessa.

      2. Avatar de Megabyte
        Megabyte

        Vocês masturbam-se com a gramática ou simplesmente sentem prazer ao mostrarem-se superiores a quem erra ou não tem tantos estudos?

    3. Avatar de int3
      int3

      Para uso ilegítimo é considerado ilegítimo

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Hoje em dia qualquer coisa que mexa com dinheiro e o Estado na lucra, é ilegal !!! Não é permitido qualquer tipo de fonte de rendimento que não tenha que ser declarado.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Em qualquer país civilizado é assim, mas a verdade é também que nesses países civilizados o desemprego é metade e os ordenados 3-4x superiores …

    2. Avatar de duc695
      duc695

      que Pena , um politico nao pensar ou nao ser obrigado a declarar todas as regalias , por exemplo , carro, gasolina , bilhetes de aviao , restaurantes , hoteis , pensoes aos 50 anos , apartamento gratis , etc etc .

  7. Avatar de Aquele
    Aquele

    Ilegal devia ser os roubos que estas empresas fazem diáriamente à descarada. Cada vez pagamos mais e nunca tem tendência a baixar sem que o cliente seja prejudicado de alguma forma.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Acordem pra vida…mas qual roubo? Eles vendem o seu produto. Quem não quer não compra. E quem quer ganhar dinheiro sem o declarar à pala de esquemas só tem é que aguentar a bujarda.

      1. Avatar de Gaius Baltar
  8. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Que tal canais por subscrição na TDT ?
    Não estou a falar de serviços de tv de operadores telecomunicações , mas das estações de televisão terem serviços de subscrição dos seus canais na TDT , ou seja a SportTv podia por seus canais na TDT , ou seja mais gente podia aderir a sportTV sem ter estar a pagar a um serviço de um operador de telecomunicações , isto é um exemplo de uma plataforma livre como a TDT , livre não significa que tenha ser gratuita , outra das vantagens de canais por subscrição na TDT é não obrigação de ter uma box de um operador de telecomunicações as actuais televisores já permitem aceder serviços de tv por subscrição sem a necessidade de box .
    Mas pronto, os Portugueses são os mais pagam na Europa para aceder ao sinal da televisão .

  9. Avatar de tf
    tf

    A imprensa da região falou que os 6 arguidos sao alguns dos clientes,

  10. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Até pode ser ilegal, mas a realidade é que qualquer um com um pouco de tempo a Googlar arranja IP’s para IPTV e vê canais á borla…

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Outra vez do mesmo ?? Qualquer dia os juízes nos tribunais não vão achar piada nenhuma a isto e vai ser o bom e o bonito !! Sejam sérios,por favor.

  12. Avatar de Jath Foo Dias
    Jath Foo Dias

    Pois eu prefeiro ter pirata, pois nao tenho nehuma outra solucao que nao seja Satelite, o condominio nao me deixa instalar antena, tem de se usar as ja instaladas, nenhujma delas da para televisao Portuguesa pois os LNB instalados sao da Sky e nem se quer posso instalar um meu nem redireccionar o prato. De qualquer maneria teria de gastar muito dinheiro. Contactei as nossas operadoras para saber que outras opcoes teria, se seria possível ver televisao por Internet, disseram-me que sim, que havia um service movel que me deixaria usufruir do service atraves de qualquer ligacao internet, as esqueceram-se de me dizer que so funcionava no territorio Nacional, o que claramente nao era o que precisava. Claro que cancelei tudo ainda ne,m tinha aquecido o lugar. Nao me apresentaram qualquer outra solucao.
    Entao tive de me virar para a TV por IP, pode ser pirataria, mas nao tenho qualquer outra solucao, e ainda por cima o service inclui mais de 5000 canais de todo o mundo e Video On Demand, muito raramente falha, a grande maioria dos canais sao HD e Full HD, e ate ja inclui alguns 4K. E tudo por bem menos que aquilo que pagaria ao operador por um servico muito inferior.
    Antes de pensarem cortar as pernas a pirataria, pensem primeiro o porque dela existir, arranjem solucoes e depois sim, poderao tratar isso como crime, ate la, o crime e das operadoras, nao oferecem solucoes, exageram nos precos sem do nem piedade, e ainda enganam os clientes a vender um servico que nem sequer funciona fora do Pais.
    Vao lixar-se. Para mim vai continuar a ser assim, IPTV (pirataria).