Trump movimenta submarinos nucleares dos EUA após declarações de Medvedev

33 Comentários

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o envio de dois submarinos nucleares para regiões “apropriadas”, numa resposta direta às declarações do antigo presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev.


Através da plataforma Truth Social, Trump explicou que se trata de uma medida preventiva, caso as palavras de Medvedev se traduzam em ações.

Apesar da falta de detalhes sobre os submarinos envolvidos ou os seus destinos, a Marinha dos EUA possui uma frota sofisticada e diversificada.

Submarinos de mísseis balísticos (SSBN)

A Marinha dos EUA dispõe de 14 submarinos da classe Ohio, conhecidos como “boomers”, especialmente concebidos para operações discretas com capacidade de lançar ogivas nucleares.

Cada unidade transporta até 20 mísseis balísticos Trident, com alcance superior a 7.000 km e múltiplas ogivas nucleares. Estes submarinos são projetados para sobreviver a um primeiro ataque e garantir uma retaliação eficaz.

Submarinos de mísseis guiados (SSGN)

Quatro submarinos Ohio foram convertidos para transportar mísseis de cruzeiro Tomahawk, com alcance de 1.600 km e ogivas convencionais de 450 kg.

Estas unidades podem ainda transportar e desembarcar tropas de forma clandestina. A sua presença é, por vezes, anunciada em zonas de tensão militar como sinal de dissuasão.

Submarinos de ataque rápido

Compondo a maioria da frota, os submarinos de ataque rápido destinam-se à caça de embarcações inimigas e ao lançamento de mísseis contra alvos terrestres.

Dividem-se em três classes: Virginia, Los Angeles e Seawolf.

A classe Virginia é a mais moderna, enquanto a Seawolf inclui o USS Jimmy Carter, com capacidades altamente especializadas para operações secretas.

Secrecy e estratégia

A movimentação destes submarinos é considerada uma das informações mais sigilosas da Marinha dos EUA.

O seu valor estratégico reside tanto na sua capacidade ofensiva como na incerteza sobre a sua localização, o que garante um elevado poder dissuasor frente a ameaças potenciais.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Estava o Medvedev a jogar damas mas esqueceu-se que o trump estava a jogar xadrez noutro tabuleiro

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Sim, o Medvedev joga damas e Trump a jogar xadrez.
      Já tu, sem perceberes de nada, pareces um adepto de clube de futebol.
      Era bom saberes que não se anda a discutir desporto, é bem mais sério.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Esperemos que sim.

      2. Avatar de altafara
        altafara

        estavam era a jogar à batalha naval

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Sabes ao menos as regras do xadrez? Não me parece.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Achas que era um jogo apenas de comunistas?

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu já nem posso com esta palhaçada..

      Prefiro me concentrar em coisas uteis.
      O Insituto Gameleya, o mesmo que criou a primeira vacina para o COVID, a SPUTNIK-V, já começou a produzir vacinas para o cancro.
      São vacinas feitas a medida, só servem para a pessoa para a qual elas forem feitas.
      Visa o tratamento caso a caso.

      Ainda não avançaram para todos, apenas para alguns cancros.
      Vacina mRNA(eu penso negativamente desta tecnologia), IA-Assistida.

      Ou seja, foi criada uma IA, para gerir cada vacina para cada pessoa.
      Desde a colheita de sangue, passando pela analise do cancro da pessoa, até a criação da vacina, demora uma semana, a trabalhar 24h/dia(Inteligência Artificial).

      Não sei o preço da Vacina, mas já há uma porrada de Países a fazerem fila, para fazerem parcerias.

      Pelo que li, a tecnologia empregue parece ficção cientifica, é o culminar de mais de 25 anos de trabalho.
      E eu acho que os processadores que processam a informação são os Altai-3 da MotivNT, mas não tenho a certeza.

      Para já na faze de testes, vão ser realizados nas clinicas a volta de Moscovo, e talvez algum outro local, mas é limitada ainda, depois com base nos resultados expandem a mais regiões.

      O pplware podia fazer um artigo sobre isto que é importante.

  2. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Até que enfim !

  3. Avatar de Mário
    Mário

    E o Putin preocupado já mandou mais 2 dos 80 submarinos também para locais estratégicos.

    Só de pensar que a Rússia desses 80 já tem 14 submarinos armados com mísseis balísticos nucleares que andam por locais que ninguém sabe onde estão e podem disparar de qualquer parte do mundo é de assustador…

    Cenas de loucos enfim, como tratam estes assuntos!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Como? A rússia no máximo tem 65 submarinos activos (podem estar a fazer manutenção, normalmente 1/3 está em manutenção, por esse motivo Portugal devia ter comprado pelo menos 3 e não apenas 2, tal e qual como acontece agora em que ambos estão em manutenção/revisões)!!!!!

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Tu deves ser daqueles que acredita que na segunda semana já não tinham botas nem balas?

        Open source data suggests Russia has 79 submarines, including 14 nuclear powered ballistic missile submarines, as well as 222 warships.

        https://www.reuters.com/world/china/putin-approves-big-revamp-russias-navy-kremlin-aide-says-2025-06-09/

        1. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          E tu achas que os EUA não têm outras armas para usar que ainda são segredos para os inimigos?! Continuem a achar que a Rússia é “grande”. A China come a Rússia sem problemas.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Tu ainda não percebeste que não interessa outras armas se alguém clicar no botão?
            Não fica ninguém para contar que outras armas existem!

          2. Avatar de TiagoC
            TiagoC

            E achas que os aliados da Rússia vão gostar de ver Putin a mexer onde não deve?!

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Para a área oceânica de Portugal deveriam ser pelo menos uns 30 submarinos, já a contar com a necessidade de manutenção e actualizações.

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Demorou, mas finalmente o palerma do Trump percebeu que a Russia é uma ameaça e não um aliado.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não percebeu nada, a Europa é que o obrigou a isso com o acordo das tarifas, está claro que trump hoje diz uma coisa e amanhã diz outra, basta que o negócio justifique, uma desilusão.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O problema dos americanos, é que o mundo inteiro perdeu totalmente a confiança no país!!!!!!

        Quer dizer que no futuro, quando decidir invadir um país, o faça sozinho contra o mundo!!!!!!

    2. Avatar de Valter Antunes
      Valter Antunes

      Os unicos que não querem paz são os EUA… Sem provocarem guerras e cometer ataques terroristas a economia dos EUA desaparece

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      PGomes, a Rússia ou a China que tentem construir uma base no México ou no Canadá, com o acordo deles, claro, e vc vai ver quem é a ameaça.
      Ah já sei, os EUA podem meter bases até no cu dos Russos mas o inverso não pode ser.
      Deus escolheu-nos, não é?
      Alguém o viu e fez-lhe essa pergunta e obteve essa resposta?
      Quero filmagens disso…

      Um pouco de imparcialidade precisa-se…

  5. Avatar de X
    X

    È só para distrair dos epstein files, putin quer trump no poder, são aliados, isto é só teatro.

    1. Avatar de Tugaguy
      Tugaguy

      Concordo totalmente, são dois de farinha do mesmo saco. São a piores coisas que foi parido nos últimos 80 anos. O Netanyahu também pertence a esse clube, com memória curta na tentativa de Genocídio do seu povo durante a segunda guerra mundial, mas não se importa nada com a tentativa de Genocídio do povo palestino.

      1. Avatar de X
        X

        Antigamente era um circo gerido por humanos agora é um circo onde as bestas tomaram conta do acto, quem se lixa já sabemos…

  6. Avatar de Pascal
    Pascal

    Eu não estou admirado com as acções deste lunatico.
    E ainda ha quem ache que ele merece o pŕemio nobel.

    Quando atribuiram o prémio nobel al Obama, descubriu-se depois o plano de destruição, 7 Países em 5 anos.
    Assasinatos com drones e tudo mais.
    Parece haver aqui um Padrão.

    Isto vai acabar muito mal para todos nós, a classe politica não tem nem 1/5 da qualidade necessária, para tomar decisões, são escolhidos pelo alto teor de insinto para o crime, e depois dá nisto.

    Também é importante dizer que nenhuma Nação deveria ser autorizada a fazer chantagem, com o Poder de outras.
    Eu não sei como os EUA se deixa dominar por determinado País do médio Oriente.

    Primeiro destroem a democracia na Ucrânia, depois fazem genocidio de Russos, depois tentam a todo o custo “limpar” aqueles povos naquelas regiões, depois acabam num conflito ainda maior.
    Deste ataques terroristas, a ameaças nucleares, a assasinato de presidentes e tentativas em outros, etc, temos visto de tudo.

    O Rei vai nú!!

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Trump é mentiroso compulsivo e manipulador. os especialistas militares dizem que os submarinos nucleares estratégicos estão sempre nessas regiões “apropriadas”. Enfim, haja paciência para o doido. 

  8. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    Bullying internacional.

    O cabeça laranja anda picadinho com todos. XD

  9. Avatar de Sail
    Sail

    Os EUA e a Russia que se nukem um ao outro, até o mundo agradecia. Já não tenho pachorra para tanta Drama-Queens

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Percebes disto do nuclear

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Concordo, são simplesmente insuportáveis. Só tem provocado ódio, guerras e fome pelo mundo inteiro.

  10. Avatar de Valter Antunes
    Valter Antunes

    Como sempre, o PPLWARE “esqueceu-se” de mencionar que tanto a Russia como a China têm vários submarinos nucleares a navegar livremente em águas americanas (E Europeias) e alguns bem perto da costa sem serem detectados, e os EUA sabem bem disso, visto que ambos os Países têm os mais modernos equipamentos da actualidade

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Mentira, os EUA, a Rússia, a China ou outro país tem os navios SEMPRE em águas internacionais. A entrada se um submarino nuclear em águas nacionais seria encarado como ato de guerra.
      Porque é que gostam de passar desinformação?

      1. Avatar de Vítor M.

        São pessoas desinformadas. E entendem que ao partilhar informação falsa estão a auto afagar o ego.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Acho que isso não é o ponto tanta a Rússia como a América tem submarinos com as nukes perto o suficiente para em 4 minutos fazer cogumelos nos alvos que quiserem.

        Os subs americanos já andam perto das águas russas como os russos andam perto das águas americanas.