TOP 10 – Linguagens de programação mais populares

73 Comentários

Actualmente são muitas as linguagens de programação ao dispor dos programadores e curiosos pela “arte” de programar. Devido a essa multiplicidade de linguagens de programação e também aos vários ambientes de de programação (Móvel, Desktop, empresarial, etc), é comum sermos questionados sobre qual a melhor linguagem de programação.

Hoje apresentamos um TOP 10 das linguagens de programação mais populares, segundo o IEEE.

programming_01

De acordo com o site do IEEE, o Java é sem dúvida a linguagem de programação mais populares. Como sabemos, o Java é uma linguagem de programação orientada a objectos que foi criada em 1990 para um grupo de programadores da Sun Microsystems.

Esta é uma linguagem interpretada, multiplataforma (uma vez que usa um formato intermédio designado de bytecode e que pode ser executado em qualquer arquitectura) e muito versátil.

Do Ranking há ainda a destacar a presença do “velhinho” C e C++ assim como do potente Python e do fantástico PHP.

programming_00

Além da informação do ranking, o site apresenta também quais os tipos de plataformas suportados por cada linguagem de programação (ver campo type) sendo que o Java lidera em todas as plataformas (Web, Mobile, Enterprise, Embedded).

Concorda com o Ranking apresentado? Qual a sua linguagem de programação preferida?

Homepage: The Top Programming Languages

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    1. Avatar de kyk
      kyk

      mentira.. é o pascal claro <3 (tou só a brincar.. continuam a ensinar isso nas escolas…)

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Também tenhoa mesma duvida, embora acho que agora a primeira linguagem deve ser c++

        1. Avatar de int3
          int3

          Não confundas C++ com C.
          A primeira “pseudo-linguagem” até é algoritmia para desenvolver o raciocínio lógico. Depois sim, é o C para perceber o datatypes e funções e outras coisas que não vou estar a explicar.
          Depois disto tudo pode-se praticamente saber qualquer linguagem, e aprender mesmo muito rápido. Pelo menos eu segui desta forma, e sei C# (aprendi mesmo fast) VB (lol tive que aprender -.-), Java (android só), C++ (aprendi com o que dei no C# e apliquei ao C++, not big deal) e Python 😛

          É assim que devia de ser

      2. Avatar de HB
        HB

        Meu caro, nas escolas não ensinam pascal, usam o pascal (por ser simples) para se fazer uma introdução ao mundo da programação e a ensinar-se a lógica da programação.

  2. Avatar de David Cunha
    David Cunha

    Ruby também pode ser utilizado para desenvolvimento mobile: http://www.rubymotion.com/

    1. Avatar de Tózé
      Tózé

      LOL… isso já não tem intereresse, agora com o Swift… quem quer usar isso?

  3. Avatar de R
    R

    MATLAB for life <3

    1. Avatar de Artur Matias
      Artur Matias

      Em Portugal parece-me que só se usa em nível académico. Não vejo empresas com aplicações efetivas em Matlab.

      1. Avatar de RV
        RV

        Porque não há € para licenças …. então usam R e afins

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          R não mais virado para estatistica?

      2. Avatar de Ricardo Trindade
        Ricardo Trindade

        Mas há empresas a usar Matlab. Pode não haver muitas em Portugal. A EDP usa.

  4. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Preferida = c# e java…
    Mais divertida = python

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Python e muito boa e fácil de aprender, a minha preferida!

    1. Avatar de int3
      int3

      Apesar de não dizer que python seja bem uma linguagem de programação é mais scripting é boa para programas rápidos. Principalmente python e perl é a linguagem preferida dos sysadmins.

    2. Avatar de Tózé
      Tózé

      Isso é muito bonito para se fazerem uns scripts e uns programitas que sem só lib’s já com tudo feito.

      Não tem estrutura mesmo nenhuma, uma dor de cabeça!

    3. Avatar de Unknown
      Unknown

      Meu TCC era pra criar um web site escrito em Python, mas em 4 anos de nível médio com técnico nunca utilizei, apenas nos 2 útlimos anos aprendi C#, C++, PHP e básico de JAVA. Mas considero meu nível um horror pois busquei tanto aprender Python por conta própria, (já que meu orientador era só de fachada, nunca me deu orientações) mas nunca consegui programar com ele.
      Então enquanto eu já estava à trocar de orientador próximo a data da apresentação à banca, o “orientador” muda o tema e diz que só quer o estudo teórico, sem necessidade da aplicação.(O que sugere que ele nunca me deu apoio por também não saber programar em Python e não querer aprender para me ensinar)

      Me sinto frustada sabe, não consegui nem fazer a conexão com o banco, mesmo usando o framework (web2py). Agora termino meu TCC decepcionada por não poder dizer também que é muito fácil de aprender ;// P.s. Além de dizer isso, queria aprender para dizer depois com meu diploma: Chupa professor!

      Deixo aqui meu comentário “desabafo” com uma esperança que um dia eu ainda possa ter força de vontade e conseguir aprender.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Im always Javing

  7. Avatar de Ruben
  8. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    Python———————–>

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Apesar de serem inicialmente difíceis de aprender, tanto C como C++ (ou ambas no mesmo programa) continuam a ser as minhas preferidas para client-side 😀

    Já para server-side prefiro PHP sem dúvida alguma 🙂

  10. Avatar de EXP001
    EXP001

    O Java é compilado E interpretado.

    O que acontece é que realmente um programa Java passa por dois passos para sua execução:
    1. Compilação do código-fonte para o chamado bytecode, que seria um ‘assembly’ da máquina virtual Java;
    2. Interpretação dos bytecodes pela máquina virtual, para que eles sejam executados pela plataforma nativa.

    Isso porque o bytecode não pode ser executado diretamente pelo sistema operacional, ele tem que passar pela JVM.

    Pra complicar só mais um pouquinho , internamente, muitas JVMs compilam os bytecodes para código nativo – baseadas em compiladores Just-In-Time, ou JIT -, para melhorar a performance. E outras ainda – como a tecnologia Hotspot da Sun -, mantém os dois modos de execução em paralelo, inicialmente interpretando – para diminuir o tempo de início -, e compilando para linguagem nativa apenas os pontos críticos, identificados durante a execução.

    Mais informações sobre a Hotspot e JIT aqui: http://www.javafree.com.br/forum/viewtopic.php?t=6776

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      A maneira como um programa em Java corre pode ser complica, mas uma coisa é certa… Quando comparado com C ou o C++ o Java é muito mais simples de aprender e utilizar. A linguagem dá um nível de abstracção bastante alto, escondendo tudo quanto é complexidade do utilizador.
      Só o simples facto de não ter que me preocupar com apontadores simplifica muita coisa. Tudo bem que o nível de optimização não consegue ser tão alta como no C, mas para um gajo que programe em alto nível isso é refresco.

      1. Avatar de int3
        int3

        “Só o simples facto de não ter que me preocupar com apontadores simplifica muita coisa.”
        Isto é o maior problema para programadores de Java.
        Porquê? Fazem programas em que depois são lentos nas máquinas. Só pelo facto de não conseguirmos controlar ponteiros, estruturas (modo como a estrutura é compilada na memoria, vê: http://stackoverflow.com/questions/672461/what-is-stack-alignment ) entre outros prova que qualquer linguagem de alto nível não consegue ter as melhores potencialidades como as de baixo/médio nível. Obviamente que ninguém anda por aí a programar assembly ou só C. é necessário termos uma linguagem orientada a objetos mas a melhor coisa que alguma vez se fez foi o Qt API para C++ http://qt-project.org/

        Desta maneira, consigo tornar o meu programa rápido, usar framework do Qt project, e usufruir de toda a liberdade do C++ 🙂
        E até posso programar assembly (assembly inline) mas isto não é preciso o Qt para fazer basta só usarmos __asm();
        🙂

  11. Avatar de Zakk
    Zakk

    Java (profissionalmente na Oracle)
    Clojure (hobbie)
    C++ (jogos)

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Assembly é que é 🙂

    1. Avatar de Pedro Araújo
    2. Avatar de David
      David

      Entao faz uma hello world para a web em Assembly…

      1. Avatar de int3
        int3

        Nao é muito dificil. mas como assim para web? podes usar libs atraves do assembly sabes disso não sabes? libs externas etc

  13. Avatar de Jorge Frazão
    Jorge Frazão

    Boa noite pessoal,

    Gostava de colocar uma questão aqui aos entendidos na matéria.
    Eu sou um curioso nestas coisas.
    A minha área profissional é completamente diferentes destes mundos das informáticas. Ainda assim, gosto destes assuntos e de brincar com o Dreamweaver e Photoshop.
    Tenho umas ideias de HTML/HTML5 e CSS/CSS3.
    Neste momento estou prestes a tentar aprender PHP. Epa mas já andei a ver umas coisas por alto e aquilo parece-me muito complexo. Não sei se consigo chegar la. Array’s e o arco da velha.
    Nesse sentido, aqui aos entendidos destes assuntos, gostava de questionar o seguinte. Para quem já da uns toques (poucos) em HTML e CSS, para aprender PHP, chegarei la ou sera complicado? É preciso ver que a minha actividade profissional é um ramo distinto e não tenho formação académica nenhuma nisto. O pouco que sei é de uns cursos que faço aqui e ali, como o youtube e os cursos do Adriano Gianini.
    Gostava de colocar a seguinte questão: devo tentar fazer algum cursito de logica de programação antes de tentar aprender PHP?

    Um abraço a todos e desculpem la estas “nabices”.
    Jorge

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Boas Jorge,

      PHP é uma linguagem de programação e HTML/CSS é uma linguagem de marcação, ou seja, tipos de linguagens distintas.
      Para quem já sabe “programar”/escrever HTML/CSS, o PHP é um bom complemento, mas a sua aprendizagem será bastante diferente do HTML/CSS. PHP será uma boa linguagem para começar, podendo haver linguagens mais simples, com esta aprenderá alguns conceitos bastantes úteis para a generalidade das linguagens.
      Aconselho a experimentar o “Code School” ou o “Codacademy”, que costumam ter cursos bastante interessantes de programação gratuitos, começando sempre pelo nível básico. Boa Sorte 🙂

      1. Avatar de Jorge Frazão
        Jorge Frazão

        Ola Tomás,

        Antes de mais, muito obrigado pela resposta.
        o CodeAcademy, é da casa. Aliás, já comecei o curso deles de PHP. A questão é que não estou a conseguir acompanhar. Epa, eu sou das áreas das economias. Supostamente devia ter alguma facilidade em perceber isto das funções e afins. O que é certo é que estou a nora.
        Epa, se calhar vou ter que optar por um curso de vídeo-aulas payware. É que eu gostava de aprender isto.
        Mas enfim, cada macaco no seu galho. Os meus parabéns à malta que domina isto.
        Mais uma vez, obrigado pela reposta Tomás.

        Abraço,
        Jorge

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Existem alguns pontos chaves da programação:
          – Funções;
          – Ciclos;
          – Arrays;
          – Entre outros.
          Referi estes, que me lembrei, e que foram talvez para mim os que mais se destacaram em termos de aprendizagem (na minha) propriamente necessária.
          Talvez seja bom procurar por referências sobre a lógica da programação, no fim de entender estes pequenos conceitos verá que o resto já se torna mais fácil.
          Faz muito bem em aprender uma área que não a sua, parabéns por isso e boa sorte mais uma vez 🙂

      2. Avatar de Nelson JP
        Nelson JP

        Carissimo,

        O meu percurso é semelhante e por isso vou dar-lhe umas dicas do que vim a perceber mais tarde, mas mais vale tarde, que nunca.

        A ansiedade vai fazer-nos atalhar caminho e resultar em frustração mais tarde ou mais cedo.

        Primeiro, como já alguém disse HTML/CSS é markup, não é programação (não há variáveis, loop, operações lógicas…)

        O melhor é aprender primeiro os ‘fundamentos’, pode parecer um bocadinho ‘secante’ mas depois dá-lhe as bases para aprender qualquer linguagem!

        Aconselho vivamente o lynda.com e aí, em especial os cursos ‘ministrados’ pelo Simon Allardice. Basta subscrever um mês ($25) e fazer download dos video-cursos que quiser. Eles têm uma série chamada “Foundations of Programming” que se subdivide em várias partes. Comece por “Foundations of Programming: Fundamentals” e depois vá vendo… talvez a seguir ‘Object oriented design’, seguido pelo de bases de dados e depois passe então para um de uma linguagem, no seu caso o PHP (que é uma ‘linguagem’ para ‘meninos’) que de facto é uma scripting language mais do que uma ‘programming language’, mas isso são outros ‘quinhentos’

    2. Avatar de EXP001
      EXP001

      Es capaz de gostar deste

      http://courses.tutsplus.com/courses/php-fundamentals

      25$ ou então procurar no youtube 😉

    3. Avatar de JB
      JB

      No EDX há um curso de iniciação à programação muito bom.
      Embora no curso seja usado Python (que é uma excelente linguagem de programação e muito usada como dá para ver no ranking), na verdade são dados muitos conceitos que se aplicam à variadas linguagens.
      Veja em http://www.edx.org e procure pelo curso MITx: 6.00.1x Introduction to Computer Science and Programming.
      JB

      1. Avatar de Jorge Frazão
        Jorge Frazão

        Estimados,

        Muito obrigado pelas respostas.
        Já tenho aqui mais uns sites nos favoritos para analisar com mais calma.
        Mais uma vez, obrigado pelas dicas e pelos links.

        Abraço,
        Jorge

    4. Avatar de Telmo
      Telmo

      se quiser optar por uma aprendizagem mais old school, há um livro da FCA que é o PHP 5.5 (acho que o nome é à volta disto) e posso dizer que quando andava a tirar o curso foi um excelente complemento para me orientar.. Uma coisa que é fundamental não só no PHP, mas em todas as linguagens orientadas a objectos é perceber muito bem este conceito das classes e objectos.. E com isto também todo o conjunto de semânticas comuns como if’s, while’s, for’s, variáveis, tipos de variáveis, etc, etc ,etc.. Tal como disse esse livro é muito bom porque aborda estas componentes todas.. Bom para iniciantes 😉

      Espero ter ajudado e boa sorte.

    5. Avatar de Ricardo Lopes

      Recomendo que sigas as aulas e que vás praticando assim como começar pelo curso de algoritmo e não avançar logo para PHP pois assim vais perceber melhor as lógicas de programação.

      https://www.youtube.com/user/cursosemvideo

  14. Avatar de euclides machado
    euclides machado

    De acordo com o link ” The Top Programming Languages”, informado acima, as Top 10 não são as mesmas informadas aqui.

    1. Avatar de António
      António

      tem de seleccionar as opções todas em cima da lista e não só web que vem predefinido

      1. Avatar de euclides machado
        euclides machado

        Valeu António!

  15. Avatar de roney
    roney

    Fico feliz em ver R aí na lista. Essa lista daqui há 7 anos tera Julia brigando com python, R, matlab, C e C++.

  16. Avatar de pedro dias
    pedro dias

    Boa noite
    Algum programador Freelance por aí com disponibilidade para fazer 2 projectos ?

    Php e Android …

  17. Avatar de João
    João

    Boas.

    Vi acima 3 bons sites de tutoriais! Para c++ alguém sabe de algum?

  18. Avatar de João
    João

    Bom dia,

    Só uma correção ao POST.

    Java é uma linguagem compilada e não interpretada. Um programa Java é compilado para ByteCode e posteriormente é executado por uma máquina virtual (JVM).

    Numa linguagem interpretada as instruções são executadas directamente (não compiladas), como o caso da linguagem Python. No entanto existem também compiladores para Python.

    1. Avatar de int3
      int3

      Parabéns joão, não leste o artigo.

  19. Avatar de Serafim
    Serafim

    PHP nem sequer pode ser considerada uma linguagem! Aquilo só serve para fazer templates, como é que pode estar ao lado das restantes verdadeiras linguagens de programação!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Estás a brincar certo??? … Por acaso é a minha linguagem de eleição para web.

      1. Avatar de Serafim
        Serafim

        Disseste tudo 🙂 serve para fazer templates para a web, ou estás a ver outra utilização para o PHP? Não desfazendo, porque na verdade a web cresceu muito graças ao PHP. Mas o ponto que quis chegar foi a comparação como uma linguagem de programação , lado a lado com o C… Não faz muito sentido

    2. Avatar de um gajo qualquer
      um gajo qualquer

      haha piadas xD

    3. Avatar de Ro301
      Ro301

      Segundo a tua teoria teria de ser uma linguagem. Nem que seja de marcação como é o caso do HTML. Da minha parte não posso dizer se é ou não porque desconheço ainda estas áreas. Só estou envolvido com a linguagem de marcação XHTML (…)

    4. Avatar de Telmo
      Telmo

      barbaridade enorme que acabei de ler..

  20. Avatar de Hugo
    Hugo

    Este gráfico não está correcto. Por incrivel que pareça a linguagem com mais linhas de codigo usada hoje em dia é o COBOL. Não existe nenhum banco, seguradora, facturação que não o use..

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      True. Eu próprio já trabalhei num projeto da CGD e claro está COBOL sempre.

    2. Avatar de int3
      int3

      SQL não é uma linguagem de programação. Teu argumento é inválido.

  21. Avatar de int3
    int3

    Eu acho interessante gente que não sabe o que é uma linguagem de programação. Confunde linguagens de formatação com linguagens de programação (executadas, primeiro ‘compiladas primeiro e assembladas’, pelo CPU) e confundem também ambientes de virtualização, nem sabem o que é. lol é só entendidos.

    1. Avatar de TUSABESQUEM OH int3
      TUSABESQUEM OH int3

      Ó int3, tem calma meu! 🙂 As pessoas aqui partilham o conhecimento delas, que adquiriram com o tempo, se estão erradas, devemos é dar o nosso melhor para as ajudar e tentar chegar a uma conclusão e não estar com esse tipo de comentários “lol é só entendidos.”! Se formos todos só a criticar não se evolui. Ninguém sabe tudo! Diz-lhes o que sabes e depois ambos podem aprender sempre alguma coisa que o outro não saiba! Mas olha tudo fixe, não venho aqui estragar a cena a malta 😀 Tudo bem na mesma Fiquem Bem todos e programem até ficarem sem dedos 🙂

      1. Avatar de int3
        int3

        Isto foi para quem não quer aprender -.-

        1. Avatar de SABESQUEMÉAGORA Ó int3
          SABESQUEMÉAGORA Ó int3

          Mas tens de ter mais calma meu! 🙂 Sem stress, tudo se resolve com calma 🙂 tenta ser um mais paciente e passivo com quem diz coisas que talvez parecem estupidez para quem percebe mas para quem as disse foi isso que aprendeu, que lhe ensinaram! 🙂 Não se pode ser logo radical! Primeiro tentas ajudar com boa vontade a pessoa, se ela não quiser saber do que lhe estas a tentar ensinar, não se pode fazer nada!! Mas tentaste de boa vontade! 😀 Tudo fixe na mesma! Com calma é que se chega lá

  22. Avatar de Duarte
    Duarte

    COBOL para sempre! he he he

  23. Avatar de joaquim
    joaquim

    Realmente não entendo como como é possível o COBOL ter ficado de fora deste ranking. Não há mainframe que não a use. E quase todas as grandes empresas têm um mainframe com dezenas ou centenas de milhares de programas em COBOL. Como vou eu agora viver?! Agora que deixei de acreditar nestes rankings… snif, snif.

  24. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Delphi é a minha preferida, de seguida Java, onde é muito intuitiva e fácil de interpretar e desenvolver. C, C++, C# é para meninos…

    Conclusão no dia-a-dia programo mais em Delphi e Java, são a minha onda.

    1. Avatar de Matheus Luiz
      Matheus Luiz

      Como assim C, C++ são para meninos?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Ele fala bem de java por ser fácil e depois diz que c e restantes são para meninos, deixa lá, de congruente pouco tem

  25. Avatar de Matheus Luiz
    Matheus Luiz

    Na verdade nós podemos utilizar java para Sistemas embarcados.

  26. Avatar de Fábio
    Fábio

    e assembly? jk
    as que gosto mais/que já aprendi são: java e python!

  27. Avatar de Tavares
    Tavares

    gwbasic (só para velhotes)

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não concordo, onde está HTML, CSS, PHP ?
    Se a internet não dependesse destas 3 linguagens, não teriamos a diversidade de sites que temos hoje.

  29. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    E Fortran, apesar de ser muito antigo, quem aprende Fortran, tem algum beneficio? Pode-se dizer que é parecido com C, ou nada a ver?