Toyota e outras japonesas defraudaram testes de segurança. Akio Toyoda já pediu desculpa

44 Comentários

Ficando sob uma nova onda de escrutínio, a Toyota e outras marcas japonesas admitiram ter defraudado os testes de segurança dos seus veículos. A empresa já pediu desculpa aos consumidores, pela voz de Akio Toyoda.

Produção de híbridos na Toyota

Em janeiro, teve início uma investigação do Governo japonês à Toyota, que concluiu que a marca havia defraudado os testes de segurança dos seus modelos, numa questão que, alegadamente, não afeta a produção no estrangeiro.

Os testes fraudulentos envolveram a utilização de dados inadequados ou desatualizados nos testes de colisão, bem como testes incorretos da insuflação dos airbags e dos danos nos bancos traseiros em caso de colisão. Verificou-se, também, que os testes de potência do motor foram falsificados.

A Toyota Motor Corp suspendeu a produção no Japão dos modelos Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross, mas assegurou que a irregularidade não afeta a segurança de veículos como o Corolla e os Lexus. Os testes defraudados foram detetados, contudo, em modelos descontinuados.

Conforme avançado pela imprensa internacional, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpa pela fraude cometida nos testes de certificação de sete modelos da marca.

“Pedimos sinceras desculpas”, disse Akio Toyoda aos jornalistas, fazendo uma vénia e mantendo a posição durante vários segundos – no Japão, esta abordagem é habitual em conferências de imprensa nas quais as empresas pedem desculpa por mau comportamento, segundo o Associated Press.

 

Além da Toyota, estão sob escrutínio outras marcas japonesas

Também na segunda-feira, a Mazda Motor Corp. comunicou a realização de testes de certificação irregulares semelhantes aos da Toyota e suspendeu a produção de dois modelos, o Roadster e o Mazda 2. Segundo a empresa, foi utilizado nos testes um software de controlo do motor incorreto.

A Mazda reconheceu, também, violações nos testes de colisão de três modelos descontinuados. Nenhuma das infrações afeta, contudo, a segurança dos veículos.

À Toyota e à Mazda, junta-se a também japonesa Honda: a marca pediu desculpas, na segunda-feira, por testes inadequados, como os de níveis de ruído e binário, numa série de modelos. Além disso, garantiu que os modelos mais antigos lesados – o Accord, o Odyssey e o Fit – já não estão em produção, e que a segurança dos veículos não foi afetada.

Honda

 

Problemas nos testes de segurança dos veículos

Conforme recordado pelo Associated Press, os problemas de certificação começaram a surgir há dois anos nas empresas do grupo Toyota: a fabricante de camiões Hino Motors, a Daihatsu Motor Co, especializada em modelos pequenos, e a Toyota Industries Corp, que fabrica máquinas e peças para automóveis.

Um executivo da Toyota, Shinji Miyamoto, que supervisiona a satisfação do cliente, disse que a empresa começou a analisar os seus próprios testes, na sequência dos problemas registados nas empresas do grupo.

O neto do fundador da empresa sugeriu que algumas regras de certificação podem ser demasiado rigorosas, referindo que esses testes diferem de país para país. Contudo, assegurou, “repetidamente”, segundo a imprensa, que não tolera as violações: “Não somos uma empresa perfeita. Mas se virmos algo de errado, daremos um passo atrás e continuaremos a tentar corrigi-lo”.

 

Leia também:

Subaru e Toyota unem-se para construir três SUV elétricos, por ser arriscado fazê-lo sozinhas

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    A sério que as grandes marcas japonesas aldrabam assim tanto os dados ? LOOL

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      Realmente até parece mentira como isto passou no crivo da EuroNcap para agora andaram preocupados e a prepararem-se para embirrar com miudezas de carros sem astes e sem velocímetro.
      Deviam ser todos presos.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Desde que não afectem eléctricos estas notícias são para se ignorar.
        Se fossem eléctricos era banir os veículos de circulação por serem um perigo para a segurança pública.

    2. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      Se fossem eletricos os governos até faziam vista grossa.
      Agora esses marotos da Toyota que se recusam a deixar de produzir veiculos fumarentos, esses convem investigar bem investigados. 😉

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas eles não se recusam, até apostam tudo em electrificação.

    3. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Penso que são todas as marcas, mas as japonesas são as únicas a reconhecer, e isso faz a diferença de cultura.

      1. Avatar de JL
        JL

        As europeias também reconheceram.

  2. Avatar de Tozé
    Tozé

    Uma pergunta sobre segurança e privacidade… Onde é que está escrito na lei que os carros teem que ter matrícula na frente…?? Agradecia ajuda…

    1. Avatar de JL
      JL

      No código da estrada e leis constituintes.

    2. Avatar de Lelo
      Lelo

      Decreto Lei n° 54/2005 de 3 Março, Art.7.

      1. Avatar de Tozé
  3. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Se fossem latinos…. cambada de aldrabões.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Não pode.

  5. Avatar de M.Gonçalves
    M.Gonçalves

    VERGONHA!

  6. Avatar de luisa
    luisa

    Os amantes dos Toyotas que por sinal são iguais aos fanáticos da tesla já se vão espumar todos a dizer que a notícia é falsa!
    Fanatismo em qualquer coisa que seja é estupidez! Aprendam a lição.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Testes Segurança? Avaliação Euroncap?
    É tudo igual aos certificados enegeticos das casas. Na prática valem zero e ninguém lhes liga. Só servem para alguém ganhar dinheiro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então o Akio Toyoda não devia ter pedido desculpa, devia sim ter dito isso.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        O que interessa é a a fotografia, assim fica bem e é bonito.
        De resto, ninguém compra um carro com base nestes testes nem compra uma casa com base no certificado energético.

        1. Avatar de Outro trolha
        2. Avatar de JL
          JL

          Curioso porque os europeus que foram culpados em situações idênticas também pediram desculpa, não será antes para “reduzir a pena” ? Já que o arrependido tem sempre outro tratamento.

          Ninguém compra ? Se fosse assim não se faziam testes.

          Claro que compra, porque isso dá outro valor à casa.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Não, não dá nenhum valor a uma casa.
            O acrescenta mais valor na hora de vender é o soalho, loiças e cozinha.

            Um caso caricado que tive foi uma vivenda, que por ter lareira de dupla face, grande e com porca percentagem de ferro influenciou negativamentea na avaliação, mas na prática foi um grande acrescento de valor na hora da venda.

            Na prática o certificado energético vale ZERO na hora de comprar ou vender, os compradores nem olham para ele. Não passa de um esquema para dar dinheiro a malandros.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então quer dizer que valoriza, foi o que eu disse.

            Não é o que dizem os vendedores de casas:

            https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/06/30/56462-certificado-energetico-qual-a-sua-importancia-na-venda-da-casa

          3. Avatar de Anung
            Anung

            Site idealista com propaganda da treta 🙂

            Boa escolha….Lol

            O certificado energético não valoriza em nada uma casa. FIM.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Mentira. Vai falar com imobiliárias ou vai vender casas.
            Vês logo onde te mandam enfiar o certificado.

            O resto é tretas de chulos a tentarem justificar a chulice do certificado, a sua obrigatoriedade e o seu preço ridículo.

          5. Avatar de JL
            JL

            “No entanto, quando a casa pede obras, ou está a um valor elevado, é usado como uma ferramenta para ajudar na negociação para demonstrar pontos de melhoria na casa.”

            https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/06/30/56462-certificado-energetico-qual-a-sua-importancia-na-venda-da-casa%3famp

            Portanto, sim , valoriza.

            Para o cidadão informado mais ainda, já que isso vai determinar quanto ele vai gastar em energia para a aquecer ou refrigerar.

          6. Avatar de Outro trolha
            Outro trolha

            No artigo diz isto:
            ” A experiência diz que o comprador comum pode não ligar sequer à letra do certificado energético”

            Afinal nem liga nada a isso…

          7. Avatar de JL
            JL

            Liga mais tarde, tal como aparece logo a seguir, daí eu ter dito que o cidadão mais comum liga.

        3. Avatar de Lelo
          Lelo

          “De resto, ninguém compra um carro com base nestes testes”. Bem pelo contrário e cada vez mais.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Mentira.

          2. Avatar de Outro trolha
            Outro trolha

            Que pantominice.
            Se fosse verdade, ninguem comprava SUVs. O risco de capotamento é sempre superior que num rasteirinho.

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas o risco de sofrer danos na pele é bem menor.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            @JL Mentira

          5. Avatar de JL
            JL

            Diga antes assim, não é isso que quer o ver.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Esses testes e avaliações de seguranca só servem para atrapalhar e fazer os carros mais carros, isso e as inspeções. Deviam acabar com tudo isso.
      Já agora podiam aplicar isso também aos tranportes publicos podia ser que ficassem mais baratos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Também acho, deviam até tirar os airbags, afinal até dão um monte de problemas e origina muitos recalls.

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        deviam era fazer inspeções como deve ser para não vermos nas estradas as sucatas fumarentas que se vêem. cada dia que passa o seu número aumenta.
        e mais, deveria ser possível fazer parar um veículo na estrada e fazê-lo submeter a uma inspeção nesse preciso momento (com o delay necessário para chegar a um centro de inspeções mas sempre acompanhado da autoridade policial) para que não fosse possível chegar a casa e alterar tudo para que passe e depois voltar a alterar para andar no dia-a-da até à próxima inspeção.
        o mesmo para a motas! chega de poluição sonora à custa de uns idiotas que querem deixar de ouvir mais cedo ou acham que conseguem aproveitar aquele segundo a menos que conseguiram com a modificação.
        por outro lado, não faz sentido não serem admitidos os melhoramentos com certificação TUV…

  8. Avatar de rui
    rui

    É mais que sabido que a Toyota faz o minino necessário para passar nos testes dos governos, isso foi mais do que provado quando o Small Overlap test foi introduzido nos EUA, a unica marca que o passou foi a Volvo, a toyota foi horrivel no teste, o pior carro lá testado, até as big 3 Americanas foram melhores, se bem que fracas na mesma.
    E quando foram chamados a atenção, apenas fizeram o minimo para ter nota maxima e foram logo expostas novamente 2 anos mais tarde se não me falha a memoria…

  9. Avatar de MLopes
    MLopes

    “sinceras desculpas”?!
    as marcas deviam ser obrigadas a retomar todos os veículos ou indemnizar os proprietários que estivessem confortáveis em continuar com eles ou já tivessem abatido a viatura. o mesmo deveria ter acontecido com o dieselgate e deveria acontecer sempre.
    é a única forma de a relação de negócio e poder ser justa e equivalente mas falta de coragem e os interesses financeiros dos políticos falam sempre mais alto

  10. Avatar de saul
    saul

    O texto está errado….
    Ficando sob uma nova onde de escrutínio… onde, ou onda? 😉

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      Obrigada pelo reparo 🙂 corrigido!

  11. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Toyota e os japoneses, quem te viu e quem te vê…

  12. Avatar de PJA
    PJA

    Qualquer fraude cometida contra os consumidores deve ser, como óbvio, censurável. Neste caso o pedido de desculpa não é suficiente, é exigido a demissão do Sr. Toyoda, e as autoridades japoneses processarem o mesmo.
    Ser CEO não é só receber colossais quantidades de dinheiro, mas também responderem pelos erros.