Donald Trump conseguiu fintar a Grande Firewall da China

18 Comentários

As peripécias e as formas erradas com que Donald Trump usa o seu smartphone são por todos conhecidas. Para além de não usar o telefone oficial do cargo que ocupa, o presidente dos EUA prefere ter consigo o velho Samsung, que todos sabem ter problemas de segurança.

Mas Donald Trump continua a acumular situações diferentes do normal e na sua última visita à China conseguiu ultrapassar todas as barreiras de acesso à Internet que existem no país.

Donald Trump

O acesso à Internet na China é controlado e existem muitas restrições, principalmente no que toca ao acesso a sites de redes sociais e de informação. Uma das medidas mais usadas é a utilização de VPNs, mas mesmo estas estão a ter problemas.

Para o presidente norte-americano, estas limitações parece não existirem e foi pelo seu telefone, que é por onde gere a sua conta do Twitter, que Donald Trump acedeu ao serviço e publicou uma mensagem de agradecimento ao presidente chinês e à sua esposa, pela forma como foram recebidos.

Não se sabe ao certo como foi possível o acesso ao Twitter, mas foram várias as hipóteses colocadas em cima da mesa. A primeira é que o telefone de Trump estaria ligado via satélite por Wi-Fi. A segunda hipótese está na utilização de uma VPN para contornar as limitações. Por fim há também quem fale que Trump terá um serviço de roaming de dados.

Para além da publicação do Tweet com a sua conta pessoal, Donald Trump conseguiu também publicar no Instagram uma fotografia da Cidade Proibida, onde esteve. O Instagram é mais um dos serviços a que os utilizadores chineses não têm acesso.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/928622838487007260

A grande firewall da China é bem conhecida e limita de forma total o acesso dos utilizadores chineses, impedindo a quem está dentro do território o acesso livre à Internet, pelo menos é essa a intenção do governo chinês. Por isso é que este ato de “insurreição” por parte de Donald Trump, ao usar um serviço proíbido para as autoridades chinesas, levantou vários comentários curiosos quer sobre a segurança desta firewall quer sobre o serviço particular do presidente.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Certo, certo, é que afinal ninguém sabe ao certo o que é que o Trump tem !

    1. Avatar de jeton
      jeton

      Mas também já li que ele usa código Morse no teclado do seu velhinho e inseguro Sansung (há quem diga que é um Iphone 3G com capa da Samsung) e a antena está dissimulada no cabelo, depois existe o satélite “Trump connect” que o segue a toda a hora….

      Bom FDS

  2. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    Como se não houvesse milhões de chineses que também não furassem a dita firewall. Até eu com a minha VPN doméstica conseguiria fazer isso.

    1. Avatar de claudio santos
      claudio santos

      estive na china durante 30 meses…as vpn gratis que existem na app store são suficientes para furar…se bem que depois tivesse comprado uma vpn chinesa, que custou 22 euros por ano e acedia a tudo

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Ele é o presidente dos EUA… acham que ele usa a net dos países que visita!?

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Melhor respostas. Com o nível de segurança que o Presidente dos EUA tem era ridículo andar-se a ligar à net dos cafés 😀

    2. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Realmente, era muito idiota, nem os serviços secretos o permitiam. É óbvio que têm Internet via satélite, e estará a utilizar algum tipo de VPN.
      Por outro lado os chineses de certeza que não se importavam de desbloquear o acesso para o menino Trump e respectiva comitiva poder twittar e instagramar à vontade :p se possível capturando os dados de acesso a esses serviços 🙂

      1. Avatar de poiou
        poiou

        Eu apostava a ele ligar-se sem fios a um link de satélite no air force one, no carro ou mesmo transportado por algum seurança

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Ele tem uma empresa que gere a sua imagem nas redes sociais, como o Ronaldo, etc

  4. Avatar de JCFB
    JCFB

    Como ele tem um velho Galaxy S3 tal e qual como eu, é óbvio que ele consegue fintar tudo, este é sem dúvida um dos melhores telemóveis de todos os tempos e é o telemóvel de onde eu escrevo este comentário.

  5. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Certamente ele não utiliza a internet de nenhum dos países que visita, o tráfego de dados deve ser realizado via conecções diretas com o satélite. Os carros e o Air Force One devem ter seus links próprios com os satélites de segurança dos EUA. Usar a internet de outro país, mesmo que com uma VPN traria um risco adicional de segurança e esse Samsung velho deve estar bloqueado para não se conectar a qualquer rede (deve usar um app próprio para chamadas via web, não acredito que use a rede normal). Um dos poucos países que nem pensa nisso é o Brasil, onde varias das ligações da ex-presidente foram interceptadas, ate as realizadas pelo telefone fixo do seu gabinete hahaha

    1. Avatar de transcendez
      transcendez

      Como é óbvio, usa o seu próprio acesso, via satélite devidamente encriptado, são todos “amigos”, mas todos a se quererem comer uns aos outros.

  6. Avatar de lulu@rroz
    lulu@rroz

    Esta noticia é um mundo!

    Sabiam que maior parte da população chinesa quando querem usar redes sociais ou comunicar em segurança, usam VPN SSL, dentro de TCP 443?
    Sim, e existe muitas de empresas que vendem essas soluções se não tiveres conhecimento para a fazerem.

    E para mais toda a comitiva Americana esteja em que país estiver usam comunicações via satélite próprias e encriptadas é lógico que o Smartphone seja ele qual for está a usar esse satélite.

    Na volta aproveitou uma ida a casa de banho e pediu a password wireless da cidade proibida e aproveitou para fazer um twitt.
    Password Wireless: 华中语 中華語 中中

  7. Avatar de lmx
    lmx

    A grande firewall da china….
    ou a pequena Firewall, porque se fomos a ver, grande firewall, só tem os EUA, com NSA, e afins a bloquear os Americanos..e a esmiuçar tudo e todos..

  8. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Furar?? tal como a maior parte das pessoas influentes com muita vida nas redes sociais tem uma empresa que gere estas coisas, ou pensam que todos os posts são mesmo o Trump? durante campanha tb era?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sei se serão todos, mas grande parte deles são. E olha que tem criado uma nova moda. 🙂

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Esse twit foi via web client , como é que daí deduzem que foi com o Samsung ?É que vários antes desses foram com o Iphone , ou através da empresa de media.

    Só por curiosidade , porque de resto estou-me a borrifar para o que ele usa.

    Abc

  10. Avatar de zacarias
    zacarias

    blackberry sim é segurança! mas com bb os, não o android!