The Giant Browser’s Benchmark – Abril 2012

77 Comentários

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

Sensivelmente um ano após o Benchmark aos 5 Browsers mais populares, eis que a fasquia sobre para um patamar superior, muito superior.

Este é provavelmente o maior Benchmark de sempre a Browsers. Nada mais nada menos que 25 testes feitos a 25 Browsers!… A maior curiosidade é saber como se portaram os chamados “major browsers” contra as suas réplicas mais ou menos personalizadas. Horas e horas de testes para chegar ao resultado que muitos esperam e outros temem. Qual o melhor Browser para navegar na Internet?


Para caracterizar devidamente todo o trabalho feito, a organização do artigo foi separada em vários pontos.

 
1 – Máquina utilizada

Um Benchmark desta envergadura precisou de um computador a tempo inteiro durante vários dias, pois alguns testes são muito demorados, 20 a 30 minutos, repetidos no mínimo 3 vezes, e o computador tem que se manter absolutamente inativo para preservar a fiabilidade dos testes.

Características do computador:

  • Laptop Sony Vaio 13″
  • Windows 7 Home Premium 64 bits
  • Intel U7300 @ 1.3 GHz
  • Memória RAM 4GB

 
2 – Browsers testados

  • Chrome 18.0.1025.162m
  • Safari 5.1.5 (7534.55.3)
  • Maxthon v3.3.6.2000
  • Black Hawk 1.0.905
  • Cool Novo 2.0.2.26
  • Rock Melt 0.16.91.371
  • SR Ware Iron 18.0.1050.0
  • Comodo Dragon 18.1.2.0
  • Firefox 11.0
  • Avant Ultimate 2012 build 28
  • Waterfox 11.0
  • Epic 1.9.3
  • Comet Bird 11.0
  • Sea Monkey 2.8
  • Sundial 4.0.1_1.0
  • Internet Explorer 9.0.5
  • Crazy Browser 3.1.0
  • Sleipnir 3.0.16.4000
  • Slim Browser v6.00 build 081
  • Lunascape 6.6.0
  • Hypersonic 5.0
  • Pale Moon 11.0.1
  • Mokafoox 11.12 (Firefox 10.0.1)
  • Opera 11.62
  • Dooble Web 1.28

Ainda foram analisados os seguintes browsers, mas não foram classificados por não executarem diversos testes: QupZilla, Wyzo, Arora, Three Teeth, The World 3, Bluto 7, K-Meleon e Green Browser.

Quanto aos Browsers Alienforce, Enigna Browser, Konqueror, Net Captor, Yahoo Browser Plus e Swiftfox, não foi possível a sua utilização pois a instalação falhou ou instalaram-se mas não funcionavam.

Este Benchmark cinge-se às últimas versões ESTÁVEIS dos diversos Browsers, versões standards exatamente como são descarregadas sem extensões ou qualquer formatação.

Os testes terminaram no dia 13 de Abril de 2012, portanto qualquer actualização posterior não foi considerada.

 
3 – Testes executados

  • Grupo 1
  • Grupo 2

O conjunto dos testes abrange todas as áreas que interagem com a construção Web, testando as capacidades dos Browsers em Html 5, Css, Css3, JavaScript, Flash, Hardware Acceleration, etc.

Para completar a análise aos Browsers, faço pessoalmente testes que abarcam outras áreas também importantes:

  • Design: nesta importante rubrica valorizo a limpeza e minimalismo, usabilidade e acessibilidade aos conteúdos das páginas e ferramentas do Browser;
  • Consumo de memória: dados recolhidos no Gestor de Tarefas do Windows;
  • Load Time: o tempo de abertura é conseguido pela média do tempo ocupado a abrir a página inicial de 3 sites, Sapo, Smashing Magazine e Stat Counter, repetindo 3 vezes a operação.

 
4 – Metodologia

Como a avaliação dos diferentes testes é muito variada procurámos criar um sistema em que todos os testes tenham o mesmo peso no resultado final, que se pretende quantitativo. Assim, cada Browser é classificado com a percentagem do seu resultado no total dos resultados desse teste. Como são 25 Browsers, a média dos resultados é 4%, ou seja, 4 pontos, sendo considerado um bom resultado acima deste valor e um mau, abaixo. Ora, como são 25 testes, um resultado médio para um Browser será 100 pontos.

Este sistema funciona diretamente nos testes do Grupo 1, que são testes positivos em que quanto maior for o resultado, melhor. Mas no grupo 2 estão reunidos os testes chamados negativos em que o menor resultado é que é melhor. Para resolver este problema optámos pelo método seguinte: como a média dos resultados em percentagem é 4, basta inverter a diferença que o resultado fizer para 4 para obtermos um valor que podemos juntar aos valores dos testes positivos. As fórmulas colocadas na tabela de cálculo para fazer as contas são as seguintes:

  • Valores positivos: =A1/$AZ1*100
  • Valores negativos: =4-((A2/$AZ2*100)-4)

 
5 – Resultados…

  • … em detalhe

  • … em resumo

 
And the winner is: SRWare Iron
 
Sem dúvida que o Browser Alemão é o grande vencedor, no entanto podemos dividir os louros com outros 2 Browsers: o Chrome e Comodo Dragon, pois a diferença entre eles é mínima e o fosso para os outros é enorme.

A classificação no global resume-se em 4 grupos:

    1. Os melhores, constituídos pelo Chrome e suas réplicas, que ocupam os 6 primeiros lugares: os 3 já referidos mais o Black Hawk, Cool Novo e Rock Melt. É preciso referir que o fosso é criado pela grande diferença que em alguns testes faz a Aceleração de Hardware que traz o novo Chrome 18, que já foi actualizada nos 2 primeiros e não nos outros 3. Sem isso a ordem já não seria bem a mesma.
      O grupo fica completo, Browsers acima dos 100 pontos, com 2 não alinhados: Opera e Maxthon.
      De referir que o Maxthon não pontua no teste FishIE tank pois não suporta a “tag” Html5 Canvas.
       
    2. A este 2º grupo podemos chamar-lhes os razoáveis, colocando-se entre o 9º e o 15º lugar. Este grupo é constituído pelo Firefox e suas réplicas, destacando-se o Pale Moon e Avant Ultimate, melhores que o original, e o Comet Bird, Waterfox, Mokafoox e Sea Monkey, que se classificam nos lugares seguintes.
       
    3. Os últimos lugares são preenchidos por um grupo formado pelo Internet Explorer e os seus semelhantes, manifestamente os piores Browsers para aceder à Internet. Eles são bastantes maus, principalmente no que se refere às novas tecnologias do Web Design, nomeadamente o CSS3 e HTML5.
       
    4. Por fim, temos 2 Browsers que não encaixam em qualquer grupo. O Safari, muito mal classificado, 16º, muito por culpa do teste Javascript Library em que não consegue executar o teste. Este teste é muito importante, pois testa a compatibilidade com as bibliotecas de Javascript, jQuery e Protopype, peças fundamentais em qualquer página Web moderna.
       

Para terminar temos o Dooble Web que consegue prestações de extremos entre o bom e péssimo, sendo o único que consegue no final pior prestação que o navegador mais utilizado no mundo, o Internet Explorer.

Voltando à questão colocada no início do artigo, será que se justifica trocar o seu Browser por uma cópia mais ou menos personalizada? No caso do Chrome e Firefox, temos dúvidas pois as vantagens são mínimas e as opções poucas, mas no caso do Internet Explorer, não faltam escolhas pois o Browser da Microsoft é o pior de todos. E estamos a falar de Windows 7 e IE9, já que os muitos que ainda têm o XP no seu computador têm que se limitar ao IE8, que ainda é muito pior.

 
6 – Conclusões finais

Apesar de importantes para classificar os Browsers, os Benchmarks não são a única razão para se escolher um como principal ferramenta para aceder à Internet. Apesar deste conjunto de testes ser extremamente abrangente, ele nunca consegue ponderar todos os aspectos necessários para fazermos a nossa opção, alguns dos quais absolutamente subjectivos.

A grande finalidade deste trabalho extenso é permitir ao leitor ficar com mais um elemento no momento de ponderar qual o “veículo” a escolher para navegar no grande oceano que é a World Wide Web.
 
Em nome do Pplware agradeço ao Jorge Sousa por esta fantástica compilação de conteúdos e à Maria Inês Coelho pela edição da imagem.

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Bastos

    Parabéns pelo post, excelente artigo, eu uso o Firefox praticamente desde do inicio que ele saiu, mas francamente acho que vou testar e dar uma oportunidade ao Chrome.

    1. Avatar de ognito
      ognito

      Eu experimentei e deixei o FF por completo!

      1. Avatar de Sky
        Sky

        Eu experimentei e voltei ao FF em menos de 3 dias.
        Ainda bem que há para todos os gostos 🙂

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Eu experimentei e voltei ao FF em menos de 3 horas.

          1. Avatar de Alfredo Toninho
            Alfredo Toninho

            Eu experimentei e voltei ao FF em menos de 3 minutos.

          2. Avatar de Jorge Sousa
            Jorge Sousa

            Não há ninguém que tenha descoberto que o Chrome é uma porcaria em 3 segundos?

          3. Avatar de D!
            D!

            não percebo o que vê no firefox, é mais lento a iniciar e ocupa mais memoria, para alem de ter as mesmas extensoes que o chrome (e até menos)

          4. Avatar de Tavares
            Tavares

            Meus amigos, Chrome necessita de tres puglins extra para correr só que estão denominados com outros nomes mas se somarem tudo o chrome necessita o triplo de ram para correr do que o firefox.

            Quem tiver chrome que vá ao gestor de tarefas e vá à tabela de progamas e ligue o chrome e veja quantos progs aparecem no momemto que liga o chrome.

            Ah pois é!

          5. Avatar de KOizo
            KOizo

            E para alem disso o Chrome da google nao trabalha de graça, rouba-vos quantos dados puder (dados, pesquisas, se vao ver Porno) e ainda tem sempre programas a correr por tras escondidos que nao dão para parar como o GoogleUpdate.

            3 décimos de segundo chegaram para voltar pro Firefox 😉

      2. Avatar de Henrique Martins
        Henrique Martins

        Eu tambem troquei o FireFox pelo Chrome e actualmente acho o browser o melhor. Como sou cliente da google, tenho os meus favoritos sempre em todos os browser’s dos PC etc etc

        Tambem sei que havia isso no FF, e eu usava, mas no google eu tenho a simplicidade de os consultar em qualquer lugar, é só maravilhas… lol.

        1. Avatar de Tavares
          Tavares

          Compreendo que há quem goste de simplecidade, porém o firefox oferece algo que o chrome não oferece e todos os que usam sabem o que é e quem usou sente falta disso mesmo no chrome.

          Para ser correcto chrome é moda, Internet explorer é o básico, Firefox é completo.

          O pensamento que devo mudar de browser só porque é moda ou porque aquele é mais rápido meio milésimo de segundo que o outro.

          Não é demais lembrar que num evento mundialmente aclamado pelas grandes corporações das novas tecnologias, onde estas empresas pagaram a hackers para saber se os seus produtos são impenetráveis, veio-se a saber que o 1º a tombar foi o Chrome…

          Enfim……..

    2. Avatar de Trupe
      Trupe

      Eu era fanático do FF, e nestas ultimas versões tem estado instável em algumas situações, relutante fui para o chrome, e agora fiquei convencido e larguei o FF de vez…

    3. Avatar de Valente
      Valente

      Já usei o Chrome há bastante tempo mas deixei por ser na altura uma versão pouco afinada.
      Agora uso o Mozilla Firefox Nightly de 64 bits em Windows de 64 bits e não testo outra coisa.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Estou a ponderar comprar umas colunas para o meu portátil. Colunas essas que iriam servir para, por exemplo, ver filmes com mais qualidade (o som do portátil é muito fraquinho), mas,principalmente ouvir musica e rádio por toda a casa, praticamente para servir como um bom sistema micro audio.
    A questão é: que cuidados e requisitos a ter em conta? Tenho de levar em consideração a placa de som? É que comprar umas colunas muito potentes e depois a placa não conseguir acompanhar seria desagradável…
    Aguardo e agradeço ajuda
    Cumprimentos

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Ricardo ,

      Bom dia eu tenho umas para o meu portátil da NGS que são alimentadas pela entrada USB , têm um excelente som para o seu tamanho e apresentam um palco sonoro muito interessante para este tipo de colunas , aqui fica o link , eu aconselho vivamente e eu sou muito exigente com o som .

      http://www.kuantokusta.pt/1/143393/NGS-Ovoid-2-0

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Serva,

        Antes de mais agradecer-lhe a simpatia pela resposta.
        Ambos partilhamos a exigência pelo som e as colunas que me sugeriu parecem-me interessantes, mas, se me permite e se puder esclarecer, serão suficientes para “espalhar” som por toda a casa? É que, como não tenho rádio em casa, funcionará como tal. Outra questão, não terei que me preocupar com requisitos do computador(placa de som) na escolha das colunas?

        Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda
        Cumprimentos

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Ricardo ,

          Boa tarde não tens de me agradecer eu gosto de ajudar é por isso que gosto participar no blog e gosto também que me ajudem como o já têm feito também aqui , esclarecido este ponto , perguntava-te de quantos m2 estamos a falar ? , posso dizer-te que o meu quarto tem 32 m2 e eu ouço perfeitamente, e o som mantem-se audível não de uma forma directa mas razoavelmente afastado , quanto a placa de som dos portáteis normalmente são da Realtek onboard , por isso penso que também não terás de te preocupar com a placa de som , é claro que existem outras alternativas mas já implicam um sistema 2.1 o que já não se torna prático nem portátil com pretendes , deste tipo de colunas já tive várias estas foram de facto as que me encheram as medidas e muito econômicas para o seu valor , reproduzem muito bem a banda média e alta , mesmo com este tamanho conseguem ter uns graves que ainda hoje me espantam , eu normalmente uso em streaming no sitio da smoothjazz.com , o som emitido tem uma qualidade de 192 KBs e as colunas portam-se muito bem ,dando até uma sensação de espacialidade , a caixa também ajuda porque é pequena e tem uma camada impermeável por cima do cartão e um ìman na tampa que permite fechar com facilidade e transportar .

          Espero ter ajudado

          Cumprimentos

          Serva

    2. Avatar de Musicoooo
      Musicoooo

      Um conselho que pode servir em geral para tudo o que seja som:
      Compra sempre colunas que sejam mais “fortes” que a placa de som / aparelhagem / tv, etc..
      Assim, mesmo que abras as goelas ao volume, as colunas aguentam sempre todo o sinal debitado pela placa, e não corres o risco de rebentar colunas, ao mesmo tempo que aproveitas o som todo.
      Exemplo: placa de 50Watts – colunas de 100 Watts – 50 Watts de musica com qualidade !
      Se for ao contrário, placa de 100Watts e colunas de 50Watts, só aproveitas metade da capacidade da placa, com a agravante de estares sujeito a rebentar as colunas.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Musicoooo,

        Muito obrigado pela ajuda. Já agora, e desculpem-me a pergunta, talvez estúpida, como saber a potência (Watts) da minha placa?
        Outra questão, entre as várias opções de colunas que tenho encontrado, as mesma estão sempre subdivididas entre 2.0, 2.1 e 5.1 … qual a diferença?

        Agradeço mais uma vez
        Cummprimentos

        1. Avatar de Hugo Cura

          Nunca vi uma placa de som com potência como uma característica, que eu saiba isso não existe. A potência refere-se à amplificação do som, que é algo que uma placa de som não faz. Existem sim valores importantes como signal-to-noise ratio e impedância.

          A designação X.Y caracteriza-se em X como o número de canais individuais e Y o número de graves.

          Queiram por favor continuar a discussão no nosso fórum.

        2. Avatar de Valente
          Valente

          Curioso, estava-se a falar de browsers e de repente passou-se a falar de colunas de som!!!!!!!!!!!

      2. Avatar de Serva
        Serva

        Mas o Ricardo quer usar num portátil que não tem nenhuma placa de som XPTO a não ser que seja um too de gama da Toshiba ou da Asus , ainda ontem vi 1 que se não fosse o preço proibitivo era capaz de me ter tentado o monitor é de 18,5” e rivaliza com os Toshiba Cosmo .

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Exactamente, a minha placa deve ser do mais fraquinho que há, portátil Acer Extensa …

          Cumprimentos

  3. Avatar de Ed
    Ed

    O SRWare Iron é o meu browser principal,mas para serviços bancários uso o Comodo Dragon…este teste só vem confirmar que ando a tomar boas opções em ambiente Windows;apesar de usar o Opera e Firefox ocasionalmente,nomeadamente em ambiente linux.
    parabéns pelo teste

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Bem não imaginava que o Firefox ficasse tão mal colocado e também fiquei muito admirado com as classificações do IE e do Safari , estão o IE ficar em 24º lugar penúltimo da lista é razão para a Microsoft pintar a sua cara de preto .

    Fantástico teste , muito abrangente e sobretudo com resultados surpreendentes .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Miguel

      surpreso?

      1• família chromium
      2• opera
      3• safari & família firefox
      4• internet entoper

      nada que não se _sinta_ numa utilização corrente …

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    Muito bom teste! So faltou foi o Chromium!

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Os testes cingem-se à versão que o utilizador comum deve usar, a estável. O Chromium é uma versão em desenvolvimento.
      De qualquer maneira se nos 6 primeiros lugares estão browsers que usam o Chromium como base, pode dizer-se que ele está classificado.

      1. Avatar de nothing to!
        nothing to!

        A versão dev actual do chrome é a 20.0.1096.1 dev-m

  6. Avatar de Sight
    Sight

    Claro que o SRWare Iron é mais rápido…Basicamente trata-se do Chrome, sem todas as funcionalidades que fazem dele um browser decente nos dias de hoje.
    Funcionalidades tão essenciais como DNS Pre-Caching, Link Suggestion, etc…São estas as ferramentas que tornam a UX tão boa no Chrome.
    Estar a remover isso sob o pretexto de privacidade não é consciência tecnológica, mas sim paranóia.
    Sim a informação é enviada para a Google: Com o objectivo final de melhorar a nossa experiência. Não é como se essa informação não fosse encriptada ou negligeada pela Google.

  7. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Um longo bocejo para mais um pseudo-estudo com pseudo-testes onde apenas foram privilegiados os pontos fortes do Google Chrome, esquecendo todos os outros, para, mais uma vez, ele recolher os louros no fim.

    1. Avatar de eu
      eu

      como assim? podias explicar? eu não sou muitofã do chrome,uso mais ff r opera. cumpts

    2. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Gostava que indicasses quais os verdadeiros testes que aqui faltam para os poder incluir num próximo trabalho.

      1. Avatar de KOizo
        KOizo

        Faça testes de protecçao de navegaçao e privacidade. Aí o Chrome descia para os ultimos

        1. Avatar de Jorge Sousa
          Jorge Sousa

          Isso são bocas, quero é links para os testes

    3. Avatar de Santiago
      Santiago

      Pois, faça testes verdadeiros, obtenha resultados verdadeiros, publique e volte aqui para discutir.

      É muito fácil desmerecer o trabalho alheio quando tudo que se faz é falar e falar.

    4. Avatar de Arnaldo
      Arnaldo

      É como dizem as vossas próprias conclusões finais: “Apesar deste conjunto de testes ser extremamente abrangente, ele nunca consegue ponderar todos os aspectos necessários para fazermos a nossa opção, alguns dos quais absolutamente subjectivos”. Este pretexto serviu para subtrair dos testes tudo aquilo em que o Google Chrome é mau.
      De resto, enquanto continuarem a censurar os meus comentários, sempre que eu critico o mau português em que as vossas notícias são redigidas, eu não vou explicar mais coisa nenhuma. Por exemplo, não se diz “Apesar deste conjunto de testes ser”, mas sim “Apesar de este conjunto de testes ser (…)”.

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Pois,pois…e os verdadeiros testes?

        1. Avatar de Arnaldo
          Arnaldo

          Olha, para começar, podes testar o teu amado Google Cromo num netbook, mas para isso é preciso pô-lo realmente a funcionar, coisa que eu acho que tu não fazes/fizeste. Abre um daqueles blogues cheios de vídeos e imagens, tipo o blog da Pipoca Mais Doce. E depois compara a performance MISERÁVEL do Google Cómico com a do Firefox 🙂 Esse é um bom ponto de partida. Vocês têm a mania de olhar para os números e para as estatísticas, mas eu gostava era que visses como é que esses números e essas estatísticas se comportam na realidade.

          1. Avatar de Jorge Sousa
            Jorge Sousa

            É isso que são os testes! És mesmo patético.
            Primeiro eu não disse em nenhum lado que o Chrome era o meu browser preferido e segundo qualquer netbook recente é mais potente do que o laptop em que fiz os testes.
            Já agora, pelo teu estilo raivoso, pareces amante do Internet Entoper!

  8. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    sinceramente, mairia deles nunca ouvi falar, vou testar o comodo dragon e o srware iron, ambos nunca tinha ouvido falar. excelente post!

  9. Avatar de naoliveira
    naoliveira

    Em relação ao teste da memória, deviam de ter feito a diferença entre a memória total usada com o browser aberto e a memória total usada com o browser depois de o fecharem.
    Já me aconteceu o seguinte (valores aleatórios, pois não me lembro dos correctos)
    memória total ocupada: 800M
    memória ocupada pelo browser: 200M
    a seguir fecho o browser e a ocupação da memória cai para 500M… de onde é que vieram os outros 100M? 😉

  10. Avatar de João Neves

    Bom trabalho, obrigado.

  11. Avatar de Bruno Seixas
    Bruno Seixas

    Para o 2º desafio…
    Os posts da tarde de cinema =) pois nem sempre estou a par do que estreia. Os comentários tb são uma boa forma de “separar o trigo do joio”

  12. Avatar de troll
    troll

    qual o browser que tem uma troll face como icon?

    1. Avatar de Hugo Cura
      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        bem me parecia que tinha icones a mais 😀

        1. Avatar de KOizo
          KOizo

          lol tb reparei nisso, para mim era o browser indicado x)

  13. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Pois mas o Chrome nao é tao completo por isso fica nos top 3.
    E acredito que os outros tambem.

    Por exemplo alguem já testou instalar o chrome e depois adicionar feed’s ou rss’s.

    Pois é pena nao dá.

    Depois os chorme tem uma boa coisa. Cada separador é uma threat nos processos. e no IE tambem o mesmo.
    No firefox 1 janela uma threat. o que poderiam melhorar isso. Mas se eles poserem uma threat por aba vamos lá ver depois quem é o melhor…

  14. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    Para quando uma review de browsers a correr em Mac Os? O safari para windows é uma piada, mas isso não é motivo para deixar o browser de parte – ele foi feito para correr noutro sistema, gostava de ver dados dele a correr nativamente.

    1. Avatar de Bónus Betclic

      Exactamente!
      O Safari em Mac não tem nada a ver com o Safari Windows.

  15. Avatar de AC
    AC

    Obrigado ao autor pela paciência na realização de todos estes testes e sua compilação. Contudo, não me parece que os resultados dos testes sejam fiáveis (como em qualquer teste).
    A meu ver, tal dever-se-á à utilização de um portátil com um processador low power, como é o U7300.
    No meu caso, que utilizo um portátil com processador Core i5-460M, obtive resultados bastante diferentes em dois dos testes onde o Chrome & Cª dão “pancada” no teste apresentado.
    Senão, vejamos (valores do teste original entre parêntesis):
    HTML5 Canvas: IE – 240 (26), FF – 77 (13), OP – 47 (18), IR 111 (115)
    Neste teste, o Chrome era líder destacadíssimo e deixou de o ser, com um score que é 50% do IE e não tão distante do Firefox.
    Particle Accelerator: IE – 182000 (3), FF – 60000 (1), OP – 10000 (3), IR – 117000 (17)
    Novamente o IE fica bem à frente do Iron, invertendo por completo o teste original. O Firefox não se porta tão mal como o teste original transparecia, ao contrário do Opera.

    As versões utilizadas foram: IE 9.0.6, FF 10.0.1, Opera 11.62 e Iron 18.0.1050.0 .

    Para mim estes testes só comprovam que os programadores andam demasiadamente preocupados com floreados e menos com conteúdo dos sites, passando do inferno Flash para o inferno HTML5+CSS3.

    Para que me posicione, sou utilizador de Firefox, IE9 e Avant Browser c/ IE8. Usei o Chrome, mas sou consumidor de RSS e favoritos e não me consegui portanto adaptar ao Chrome. Minimalista sim, mas nem tanto! Nota 8 no design. 🙂

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      O problema é que nem toda a gente tem computadores com processadores ultima geração, este computador perece-nos mais de acordo com a maioria dos computadores em Portugal.
      De qualquer maneira parece-me que é de valorizar a preocupação dos programadores do Chrome em permitir o acesso ás novas tecnologias aos utilizadores dos computadores mais antigos.
      A sua passagem pelo Chrome deve ter sido bem fugaz, pois ele tem mais de uma dúzia de aplicativos para ter acesso aos RSS e os marcadores funcionam exactamente da mesma maneira dos favoritos.

      1. Avatar de AC
        AC

        Caro Jorge, o i5-460m é um processador com 2 anos e os portáteis que os têm custam menos de 600€. Quanto custou o seu Sony Vaio?
        Se o Chrome foi concebido a pensar nos computadores de antigos, então tenha-se a delicadeza de reconhecer que não é assim tão bom em PCs actuais.
        O Chrome é rápido? É. Usei-o durante alguns meses, mas apenas para aceder a dois ou três sites, assegurando que estavam acessíveis no ecrã de entrada.
        O sistema de acesso aos favoritos do Chrome faz lembrar o relógio do Windows. No XP bastava um duplo clique para acertar as horas. No Vista já eram necessários uns 5 cliques. No 7 são 3. Porquê inventar outra vez a roda, se a que existe funciona bem?!?
        Ok, colocam-se extensões no Chrome e fica melhor… e a performance? Não cai com tantas extensões? Sejamos realistas…
        Não há browsers perfeitos e cada um deve escolher o que mais lhe agrada. Agora não tentem vender o produto baseado no que a web vai ser daqui a 3 anos. A maioria dos sites não tem, nem terá a brave trecho, qualquer uma das tecnologias do futuro que estão nos benchmarks acima.

        Já parece a TDT: compre já o seu descodificador HD, e logo terá acesso a 4 canais SD… 🙂

      2. Avatar de Zzzz
        Zzzz

        Gostava de ver esses testes num computador com pouca capacidade de processamento e memória.

        1. Avatar de Jorge Sousa
          Jorge Sousa

          Um acho que o computador é fraco, outro que é bom! Entendam-se.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Testa-te o webGl?

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Se te estás a referir ao WebGL, ele é testado no PeaceKeeper, que já agora também testa o WebM.

  16. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    O que me prende ainda ao FF é o download helper que permite fazer o download de qualquer video de qualquer tipo de site. No chrome não encontro nenhuma extensão que permita de qualquer site sem ser o youtube.
    Alguém conhece?

  17. Avatar de NoBodyCares
    NoBodyCares

    No meu chrome o resultado do PeaceKeeper é de 1971.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Teste mais alguns browsers e verá que também sobem. Provavelmente o seu computador é melhor do que aquele em que o teste foi feito. No meu computador de mesa, um I7, o resultado ainda é melhor. Esse teste também pode ser usado para ver a qualidade dos computadores.

  18. Avatar de dido
    dido

    Eu uso 2 browsers, o chrome mais para navegar nos sites em geral, com os marcadores organizados, e o firefox para aceder a páginas de acesso por password, como facebook, gmail etc. Mas não conhecia o vencedor o srware iron, tenho de experimentar.

  19. Avatar de Hawk
    Hawk

    Excelente artigo, muito completo, claro e direto.

    Uso o Chrome em casa, mas no trabalho não consigo, ele trava com muita frequência, daí tenho que usar o Firefox, mas ambos são muito bons.

    Vou testar este SRware Iron.

    Obrigado.

  20. Avatar de Raul
    Raul

    Pale Moon Forever. É o melhor Browser.

  21. Avatar de Bruno
    Bruno

    Viva,
    ja que mencionaram aqui uma das minhas duvidas alguem conhece ou existe alguma extensao para o chrome para fazer o scroll pelos favoritos de forma mais rapida estilo FF ou IE??Pois para chegar ao fim da minha lista desgasto o scroll do meu rato enquanto nos outros basta 2,3 vezes e estou no fim!!
    cumps

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Basta organizá-los em pastas e já não precisas de fazer scroll nenhum.

  22. Avatar de Artur Mendes
    Artur Mendes

    Sempre fui adepto do FF até recentemente o chrome estar a ganhar mais fama.

    Decidi experimentar, gostei do aspecto em geral, da velocidade e das extensões disponíveis. Estava tudo perfeito até sincronizar os meus bookmarks do firefox e descobrir que não existe separadores.

    Gostava de saber como fizeram para lidar com este problema.

    A solução que achei do “———-” não me agradou nem de perto.

    Voltei para o ff por causa disto.

  23. Avatar de José Leite
    José Leite

    Cheguei agora,o fanático dos browsers 🙂 deixem-me ler o artigo com clareza e devagar que depois digo qualquer coisa.e tenho que ver os browsers aqui testados,se os tenho a todos ou não 🙂 depois faço um bom comentário,ok. Parabéns ao sr.hugo cura e ao sr.vítor m.,que realmente disse que iria sair um artigo destes por estes dias aqui no pplware. Vocês são demais 🙂

    1. Avatar de Hugo Cura

      O mérito é todo do Jorge Sousa! É um trabalho fantástico.

  24. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Bom trabalho!

    Deixo umas sugestões:

    -Só faltou mesmo incluires o Dillo como navegador;

    -Tenta incluir um teste ao consumo de ram, com o brower aberto numa página em branco e com o browser aberto em 5 sites diferentes;

    -Quando possível faz um teste em GNU/Linux e outro em MacOS.

  25. Avatar de Couves
    Couves

    Javascripts + css’s + html’s 5 + m*erdas que tais > TRASH!
    A web tal como o browser querem-se limpos!

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Era bom que também estivesse limpa de comentários destes.
      É pena que se mandem bocas sem se fazer a mínima ideia do que se está a falar.

    2. Avatar de Arnaldo
      Arnaldo

      De facto, enquanto alguns internautas, como eu, esperavam por uma Internet cada vez mais leve e de fácil navegação, eis que, a seguir ao flash e ao javascript, surge o html5 para entupir de vez os browsers e para atrasar a vida a quem precisa de informação rápida.

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Arnaldo, é curioso saber onde foste buscar essa ideia de que o html5 atrasa a web.
        Já programas-te alguma página em html5?

  26. Avatar de satrow
    satrow

    Jorge,

    No Pale Moon x64 tested 🙁

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Parece-me que o Pale Moon se portou muito bem, foi o melhor da família Firefox.