França vai proibir circulação de trotinetes elétricas nos passeios

13 Comentários

As trotinetes elétricas tomaram de assalto as grandes cidades europeias! Apesar de serem ecológicas, este meio de transporte tem vindo a causar alguns problemas, isto porque algumas são deixadas ao abandono e completamente mal estacionadas.

Em França as trotinetes elétricas vão ser proibidas de circular nos passeios… e há multas para quem o fizer.

França vai proibir circulação de trotinetes elétricas nos passeios


O governo francês anunciou que vai proibir a circulação de trotinetas elétricas nos passeios nas cidades a partir de setembro, que passa a estar sujeita a uma multa de 135 euros, revela a Agência Lusa.

Em declarações ao jornal francês Le Parisien, a ministra francesa dos Transportes, Elisabeth Borne, refere que o aparecimento de trotinetes elétricas “foi muito rápida e anárquica”.

França vai proibir circulação de trotinetes elétricas nos passeios

Novas regras para a circulação de trotinetes elétricas

Com as novas regras, os utilizadores destes veículos alternativos deverão circular nas cidades nas ciclovias ou nas estradas, enquanto nos passeios o veículo deve ser levado à mão com o motor desligado.

Fora das cidades, a circulação deste tipo de veículos será proibida na estrada e limitada às vias verdes e ciclovias.

França vai proibir circulação de trotinetes elétricas nos passeios

Além disso, passa a ser necessário ter um mínimo de oito anos para conduzir uma trotinete elétrica. Será proibido o
transporte de passageiros assim como a utilização de auscultadores. Os utilizadores com menos de 12 anos vão ter de utilizar capacete, idênticos aos usados para andar de bicicleta.

As trotinetes deverão também ser equipadas com luzes à frente e atrás, dois travões e uma buzina.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Pelo menos alguém esta a fazer algo para por alguma ordem nisso.
    Quando é que Portugal regulamenta também o uso desse tipo de veículos?

    1. Avatar de Luis carreira
      Luis carreira

      Aqui em Coimbra é uma verdadeira aberração…. é esta porcaria por toda a cidade. Atiradas ao rio, para o meio dos arbustos, no meio dos passeios. Era acabar com esta porcaria uma vez por todas ao então terem sitios específicos para as pararem caso contrario pagavam mais.

      1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        Porcaria as trotinetes eletricas ???

        deviam estar implementadas por todo o portugal e haver ciclovias destinadas para tal uso.

        sao meios de transporte muito ecologicos e amigaveis da nossa carteira.

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Já existe regulamentação mais que suficiente. No Código da Estrada, a trotinete elétrica é equiparada a uma bicicleta, não pode circular no passeio, mas apenas na estrada e nas ciclovias. Quanto ao uso de capacete, o Código da Estrada é claro no que respeita aos condutores e passageiros de velocípedes com motor e os condutores de trotinetas com motor, que devem proteger a cabeça, usando um capacete devidamente ajustado e apertado. O mesmo se aplica a quem conduzir outros dispositivos de circulação com motor elétrico, automotores ou meios de circulação análogos. A coima para quem não respeitar a regra varia entre 60 e 300 euros. O Código da Estrada equipara as trotinetes a motor a velocípedes e, por isso os seus utilizadores que não tenham iluminação e refletores adequados, usem o telemóvel durante a condução, conduzam sob efeito do álcool ou em velocidade excessiva incorrem em multas.

      Não é, portanto, por falta de regulamentação! O desconhecimento da Lei não desculpa o incuprimento das mesma.

      Fontes:

      https://www.deco.proteste.pt/auto/bicicletas/noticias/bicicletas-e-trotinetes-eletricas-e-obrigatorio-usar-capacete
      https://rr.sapo.pt/noticia/133374/a-lei-e-clara-e-obrigatorio-o-uso-do-capacete-nas-bicicletas-e-trotinetes-eletricas
      https://pplware.sitedev.pt/motores/atencao-condutores-de-trotinetes-multas-da-psp-podem-chegar-aos-300-euros/

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Então pf apliquem a Lei !

    3. Avatar de U
      U

      Assim que souberem que podem fazer dinheiro com multas. Será Emel para trotinetes

  2. Avatar de zedoido
    zedoido

    pior do que de as trotinetes nos passeios, sao os automoveis nos passeios!!!

    1. Avatar de luis borges
    2. Avatar de Z/OS
      Z/OS

      E pior do que isso são as pessoas nos passeios a prejudicar as trotinetes e os automóveis.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esplanadas no passeio isso é que era 😉

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Aleluia… alguém na europa teve uma ideia de génio…

  5. Avatar de Alvega
    Alvega

    O problema nao é as trotinetes.
    Sao vários, hipocrisia, dos governantes, apregoam uma coisa promovem outra.
    Inutilidade das autoridades, ao fechar os olhos ao cumprimento da lei.
    Falta de civismo e respeito dos cidadãos pelos demais.
    Mania de que tudo o que é NOVO e provém do Estrangeiro é bom, dito de outro modo “macaquinhos de imitação”, ou se preferirem o EFEITO MANADA.
    Soluçao ?
    Tenho várias, mas nao é isso que querem escutar \ ler , quando aqui vêm.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    E as biciletes?