Transportes Públicos: Não usar máscara dá multa até 350 euros

39 Comentários

Já começou a usar máscara? Portugal passou do estado de emergência para o estado de calamidade! Não é de maneira nenhuma um voltar ao estado de normalidade, até porque é exigida muito mais responsabilidade a cada um de nós. Como sabemos o uso de máscaras é obrigatório em alguns locais!

Saiba quem pode fazer a fiscalização pela não utilização de máscara e qual valor das multas.

Transportes Públicos: Não usar máscara dá multa até 350 euros


Pela palavra “calamidade” até parece que passamos para um estado mais crítico, mas, na verdade “descemos” um nível. No entanto, uma vez terminado o confinamento, os portugueses têm agora uma responsabilidade acrescida, pois vão ter de se proteger e assim proteger os outros.

O que muda com o Estado de Calamidade?

  • Recolhimento obrigatório para pessoas doentes com COVID-19 e sob vigilância ativa
  • Dever geral cívico de recolhimento domiciliário
  • Uso obrigatório de máscaras em:
    • Transportes públicos
    • Serviços de atendimento ao público
    • Escolas (funcionários, professores e alunos, exceto crianças até aos 6 anos)
    • Estabelecimentos comerciais e de serviços abertos ao público.
  • Lotação máxima de cinco pessoas por 100 m2 em espaços fechados;
  • Funerais: permitida a presença de familiares.
  • Devem manter-se as regras de etiqueta respiratória
  • Deve manter-se o distanciamento físico
  • Cerimónias religiosas: celebrações comunitárias de acordo com regras a definir entre a DGS e confissões religiosas.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020
+info: https://yep.pt/9Qs5

COVID-19: Uso de máscara e viseiras

De acordo com o artigo 13.º-B do Decreto-Lei n.º 20/2020:

  • 1 – É obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nos serviços e edifícios de atendimento ao público e nos estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos.
  • 2 – A obrigatoriedade referida no número anterior é dispensada quando, em função da natureza das atividades, o seu uso seja impraticável.
  • 3 – É obrigatório o uso de máscaras ou viseiras na utilização de transportes coletivos de passageiros.
  • 4 – Para efeitos do disposto no número anterior, a utilização de transportes coletivos de passageiros inicia-se nos termos do n.º 2 do artigo 2.º da Lei n.º 28/2006, de 4 de julho, na sua redação atual.
  • 5 – Incumbe às pessoas ou entidades, públicas ou privadas, que sejam responsáveis pelos respetivos espaços ou estabelecimentos, serviços e edifícios públicos ou meios de transporte, a promoção do cumprimento do disposto no presente artigo.
  • 6 – Sem prejuízo do número seguinte, em caso de incumprimento, as pessoas ou entidades referidas no número anterior devem informar os utilizadores não portadores de máscara que não podem aceder, permanecer ou utilizar os espaços, estabelecimentos ou transportes coletivos de passageiros e informar as autoridades e forças de segurança desse facto caso os utilizadores insistam em não cumprir aquela obrigatoriedade.
  • 7 – O incumprimento do disposto no n.º 3 constitui contraordenação, punida com coima de valor mínimo correspondente a (euro) 120 e valor máximo de (euro) 350.

Transportes Públicos: Não usar máscara dá multa até 350 euros

Forças de Segurança Pública e IMT podem passar multas…

Além das Forças de Segurança Pública, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) podem aplicar multas a quem incumprir a obrigatoriedade de uso de máscaras ou viseiras em transportes coletivos de passageiros. O diploma entrou em vigor esta segunda-feira. Segundo o que é referido…

Sem prejuízo das competências das autoridades policiais,o IMT constitui a autoridade administrativa competente em razão da matéria para processamento das contraordenações e a aplicação das coimas referentes às contraordenações decorrentes do não uso de máscaras ou viseiras na utilização dos transportes coletivos de passageiros

Nesse diploma, o Governo, enaltece a prioridade que dá neste momento à prevenção da doença, contenção da pandemia e garantia da segurança dos portugueses, aliada ao levantamento gradual das suspensões e interdições decretados durante o período do estado de emergência.

Para a salvaguarda da saúde e segurança da população, e de forma a mitigar o contágio e a propagação do vírus SARS-CoV-2 e da doença covid-19, torna-se fundamental o uso de máscaras ou viseiras em locais em que não é possível garantir o distanciamento social, como é o caso dos transportes coletivos de passageiros.

Não se esqueça de usar sempre máscara pela sua segurança e pela dos outros.

Leia também…

Do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade! O que muda?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    A partir de hoje é obrigatório andar com uma “falsa sensação de segurança” nos transportes públicos…

    Prefiro ir a pé!! Isto está a ficar ridículo…

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      concordo! Muito ridiculo…!

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Tem uma vantagem, já não levo com as tosses e espirros dos velhos.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Hoje em dia so se morre de covid-19 (Chinese Originating’ virus 2019). Ataques cardíacos, mortes de tabaco, gripe, acidentes de transito, nada. Hoje em dia só se morre de covid-19 (Chinese Originating’ virus 2019)…… agora e a musica dos x-files!

  2. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Mascaras descartaveis para 1 mês = +/- 40Eur !!! Fdss custa tanto como o passe !! Que estupidez!!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      1º – Há quem gaste o dobro disso por mês em tabaco e noitadas.

      2º – Há sempre a possibilidade de se fazer máscaras reutilizáveis em casa a preços muito mais acessíveis. Basta pesquisar na net para se seguir as recomendações para tal.

      3º – Quem quiser ser chico-esperto pode sempre andar sem máscara e ir pagando 120 euros de cada vez que é apanhado e multado. Desses não não terei pena nenhuma, pelo contrário, só demonstra a estupidez que abunda naquelas cabeças.

      1. Avatar de Fiu
        Fiu

        Depois vêm aqueles que dizem que só as máscaras cirúrgicas é que são boas e as custom made laváveis não prestam. Em que ficamos? No negócio que está a ser imposto pela cambada do costume. Méeeeee

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Vêm aqueles? Aqueles quem? Pensas por ti ou vais atrás da manada?

          Vais ao Citeve e vês que isso que “aqueles” dizem não é verdade. As máscaras laváveis são seguras desde que estejam certificadas, como é óbvio.

          A informação está disponível para ser consultada mas vocês preferem acreditar “naqueles” que dizem isto e aquilo pela internet fora.

      2. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        Sei bem das mascaras que todos podem fazer em casa, a questão de fundo é que o preço das mascaras subiu cerca de 400% e o governo tem duas palas como os burros e não vê estas questões …

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Isso nem sequer é argumento que faça sentido.
          As máscaras aumentaram de preço por duas razões:

          A primeira é a normal, quando a procura é maior que a oferta o preço dispara, sejam máscaras ou corta-unhas.

          A segunda razão e não menos importante, foi o habitual chico-espertismo tuga de comprar máscaras às toneladas para depois as vender 10x mais caras no OLX e afins. Não te esqueças de “agradecer” a esses imbecis.

          Desde que as máscaras começaram a ser produzidas em Portugal os preços desceram drasticamente do que eram há 3 semanas. Agora podes comprar um pack de 5 máscaras reutilizáveis por 5 vezes cada uma, por apenas 20 euros.

          Dá-te para mais de um mês de trabalho se as utilizares todos os dias. Para mais se só as utilizares de vez em quando.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Utiliza mascaras sociais laváveis

    3. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      Já encontras caixa com 50 máscaras a menos de 30€, no Pingo Doce, Continente.. Ou tens empresas portuguesas que vendem máscaras reutilizáveis , por ex : na Springkode ( 20€ 5 máscaras de algodão, podem ser lavadas 10 vezes.). Ou sempre podes fazer em casa, . Na NET encontras sites , vídeos como fazer, a partir de T- shirt ou outras peças de roupas.

    4. Avatar de Woot!
      Woot!

      40€ como? Compras 50 mascaras a 26€… não dá 40€ já a contar com 2 mascaras ida-volta. Mas sim não deixa de ser uma despesa extra.

    5. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Comprei em Espanha a semana passada 10 caixas de 50 máscaras por 4€ + 2€ portes. Chegou em 3 dias. Só é roubado quem quer.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        “Comprei em Espanha a semana passada 10 caixas de 50 máscaras por 4€ + 2€ portes. Chegou em 3 dias. Só é roubado quem quer.”

        Compraste 500 máscaras por 4€?
        Devem ser boas, devem. Cá para mim tu é que foste roubado.

  3. Avatar de navyseal
    navyseal

    Que tipo de máscaras?
    Pode-se andar só com as viseiras?

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      As mascaras pode ser sociais

    2. Avatar de PTO
      PTO

      As viseiras só protegem os olhos, não impedem que sejas infetado pela boca ou nariz.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Alguém que diga ao rapaz da foto que tem a mascara ao contrario

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Acabaste de ganhar a Internet

    2. Avatar de renato
      renato

      ia referir precisamente isso ! haha

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      Ao contrário e do avesso. Os nós estão na parte de fora.

      1. Avatar de Dark Sky
      2. Avatar de Dark Sky
        Dark Sky

        Tenho que acrescentar mais qualquer coisa 🙂
        – Há as máscaras descartáveis e as marcas reutilizáveis (se tiverem algum tipo de certificação dizem qual o número de vezes que podem ser reutilizadas)
        – As descartáveis são de prender nas orelhas e pegando pelo elástico e deitam-se fora.
        – As reutilizáveis podem ser lavadas na máquina de lavar a pelo menos 60º (As comunitárias e algumas descartáveis podem-se lavar da mesma maneira? Bem … se não houver mais…)
        – Enquanto se usa a máscara não se pode fazer o que se vê no vídeo – tira a máscara, põe a máscara, toca na parte da frente para ajustar (pode estar lá o vírus) – e a seguir tocar na cara, boca ou olhos, antes de desinfetar as mãos.

        Mas, ao mesmo tempo, mostra que pode não ser fácil a habitação à mascara.

        1. Avatar de Dark Sky
          Dark Sky

          … pode não ser fácil a habituação à máscara (em vez de habitação … coisas da correção automática)

  5. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Ainda hoje no MST foi um multado,menos 120€.

    1. Avatar de P. Ribeiro
      P. Ribeiro

      No MST, lol

  6. Avatar de P. Ribeiro
    P. Ribeiro

    Aqui está um buraco na lei:
    Artigo 13.º-B, Uso de máscaras e viseiras. 3 – É obrigatório o uso de máscaras ou viseiras na utilização de transportes coletivos de passageiros.
    Não especifica que tipo de máscara. Pode ser a do Zorro. 😀
    https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/132883356/details/maximized

    1. Avatar de Megadriver
      Megadriver

      Diz isso ao juiz

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Não há buraco nenhum, nem sequer dos pequenos. Considerando o teor do Decreto-Lei, obviamente que se trata de uma máscara de proteção individual que se aplique ao assunto legislado.

  7. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Usar máscara, mais que uma protecção para o próprio, é um sinal de respeito pelo (literalmente) próximo como meio de evitar a propagação de gotículas. Não é grande sacrifício nem é preciso gastar rios de dinheiro em máscaras descartáveis, basta uma uma máscara social.
    Até toda esta situação estar definitivamente ultrapassada, sempre que encontrar alguém sem máscara em transportes ou em espaços fechados, vou interpretar isso como um “vai-te fo***!” dirigido a mim.

    1. Avatar de P. Ribeiro
      P. Ribeiro

      Por acaso, também sinto isso. Ainda hoje, ao ver o Presidente de máscara a ser entrevistado, no Chiado, por uma repórter sem máscara, pensei que ele poderia ter-se recusado a falar com uma pessoa sem máscara. Ontem, no supermercado, também pensei que, enquanto eu que tinha máscara estava a proteger os outros, os que lá andavam sem máscara (não muitos, mesmo assim) não mostravam respeito nenhum por mim (nem pelos outros). Ainda bem que hoje já é obrigatório. Há pessoas que só fazem o que devem se forem obrigadas. Parece que gostam de ser mandadas.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Muito bem observado! Comentário perfeito.

  8. Avatar de Megadriver
    Megadriver

    Já circula aí um video de uma senhora que se achou rainha de Portugal por não usar mascara no comboio.

    Foi-lhe pedido que saísse mas decidiu, na altura de ser removida, esbofetear a pessoa que a tinha mandado sair.

    Cheira-me que acabou no hospital.

  9. Avatar de informado
    informado

    É mentira o que andam a escrever. No Pingo Doe e no Continente Não Há Máscaras estão esgotadas.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Mentira? Tu sabes que há centenas de continentes no país, certo?
      É que ontem comprei duas caixas de máscaras no Continente, depois de almoço, e ainda lá ficou um bom monte delas.

  10. Avatar de Algo
    Algo

    Tudo isto para condicionar as pessoas á tecnologia contactless. Quando insinuarem as pessoas a usar o chip/certificado de vacinação para viajar e introduzirem a nova moeda digital avisem me.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Já uso o pagamento por contactless há anos. É mais prático, mais rápido e seguro.
      Vocês mais as teorias de conspiração…