TinyWeb – O servidor Web mais pequeno do mundo

21 Comentários

Com menos de 70K, o Tinyweb é o servidor web mais pequeno do mundo. Além da sua simplicidade ,necessita de poucos recursos a nível de memória e CPU. É seguro, uma vez que  utilizada SSL/TLS. O seu código-fonte (produzido em Dephi), é disponibilizado a quem pretender. As configurações são normalmente realizadas via linha de comandos.

internet1


O pequeno servidor foi escrito por Maxim Masiutin. Como frontend para o TinyWeb, podemos usar o TinyBox, também escrito por Maxim Masiutin e que permite uma configuração mais simples do servidor.

tinyweb_indexpage

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: TinyWeb 1.93 [70KB]

Download: Tinybox [228KB]
Homepage: Ritlabs

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Batista
    Fernando Batista

    por este andar vamos ter servidores web nos telemóveis, 🙂

  2. Avatar de Miguel

    “É seguro, uma vez que utilizada SSL/TLS” – infelizmente o uso de SSL/TLS não significa que uma aplicação seja segura (não me refiro especificamente ao TinyWeb).

    Vejam alguns exemplos: http://www.google.pt/search?q=SSL+exploits

  3. Avatar de Paulo Izidoro

    Seria apenas bom de acrescentar, e para evitar admirações excessivas, que este é um programa já bem antigo (a versão 0.5 é de 2-Dez-1997)…. e nem tem tido necessidade de sofrer grandes melhorias.
    Isto mostra a qualidade do produto mas assim como está apresentado parece uma novidade!

    A corrigir no artigo:
    – Falta a indicação da versão: a versão mais actual é a 1.93 de 03-06-2004

    A ler:
    Comparison of lightweight web servers
    http://en.wikipedia.org/wiki/Tinyweb

  4. Avatar de Rachmaninov

    Para que é que isso serve?

  5. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Fernando Baptista
    Num dos projectos que trabalhei com sensores, tive conhecimento que é possível ter em funcionamento um servidor web em sensores.Para teres uma ideia são precisos apenas 64K de memória. Dá uma vista aqui: http://www.c64web.com/

  6. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Miguel

    Sim tens razão. No entanto este exemplo é so para referir que numa coisa tão pequena conseguimos colocar certificados SSL e desta forma garantir um nível de segurança. Os ataques que referes já são coisas muito muito avançadas 🙂

    Pedro Pinto

  7. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Tinha que ser produzido em Delphi, porque é que não se consegue fazer destas coisas com estes resultados no Visual Studio?

  8. Avatar de Daniel Cardoso
    Daniel Cardoso

    Mais ou menos Offtopic: Concordo o Fernando Batista, é pena a net em Portugal ser o que é. Não há net ilimitada nos telemóveis nos principais operadores e é muito lenta (GPRS) enquanto vamos aos Estados Unidos temos Internet grátis ilimitada em todo o lado. Apoio medidas como a Fon Zon para ligar todo o país.

    On topic: É uma excelente medida, criar uns pequenos servidores caseiros iria tornar a web mais repleta de novos materiais, porque hoje em dia queremos por um ficheiro grande na net, ou pagamos ou compramos uma conta premium no serviço ou divinos por ficheiros pequenos e colocamos em sites de downloads como o rapidshare com downloads a cerca de 50 kb/s e se fossem 500 mb imaginem o tempo de demora. É com serviços assim que vamos mudar o futuro da internet 😀
    Parabéns ao Pedro Pinto pela excelente notícia ;D

  9. Avatar de Flashlight
    Flashlight

    Daniel Cardoso: Sabes que a nivel de comunicações moveis os EUA estão muito atrasados comparando a nós? Sabes que não existe a rede 3g nesse pais, nem sequer conhecem os mms….. a auto estima que todos nós temos em relação ao nosso pais as vezes faz-me impressão!

  10. Avatar de Bruno Bernardino

    @Flashlight

    20 Novembro 2003: “US : More than 215 million people in the United States now have the opportunity to experience EDGE 3G technology – the fastest national mobile wireless data service in North America. ”

    Eu compreendo a tua ideia de apoiar o que temos de bom, mas as telecomunicações não é uma dessas coisas. Por exemplo, o Multibanco sim! Entre outros, obviamente, agora relativamente às operadoras móveis e ISP’s (SAPO, ZON, Clix, Meo, etc.), ainda estamos a ser roubados “à cara podre”.

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    @Flashlight

    Só mais uma coisinha: nós cá em Portugal só tivemos acesso a 3G em Julho de 2006, se não estou em erro (quase 3 anos depois).

  12. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    boas. eu tenho um pc ja do tempo da pedrinha em casa que esta ligado so para partilhar um disco de 1Tb em rede. gostava de usar esse pc para fazer de servidor de uma pagina web. existe algum programa para fazer isso e que não seja muito difícil de usar?

  13. Avatar de PF
    PF

    O que prentendes é o XAMPP, podes até arranjar o XAMPP Portable, que facilita as coisas.

    http://www.portableapps.com ( Por causa deste site, deixei de andar com LAPTOP e ando apenas com um disco Western Digital de 2,5″, o MyPassport, para tudo o que é sitio.

  14. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Vejo muita admiração e deslumbramentos com o pequeno servidor, mas fui na homepage e não adiantou, sai igual qundo entrei, ou seja, não entendí…qual o valor prático e utilidade desta maravilha de programa, enfim, para que serve isto mesmo ? :-s

    http://www.delaorden.blogspot.com

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nos EUA existe 3G… O iPhone qd saiu é que não tinha… Mas o iPhone não são os EUA… LOL

  16. Avatar de Spulva
    Spulva

    Pessoal nao sabem do que estao a falar, eu estou a viver em Espanha neste momento e digo, uma das coisas que tenho mais saudade de portugal e mesmo a internet, e que aqui, pings elevadissimos, velocidades de caca por um preço elevado, tens trafego ilimitado mas eu tambem tenho ai em portugal e so pago 18€ ao invez dos 25€ que aqui se paga por 6mb, nao estamos assim tao atrasados, veja isso, em telecomonicaçoes estamos ate bastante bem.

    Pessoal EDGE nao é 3G 😉 e 2.75G, basicamente um GPRS melhorado, 3G a serio e HSPA, eu tenho tambem internet movel, pago 35€ por 3mb(se bem que nunca os atingi fico pelo 1mb), 5gb de trafego, mas se passar so me reduzem a velocidade, ai tambem nao foge muito disto, ate tem happy hours e tudo, e aqui em espnha esta a companhia mais vantajosa, pois por exemplo a Vodafone jazus preços impraticaveis, agora, em net fixa, portugal esta muito bem nao se queixem 🙂

  17. Avatar de lflcorreia
    lflcorreia

    O web server mais pequeno do mundo parece que era o webACE Server a correr num microcontrolador mas já não está online. O código tinha 1074 bytes. Encontram aqui mais informação sobre este e outros do género:

    http://d116.com/ace/

    A Wikipedia tem uma página com um comparativo entre pequenos web servers:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Tiny_web_servers

  18. Avatar de Bruno Amaro

    Viva
    Aqui nos EUA existe sim 3G, sendo a melhor operadora nesse aspecto a Verizon
    http://estore.vzwshop.com/3G/

    Cumprimentos

  19. Avatar de Blizard

    Só para dizer que já existem servidores web nos telemóveis 😉

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/