Tim Cook pede desculpa aos utilizadores Chineses do iPhone 4

27 Comentários

devido a queixas sobre a política de reparação e garantia da Apple!

Não é normal um CEO de uma empresa vir a público pedir desculpas por uma falha da sua empresa, ainda para mais sendo essa empresa a Apple.

Mas esta situação aconteceu, novamente, devido a queixas sucessivas por parte dos utilizadores Chineses do iPhone 4.

tim_cook_cn

Este pedido de desculpas veio no seguimento de inúmeras queixas recebidas e que se relacionavam com problemas na reparação destes equipamentos e com problemas associados às garantias do iPhone 4 e 4S.

Estas queixas vieram a público e diversos jornais Chinese publicaram artigos em que denegriam a imagem da Apple e a forma como esta trata os seus clientes.

O pedido de desculpas, publicado na versão Chinesa do site oficial da Apple, pretendem acalmar os consumidores Chineses e, acima de tudo, traçar novas políticas da empresa no que respeita aos pontos que deram origem a esta polémica.

Estamos conscientes de que, devido à falta de comunicação externa neste processo terá levado à especulação de que graças à arrogância da Apple, esta não se importa ou não dá importância ao feedback dos consumidores.

Expressamos as nossas sinceras desculpas por quaisquer preocupações ou mal-entendidos que tenhamos causado aos consumidores.

Como resultado prático, Tim Cook revela que vão haver alterações substanciais nas políticas de garantias e de reparação dos iPhone 4 e 4S

  • Melhorias nas políticas de reparação do iPhone 4 e iPhone 4S
  • Apresentação de informação clara e concisa no site oficial da oficial da Apple sobre reparação declaração política de garantia
  • Aumento da supervisão e treino das equipas de Assistência Autorizada Apple
  • Garantir que os consumidores podem contactar facilmente a Apple no caso de problemas com o seu serviço e para disponibilização de feedback

A somar a estas medidas, que entraram em vigor, a Apple alterou também as políticas de reparação para estes equipamentos.

Assim, passa a ser substituido o equipamento ou as partes avariadas dos mesmos, mas essa substituição abrange todo o equipamento, tampas incluídas.

Portanto, a partir Abril de 2013, o iPhone 4 e iPhone 4S será alvo de uma actualização no pacote de serviços de suporte com a extensão da garantia em 1 ano para peças de reposição e equipamentos novos, com as datas de garantia recalculadas.

O iPhone 4 ou iPhone 4S ou um Apple Authorized Service Provider que tenha tem sido alvo de uma manutenção ou montagem, será substituído como um todo ou reparado e a garantia será recalculada a partir da data de reparação, com um ano de garantia.

O Sistema de garantia da Apple foi actualizado com esta informação e, portanto, os consumidores afetados não precisam tomar nenhuma ação adicional.

Esta alteração muda as regras que a Apple impõe nos restantes mercados. Na maioria dos casos a substituição das peças não levava a aumento da garantia e algumas das peças, nomeadamente as tampas traseiras, não são substituidas.

Apesar de ter sido publicado em Chinês, o pedido de desculpas de Tim Cook pode ser consultado em Português, com recurso ao Microsoft Translator (aqui) ou ao Google Translte (aqui).

A China mostra mais uma vez que é um mercado demasiado importante para que seja ignorado ou descuidado, mesmo para empresas como a Apple.

Os seus consumidores tem a força de obrigar esta empresa a alterar as suas regras de garantias e política de reparação, adaptando-as ao que é justo e deveria ser normal.

Homepage: Apple China

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ChumChum
    ChumChum

    Hum começo a gostar mais desse Tim… coragem para vir ao publico assumir as falhas da sua companhia nao lhe falta… não me lembro de um CEO com tal postura. 🙂

  2. Avatar de RJP
    RJP

    A propósito: http://www.youtube.com/watch?v=f3a42dMgvkU
    Deu à pouco na sic notícias em pt. Ainda vão a tempo de ver “programmed obsolescence”

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      epa isso em frances é complicado :p

    2. Avatar de Rodrigo Quiterio
      Rodrigo Quiterio

      Vi o documentário e estava muito fixe 🙂

      1. Avatar de sergio
        sergio

        também vi! muito bom a jornalista até tem coragem mas ninguém lhe responde

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      ACONSELHO VIVAMENTE A CONSULTAREM/VER ESTE PROGRAMA. ELE FOI PASSADO NA NOITE DE ONTEM (2ªFEIRA) NO PROGRAMA “TODA A VERDADE” NA SIC NOTICIAS.

      OS GIGANTES ELECTRÓNICOS BRINVAM COM O DINHEIRO DAS PESSOAS!

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        “Em 1985 um computador durava pelo menos uns bons 10 anos”.

        Conversa da treta. Mais um pouco diziam que nessa altura toda a gente tinha computadores pessoais baratos e potentes.

        Como se dizia há uns anos, se os meios de transporte tivessem tido a evolução que teve a informática, agora comprava-se um automóvel que dava para fazer uma ida e volta à lua com €100 de combustível.

        Saem novos produtos informáticos a cada 3 meses. Proíbe-se as empresas de os lançar ou tem-se o bom senso de, se se está bem servido, esperar uns anos para adquirir um novo produto ? Acho que o problema não é a obsolescência programada, é o consumismo descontrolado.

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Concordo parcialmente consigo.

          As pessoas tem que ter a noção do que fazem, do que compram e quando compram!

          Eu tenho o mesmo carro há 10 anos (e ainda vai durar mais alguns) e tenho um portátil há 5 anos (e também conto durar mais alguns).

          Nunca nenhuma empresa, seja ela qual for me apontou uma arma à cabeça para lhe comprar o que quer que seja…

          Há que ser regrado e não ser consumista.

          Tão simples como isso. E olhe que eu adoro todas essas novas tecnologias!

  3. Avatar de eduardo
    eduardo

    O que a Apple fez foi tentar sanar um problema de relações públicas devido a uma campanha orquestrada para denegrir a sua imagem na China.
    Basta ler as várias noticias que foram surgindo ao longo das últimas semanas, em que tudo começou num programa de TV estatal que tentava mostrar supostos clientes insatisfeitos, que depois se veio a descobrir tinha sido orquestrado.
    Convém relembrar que neste momento há uma “pequena” guerra entre a China e os Estados Unidos por causa de companhias de equipamentos de telecomunicação

    1. Avatar de Vítor M.

      Na China tudo vai ser ‘entrave’ á Apple. Os chineses querem fronteiras abertas e tudo sem taxas aduaneiras, para os seus produtos, mas dentro do seu país, inventam de tudo para complicar a venda de marcas estrangeiras.

      Este não será o último percalço que Tim terá de ‘engolir’. É vida!

      1. Avatar de AS
        AS

        Vítor, cá podiamos aprender esses hábitos dos chineses! 😉 infelizmente parece estar a funcionar ao contrario por cá!

      2. Avatar de Besunta
        Besunta

        Uma coisa a Apple terá sempre de engolir. Primeiro que depende e mto da china pq estes det~em grande do capital cotado em bolsa da dita empresa. Depois pq o mercado chinês é um dos maiores senão o maior do mundo com milhões de compradores de iPhones, e alguns bastante fiéis, pq até a histeria europeia já adotaram, na altura de lançamentos de novos produtos. Por último convém lembrar que a Apple não é só arrogante na China, aqui na europa já foi condenada várias vezes pelo não cumprimento da grantia obrigatoria de 2 anos, e pelos vistos é uma empresa mesmo arrogante pq a tal coisa, até hoje ainda não cumpriu continuando a pagar multas.

      3. Avatar de eduardo
        eduardo

        mas em lado nenhum deste artigo se fica a saber deste pormenor importante, fica-se com a ideia de que os clientes chineses estavam insatisfeitos quando pelos vistos foi a comunicação social estatal a criar a polémica.
        Quem ler a noticia na BBC ou no The Register fica com uma ideia bem diferente

  4. Avatar de oh.
    oh.

    Ao contrário da Samsung não assume coisa nenhuma…quem trabalha para a Samsung no apoio a cliente sabe disso…!
    -“ah e tal este problema é mais que comum neste smartphone, está mais que debatido nos foruns”
    – “Não sabemos nada acerca desta situação, apenas é uma situação muito rara de acontecer”

    E é assim…

    1. Avatar de David
      David

      Concordo plenamente tive um S3 4G so tinha problemas com telemovel assistencia tecnica samsung dizia mesmo tudo normal acabei por vender o telemovel e ate digo parece mentira nunca mais samsung vou comprar Iphone!

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O problema é que era o próprio estado que estava a boicotar a entrada em força no mercado da China. Falava-se que era uma forma protecionista de marcas chinesas como a Hawey ou a ZTC. A ver vamos se isto será diferente para que o estado chinês para a campanha que estava a fazer.
    Não esquecer que este é porventura o maior mercado, ainda por cima um mercado ainda bastante virgem.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    Normal num estado comunista serem nacionalistas!!

    PS: e é Huawei 🙂

  7. Avatar de slady
    slady

    Apple falha samsung aplaude.. mas gostei da atitude.

    1. Avatar de ShakeIT
      ShakeIT

      A Samsung nunca assume erro nenhum…e olha que a de Portugal tem mais lacunas que sei lá o quê.

  8. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    “utilizadores Chines do iPhone”…

  9. Avatar de Ognito
    Ognito

    Estas grandes marcas lucram também na má assistência que prestam. Preferem investir em publicidade e marketing e poupar neste capítulo. Quando a Nokia era uma marca de sucesso tinha uma assistência péssima, filas enormes no centro de reparação, uma taxa enorme de recusa de reparações ao abrigo da garantia pelos equipamentos apresentarem “pontos de humidade”… Depois veio Apple. Foi a única marca que contactei que à pergunta qual é o prazo da garantia me disse que era a de lei. Dois anos? perguntei, A resposta – É a de lei. Qual lei? (não disse). Após muita insistência o que a operadora queria dizer é que o IPOD por ter sido faturado a uma empresa só tinha garantia de 1 ano. (de facto é o que a lei diz, os 2 anos são um mecanismo de salvaguarda do consumidor, uma empresa não é consumidor). E assim perderam um consumidor…

  10. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    Pudera são os chineses que fabricam os iphones so tinha de lhes pedir desculpa em publico.

    1. Avatar de Ognito
      Ognito

      Não é tanto por os fabricarem, é pela quantidade que compram e pelo enorme potencial de mercado que representam.

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Apenas me apraz dizer é que tenham mais cuidado com a ortografia… É-me difícil aceitar que num site com a V/ expressão haja tantos erros gramaticais…

    Aprecio bastante oas V/ reportagens e notícias, mas custa-me ler com erros.

    Peço que aceitem como uma crítica construtiva.

    Muito Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Luís,

      Obrigado pelas suas palavras. O texto em causa foi traduzido do idioma original e depois para Inglês usando as ferramentas disponíveis.

      Provavelmente perdeu-se aí pelo meio alguma palavra ou surgiu algum erro.

  12. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Depois do pedido de desculpa a Apple já passou a ser a maior:

    «Os jornais chineses, que atiraram pedras à Apple há alguns dias, já mudaram de tom.

    “A carta de desculpas da empresa aliviou a situação, suavizando a relação tensa entre a Apple e o mercado chinês … A sua reação merece respeito comparada com a de outras empresas americanas”, escreveu o tablóide popular Global Times, publicado pelo Partido Comunista local» (Reuters)

    Quem pode, manda, e o dinheiro manda muito.

    P.S. Se nas “outras empresas americanas” ainda está incluída a Google não sei. Sei que tinha grandes problemas com o governo chinês.

    http://www.reuters.com/article/2013/04/02/us-apple-china-apology-idUSBRE93108320130402

  13. Avatar de joao
    joao

    Quer parecer se avaliarmos o caminho da Aplle da alguns anos a esta parte , que algo vai muito mal naquele reino.

    Se calhar esta a descambar de vez