Problema do TikTok nos EUA poderá ter sido agravado por reunião entre Trump e Zuckerberg

15 Comentários

A novela “Trump vs. TikTok” parece ter ainda muitos capítulos pela frente, mas o desenrolar da história começa a revelar pormenores que explicam algumas das cenas. Agora, uma investigação do Wall Street Journal revela que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, poderá ter utilizado a sua influência junto de Donald Trump, para minar a presença do TikTok nos Estados Unidos.

Segundo o que é avançado, várias as reuniões com reguladores foram usadas por Zuckerberg para alimentar os medos relativamente à app chinesa… que, por sinal, é uma das suas grandes concorrentes.

Problema do TikTok nos EUA poderá ter sido agravado por reunião entre Trump e Zuckerberg


O papel de Zuckerberg na novela “Trump vs. TikTok”

Mark Zuckerberg poderá ter usado uma reunião privada com Donald Trump para pressionar os EUA a atacar TikTok. A informação é avançada pelo Wall Street Journal que afirma que, durante uma visita a Washington DC no final do ano passado, Zuckerberg falou publicamente e também em reuniões de caráter privado, sobre a possível ameaça da app TikTok para o país.

Num jantar privado na Casa Branca, Zuckerberg argumentou junto de Donald Trump que a ascensão das empresas chinesas de Internet ameaçavam os negócios americanos. Por isso, essas empresas é que deveriam ser uma preocupação para o Governo em vez de quererem controlar o Facebook.

Problema do TikTok nos EUA poderá ter sido agravado por reunião entre Trump e Zuckerberg

Portanto, depois destes encontros, foi quando se começaram a levantar as preocupações de segurança associadas à aplicação.

A estratégia de Zuckerberg parece estar bem definida há já algum tempo: desviar atenções e esmagar um concorrente. Segundo um porta-voz do senador Josh Hawley, o TikTok está apenas a ser usado para desviar a atenção das próprias preocupações regulatórias do Facebook. Mas mais, de deixar que sejam os legisladores a acabar com um rival.

É uma tática de relações públicas para impulsionar a sua própria reputação

Esta é uma afirmação citada pelo jornal, associada a Kelli Ford, associada ao alarmismo levantado pelo CEO do Facebook.

A empresa dona das redes sociais de Zuckeberg é acusada de gastar quantias recordes em lobbies e, além disso, de ter criado um grupo de defesa, American Edge, para impulsionar as tecnológicas norte-americanas, junto do governo.

É de recordar que há pouco tempo, a empresa ByteDance, dona do TikTok, acusou o Facebook de difamação e plágio.

TikTok – A confusão não acaba. Empresa acusa Facebook de plágio

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Antes o Trump como presidente do que o albino cyborg Zuckerberg.

    1. Avatar de RM
      RM

      O Zucka realmente parece o Data do Star Trek 🙂

      1. Avatar de Bruno Cardoso
        Bruno Cardoso

        😀

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Só quem for “cego” (politica e tecnologicamente) é que acredita nas teorias conspiratórias de Donald Trump e governo norte americano acerca da Huawei e de apps Chinesas! E não quero dizer que os “chinocas” sejam uns santos…seria uma estupidez da minha parte dizer isso. Mas, no fundo, o máximo que eles fazem é precisamente o que os USA fizeram SÓZINHOS durante anos e anos…quem não se lembra das escutas que os “gringos” colocaram nos telemóveis da Angela Merkel e outros dirigentes políticos Europeus? E o poder tecnológico que a China possui hoje em dia foi-lhes “oferecido” pelas grandes multinacionais ao deslocarem as suas cadeias de produção para a China em busca de mão de obra barata! Quanto ao Zuckerberg…esse está SEMPRE do lado do dinheiro venha de onde vier! Zuckerberg, privacidade e seriedade nos negócios são o antónimo de…honestidade!

    1. Avatar de RRR
      RRR

      “E o poder tecnológico que a China possui hoje em dia foi-lhes “oferecido””, para aqules lados (asia oriental) chineses japoneses koreanos, gostam tb muito de estudar e trabalhar, chega a ser uma doença.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        pois pois conta-me coisas…

        são mesmo muito mais inteligentes que o ocidente…

        se não fosse a boleia do ocidente estavam em 1800 ou mais atrás…

    2. Avatar de RM
      RM

      Dá que pensar quando a irmã mais velha do Trump (ex juiza federal) diz que ele é uma pessoa sem princípios!

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Se ela for como alguns juízes de cá, ela não tem princípios nem ponta por onde se lhe pegue…

  3. Avatar de João
    João

    É engraçado que, para nós portugueses, seja noticia que os norte-americanos se organizem para defenderem os próprios interesses. É um conceito “exótico” para nós.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Isso deixa de ser válido quando outros países fazem o mesmo e eles aparecem com a conversa fiada do livre comércio global e tretas do género.

      Ou seja, se alguém lhes faz frente, banem, se estão à frente, acenam com o livre comércio.
      Pois é…

    2. Avatar de int21h
      int21h

      Realmente e isso é bem triste, até aqui ao lado, nuestros hermanos fazem questão de comprar o que é deles, só nós é que somos tristes e continuamos a lamber botas a tudo que é estrangeiro.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Como se este puto tivesse alguma influência no que quer que fosse.

    1. Avatar de Barbosa
      Barbosa

      Não se esqueça que é o dinheiro que faz o mundo girar, e dinheiro, é o que não falta ao puto…
      Sem mencionar o poder de influência do Facebook na sociedade actual.

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    A china tem vindo a aderir a organizações internacionais para beneficiar de todos os beneficios de fazer parte e não cumpre nada dos seus deveres.

    A china rouba centenas de biliões de euros aos EUA e ocidente por ano em roubo de propriedade intectual.

    claro que as coisas são mais baratas se não tens de gastar biliões e acatar imenso risco de falha em research and development.

    O mundo parece ter esquecido que a China é uma ditadura, e vejam o que se passa nas situações de Hong Kong, Taiwan, South China Sea, India, Tibete, e muitos outros locais.
    Se a China se torna o país dominante no mundo estamos em sérios sarilhos.

    A china é um país expansionista tendo conflitos com todos os seus vizinhos. A estrategia da china passa por ir atacando tudo e todos aos poucos para não haver um unico evento que valha a pena conflito e aos poucos ir subjugando todos os seus vizinhos e depois o mundo.

    O PM da Austrália ainda este mês comparou a china à Alemanha nazi e vai investir 200 biliões no exercito (um país com 25 milhões de habitantes)

    Abram os olhos…

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    A china tem vindo a aderir a organizações internacionais para beneficiar de todos os beneficios de fazer parte e não cumpre nada dos seus deveres.

    A china rouba centenas de biliões de euros aos EUA e ocidente por ano em roubo de propriedade intectual.

    claro que as coisas são mais baratas se não tens de gastar biliões e acatar imenso risco de falha em research and development.

    O mundo parece ter esquecido que a China é uma ditadura, e vejam o que se passa nas situações de Hong Kong, Taiwan, South China Sea, India, Tibete, e muitos outros locais.
    Se a China se torna o país dominante no mundo estamos em sérios sarilhos.

    A china é um país expansionista tendo conflitos com todos os seus vizinhos. A estrategia da china passa por ir atacando tudo e todos aos poucos para não haver um unico evento que valha a pena conflito e aos poucos ir subjugando todos os seus vizinhos e depois o mundo.

    O PM da Austrália ainda este mês comparou a china à Alemanha nazi e vai investir 200 biliões no exercito (um país com 25 milhões de habitantes)

    Abram os olhos…