Tréguas? EUA e China concordam em reduzir taxas durante 90 dias

27 Comentários

Em guerra comercial, os Estados Unidos da América (EUA) e a China concordam em reduzir os direitos aduaneiros durante 90 dias. Este é um avanço significativo na disputa entre os dois países.



Esta segunda-feira, os EUA e a China acordaram suspender temporariamente a maioria dos direitos aduaneiros sobre os seus produtos. A trégua representa um importante abrandamento das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

O acordo comercial estabelecido hoje significa que as taxas recíprocas entre os dois países serão reduzidas de 125% para 10%, segundo a CNBC.

 

EUA e China continuarão as negociações

A mesma fonte informa que os direitos aduaneiros de 20% dos EUA sobre as importações chinesas relacionadas com o fentanil manter-se-ão em vigor, o que significa que os direitos aduaneiros totais sobre a China se situam em 30%.

Tivemos conversações muito produtivas e creio que o local, aqui no Lago de Genebra, acrescentou grande equanimidade ao que foi um processo muito positivo.

Partilhou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, numa conferência de imprensa, acrescentando que os dois países acordaram “uma pausa de 90 dias e uma redução substancial dos níveis dos direitos aduaneiros”.

Mais ainda, “ambas as partes, no que respeita às taxas recíprocas, reduzirão as suas tarifas em 115%”.

EUA China Huawei 5G Donald Trump

Entretanto, tanto a China como os EUA afirmaram que irão prosseguir as negociações sobre a política económica e comercial.

Em resposta positiva ao acordo entre a China e os EUA, o Nasdaq subiu 3,6%, o S&P 500 2,8% e o Dow 2,3%.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Os EUA a perceberem que já não são assim tão importantes no mundo a nível económico…

  2. Avatar de Max
    Max

    Isto realmente é espantoso – como é que se pode ser tão incoerente.
    A “taxa recíproca” sobre produtos da China, exceto smartphones e certos produtos eletrónicos que vieram a ser isentados – que começou em 34% e chegou, com penalizações a 125%, à medida que a China respondia com iguais subidas, até igualar os 125%) – passou para 10% (igual à taxa recíproca mínima para os restantes países, em vigor por 90 dias) e a China também retirou 115% à sua, que ficou em 10%.
    O génio da negociação, como consideram alguns, teve que meter a viola no saco. E porquê? Porque mandam os mercados – quando Trump aumenta as tarifas o valor das bolsas vai-se, quando baixa as tarifas o valor volta, como aconteceu agora.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      isso ou a ideia sempre foi sentar toda a gente à mesa, controlando da retórica e aproveitando para algum inside trading

      1. Avatar de Max
        Max

        Trump é um populista – o que quer dizer que mente sempre e que seja qual for o resultado que obtiver diz que ganha, porque diz que obteve o que pretendia.
        Então Trump, com pompa e circunstância, no “dia da libertação”
        – anuncia um “taxa recíproca”, adicional, de 34% sobre produtos chineses
        – à medida que a China responde, passa a taxa, com penalização para 125%, que a China iguala
        – exclui os smartphones para satisfazer a Apple e outros produtos eletrónicos
        – agora retira 115%, a China retira também 115%, e ficam ambos nos 10%, para os próximos 90 dias.
        Os trumpistas é que veem isto como um processo muito positivo. Não passa de um valente disparate.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          s&p500 e etc’s a recuperar, negociações a decorrer… Que disparate pegado este trump…

          “Trump é um populista” – O que é um populista para ti???? É que para mim populistas são os partidos politicamente corretos, que fazem tudo para não ofender ninguém e não perderem votos… Trump, Ventura que desafiam tudo e todos é que são os populistas, está certo!

          1. Avatar de Max
            Max

            Trump & Ventura e outros populistas não desafiam tudo e todos – limitam-se a mentir descaradamente. Mas a mentira tem pernas curtas, acabam por tropeçar e cair.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            O problema do Ventura e de outros iguais é que querem dar tudo a todos e baixar impostos, faz um pequeno exercício, tu e a tua companheira trabalham, e só consegues comer lagosta numa data muito especial tipo aniversário de casamento.
            Depois um de vocês perde o emprego e e passam a comer lagosta todos os dias.
            É isto que o Ventura promete, baixar impostos e subir ordenados e pensões, e nunca explica como.
            Se este tipo de pessoa merece a tua confiança, ok estás no teu direito e respeito, eu é que já cá ando a algum tempo e a melhor forma de prever o futuro é olhar ao passado.

          3. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Porque os outros também não mentem certo?
            Todos mentem Aves, o meu comentário não foi sobre verdades e mentiras mas sim sobre populistas.

            @B@rão Vermelho gostei da analogia, porém se cortares no tabaco, no casino, sport tv e jantares á noite consegues comer lagosta todos os dias…

            RSI, apoios a ONG’s, emigração, há dinheiro e não digam que não… Querem subsidios? descontem 5/10 anos e logo os têm…

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Zé Fonseca, que boa notícia tive hoje de manhã quando fui ver o meu portfolio.
        Uma valorização brutal.
        Tenho comprado bastante nestes tempos de baixa.
        Tinha razão quando decidi fazer isso…

        1. Avatar de Max
          Max

          Agradece ao Trump – quando anuncia as tarifas é uma desvalorização brutal, quando as retira é uma valorização brutal. Mas olha que é só um adiamento por 90 dias, sabe-se lá que mosca lhe vai dar até lá.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Max, baixe ou suba, compro sempre.
            Estou nisto para longos anos, é para deixar para os putos.
            Daqui a 15 anos o FTSE valerá sabe-se lá quantas vezes…

    2. Avatar de aaa
      aaa

      encham os depósitos. para a semana os combustiveis aumentam e bem…

      1. Avatar de Max
        Max

        Tens razão, o preço do crude tem acompanhado, quer a queda, quer agora a recuperação das bolsas, por causa das tarifas:
        https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

  3. Avatar de Mário
    Mário

    A China vem tentou esconder com um almoço no fim de semana, primeiro negou as negociações e que era só um almoço mais tarde confirmou que eram negociações entre o Secretário do Tesouro dos EUA e vice-primeiro ministro chinês.

    1. Avatar de Max
      Max

      Quais negociações? Trump teve que meter a viola no saco, pelo menos por 90 dias.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Quem o confirmou foi a China e não a América.

        1. Avatar de Max
          Max

          Confirmou que os 125% tinham passado para 10%, nos EUA e na China, durante 90 dias. O que é que há para esconder?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Nada depois da China confirmar que os Chineses se encontraram com os Americanos para negociar e que as negociações continuam.
            Quem tentou esconder foi a China a dizer que não existia negociação depois das imagens do encontro a China foi obrigada a dizer que afinal existiu negociações no mesmo dia 2 comunicados.

          2. Avatar de Max
            Max

            O que ficou acertado é que, na 2ª Fª (hoje), os dois países comunicariam os resultados das negociações. O que os EUA fizeram ontem foi dizer que tinha havido negociações que tinham sido muito produtivas, sem dizer quais eram os resultados. O que é que se deduzia? Que a China tinha aceite as condições dos EUA. O que é que aconteceu de facto – ambos baixaram as tarifas adicionais em 125% e passaram-nas para 10%.
            Os populistas mentem sempre e querem sempre converter as derrotas em vitórias. Pior que Trump só os trumpistas, ó Marocas.

          3. Avatar de Max
            Max

            Para evitar confusões, como tinha escrito antes, essas taxas adicionais estavam em 125%, ambos baixaram 115%, ficaram em 10%, nos EUA e na China

          4. Avatar de Mário
            Mário

            Calma Marocas tens estas muito chateado, sei que a extrema esquerda está a desaparecer por todo o lado tens que aguentar.

            Quanto ao tema a China escondeu e depois confirmou, os jornais de sábado e domingo estão cheios de notícias sobre isso.

  4. Avatar de Zé dos galos
    Zé dos galos

    A China mostrou ao Mundo como se faz….O Trump recuou sem obter nada em troca …..voltou quase tudo á estaca zero . Grandes negociações …..hahahaha..Será a Europa capaz do mesmo ? Acho que não .

  5. Avatar de Factos
    Factos

    Quando vocês souberem o que realmente se passou em 2025, vão ter vontade de vender os rins. Até lá, vão vendo futebol, netflix e votar, são os vossos maiores talentos.

    1. Avatar de Max
      Max

      @Factos – um trumpista das teorias da conspiração. Dá vontade de responder com uma palavra começada po barda.

  6. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    A palhaçada do Trump e companhia continua…

    E agora também manda na religião católica. Papa Americano..

    1. Avatar de Max
      Max

      Papa americano, anti-trumpista ó @cAPEX.

  7. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Bem, o que é certo é que o mundo ia acabar e já vamos a meio de Maio quase 😮