Três pessoas morreram após o Google Maps ter dito para passarem por uma ponte inacabada

26 Comentários

O Google Maps é a ferramenta de navegação de muitos utilizadores. Num caso insólito, três pessoas não conseguiram chegar ao destino, pois a aplicação orientou-as para uma ponte inacabada.



O caso ocorreu na Índia e envolve três homens, que viajavam de uma cidade para outra, a caminho de um casamento.

Conforme contado pelo Economic Times, citando um jornal local, as três pessoas morreram, depois de o Google Maps ter dado instruções ao táxi em que viajavam para atravessar uma ponte inacabada. Os passageiros circulavam de noite, pelo que “não tinham conhecimento do estado da ponte”.

O local do acidente foi descoberto pelos habitantes locais cerca de um dia após o carro ter caído sobre a borda da ponte, quando o veículo foi visto deitado sob a estrutura inacabada.

Um funcionário local disse aos jornalistas que o carro navegava com o Google Maps no momento do acidente, enquanto um membro da família de uma das vítimas culpou, também, a aplicação pelo acidente mortal.

Estavam a verificar o percurso com o Google Maps e caíram da ponte incompleta. A estrada devia estar bloqueada, mas não estava. Os mapas não deviam ter mostrado que a ponte estava completa.

 

Google Maps já se enganou antes

Segundo a imprensa, esta não foi a primeira vez que a aplicação da Google disse a um utilizador para conduzir até um local, encaminhando-o para um acidente mortal.

Normalmente, estes acidentes ocorrem à noite, quando o utilizador não consegue ter plena visibilidade do contexto, depositando total confiança na aplicação.

Google Maps CarPlay Android Auto estrada

No ano passado, aliás, a Google foi processada pela família de um utilizador da Carolina do Norte, que morreu, em 2022, depois de o Google Maps lhe ter dito para atravessar uma ponte que tinha caído anos antes. O advogado da família alegou que o Google Maps “orientou mal o motorista” para uma estrada destruída “há anos”.

Outros incidentes, não fatais, motivaram, também, ações judiciais contra a Google, ao longo dos anos.

Em resposta a um pedido de comentário feito pelo Futurism, a Google disse o seguinte:

As nossas mais profundas condolências vão para as famílias.

Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades e a dar o nosso apoio para investigar o problema.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    O google maps pode ter estado mal, mas também deveria haver (ou faltar) sinalização na estrada.
    Na empresa onde trabalho temos um acesso privado (com portões) que atravessa toda a propriedade de um lado ao outro e tem +/- a mesma largura que uma estrada estreita. O google diz que é uma estrada através da nossa propriedade. Não nos faz qualquer diferença, mas é um erro.

    1. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Exatamente o Maps é apenas uma ferramenta de orientação e não uma ferramenta para confiar cegamente. Por exemplo da Arrabida para o Cabo espichel o maps mandou-me por caminho de terra batida. xD

      Uma vez na serra da estrela em manteigas tambem andei por caminho de terra batida por seguir o maps. A verdade é que embora sera uma ferramenta de orientação, temos que ser nós a tomar a decisão final. xD

      1. Avatar de Zé

        Certa vez estava à espera da minha ex numa quinta no meio do nada. Eu fui de um lado e ela do outro. Ela nunca mais chegava… o google maps mandou-se atravessar um riozito, sem ponte… lol
        Mas já andei por caminhos manhosos, normalmente sem GPS. Tem mais piada. Uso o GPS para sair dos buracos 😀

        1. Avatar de TogasPacho
          TogasPacho

          e por isso ela deixou-te 🙂

  2. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Não, o título tá errado. Devia ser: 3 pessoas morreram de ataque súbito de estupidez. Andam nas estradas muitos com esta doença crónica. Mas quando ataca de forma súbita, dá nisto …

    1. Avatar de Zé

      Não digo que sim, nem que não. Se não houvesse sinalização adequada, não é fácil ver um “buraco” numa ponte a tempo de travar o carro. Obviamente que a culpa não foi do GPS, mas também pode nem ter sido das pessoas. Acima de tudo, há que respeitar as vítimas.
      Algumas zonas têm sinais de trânsito a alertar os condutores de camiões para não seguirem por determinadas estradas. É normal um condutor que não conhece uma zona seguir o GPS. Mas num camião grande, pode chegar a certo local e não conseguir passar (e ter imensas dificuldades para dar a volta ou fazer marcha atrás). Obviamente que a grande falha é da sinalização que deveria ter em atenção a largura das estradas. Ou, ao invés, indicar percursos mais relevantes para camiões. A sinalização muitas vezes “esquece-se” dos camiões. E concessão e construção da estradas também. É cada cruzamento ou zona de rotundas onde os camionistas se vêm greguinhos para passar. E curiosamente, inclusivamente em zonas industriais.

    2. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      Não teria dito melhor

      1. Avatar de B@rão+Vermelho
        B@rão+Vermelho

        Há GPS próprios para os camiões acho eu que nenhum camionista anda com o Google Maps se assim for então está a por-se a jeito.
        Esta história está muito mal contada, se a ponte não está acabada e está aberta ao público, depois não há sinalização, e ser na Ásia o mais normal é 24 sobre 24 é a prática corrente nestes lados.
        Mas prontos como é na Índia quase que acredito.
        Agora na Ásia os supermercados já estão abertos 24 horas e por aqui os hábitos de consumo não são como os nossos a vida é feita na rua as maioria das pessoas utilizam os mercados de rua.

  3. Avatar de Alberto
    Alberto

    Se tivessem usado um mapa em papel teria sido evitado se a ponte lá estivesse mencionada?
    A culpa é de quem deveria ter vedado a estrada.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Mas as pessoas não olham para a estrada?

    1. Avatar de Zé

      De noite não é fácil. Quantas vezes já passámos por cima de um buraco ou de algo na estrada sem ter tempo de ver?

      1. Avatar de Pedro Alexandre
        Pedro Alexandre

        Queres comparar uma ponte com um buraco Zé?…

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    E quando o GPS faz aquele itinerário errado que em vez de ser o mais curto da um com centenas ou milhares de quilometros, eles também iam seguir sem pensar?

  6. Avatar de Joao M.
    Joao M.

    A malta é toda profissional, mas dependendo do angulo e velocidade uma pessoa pode não conseguir reparar se há estrada em frente ou não. Pelo que parece isto aconteceu à noite e, pelo que parece, o local não deve ter luminosidade nenhuma. Agora digam-me se, a andar normalmente na estrada, durante a noite , iria dar 100% de certeza que não iriam cair na mesma situação. O GPS diz “continua”, está escuro e só vês até onde os farois permitem (e dado ser uma ponte em construção/danificada, até as linhas da estrada devem ser abstratas), admira-me terem sido os unicos acidentados.

    Aqui os culpados nem é google e, até certo ponto, o condutor. O problema está na vedação e segurança do local.

  7. Avatar de Zé

    Três homens dentro dum carro, nenhum viu a falta da ponte? Estavam os 3 a olhar para o mesmo tlm ao mesmo tempo? Mais uma história mal contada. De certeza que iam todos bêbados para o casamento, mas essa parte não contam.

    1. Avatar de Zé

      Olha outro Zé!
      Foi de noite. Se não houver luzes na estrada quase não se vê e uma “ponte inacabada” é tão escura como o asfalto.

      1. Avatar de B@rão+Vermelho
        B@rão+Vermelho

        A culpa só pode ser do empreiteiro, estás a fazer uma ponte e a estrada não está cortada, achas normal?
        Eu ainda a poucos dias aqui na Ásia fiz uma viagem de autocarro de 7horas o autocarro avariou numa curva cotovelo e o condutor colocou umas ervas antes das curvas na berma da estrada, qual triângulo qual que 🙂

  8. Avatar de Mais um velho
    Mais um velho

    Volta Darwin!
    Estás perdoado !

  9. Avatar de Rui
    Rui

    A selecção natural a fazer das suas….

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ponte inacabada, buraco directo ao abismo e não há sinalização?
    Logo para começar não era sinalização que lá deveria estar, era uma barreira de cimento a bloquear o acesso à ponte e depois sinais adequados com um bom desenho de um carro a cair, que é para todos perceberem e com a legenda ” Jean Pierre, tu vas tomber”

  11. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    mas que mania está de atirar culpas para algo que é opcional e um auxílio à orientação.

    a decisão final de trajeto e escolhas deve sempre basear-se na observação direta.

    Portanto, falta de sinalização da estrada, estado do veículo, condições climatéricas e o estado do condutor.

    Se o GPS dissesse que tinha de fazer um mortal, também íamos a correr fazer?

    é de lamentar o sucedido, mas que seja abre olhos para acabar com “a culpa foi do GPS”

    haja paciência

  12. Avatar de Silva
    Silva

    Isto é a realidade.
    Navegação por gps ou idênticos, tipo google maps,etc, as pessoas podem-se orientar por isso. MAS NÃO QUER DIZER QUE METAM UMA VENDA NOS OLHOS E SIGAM O QUE O GPS MANDA. Isso é uma ferramenta que nos AJUDA. Não sepode culpar isso. As pessoas é que são CULPADAS, por seguirem sem tomarem completa atenção a todas as situações. Corre bem. O gps é bom. Corre mal o GPS É QUE TEM CULPA., ou neste cso o google maps. MUITOS ESQUECEM-SE QUE MUITOS APARELHOS DE GPS PRECISAM DE ATUALIZAÇÕES. A FALTA DE ATENÇÃO É CULPA DO SER HUMANO.

  13. Avatar de Silva
    Silva

    Se o Maps manda-se as pessoas atiratem-se da ponte elas iam?

    1. Avatar de PMS
      PMS

      então mas não foi exatamente isso que aconteceu ?