Toyota e a Lexus já não são as fabricantes de automóveis mais fiáveis

157 Comentários

De acordo com o relatório de fiabilidade das marcas do Consumer Reports para 2024, a Toyota e a Lexus já não são as fabricantes de automóveis mais fiáveis.

Subaru

A pontuação total no relatório de fiabilidade do Consumer Reports é determinada pela média dos resultados de vários critérios, incluindo:

  • Satisfação do proprietário;
  • Classificação de segurança;
  • Fiabilidade esperada;
  • Resultados dos testes de estrada.

Estas classificações de fiabilidade avaliam, também, problemas e pontos fracos que afetam os consumidores imediatamente ou muito tempo depois de saírem de um concessionário.

De ressalvar que a lista do Consumer Reports para 2024 não inclui quaisquer modelos de marcas como Lincoln, Alfa Romeo, Dodge e Land Rover, uma vez que apenas foram consideradas as empresas que dispunham de “dados suficientes” para pelo menos dois dos seus modelos atuais.

Portanto, marcas como a Fiat, Jaguar, Lucid, Maserati, Polestar e Ram não constam no relatório, que avaliou mais de 300.000 automóveis e camiões vendidos entre 2000 e 2024, com alguns modelos de 2025, na medida em que foram introduzidos suficientemente cedo para serem incluídos.

 

Subaru ocupa o primeiro lugar em termos de fiabilidade

A fiabilidade do automóvel foi avaliada neste estudo com base nas respostas a um inquérito relativo a problemas pessoais com o automóvel durante os 12 meses anteriores.

O estudo inclui vinte possíveis “áreas problemáticas”, que vão desde pequenas irritações, como problemas com a pintura e o acabamento, até dificuldades mais graves, como problemas no motor ou na caixa de velocidades.

Foi criada uma classificação de fiabilidade de 100 pontos através da combinação das pontuações das áreas problemáticas, que foram ponderadas de acordo com a gravidade do problema. Estas estatísticas, juntamente com as conclusões dos inquéritos de satisfação dos proprietários e dos testes internos do Consumer Reports, foram tidas em conta nas pontuações globais de cada modelo.

Curiosamente, além de a Toyota e a Lexus já não serem as fabricantes de automóveis mais fiáveis, os resultados deste ano apresentam mais veículos elétricos do que nunca. Dependendo da marca, já é possível esperar um veículo elétrico fiável a longo prazo.

Subaru Forester

A Subaru obteve uma classificação média de fiabilidade de 68 em 100, ultrapassando marcas como a BMW, a Porsche e a Honda.

Seis dos sete veículos Subaru classificados no inquérito receberam classificações médias, acima da média ou muito acima da média; todos eles têm motores de combustão interna. O único Subaru abaixo da média foi o Solterra EV, criado em parceria com a Toyota.

Por sua vez, a marca de automóveis de luxo da Toyota, a Lexus, teve uma classificação média de fiabilidade de 65, e a Toyota teve uma classificação média de fiabilidade de 62.

O Toyota Tacoma, o Toyota Tundra e o SUV totalmente elétrico Toyota bZ4X tiveram um desempenho abaixo da média, o que influenciou a classificação geral de fiabilidade da Toyota.

Toyota Tundra

De acordo com Steven Elek, diretor do programa de análise de dados de automóveis do Consumer Reports, a probabilidade de surgirem novos problemas diminuiu, porque muitos veículos Subaru transportam muitas das suas peças ao longo de vários anos de modelo.

Este ano, entre as marcas norte-americanas, o Ford Mustang obteve resultados muito acima da média, enquanto o Chevrolet Trailblazer e o Ford Escape obtiveram resultados acima da média. O Buick Encore GX e o Envision; o Cadillac XT5; o Chevrolet Corvette, o Silverado 2500 e o Trax; o Chrysler Pacifica; o Ford Bronco, o Bronco Sport, o Explorer, o Maverick, o Maverick Hybrid e o Mustang Mach-E; o GMC Sierra 2500; o Ram 2500; e o Tesla Model 3 e o Model Y obtiveram resultados médios.

Escreveu o Consumer Reports.

Entretanto, a Jeep (33 pontos em 100), a GMC (33 pontos em 100), a Cadillac (27 pontos em 100) e a Rivian (14 pontos em 100), as quatro fabricantes de automóveis com os veículos menos fiáveis no estudo, são todas marcas dos Estados Unidos.

Comentários

157

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    As 6 primeiras serem japonesas é normal e nada de novo. Agora a BMW em oitavo e a audi em séptimo LOL!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não me queixo! Bem pelo contrário.

  2. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Dizem que os 100 elétricos (BEV) não dão chatices, mas, segundo a fonte:
    – com motor de combustão (ICE) – são os que dão menos problemas
    – híbridos elétricos – quase tão confiáveis como os ICE
    – 100% elétricos (BEV) – em média, mais 40% de problemas do que os ICE
    – híbridos plug-in (PHEV) – em média, mais 70% de problemas que os ICE
    Isto no geral, porque a fiabilidade é bastante variável por marca e modelo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Agora pesquise que problemas são. Loool

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        Consumers Report (link), 2º § do post.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não fala lá nos problemas.

          1. Avatar de Zequinha
            Zequinha

            “with EVs, trouble areas include the electric motor, EV/hybrid battery, and EV charging systems”

          2. Avatar de JL
            JL

            Fala das áreas, não dos problemas que realmente foram encontrados.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            O JL é o especialista aqui do sítio, e tudo o que digam contra os EVs ele sabe explicar-vos porque estão todos errados menos ele…

          4. Avatar de Mario
            Mario

            O JL só usa eletrões aditivados no carro dele.
            Eletrões simples estão fora.
            Amen Santo Sacerdote dos Elétricos.

          5. Avatar de JL
            JL

            Como não conseguem argumentar a mensagem, tentam abater o mensageiro, enfim, comum.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mario, a energia eléctrica é toda igual.

          7. Avatar de JL
            JL

            Falta isto:

            Amen Santo Sacerdote dos a combustão.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Trouble areas = areas problemáticas
        Percebeste agora ou precisas dum desenho?

  3. Avatar de Pedro Tavares
    Pedro Tavares

    Não vi qualquer referência à Mercedes. Já não é uma marca fiável?
    Esta classificação deixa muitas dúvidas…

    1. Avatar de bot101
      bot101

      Já foi uma marca fiável e sinónimo de durabilidade automóvel. Agora pouco mais são que Renaults premium – não estou a desdenhar dos Renaults, estou a usa-los como comparação dada a diferença de preços.

      1. Avatar de PM
        PM

        A Mercedes já não usa motores renault há algum tempo…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          A Mercedes já deixou de ser uma máquina fiável e durábvel há muito tempo.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Vão começar a usar motores chineses

        3. Avatar de LMFG
          LMFG

          Claro que não, agora chama-se Horse a marca fornecedora. Enfim só tapa olhos, mais vale comprar um Renault no mesmo segmento. E eu tenho um Mercedes.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Já estás atrasado meu amigo, a Mercedes deixou de usar motores Renault desde de 2021…

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Eram só os Classe A que usavam motores da Renault.

        1. Avatar de ricardo
          ricardo

          Mentira, o motor 1.6 que a mercedes usa é de origem Renault.. Equipa Classe A e C..

          1. Avatar de OM
            OM

            a Mercedes já não usa o 1.6 da Renault. actualize-se SFF

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os motores da Renault até eram bons, q o diga o saudoso Senna.
            O problema dos Renault era tudo o resto.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Nem por isso. Os novos classe A são uma desgraça em electronica.

      Os motores renault que usava e usa (1.3 tce) até são bons e com muitas provas dadas.

    3. Avatar de Mapril
      Mapril

      Só são avaliados carros vendidos nos EUA. Como dizem no site, não avaliam a Mercedes (e vários outros) por não haver dados suficientes.

    4. Avatar de RM66
      RM66

      No relatório diz:
      “We had insufficient data to create brand rankings for Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Infiniti, Jaguar, Land Rover, Lincoln, Lucid, Maserati, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Polestar, Porsche, and Ram.”
      Como se pode ver, a Mercedes, bem como todas as marcas acima mencionadas não constam do relatório porque não existem dados suficientes para as classificar.
      E afirmações do tipo “já foi uma marca fiável…” ou comparações com Renaults revelam desconhecimento da realidade de quem nunca sequer conduziu um carro dessa marca ou de outras do mesmo segmento.

    5. Avatar de BAN
      BAN

      Tenho uma Vito da empresa de 2019, entre bataria descarrega, problemas de caixa automática e fecho centralizado…
      Que grande desilusão

    6. Avatar de jota
      jota

      desde que foi comprada pelos Chineses(maiores acionistas privados) já nem os Alemães acreditam na Mercedes…..vai por sinal começar a vir com motores da Gelly donos da Volvo e Jaguar….tudo made in china

  4. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    A Subaru tem participação da Toyota…

  5. Avatar de Inculto
    Inculto

    Tenho um carro italiano com quase 300 mil todo de origem só com 2 kits de distribuição mudados completos ( manutenção obrigatoria) ainda tem a embraiagem de fábrica e nunca me avariou nada mecânico…

    1. Avatar de Anonymous coward
      Anonymous coward

      Seat Ibiza PD TDI, 512.000 kms com embraiagem e alternador de fábrica.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ibiza 6L de 2007 com 396.000km e zero problemas. Muda óleo e filtros e correia de distribuição quando a que está em uso começa a esfarelar…

  6. Avatar de Rps
    Rps

    A Toyota tem 20% da Subaru e fazem carros com as mesmas plataformas e peças.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Também a VW e a Audi.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    BMW é só imagem. Estou surpreendido por não estar mais para baixo. Já não falo nos custos de manutenção. Necessitar de corrente de distribuição aos 120k kms com um custo de 2k euros??? Já tive Toyota e aquilo foi uma desilusão. Toyotas de agora não são os Toyotas de há 20 anos atrás. Sinceramente não conheço marcas fiáveis.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      MAZDA, mas devido á pulitica de imposto sob a cilindrada é um carro pouco apetecivel no nosso mercado.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mazda é bom, muito bom, mas só se for fabricado no Japão. Se for Mazda made in Mexico não obrigado.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Aposto que não os distingues, mas nada como alimentar mitos urbanos…

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      A avaliação é de carros vendidos nos EUA. Creio que Toyota, Honda e provavelmente outros são fabricados lá. Podem ser muito diferentes dos que temos cá.

    3. Avatar de Zequinha
      Zequinha

      A fiabilidade dos carros Toyota é boa e a manutenção muita mais em conta do que a de outras marcas (Honda por exemplo), peca é pelo design e pelas opções, ou falta delas, aquando da compra dos carros.
      Se o carro que precisam se encaixa na oferta da Toyota eu recomenda a compra.

    4. Avatar de jota
      jota

      alguma vez tiveste um BMW .? ou és daqueles que falas porque o outro disse que….

  8. Avatar de Simões
    Simões

    É um estudo exclusivo do mercado norte-americano. Para nós, europeus, não tem grande relevância.

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Lista encomendada pelo lobby do petróleo: o Subaru bebe como um camelo antes de atravessar o deserto. Vá lá, pelo menos coibiram-se de por lá sucata fabricada na França ou na Alemanha.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Agora o consumo é sinónimo de fiabilidade. Ideias grunhas.
      Tu de cada vez que pensas que alguém tem mais dinheiro que tu até deves ter de tomar medicação para a depressão.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O impreza WRX gastava bem, mas merecia toda a gota que levava. Que loucura de carro.
      Os outros não sei.

      1. Avatar de JL
        JL

        São tão bons que desaparecem, não entendo…. Loool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Desapareceram?
          Quantos quer?:
          https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/search.html?dam=false&fr=2004%3A&isSearchRequest=true&ms=23500%3B18%3B%3B&ref=quickSearch&s=Car&sb=rel&vc=Car
          Ndr Agora a partir de JAN 25 já vai ser possível importar um carro usado com boa cilindrada com valores de ISV bem melhores. O que antes pagava ~14000, já só vai pagar -6000€.
          Portugal foi finalmente obrigado pela UE a baixar as calcinhas. Aleluia!

          1. Avatar de JL
            JL

            Desapareceram de novos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop.
            Se quiser comprar novo tb se arranja. Exactamente no mercado que está aqui a ser discutido.
            https://www.subaru.com/vehicles/wrx.html/?msockid=09eeb1da083c6f771469a5ac095b6e34

          3. Avatar de JL
            JL

            E na Europa há ?

          4. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não, esse carro não é vendido na UE pq os alucinados políticos da UE (e tb do UK) querem privar as pessoas de terem carros divertidos e entusiasmantes em nome da falacia do deus nosso senhor CO2, amén.
            Seria suicídio a Subaru entrar com o carro destes na UE com +250g CO2 por km qd paira a ameaça das penalizações elevadíssimas acima de 95g por km em nome do deus salvador CO2 dos carros que vai livrar o mundo de todos os males.
            Assim nem o Impreza 2024 WRX nem qq outro Subaru entra aí. Os europas não merecem ter os carros mais fiáves do mundo. Têm que ser gente triste e explorada pq os alucinados governantes que os governam assim o determinaram.
            Contudo EUA , China, Malásia, Singapura, Nova Zelândia, Austrália, Japão, entre outros, podem continuar a comprá-lo com 0 kms.

          5. Avatar de JL
            JL

            Obvio que não é vendido, se fosse bom era vendido.

            Isso não faz sentido, porque existem carros mais potentes que esse a serem vendidos cá.

            Já agora, o impreza já não existe.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se não fosse bom não iria aparecer no topo da tabela da fiabilidade.
            Claro que há mais potentes mas vendidos por valores que permitem suportar as taxas ou metem uma habilidade qq estilo mHEV e já fica um carro muito ecológico e já não paga nada e ainda recebem algum. ehehe
            Um puro sangue como este não combina com essas mariquisses. Portanto deixe-os estar q estão bem.

          7. Avatar de JL
            JL

            O que apareceu no topo da tabela foi a marca, e não o carro.

            O que este carro tem a ver com o Impreza original ? Looool

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Faz parte das Subaru ou não faz? Portanto contribuiu para o excelente resultado da fiabilidade ou não contribuiu?
            Já agora este carro vende o triplo de todos os elektros da Subaru nos EUA.
            O que é que tem a ver com o Impreza WRX? Vc é vesgo ó quê. Tem tudo a ver. Compartilha a mesma plataforma e muitas outras características, como o motor boxer turboalimentado, e a tração integral. Só o design é um pouco diferente em resultado das tendências! De resto mesmo assim muito parecido, entrada de ar no capot etc.

          9. Avatar de JL
            JL

            Faz parte mas esses já não contam, até porque fiabilidade enquanto subaru não tinham, é pesquisar….

            A mesma plataforma ? Loooool

            Inventa com cada uma.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…The Subaru Global Platform (スバルグローバルプラットフォーム), abbreviated as SGP, is the modular unibody automobile platform for nearly all models manufactured by Subaru, starting with the fifth-generation Subaru Impreza in 2016…”
            É a mesma plataforma.
            Vc é q é o inventor cá do sítio. Ainda não se tocou?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não, não é da carrinha. Nem me interessa se a carrinha usa ou não a mesma plataforma!

          12. Avatar de JL
            JL

            Ah ok. Lool

  10. Avatar de Simões
    Simões

    Engraçado a Tesla estar tão em baixo, quase ao nível da Jeep!

    1. Avatar de JL
      JL

      E acima da VW, que estranho. Lool

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        A minha arteon de 39.000€ encosta qualquer tesla em qualidade…

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Mentira, só um tesla ou um elétrico… Segundo o JL claro.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então ??? estão assim tão azeados devido à tesla estar no fim da tabela mas acima da vw ?

            Acho que não é boa figura para nenhuma delas.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pois, o JL é que manda. E se ele diz que que a consola central ou a pega da porta a ranger quando se encosta a perna ou abre a porta é minimalismo, então eu tenho de me remeter á minha reles viatura forrada a pele acolchoada sem barulhos…

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu digo isso ? onde ?

            Que andou a tomar na passagem de ano ?

            A minha também não tem barulhos, a sua tem ?

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            A minha Arteon não. E o frigorífico de casa também não tem…

          5. Avatar de JL
            JL

            Estão todos bem então.

        2. Avatar de JL
          JL

          Não é o que parece ali, lamento.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É por causa dos elektros da VW

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E por causa dos elektros VW
        A Audi como vende poucos elektros está lá para cima!

        1. Avatar de JL
          JL

          É por causa dos a combustão da VW.

          Não interessa o numero de vendas para o caso.

  11. Avatar de Arnaldo Correia
    Arnaldo Correia

    Tenho dois Subaru Forrester. Um de 1998 e outro de 2000. São umas máquinas . Gastam 9 aos. 100, mas oficina nada. Teto de abrir sem problemas, “traçao integral”, força mais que suficiente para rebocar e tirar um barco da água, comodidade formidável. O único contra é a representação em Portugal feita pelo Entreposto sem o mínimo de cuidado e vontade de vender. A Subaru merece um melhor representante em Portugal. É estranho como sendo o Entreposto a firma que dá excelente apoio à Toyota ( tenho um Yaris), despreze tanto a Subaru! Tem pouca oficina? É isso. Enfim qualquer mecânico (bom) se entende com os Subaru Forrester.

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Nada de novo, os 1ºs continuam a ser todos os japunas, excepto a Nissan que andou com a panca dos elektros. Foi pena…

    1. Avatar de Mais um velho
      Mais um velho

      Todo o aspecto de uma referência ao mercado americano…

    2. Avatar de JL
      JL

      Os japunas também têm o mesmo numero de eléctricos….

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Lá está vc a querer comparar a formiga com o elefante.
        Não tem emenda. Dass…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          E estavas à espera que ele entendesse?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ele entende, mas tenta passar desinformação, como já é habitual.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            E continuas sem entender… Duh…

          3. Avatar de JL
            JL

            Vê como entendi, como sempre ficou a ver navios.

        2. Avatar de JL
          JL

          ? Não entendi, a Toyota tem o mesmo número de modelos de carros eléctricos que tem a nissan, e até há mais tempo, não se esqueça que nos EUA a Toyota tem o RAV4ev desde o tempo do leaf, entre outros que saíram antes.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os RAVev já não se fazem há 10 anos e os q se fizeram já devem estar todos o fazer tijolo dado que o prazo de validade elektro se encontra largamente ultrapassado.

            Atualmente há por aí meia dúzia de bZ4X’s mas a Toyota não leva esse departamento muito a sério.
            Eles são próprios a afirmar que com os recursos q gastam com um único elektro, podiam fazer 99 híbridos HEV muito melhores para o ambiente.

            O bZ4X só existe por causa das exigências de certos mercados com decisores lunáticos como é exemplo a Califórnia que foi a única causa para que 2500 RavEV , entretanto já todos desaparecidos, terem visto a luz do dia.

          2. Avatar de JL
            JL

            Prazo ? Você é que tem o prazo expirado.

            E até há quem diga que gostam muito deles, há dias havia aqui um video com isso.

            O que interessa é que a oferta da Toyota nos EUA até foi superior ao da Nissan.

            Eles próprios não, os gajos só marketing na Europa, que como já vimos nem conta fizeram.

            O bz4x existe em todo o mundo, até a Subaru o tem como Soltera, portanto mais uma vez o fanatismo a falar mais alto.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Panilas!

          4. Avatar de JL
            JL

            Já agora, a última versão tem 10 anos, que é a segunda, a primeira remonta a 1997.

          5. Avatar de JL
            JL

            Minuto 23:50, não invente sff:

            https://youtu.be/TOgaMvMLaG0

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É o que eu pensava, os poucos que restam já levaram reparações superiores ao valor do carro. Só mesmo por carolice.

          7. Avatar de JL
            JL

            Errado, não o vê a dizer que nem precisam de tirar o motor para reparar ? E problemas de bateria não há.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu vejo pois, vejo cada conta de reparação de motor e bateria que até arrepia . Em carros que não valem um chavo, só pode ser por carolice.

          9. Avatar de JL
            JL

            Não vê porque não falam nisso.

            Só pode ser porque são bons, isto não são carros a combustão.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então não?
            Começa logo bem essa trhead que vc postou sobre os fans do modelo.
            No que toca às baterias:
            “is a battery pack contact failure. Toyota can only replace the entire battery pack $34K.”

            E motores:
            “I’ll be getting new (rather remanufactured) motor. Does anyone know what the remanufacturing process entails? I assume new bearings, seals and I believe a grounding fix to the motor but not sure. I was told that the replacement motor will take between 6 weeks to 6 months to get.”

            E mais bateria:
            ” 6 months later, it unfortunately blew again.”

            E mais motor:
            “was really close to selling it after the second motor”

            E mais bateria:
            “I had a HV contactor failure a couple of years ago; Toyota swapped out the HV pack for a “refurb”

            E mais motor:
            “…mine visited the shop in San Diego for a motor rebuild recently…”

            E ainda mais motor:
            “76K miles, after going through the typical early cycle of replacing the drive motor,”

            Etc…

          11. Avatar de JL
            JL

            Não entendeu que é essa a reparação definitiva que eles fazem ?

          12. Avatar de JL
            JL

            Ah e confirmou que problemas de bateria não há

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estão pelo menos 3 a queixar-se das baterias e um deles confessa que arrotou com $34K por causa dela.

  13. Avatar de Raul Leal
    Raul Leal

    Pelo título até parece que a Toyota e a sua outra marca Lexus tinha desaparecido, afinal não , são 2os e 3os… Só japoneses no topo, e não esquecer que a Toyota tem montes de híbridos! Os deles são a melhor tecnologia que se pode comprar de momento.

  14. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Este pessoal confunde marcas com grupos. Daqui a pouco começam a dizer Bentley é BMW ou pior que VW é Porshe porque a familia Porsche é a maior acionista. Em empresas de um mesmo grupo existe partilhas de sinergias sim, como até existe sinergias entre empresas que não pertencem ao mesmo grupo, como o caso aqui ja falado de no passado o Mercedes usar o motor Renault como base. Nunca se esqueçam que um carro é formado por um conjunto infidável de fornecedores. As empresas pertencem ao mesmo grupo para definirem estratégias comuns, partilhas de conhecimento e material, mas acima de tudo para conseguirem mais plim plim. O que é o proposito de qualquer empresa. Deixem-se conversas de café

  15. Avatar de NG
    NG

    Mercedes ta assim tão mal…

  16. Avatar de PJA
    PJA

    Excelente trabalho da Subaru, bater a Toyota não é fácil. Por lado o que chama a atenção é a péssima classificação da Tesla, se calhar as críticas á qualidade marca tem fundamento.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se calhar as críticas positivas que faziam aos vw foram pelo ralo…

      1. Avatar de PJA
        PJA

        E que tal falar da Tesla, a marca de automóveis do momento, isso está quieto. Dê a sua opinião o porquê da marca estar tão mal classificada, isso é que interessa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não são todas do momento ?

          Tal mal ? Mal estão outras abaixo dela que se dizem de qualidade, ninguém disse que a Tesla tinha qualidade.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Quem disse que a Tesla tinha qualidade já foi internado…

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem qualidade para aquilo que se paga.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Comprei uma Arteon SB nova por 39.000€…
            É a R-Line. Entra numa e depois lê a frase que escreveste antes e diz-me se faz sentido…
            Não estamos a falar de um Fiat de 15.000€…

          4. Avatar de JL
            JL

            Então mas não era você que dizia que carros acima de 20 mil euros era para ricos ?

            Qual é a autonomia dela em modo eléctrico ?

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            São 2 minutos de eletricidade a bombear gasóleo e depois são 1200km de descanso…

          6. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, portanto não o pode comparar com nada, mas se quiser podemos com um a gasolina.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estamos a falar de qualidade, portanto posso comparar com um Tesla de plástico para ver se quem diz que a Tesla tem a qualidade que paga abre os olhos…

          8. Avatar de JL
            JL

            Então porque não compara os plasticos do seu carro com os de um ferrari ?

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            Comparo pois. O melhor é o mais caro…
            Qual a dúvida?

          10. Avatar de JL
            JL

            Mas os plásticos são bons ?

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            Quais plásticos? Não leste a parte da pele acolchoada?
            Os plásticos que falo são da construção. E sim, são bons. A pega da porta não range quando a abro. A perna do acelerador não faz ranger a consola central quando encosta…

          12. Avatar de JL
            JL

            Uauuuu, mas é isso que chama qualidade ? Uns detalhes que qualquer um faz.

          13. Avatar de Nuno
            Nuno

            Qualquer um faz?
            Então porque não faz a tesla também?

          14. Avatar de JL
            JL

            O meu faz, quer que lhe envie um video com isso ?

          15. Avatar de Nuno
            Nuno

            É óbvio que faz. Faz barulhos por todo o lado…

          16. Avatar de JL
            JL

            Queria dizer que o meu não faz, se quiser posso enviar um vídeo, ou então dá uma volta nele e recebe um almoço por cada barulho que encontrar, desde que não seja de tralha que lá meto.

            Se não encontrar paga você o almoço .

          17. Avatar de Nuno
            Nuno

            Esqueci-me que o teu era especial de corrida…
            Hahahaha

          18. Avatar de JL
            JL

            O meu é igual a muitos outros, temos acordo ou não ?

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não não fazem, os S são barulhentos como tudo.
            São aos pontapés os problemas com os barulhos e mesmo em carros relativamente novos, nada a ver o o S que o JL diz que tem:
            https://teslamotorsclub.com/tmc/search/14158714/?q=noises+of+the+model+s&o=relevance

            Os model 3nao fogem à regra:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbJHYKQRTJdFHIO0cA
            E os model y tb não.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcFfR1NxpJ4LZPIa2g
            É cada estalo que até assusta, 😛
            O @JL se diz que não tem é porque não tem o Tesla q diz q tem ou então é surdo

          20. Avatar de Nuno
            Nuno

            Qualquer pessoa que entre num tesla encontra os barulhos e o ranger por todo o lado…
            Quem não o admite tem um problema de orgulho ou é surdo…

          21. Avatar de JL
            JL

            Yamaha, que estranho fazerem barulho.

            https://youtu.be/Okz5TheHf9M

            Nuno ? Qualquer pessoa ? Então porque não aceita o desafio ?

            Já lhe mando um vídeo a mexer nessas partes.

          22. Avatar de JL
            JL

            Agora façam o mesmo aos vossos e coloquem aqui.

            https://streamable.com/9qdbei

          23. Avatar de Nuno
            Nuno

            Hahahahaha
            Tais festinhas… Estavas com medo? Credo… Que vontade de ser o dono da verdade…
            Mais um bocado e não lhe tocavas…
            Podes meter o título do vídeo “como mexer num carro a pilhas para estalar pouco”…

          24. Avatar de JL
            JL

            Com medo ? Não vê o puxador até a querer sair da porta ?

            Este não é a pilhas, vocês entendem tanto de carros que nem os sabem identificar.

            Fico à espera dos vossos videos.

          25. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL Este carro https://streamable.com/9qdbei está todo escafiado. Que carro é?

          26. Avatar de JL
            JL

            Meta aqui um vídeo igual do seu, depois logo vemos qual é.

          27. Avatar de Nuno
            Nuno

            “Não vê o puxador até a querer sair da porta ?”

            Das duas uma. Ou achas mesmo que estás a fazer muita força, ou tens noção plena da fraca qualidade e fazes essas festinhas ao carro…

          28. Avatar de JL
            JL

            Ou o Nuno é cego, se não fizesse força ele não mexia.

            Mas faça o mesmo no seu e poste aqui e depois vemos a fraca qualidade.

          29. Avatar de Nuno
            Nuno

            Temos conceitos diferentes de força e de qualidade.
            Já deu para perceber.
            Parabéns, tens o melhor carro do mundo cheio de qualidade que a tocar-lhe com a pontinha dos dedos range só um bocado…

          30. Avatar de PJA
            PJA

            Ainda não li a explicação porque é que a Tesla está em 17º lugar. Tanta conversa para nada. 

          31. Avatar de SoundFix
            SoundFix

            Este JL claramente sofre de um problema de cariz asinino, ou é só mais um fanboy intelectualmente desonesto.

            Falam em ruídos parasitas, e vem para aqui meter vídeos de Audis onde o motivo dos barulhos é folga nos braços de suspensão ou casquilhos da barra estabilizadora, é que tem tudo a ver e como se um tesla não ganhasse folgas na suspensão.

            https://www.youtube.com/watch?v=NkHCjr4L5w8

            E qualquer Audi da mesma gama tem muito melhor qualidade de materiais e de construção que um Tesla, de muito longe. Mas lá está.. um fanboy da Tesla nunca na vida vai assumir isso.

          32. Avatar de JL
            JL

            Temos conceitos diferentes ? então poste ai um video do seu a fazer o mesmo, é que mandar murros faz barulho, eu queria era ouvir os barulhos parasitas, tal como foi dito, que é provocado por forças aplicadas nos materiais, e não por martelos a bater-lhe, lamento, mas foi assim que me mostraram como se verifica barulhos.

            PJA, também não vi explicação porque é que uma das marcas que durante anos foi sinonimo de qualidade, ao contrário da tesla que nunca o foi, ficar abaixo da tesla.

          33. Avatar de JL
            JL

            ´Já agora Nuno, o carro tem muitos defeitos, mas não vale a pena generalizarem, andam sempre a falar de barulho, coisa que não encontro neste, se foi bem tratado e montado, talvez, mas é o que é.

          34. Avatar de JL
            JL

            SoundFix você deve ser asinino, ainda mais que eu, não fui eu que comecei com os barulhos da suspensão, leia lá novamente.

            Têm tudo a ver porque é muito comum nessa marca, tal como é em outras.

            Então mas afinal acusa os outros daquilo que também faz ? Não entendi, também é fanboy ?

            É por ter maior maior qualidade que são mais caros, ai estamos de acordo, nem eu disse que outros tinham mais qualidade.

            Tem de aprender a ler.

            Mas lá está, um hater da tesla nunca vai ter olhos para ver outros problemas além da tesla.

          35. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Asinino”…tive que ir ver ao dicionário e parti-me a rir eheheh

          36. Avatar de JL
            JL

            Eu também. Looool

        2. Avatar de João Soares
          João Soares

          Volta não volta há um que arde, outro que explode…

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, os a combustão é o dia a dia com isso.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        É o que dá começar a fabricar aquelas coisas de nome “ID”

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde dizem que essas coisas é que deram problemas ?

  17. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    O título do artigo é algo… estranho, Toyota e Lexus estão em segundo e terceiro lugares é já é motivo para escolha deste título?

    Toyota e Lexus estão no top 3 liderado pela Subaru.

    So a ti para perceber o que tinha acontecido em concreto com essas 2, e afinal foi só uma descida de posição sem grande significado

  18. Avatar de Marius
    Marius

    Só falta esclarecer quem lê que a Subaru desde 2005 é uma empresa com parceria tecnológica e estratégica da Toyota e inclusiva a Toyota é acionista da Subaru!!

  19. Avatar de Loc
    Loc

    Nos últimos anos, a marca que mais vende em portugal é a Peugeot.

  20. Avatar de TT
    TT

    Nos ultimos 8 anos tive dois BMWs (320 de 2005 e 420 de 2015). Comprei ambos com 170.000 KM +- . Fiz +- 50.000 KM em cada um. Nunca nenhum deles me deu problemas.

  21. Avatar de PTO
    PTO

    Subaru é praticamente um Toyota, nada de espantoso estar em primeiro lugar.

  22. Avatar de FilipeC
    FilipeC

    a BMW em sétimo? E a Mercedes e a Opel nem se sequer aparecem nesta lista ?? Como pode uma marca Subaru que tem muito menos carros na estrada do que a Toyota passar para primeiro? Esta lista a mim deixa muitas dúvidas da sua fiabilidade

  23. Avatar de natebul
    natebul

    A Subaru vende meia dúzia de carros.

  24. Avatar de João Soares
    João Soares

    Os meus parabéns à Subaru. Ultrapassar a Toyota é um feito assinalável!