Transportes do Porto com Internet e TV digital grátis!

35 Comentários

…a partir de hoje e por um período de 6 meses!

Apesar de alguns transportes já começarem a disponibilizar a Internet para os passageiros, este serviço ainda não é muito explorado e adoptado por todos os meios rodoviários, de forma a facilitarem a realização de tarefas, comuniçação social, entre outras actividades, das pessoas.

Como uma atitude inovadora, os transportes do Porto disponibilizaram hoje, Internet e TV digital, gratuitamente e por um período de 6 meses.


A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, ou STCP, disponibilizou aos passageiros o serviço de Internet e TV Digital, gratuitamente, por um período experimental de 6 meses.

Este serviço está disponível já hoje, dia 22, e abrangerá os clientes de 11 transportes da linha 207 correspondente à Campanhã/Mercado da Foz.

Segundo o comunicado da STCP, o serviço será oferecido experimentalmente por 6 meses, e “a arquitectura de comunicações desenvolvida está preparada para ser alargada a metros e táxis”, o que permite, assim, que os utilizadores dos transportes usufruam do serviço de forma contínua durante uma viagem inter-modalidade.

O projecto, designado SITme, foi acolhido pela STCP e nasceu de um consórcio entre a Xarevision, o INESC TEC e a Universidade do Porto. Esta iniciativa, inaugurada pelas 15h00, numa apresentação pública, no INESC TEC, teve como programa uma visita guiada a um autocarro da STCP já equipado com Internet e TV Digital onde se deu a conhecer a tecnologia inovadora por detrás desde novo serviço que será oferecido até Maio de 2012.

1324549997stcplinha207

A tecnologia foi desenvolvida pelo INESC TEC e FEUP, e trata-se de um “equipamento de comunicações para transportes públicos capaz de usar e comutar de forma inteligente e cognitiva entre várias tecnologias de redes sem fios, como 3G, wi-fi ou WiMax, garantindo a continuidade do serviço e largura da banda máxima ao longo do percurso. Este sistema de comunicações tem ainda o potencial de vir a ser usado pelos operadores de transportes na implementação de serviços como videovigilância ou serviços de apoio ao condutor do veículo, contribuindo assim para a gestão mais segura e eficiente da rede de transportes públicos” [via]

Que outros locais poderiam disponibilizar estes ou outros serviços?

Artigos Relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rik
    Rik

    fonix ,altamente

    1. Avatar de M. S.
      M. S.

      E tudo muito bonito, mas se a stcp aprovar definitivamente o projecto torna-se a decisão mais ridicula de sempre!
      O prejuizo que ja existe na empresa e incalculavel e ainda se dão ao luxo de ter um serviço destes? Isto é impensável. Ainda para mais quem paga? Nós! Toca a gastar que não estamos em época de crise nem nada!

  2. Avatar de Rogério Moreira

    muito boa iniciativa! Agora vão andar no autocarro e a pagar as contas das Finanças ou a fazer as compras do supermercado.

    Abraço!

  3. Avatar de Pedro José Lemos
    Pedro José Lemos

    WiMax? Quando a que vai ser utilizada cá em Portugal vai ser a LTE para o 4G?

  4. Avatar de Nuno Lemos
    Nuno Lemos

    O Wimax já é utilizado em Portugal. Exemplo disso temos Águeda que foi a primeira cidade a ter infraestruturas e equipamentos para disponibilizar internet a todos os que passam na Festa do Leitão.

  5. Avatar de carlos
    carlos

    se existisse isto nos comboios e metro é que era

  6. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Quase faz valer a pena pagar o dobro para andar de autocarro a partir de Janeiro.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      E acho que devia ser a carreira que faz Foz-FEUP a escolhida para o teste, já que a tecnologia foi desenvolvida no INESC/FEUP u_u

    2. Avatar de Telmo Neves

      Realmente até é verdade… já que pagamos bem, há que ter um bom serviço também.

  7. Avatar de Telmo Neves

    Tempo é dinheiro e sempre é bom aproveitar o tempo que passamos nos transportes públicos a fazer algo de útil!

  8. Avatar de zé

    aposto que o pinto da costa ta metido nisso

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    e fonte nao ha? dass

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ai não? Ora vai agora ler mas com olhos de ver, sff! E guarda esse dass para quando for realmente preciso!

      1. Avatar de Telmo Neves

        Devem pensar que isto caiu do céu… o artigo fez-se sozinho lol O pplware coloca sempre a fonte 😉

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Se reclamo é porque nao é a primeira vez que vejo falta de referencias a fontes nos artigos.

          agora vem o gajo do aquiganhasempre.com falar cheio de moral, tb caem sempre premios do ceu? manca-te

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Então reclama quando não existem essas mesmas referências/fontes que, decerto é por lapso.
            Agora quando elas lá estão… a tua intervenção deixa de fazer qualquer de sentido 😉
            Bom Natal 🙂

          2. Avatar de Telmo Neves

            Por acaso caem 🙂 Se entrares no site vais perceber como 🙂

  10. Avatar de hugo barata
    hugo barata

    Oh senhor motorista,pode fazer o favor de abrir a porta,que com tanto Farmville e curvas apertadas já estou enjoado…
    ehehe

  11. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Já colocavam isto era no metro e respectivas estações!!!

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Precisamente.
      Ter acesso à Internet na viagem de metro (~20 minutos) era uma ótima forma de fazer o tempo render (evitava perder tempo a ler emails e notícias quando chegasse à faculdade)…
      Fico à espera da expansão do serviço :p

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Até porque o autocarro abana tanto, que é impossível ler seja o que for. Ao menos no metro e nas estações a leitura era mais viável.

  12. Avatar de SexOnaSal

    Por esses lados andam evoluidos..

    Por estes, dizem que vão retirar os autocarros com “dois” algarismos exemplo “27” ou “21”

    Que no total são 4 linhas apenas, que faz ligar estar zona a 4 regioes vizinhas.

    Vamos ficar isolados. Dúvido que ande p frente..

    Mas pronto,, para uns ter internet nos bus, outros têm qe andar a pé.

    Cumps

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Pois, é o que acho ridículo. Falam de cortes e depois gastam dinheiro em Internet grátis no autocarro, que é coisa para 2% usar. Não faz sentido. É que mesmo no Porto vão haver cortes.

      1. Avatar de Telmo Neves

        Por um lado, é um incentivo para andar de transportes públicos 😉

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Se lerem a notícia, vêm que a STCP está apenas a fazer o favor de ceder os autocarros para este teste piloto. Não entrou com dinheiro nenhum.

        Cumps

  13. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Há linhas melhores como a 205 que deve ser a que mais $ dá à empresa e poderia ver já esse serviço incluso.

  14. Avatar de andré
    andré

    Ai agora que deixei de andar nestes autocarros…

  15. Avatar de António Ferreira
    António Ferreira

    Esteve a nevar no Porto?…

  16. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Não é por nada… mas os transportes públicos aqui na Madeira já têm este serviço há um mês.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Têm Internet? :O Conta-me mais.

      1. Avatar de Telmo Neves

        Só se for na companhia SAM… na Horários do Funchal não há…. 🙁

  17. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    A Barraqueiro Oeste em Torres Vedras já disponibiliza wi-fi sem limitações à cerca de 1 ano, tem vindo a aumentar o número de autocarros com sinal wireless.

    1. Avatar de Telmo Neves

      bem… pelos vistos isto não é grande notícia lol

  18. Avatar de João Miguel
    João Miguel

    Os Autocarros da zona oeste já disponibilizam Wifi sem limites à cerca de 1 ano, tendo comecado nos bus que fazem Torres-Lx-Torres que existem ~ de 15 em 15 minutos num percurso de +-35mn, e está expandido já quase a toda a rede que circula a oeste de Lx.

  19. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Muito bom, sim senhor.
    É um ver se te havias a ver a malta a ficar sem smartphones num piscar de olhos 😀
    Depois não digam que não avisei 😉