Teste de velocidade da NOS está a espalhar vírus aos utilizadores?

39 Comentários

Os testes de velocidade das operadoras são ferramentas muito usadas pelos utilizadores, não apenas para verificarem a velocidade a que se ligam à Internet, mas também para saberem se existe algum problema com as suas ligações.

A NOS parece que levou estes testes mais longe e o seu speedmeter está a recolher informações sobre os utilizadores (que não devia) e a espalhar vírus.

NOS

O caso foi denunciado recentemente e mostra que o teste de velocidade da NOS estava a realizar mais funções do que era esperado para um serviço deste tipo. Para além de realizar a função esperada, medir a velocidade do acesso à Internet, estava a recolher informações das máquinas onde o teste era realizado e para isso usava uma aplicação que era considerada vírus.

A nova versão do teste de velocidade da NOS passou a usar uma aplicação dedicada, obrigando os utilizadores a descarregá-la e a executá-la. Sem ser fornecida qualquer informação adicional aos utilizadores, esta aplicação está a ser identificada como um vírus pelas principais ferramentas de deteção, como o VirusTotal.

NOS

Além disso, uma análise mais profunda dessa aplicação revela que esta descarrega outra app e que recolhe e envia informação sobre o computador onde está a ser executada.

Esta informação é sensível e vai desde as aplicações que estão a ser executadas até à existência de ligações a redes 3 ou 4G e a software de gestão destas ligações. Há ainda o envio de informação sobre as apps instaladas no PC e as interfaces de rede existentes.

NOS

O problema, para além do envio de informação para os servidores da NOS em modo desprotegido (HTTP e não HTTPS), está na recolha de informação sem qualquer informação ou consentimento por parte do utilizador.

Entretanto, e para resolver este problema, a NOS reverteu para a versão anterior do seu speedmeter, não usando por agora a aplicação que antes estava a ser usada.

Fonte

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Seria motivo para imediato cancelamento do contrato, desobrigando qualquer compromisso de fidelização? Fosse eu cliente desta operadora, levaria o assunto à ANACOM para formalização de reclamação e consulta.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      És muito macho

  2. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Devem ter sido hackeados…

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Huawey a dar os primeiros passos..

  4. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    Tal como a net deles… Não vale nada!

  5. Avatar de mike
    mike

    Ainda existe pessoas que pensam que existe marcas imunes???

    1. Avatar de k
      k

      Existem e empresas tipo Fnac não ajudam. Ainda há uns tempos vi um slogan/anuncio numa fnac junto aos macs cujo ponto de venda era isso mesmo, sistema livre de vírus, malware, etc. Povo menos informado vê aquilo e a mensagem que fica é essa. Por exemplo o meu pai nunca usou macs mas era capaz de olhar para aquilo e reter a ideia. Mas não é de todo verdade, já apanhei bastantes lá na empresa para reparar todos minados.

  6. Avatar de Guilherme Néri
    Guilherme Néri

    Lol, és doente

  7. Avatar de mike
    mike

    A NOS no seu melhor sempre….. Pelo visto deve estar para breve começar a oferecer internet de 10 Mbts porque aqui ela ficava pelos 0.4 Mbpts a maior parte do tempo.

  8. Avatar de jorge jesus
    jorge jesus

    a NOS ja e um VIRUS

  9. Avatar de 3nvy
    3nvy

    E o que é que lhes vai acontecer? Nada. A Anacom passa um multa de migalhas e eles continuam com a vida deles lol

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Dois problemas: não informar o cliente que dados serão enviados e má concepção da aplicação em termos de arquitectura e segurança.

  11. Avatar de Methotdic Owl
    Methotdic Owl

    muda para linux que é de borla :V

  12. Avatar de Methotdic Owl
    Methotdic Owl

    e a proposito, tambem existem virus para mac’s 😉

  13. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Ainda acreditas no Pai Natal não é? Ah Ah Ah

  14. Avatar de Luís Duarte
    Luís Duarte

    Eles estão-se a por a jeito é para um processo em tribunal. Não colocaram nenhum disclaimer descartando-se dos efeitos do Speed Tester.

  15. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    NOS-jenta! Nao exclusivo dela esse procedimento…

    1. Avatar de Jonathan
      Jonathan

      Seria estranho uma empresa de tecnologia hoje que não o faz isso. Lojas de aplicações faz, apps fazem isto, sistemas operacionais o fazem, ate o tio da padaria faz isso, de forma analogical. E a contribuição que a sociedade faz a essas empresas em troca do melhoramento das tecnologias, 90% expoe sua vida na internet de forma voluntaria, não sei qual a crise!?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Qual a sua logica? 90% das pessoas expõe a sua vida voluntariamente na internet logo todas as empresas podem espiar a vida das pessoas? e os outros 10%? além disso quem expõe sabe que o está a fazer e toma uma decisão consciente… Eu não exponho a minha vida e não tenho que seguir os carneirinhos como o senhor!!! Não quero que ao fazer um contrato com a EDP seja contactado pela NOS e MEO porque andaram a partilhar os meus contactos sem a minha autorização. Talvez a si não lhe faça diferença mas lembre-se que existem outras 9.999.999 pessoas nestes país que podem pensar de maneira diferente e existe leis que proibem explicitamente este tipo de comportamentos.

        1. Avatar de Jonathan
          Jonathan

          Ecxistem usuarios e usuarios. Uma coisa nao justifica outra, mas dizer que um simples usuario faz de forma consciente sua exposicao… tenho la minha duvidas, mesmo para usuarios avancados rola certas duvidas a respeito do real trafego de informacao que rola nessas apps. Contudo e isso ai, voce esta certo, e as empresas estao errada em coletar informacao de forma indiscriminada. Ao menos, deem se ao trabalho de ler as bulas dos remedoes, e relevante.

  16. Avatar de censo
    censo

    Mas quem é que acredita na aplicação do operador para testar a sua própria velocidade ? Com tanta ferramenta que há gratuita e independente…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Ora aí está…

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Isto é para ser utilizado durante as chamadas ao apoio técnico, de forma a haver um despiste rápido da configuração do sistema do utilizador, nomeadamente: se está ligado por wifi, se existem dispositivos de rede de terceiros (switches por exemplo) pelo meio, se as próprias características do pc nao permitem velocidades altas (ex.: placa de 10mbit? 64MB de ram?)

    3. Avatar de nop
      nop

      se nao usares a app do operador nunca tens a internet que pagas.. lol

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Pois é um teste só para Windows, enfim sem mais comentários.

  18. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Está lá escrito “Declaro conhecer e estar de acordo que este teste de velocidade aceda a determinadas características técnicas da rede e do computador. Estas características serão utilizadas exclusivamente para fins de análise dos resultados em questão. Não haverá qualquer acesso a informação pessoal.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Certo. Mas entre isso e meter um trojan à socapa… Ng denucia o caso à PJ?

      1. Avatar de Ze
        Ze

        LOL Trojan? Não é instalado nenhum trojan

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Podes não denúncias?

  19. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Não digas tais barbaridades… Não há sistemas imunes…

  20. Avatar de Rui pedro
    Rui pedro

    A própria nos é um virus que se alimenta das facturas dos clientes pra, espalhar spam pela internet e por chamadas a oferecer serviços que nem eles conseguem dar suporte.

  21. Avatar de Bruh
    Bruh

    O que eu sei é que a minha irmã tinha um mac. Cada vez que chegava a casa ligava o mac e a net na nossa casa “morria”. Coincidência? I think not.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Há pois é… há muita gente que não quer reconhecer que appl€ e malware são bff 😀

  22. Avatar de int3
    int3

    Devem ter sido pownados

  23. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    É mais um “miminho” para os utilizadores windows…

  24. Avatar de Carlos Pombo
    Carlos Pombo

    É por estas e por outras que para speedtest só uso o Speedmeter da FCCN 🙂

    http://speedmeter.fccn.pt/

    1. Avatar de adolfo dias
      adolfo dias

      que é uma ganda aldrabice!

  25. Avatar de Shazamucks
    Shazamucks

    Sou analista de redes, programador e ex-cliente NOS. Este tema em especifico é apenas algo para criar polémica. O ficheiro que estava aprovisionado tinha um proposito simples, reunir um conjunto de informação sobre os perifericos e componentes da máquina/user para determinar se algo poderia estar na causa das quebras/velocidades lentas. Da mesma forma que há gente estupida que com placas 10/100 contrata 200mb para chorarem velocidades lentas, ou refilam do alcance Wi-fi como se uma condição do contrato fosse em vez de comprarem um router de jeito, ter uma empresa que suporte net implica lidar com clientes ignorantes, pseudo-curiosos, pseudo experts e rarissimos clientes que sabem do que se fala. Os antivirus e anti phishing detectam padrões, não validam os ficheiros. O .exe que se fala fazia um report do Device Manager, mais nada. Um speedtest.net também o faz, não ouço ninguém a queixar-se. Há um clima nos clientes que wifi é orbigatorio na casa toda, um telefone fixo é obrigatorio de oferta para quem tem linha telefonica. Mais um pouco, pago net e passa a ser obrigatorio oferecem um portatil ou computador.

    Querem falar com razão, dou-vos estas de borla: CMTS’s com congestionamento horário noturno e/ou fim de semana não são avaliados sequer por ninguém minimamente técnico. A NOS já foi reportada que estes sintomas ocorrem de forma regular e persistente, só não reconhece que seja uma avaria 😉 meaning: em vez de se porem á obra e investir na rede Docsis 3.0 que está a rebentar pelas costuras, fizeram algo mais facil, inventaram um chavão e deram ordens para ser entregue aos clientes reclamantes nas linhas de apoio:

    Isto foi-me dito por uma colaboradora ao telefone bem nervosa: “A situação que nos reporta não reflete a totalidade da utilização do serviço, sendo uma questão meramente pontual. Lembramos que a NOS monitoriza continuamente a sua rede, tomando as acções que sejam necessárias para a sua expansão. ” Perguntei se esta mensagem fantastica era da responsabilidade dela ou da empresa e prontamente disse-me em chamada gravada que era a declaração oficial da NOS sobre este tema. Que os ultimos casos de velocidades lentas que a NOS decidiu reconhecer como avaria de zona tinham uma previsão de resolução de 18 meses. 🙂 E porque este prazo era motivo para o cliente pedir a rescisão do contrato porque ao longo do contrato de 24 meses sabia que nunca teria net como deve ser, mudaram o plano. Agora não há prazo de resolução, não há avaria, é apenas “pontual e não reflete a experiencia total da utilização do serviço”. Brilhante.

    Ou seja, se tiverem net contratada de 200mb e durante o dia chegarem aos 195mb mas á noite e fim de semana baterem testes com 70mb, 50mb, 20mb ou até mesmo 1mb de download, não há avaria para a NOS. Não reflecte a experiência total do serviço 😉 Só, e apenas, se tiverem velocidade lenta CONTINUA ao LONGO DO DIA, é que o vosso caso é reportado para a uma 3ª linha (intitulados especialistas, lol) que igualmente não fazem nada para vos tratar do problema, pedem-nos para arrancar em safe mode, gestor de tarefas, device manager, driver, tudo á procura de algo motivo para nos encaminhar para a fabulosa PC Medic. Quantos de nós não ligamos para a linha de apoio, apenas para aguardarmos 4 dias onde supostamente uma “linha espcializada” irá avaliar o nosso caso? Pois bem, já acho uma falta de consideração demorarem 4 dias para responder. Se fosse de TV eram tratados num prazo médio de 3-4 horas no máximo. Sabem porque? Porque agendam técnico. Ponto. E resolve. Agora, net? Que precisam de abrir Cisco monitor ou Servassure (jungo) para ver sinais de rede? Nem isso o fazem (duvido que saibam), pois é uma perda de tempo. Fazem um brilhante discurso pseudo informático onde usam conceitos errados de informática, que juntos não fazem uma frase com sentido, mas serve para pintar a imagem ao cliente que “epá afinal este comunicador percebe bem mais que eu”. Fazem as “configurações ao router” e todas as formas que tem de mostrar que estão a fazer algo basea-se nisto: reset, desligar e voltar a ligar, alterar canal wifi. Tudo coisas que podemos fazer aos routers em casa e muitos de nós já o fizemos antes de ligar (ou durante a chamada porque o IVR assim o pede…).Se por algum “milagre” a rede reassignar o router na frequencia certa e nos facultar o serviço de forma conveniente (de acordo como tarifário) o comunicador eleva o ego e acreditamos que foi ele/a que resolveu o problema. Se as velocidades permanecem, NUNCA é responsabilidade da empresa ou da infraestrutura. É do computador do cliente; da tomada tripla que está ligada que influencia a corrente (e se isto não servir, invertem, dizem que a nossa casa não tem terra. LOL. Qual o aparelho NOS que tem ligação terra mesmo?); da placa de rede e das drivers actualizadas; o browser não tem java, logo a leitura do teste de velocidade NOS é falso positivo e não confiam nos resultados da speedtest; a curvatura da Terra; etc, etc, etc.

    Isto sim devia estar exposto. Não acreditam? Façam o que aqui descrevo: Para todos voces que tem velocidades lentas liguem e depois digam-me se o que digo é verdade ou não.
    Isso e a partilha de dados do cliente entre empresas nas quais a Randstad fornece os recursos humanos dos call-ccenters. Completamente verdade. Peçam apenas um contato telefónico simulando uma potencial nova angariação de cliente e verão que em 48horas recebem contatos da MEO e EDP. Porque? Randstad usufrui e partilha sem escrupulos os dados dos clientes que contactem linhas comerciais.