Trump abandona o seu Android… por motivos de segurança

50 Comentários

Hoje é um dia histórico para os Estados Unidos da América e para o Mundo de uma forma em geral. Donald Trump, às 17 horas de Lisboa, tornar-se-á o novo presidente do país. Depois deste dia, é certo que o mundo vai mudar… Estaremos cá para acompanhar.

Hoje as atenções estão viradas para a cerimónia que já está a decorrer mas há também quem esteja preocupado com a segurança das comunicações de Trump que já teve que abandonar o seu smartphone Android da Samsung e trocar de número.


Segundo avança o The New York Times, Donald Trump, à semelhança do que aconteceu com Barack Obama, não poderá utilizar o seu smartphone pessoal durante as suas funções como Presidente dos Estados Unidos. O mesmo com que encheu as redes sociais, principalmente o Twitter, de publicações muito controversas.

A razão é simples. O seu Samsung Galaxy não é um equipamento seguro o suficiente para o cargo que vai assumir. O seu novo smartphone, que aparentemente já está a utilizar, é seguro, encriptado e aprovado pelos Serviços Secretos, com um número que poucos terão.

[…]he has traded in his Android phone for a secure, encrypted device approved by the Secret Service with a new number that few people possess.

Todos os contactos feitos a Trump nos próximos anos terão que ser bastante reduzidos e limitados e é importante que os seus dispositivos não fiquem expostos a ataques.

Quando, em 2009, Obama tomou posse o seu telefone pessoal manteve-se um BlackBerry, uma vez que a segurança estava garantida. Durante este tempo, o seu smartphone não tinha qualquer acesso a qualquer loja de aplicações, captura de fotos, reprodução de música e limitado a determinadas chamadas.


Qual será o novo smartphone de Trump?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    O Obama não manteve o mesmo Blackberry. Ele recebeu outro blackberry modificado pelos serviços secretos para aumentar a segurança.
    Segundo a Associated Press o Obama mudou depois para um iPhone. E segundo o New York Times, no início de 2016 o Obama ainda usava um blackberry, o que contradiz o que dizem aqui sobre ter um Android

    1. Avatar de Fido
      Fido

      Também tinha a ideia que tinha sido para um iphone modificado obviamente.

      1. Avatar de Tom
        Tom

        “iPhone modificado”…

      2. Avatar de Delta
        Delta

        “iPhone modificado”… Andas a sonhar com jailbreaking?

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          É sempre possível fazer algum tipo de modificação nos iPhones, a começar no hardware, removendo ou tapando câmeras, por exemplo.
          Mesmo no software é possível configurar o iPhone de forma diferente daquilo que é feito na maioria dos iPhones, sem jailbreak, com ferramentas MDM…

        2. Avatar de Fido
          Fido

          Iphone com o ios modificado assim como o blackberry com o possivel BB10 modificado sim. É isso assim tão surreal? Parece-me bastante aceitável.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Não há iOS modificado nem para o Presidente, só se tiver Jailbreak, mas para ter isso, só com versões anteriores com falhas de segurança conhecidas.

      3. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Não modificado.

        Apenas tem MDM, como muitas empresas.

    2. Avatar de Vítor M.

      Eu também tinha essa ideia, contudo, segundo depoimentos posteriores, o tweet que “desmascarou” o iPhone, afinal teria sido feito num iPhone de um colaborador da Casa Branca.

      Há muitas informações contraditórias sobre que smartphone Obama usava. Uns dizem que era um iPhone, após ter largado o BB, outro referem que era um Android…

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        A notícia da Associated Press que diz que usa um iPhone é de hoje.
        És capaz de indicar qual é a notícia que indica que foi dado um android ao Obama?
        O que é certo é que o que escreveram sobre ter mudado em 2014 para Android parece estar errado dadas as evidências de que ainda no ano passado usava um Blackberry.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas então foi para Blackberry ou para iPhone quando mudou? Tal como eu referi… saber ao certo não se sabe e há várias versões.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vítor M., se tem sido dito que ainda usava Blackberry no ano passado, tira daí as conclusões.
            Será que não és capaz de dizer onde é que foste buscar que mudou para Android em 2014?

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim tenho essa informação em vários sites sim. Tu também tens. Googla.

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vítor M., é assim tão difícil dares a fonte de informação usada para escrever a vossa notícia?

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Vitor,
        O Obama, tal como todos os Presidentes maioritariamente baseiam-se nas melhores soluções de Segurança.
        Chamadas de Military Grade Security, e a empresa que dá cartas ai é obviamente a BB.Sim ele tinha o BB que era o Telefone Oficial, tal como a merkel, e muitos e muitos outros, quer a nivel d epresidencia quer a nvel Militar.
        No entanto ele também tinha Iphone e Ipad, mas estes não eram aprovados para utilizar como oficiais.
        Na altura li sobre o assunto e por exemplo o Ipad, so era Aprovado para ser usado em umas salas da Casa Branca, na rua, em casa, ou fora dessas Salas, So podia usar o oficial…BB.
        É claro que para muitas actividades, deveria ser permitido o uso de iphones ou android..ou um conjunto das 3 e também acredito que as filhas do obama e a mulher, usassem outros equipamentos sem ser BB.

    3. Avatar de Freitas
      Freitas

      Mas blackberry com OS10 e não Android

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        sim, é dito que ainda continuava com o blackberry modificado!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    É um Windows 10 Mobile…

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      “Venda de WIndows Phone sobe infinito%”

  3. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Abondona?

  4. Avatar de bikes
    bikes

    Ridículo…um tipo que quer obrigar a Apple a produzir os seus produtos em solo americano, que questiona as marcas automóveis americanas de ter linhas de produção fora do território e agora anda com um Samsung nas mãos???? Querem ver que a Samsung é uma marca do tio Sam e eu não sabia?????!!!!! eheheh

    1. Avatar de Tagus Park
      Tagus Park

      Samsung vem da Coreia do Sul, se ele considerasse o país como um puppet state, então é como se fosse made in USA, dinheiro não ganho devido a Samsung vem pelos outros meios, tropas na Coreia do Sul e Sistemas Anti-Misseis … Just name one. Portanto, yes, é tudo do tio Sam.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Um comentario que demonstra conhecimento.
        Efectivamente é isso mesmo sem tirar nem por!

        A parte da Koreia que os Americanos ocuparam logo após o fim da WWI, e que é chamada de “Koreia do Sul” é Gerida pelos EUA indirectamente, e a tecnologia que ai é produzida de uma forma ou de outra…os investidores…são Americanos…
        +1

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Sabes que estás a falar dum gajo que fala mal da Ásia e tem produtos da própria marca feitos lá certo? Lol

    3. Avatar de Nope
      Nope

      Trump tinha (e continuou a ter) também um iPhone. Quando foi da cena da Apple não querer criar um sistema operativo com backdoor para o FBI é que ameaçou ficar só com o Samsung.

      https://twitter.com/realDonaldTrump/status/700795170023825408

  5. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    “Telefone abandona Trump por motivos de segurança”….isso é que era notícia…Grande maluco….

  6. Avatar de andre
    andre

    Ninguém vai saber qual o hardware ou software dos telemóveis do Presidente, eles até podem ter o chassis de um Blackberry ou Iphone mas por dentro o hardware e software devem ser totalmente diferentes, saber qual o hardware e software que utiliza é meio caminho andado para hackear o telemóvel…

    1. Avatar de Rodrigo Costa
      Rodrigo Costa

      Hardware do Nokia 3310

  7. Avatar de Dope
    Dope

    Sei de fonte segura que os telefones utilizados actualmente pelos serviços secretos e presidente são versões modificadas do Windows Phone 10, sem qualquer acesso a loja de aplicações, Google e Mail.
    O porquê da escolha desde SO é mais que evidente….

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Sabe-se de fontes públicas que muitas pessoas que trabalham na Casa Branca receberam iPhones

      1. Avatar de Bruh
        Bruh

        ” pessoas que trabalham na Casa Branca”
        Não o Presidente e os Serviços Secretos. A maioria dessas “pessoas” não tem contacto directo com o Presidente, ou acesso à maior parte da Casa Branca…

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          O presidente confirmou que usou um desses iPhones para mandar uma mensagem Twitter, por isso parece que há contacto com pelo menos algumas delas.

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      looooooool… vai sonhando…

  8. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Foi trocado nao por android, mas sim devido as politicas de segurança. Iriam fazer o mesmo fosse iPhone ou qualquer outra marca.
    Nas empresas e a mesma coisa, muitas nao permitem a utilização de computadores pessoais dentro da empresa ou rede interna.

    Acredito mesmo que neste faso utilizem uma versão própria do Android, onde tudo pode ser controlado. 

  9. Avatar de upk
    upk

    a sério?? o gajo muda de smartphone e é noticia? então as vezes que os tugas mudam de smartphone porque também não é notícia? claro que ele irá mudar para iphone. americanos + apple

  10. Avatar de Edisson
    Edisson

    Trump deveria usar o sistema Sailfish OS desenvolvido pela Rússia, deve ser mais seguro. http://exame.abril.com.br/tecnologia/russia-desenvolvera-seu-proprio-sistema-operacional-para-smartphones/

  11. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Subiu na vida, a primeira coisa a fazer é deitar fora o Android por aquilo que é bom..

    Pode ser Americano, mas passa bem por Português.

  12. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Dêem-lhe um WP. Lol

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Não tenho qualquer dúvida que ficaria muito mais seguro com um smartphone com WP do que com qualquer Android…e como não utiliza apps ficaria bem servido!!

      1. Avatar de Goncalo Pinto
        Goncalo Pinto

        +1
        No W10M nao tenho nem nunca tive os problemas com bloatware ou fosse o que fosse, como tenho ainda num outro equipamento com Android, tenho de ter muito cuidado com o que instalo, fazer limpeza com alguma frequencia por causa de apps manhosas e porque o sistema assim o exige. Com W10M nao tenho qualquer tipo de preocupacao, faco tudo o que quero sem me preocupar com nada.

  13. Avatar de Nope
    Nope

    An analysis of Donald Trump’s Twitter feed shows aggressive, insulting tweets come from his Android phone. The more pleasant ones come from his iPhone. Why might that be?

    https://www.cnet.com/news/trumps-tweets-android-for-nasty-iphone-for-nice/

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Quer dizer que como muitos, quer parecer gente normal quando usa um iPhone, para o status. LOL.
      Nem deveriam estar preocupados com esse traste, o que faz e como o faz, essa besta nao interessa a ninguem.

  14. Avatar de irlm
    irlm

    viram a sexta as 9h na rtp?

  15. Avatar de Marcos
    Marcos

    Acho que vai ser um iPhone, …recondicionados da RP. Kkkk!!!

  16. Avatar de int3
    int3

    “uma vez que a segurança estava garantida”. esta frase é bastante forte. :p

  17. Avatar de joao c
    joao c

    Tanto quanto sei o Mr. Trump Vai usar um Motorola desenvolvido nos anos 80 e modificado pela CIA. Isto porque o seu grande estandarte é só permitir produção Made in USA. E, como todos sabemos, o iPhone é feito na China com ecrãs da Coreia 😛

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Vai buscar. Aqui esta uma frase inteligente. A melhor do dia ate agora.

  18. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    E quem é que disse que o presidente dos Estados Unidos da América está limitado a usar apenas um smartphone? Por ter sido visto a uzar um Blackberry não quer dizer que não tenha outros. Ele até pode usar os que lhe apetecer e quando lhe apetecer. Os serviços secretos vão sempre garantir que é mais seguro possível. Seria absurdo pensar que o smartphone de um presidente dos EUA fosse igual ao das massas. Eles podem pedir ao fabricante um iPhone ou BB10 ou Android ou qualquer outro com as alterações que eles quiserem para manter aquilo seguro e pagam o que for preciso. Nem que seja 20M(ilhões)$ por um smartphone. Agora estarem a discutir como se ele podesse usar um é que não faz sentido nenhum. It’s the president of USA we are talking about here, for god sake.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      :S ele esteve impedido de usar outros aparelhos que não fossem aprovados pelos serviços secretos. A única excepção foi durante a sua campanha para ser reeleito em 2012, mas apenas para a campanha, não para as funções de presidente.