Torvalds anuncia esforço por Linux verde!

5 Comentários

Projecto conduzido por Linus Torvalds procura aumentar a eficiência no consumo de energia para as distribuições Linux. O programa reúne esforços de vários programadores para diminuir o consumo de energia nos desktops, notebooks e servidores que utilizam Linux.

Segundo os organizadores do programa, algumas alterações já foram implementadas no kernel 2.6.21 do Linux para tornar o seu consumo mais eficiente. O Fedora 7, da Red Hat, já contém estes códigos.

A ideia é inserir instruções no kernel da distribuição de modo a que o sistema operativo entenda mais rapidamente quando o processador não está a ser utilizado na sua plenitude e o coloque em “low power”, um estado em que ele consome menos energia.

Para aumentar a autonomia dos notebooks, podem ser integrados programas para economizar energia estes já são comuns em plataformas móveis. A ideia de Torvalds é ampliar o uso deste conceito também para desktops e servidores.

Ser mais económico no consumo de energia, acreditam os defensores da ideia, pode ser um diferencial muito importante na competição com sistemas proprietários, como o Windows.

Baixar o consumo de energia dos computadores é um tema em alta na indústria de TI. Só este ano, fabricantes de hardware como a Intel, HP, AMD e Dell anunciaram esforços neste sentido. PCs que consomem muita energia são mais poluentes, já que gerar electricidade tem quase sempre forte impacto sobre o meio-ambiente.

Fonte: Info Online

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Evandro
    Evandro

    Isso ai, agora o Linux ajudando a diminuir o aquecimento global :D!

  2. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    sempre a enovar!!!

  3. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    sempre a *inovar!!!

  4. Avatar de uterrorista

    qual será a percentagem de poupança?
    foi anunciado algum número em concreto??

  5. Avatar de Carlos

    Engraçado o unico comentador a duvidar é o unico a usar linux

    Bem Haja
    Carlos