Teste a 11 Browsers – Qual é o melhor navegador?

128 Comentários

Por Navyseal para o PPLWARE.COM
O mercado dos browsers não é estático e têm havido excelentes novidades. Como os browsers são cada vez mais ferramentas de trabalho, onde a velocidade, comportamento e estabilidade são fundamentais, fizemos alguns comparativos para marcar a actualidade, deixando assim algumas informações para o utilizador decidir se está a usar o melhor browser… digo, a melhor ferramenta para o mundo global que é a Internet.

Fizemos um pequeno teste aos browsers mais conhecidos, assim como a alguns dos menos conhecidos ou menos usados.


Desta vez decidimos deixar de fora os testes ao consumo de memória, limitamos os testes à performance. Temos acompanhado esta evolução e deixamos em Abril um benckmark abrangente. Este tipo de testes poderão dar-nos uma percepção da evolução visto que as tecnologias intrínsecas em cada browser também evoluem. Ficam então os resultados.

Navegadores testados:

Nota: Não foi possível instalar o SlimBrowser 6.0 apesar das várias tentativas efectuadas, continuava a dar erro, ficando dessa forma excluido do teste.

  • O Avant Browser é baseado no Internet Explorer 7;
  • Maxthon é confundido no Peacekeaper com o Safari;
  • RocketMeIt é baseado no Chrome
Máquina usada:
  • Processador: AMD Athlon II X2 245
  • Motherboard: Asus M4A78-AM
  • RAM: 4Gb
  • HD: 250 GB
  • Gráfica: Asus Radeon EAH4670 1Gb DDr3
  • Sistema Operativo: Windows 7 64bit Home Premium SP1
Recursos usados:

Benchmarking

Acid 1
  • Avant Browser 2011 Build 33 – Passou
  • Chrome 14 – Passou
  • Firefox 7.0.1 – Passou
  • GreenBrowser 6.0 – Passou
  • Internet Explorer 9 – Passou
  • K-Meleon 1.5.4 – Passou
  • Maxthon 3.2.0 – Passou
  • Opera 11.52 – Passou
  • RockMelt 0.9.68.1374 – Passou
  • Safari 5.1.1 – Passou
  • SeaMonkey 2.4.1 – Passou
Acid2
  • Avant Browser 2011 Build 33 – Falhou
  • Chrome 14 – Passou
  • Firefox 7.0.1 – Passou
  • GreenBrowser 6.0 – Falhou
  • Internet Explorer 9 – Passou
  • K-Meleon 1.5.4 – Falhou
  • Maxthon 3.2.0 – Passou
  • Opera 11.52 – Passou
  • RockMelt 0.9.68.1374 – Passou
  • Safari 5.1.1 – Passou
  • SeaMonkey 2.4.1 – Passou
Acid3
  • Avant Browser 2011 Build 33 – Falhou
  • Chrome 14 – 100/100
  • Firefox 7.0.1 – 100/100
  • GreenBrowser 6.0 – Falhou
  • Internet Explorer 9 – 100/100
  • K-Meleon 1.5.4 – 59/100
  • Maxthon 3.2.0 – 100/100
  • Opera 11.52 – 100/100
  • RockMelt 0.9.68.1374 – 100/100
  • Safari 5.1.1 – 100/100
  • SeaMonkey 2.4.1 – 100/100

HTML5

  • Avant Browser 2011 Build 33 – 40/450
  • Chrome 14 – 341/450
  • Firefox 7.0.1 – 313/450
  • GreenBrowser 6.0 – 40/450
  • Internet Explorer 9 – 141/450
  • K-Meleon 1.5.4 – 40/450
  • Maxthon 3.2.0 – 306/450
  • Opera 11.52 – 286/450
  • RockMelt 0.9.68.1374 – 341/450
  • Safari 5.1.1 – 252/450
  • SeaMonkey 2.4.1 – 313/450
Conclusão

O browser que lidera é sem sombra de dúvida o Google Chrome, tanto no benchmarking como na estandardização das suas tecnologias para a web. O RockMelt é baseado no Chrome, por isso encontra-se no mesmo patamar, para quem gosta de estar sempre ligado ao facebook e redes sociais é a ferramenta ideal, mas para quem só quer um browser, então o melhor é optar pelo Chrome.

Já o Opera irá ter que se empenhar em desenvolver a sua compatibilidade para HTML5 se quiser continuar acompanhar o Chrome ou mesmo ultrapassa-lo.

Quanto ao Maxthon e o Safari podem conseguir algo mais caso se esforcem, mas vai ser difícil superar o Opera e ainda mais difícil igualar o Chrome.

Em relação ao Firefox se continuar com a prestação que tem, irá ser ultrapassado pelo seu irmão SeaMonkey, pois apesar da baixa performance deste último em benchmarking, pelo menos já cumpre o Acid3 e tem resultados iguais nos restantes testes. Foi algo que sinceramente me surpreendeu.

Os restantes browsers pararam no tempo e se não fizerem um esforço maior no seu código o mais certo será a descontinuação desses projectos por falta de utilizadores. A excepção será unicamente para o IE uma vez que vem embutido no SO e os administradores de sistemas continuam a forçar a sua utilização, contudo a não-evolução tem sempre um fim.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

128

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Mas é claro! 😀

    1. Avatar de tagravado.com

      Firefox 4 ever! 🙂

      O melhor browser para webdevelopment…

    2. Avatar de João P.
      João P.

      ie6 4 ever!

  2. Avatar de Eduardo Silva

    Independentemente da perfomance, não troco o Opera por nenhum dos outros, especialmente por ser um browser completo: Mail; sincronização de favoritos, speed dial, passwords; o speed dial é fabuloso; opera unite;

    1. Avatar de Bruno Santos

      Na ultima actualização do Opera, consegue sincronizar as extensoes do speed dial?

      1. Avatar de Eduardo Silva

        O speed dial sincroniza sempre, não fica é pela mesma ordem em todas as máquinas/sistemas.

    2. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      No ubuntu é muito instável para grande pena minha!

    3. Avatar de wolfytuga

      É o meu browser de eleição para quando quero velocidade, mesmo com o Turbo desligado deixa o Chrome/Chromium, Firefox, etc a comer pó! O facto de nos permitir desligar a publicidade através da opção “bloquear conteúdos” também ajuda a agilizar o carregamento/navegação das páginas 🙂

      1. Avatar de eu
        eu

        uso opera e firefox,concordo no bloquear conteudos no opera,mas no firefox se colocares add-ons proprios para esse fim tambem consegues o mesmo resultado.mas de resto em ubuntu para mim o opera é o que se comporta melhor/velocidade

        1. Avatar de wolfytuga

          Se tivermos em conta que o sistema de bloqueio de conteúdos já vem com o Opera e no Firefox tem de se instalar add-ons para o mesmo efeito, verifica-se o que antes tinha referido (+ velocidade a carregar as páginas)! Como o Opera traz essas funções de raiz é bastante mais rápido do que o Firefox e o Chrome/Chromium com a mesma funcionalidade activada!
          Já para não falar que o Opera possui a opção de Turbo, muito recomendado para quem usa internet através de dispositivos móveis (GPRS/3G, etc).

      2. Avatar de pt
        pt

        isso tb o chrome faz – bloquear a publicidade.

    4. Avatar de Hattori Hanzo
      Hattori Hanzo

      Para grande pena minha o Opera não cumpriu o que prometeu, ou seja sincronização com todos os dispositivos. Instalei o Opera no PC e não sincronizou nem favoritos nem Speed Dial no iPad, iPhone, Galaxy Ace, Nokia 5800, ou mesmo em outro PC. A primeira sincronização faz-se bem, mas depois não actualiza os favoritos ou o speed dial. É uma pena, pois gostaria de ter uma alternativa ao Safari, que é uma nódoa!

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Uso o Opera à uns anos(desde a versão 8 salvo erro) e nunca tive esse problema, sempre sincronizei em varias maquinas ou quando formato o pc e o opera link sempre funcionou direito. Mesmo no android, uso o Opera mobile (melhor que o mini para usar o opera link) e sincroniza bem, o unico problema que posso estar a ver é que o speed dial do telemovel é independente do do computador.

  3. Avatar de Vítor M.

    Em Windows ou em Mac… Uso o Chrome. Este browser não é perfeito e está a ficar um golotão mas… Estou a gostar de o ver crescer.

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Eu também agora estou a usar o Chrome, mas não gosto nada dele.
      O Firefox tem algumas features bem mais desenvolvidas e estáveis do que o Chrome.

      O que mais gosto do Chrome é o sistema de processos por tab.
      Como cada tab é um processo, se uma tab bloquear, o browser e o resto das tabs ficam intactas.

      Eu não vou falar do Opera e dos outros, porque não os uso / usei com regularidade.

      Como já foi dito várias vezes pela própria Mozilla, esperem pelas surpresas que estão a ser preparadas na versão 8 do Firefox.

      Existem uma quantidade de ideias que foram enviadas por utilizadores do Firefox, e que muitas delas estão a ser apoiadas por grande parte da comunidade, pode ser que a versão 8, venha a ser a versão revolucionária do Firefox.

    2. Avatar de Emannxx

      O que eu noto no Chrome, de à uns tempos para cá, é que a utilização do CPU (isto no Windows) é enorme, principalmente aquando a inicialização do browser e no carregamento/scroll das páginas web.

      No meu portátil, o ventilador (que com outros browsers nem sequer dá o ar da sua graça) dispara imediatamente, o que não é normal.

      Espero que eles alterem esta situação 🙂

    3. Avatar de Nuno Peralta

      “está a ficar um golotão” — porquê?

      1. Avatar de Qu1cK
        Qu1cK

        Eu também prefiro, sem dúvida, o Chrome. A rapidez e a simplicidade dele não se compara com a dos outros. Eu que uso Mac e vim habituado do Windows a usar Firefox, devo dizer que nem vale a pena instala-lo em Mac. É de uma lentidão tremenda (pelo menos no meu Mac).

        Cumprimentos

        1. Avatar de Nuno Peralta

          O Firefox está cada vez mais lento para mim, e uso Windows. Google Chrome é simplesmente PERFEITO!

          1. Avatar de yourpaysafe

            tb sinto isso, tanto que deixei de usar na ultima vez que formatei o PC

            Embora sinta falta de muita coisa do FF

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            O Chrome vai na versão 14 e ainda peca por:

            – Falta de aceleração gráfica (Vem desactivada e é muito rudimentar)
            – Gestor de Downloads é uma treta
            – Gestor de Favoritos é uma treta
            – Gestor de Histórico é uma treta
            – Não permite configurações avançadas
            – Não tem deslocamento suave

            Perfeito? Não me parece.

        2. Avatar de Bónus Betclic

          Em Mac, acho o Safari tão rápido como o Chrome.

          1. Avatar de Qu1cK
            Qu1cK

            É capaz, mas não o troco pelo Chrome. Prefiro mil vezes a interface do Chrome à do Safari.

    4. Avatar de Bónus Betclic

      Como programador Web, testo todos os dias os browser mais conhecidos, e não gosto do Chrome porque guarda muita cache. Por isso é que é rápido, mas podemos estar a ver conteúdos em cache que já não correspondem aos reais.

      1. Avatar de henrique almeida
        henrique almeida

        concordo

        1. Avatar de Costa
          Costa

          Tenho notado o mesmo, relativamente à cache e à utilização de CPU.
          Quando estou a fazer testes com o Chrome estou constantemente a notar que o mesmo me mostra as páginas em cache e não a página que acabei de produzir.

          Relativamente à CPU, é ver a ventoinha a disparar.

      2. Avatar de js
        js

        Basta fazer refresh

    5. Avatar de Carlos Santos

      Caro amigo,

      só pela a informação, a quando da minha pesquisa sobre este tópico, acho que cai num site que te plagio o endereço é:” http://anjokal.com/3046/qual-e-actualmente-o-melhor-browser.html” ela é a copia conforme da tua….

      Abraço

  4. Avatar de Liquidz
    Liquidz

    por falar em Chrome alguem anda a ter problemas com o flash nesse browser ?

    1. Avatar de Rui Cardoso
      Rui Cardoso

      Eu, com os videos no youtube.

      Penso que o chrome ja teve melhores dias, está-se a tornar num Firefox, e agora o firefox anda a voltar a ser o que era. Só não voltei a trocar para o firefox pela página new tab do chrome e falta de paciencia.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Eu uso o chrome a anos ainda não tive nenhum problema com o flash.

        1. Avatar de André Lopes
          André Lopes

          Também nunca tive problemas… Chrome the best

      2. Avatar de Nuno Peralta

        Eu nunca tive problemas com o Flash.

        Talvez o problema dos vídeos do youtube, é que o Rui está a usar a versão HTML5, em vez do Flash. Será?

        Eu mudei recentemente do Firefox para o Google Chrome, simplesmente porque o Firefox decidiu ter más decisões desde a versão 4, e a *tentar* imitar o Google Chrome a toda a força. Pena que “tentar” não significa “conseguir”.

        1. Avatar de wolfytuga

          Olá Nuno,

          Não sei a que se refere quando diz que «o Firefox decidiu ter más decisões desde a versão 4, e a *tentar* imitar o Google Chrome a toda a força»! Não está a imitar o Chrome, mas sim o Opera! Toda a interface indica uma evolução nesse sentido!

          Cumps!

      3. Avatar de Liquidz
        Liquidz

        também ando com problemas em vídeos no youtube. crasha as vezes problemas de memoria.

        1. Avatar de wolfytuga

          Evite o uso de muitas abas abertas ao mesmo tempo! Vai ver que esse problema desaparece 🙂

    2. Avatar de Watt
      Watt

      Ultimamente não se dá muito bem com o Flash, não. De vez em quando tem umas leaks à lá Firefox 3.. Excepto que pior.
      Já o apanhei a devorar 900mb de ram.

    3. Avatar de gean
      gean

      Atualmente instalei o firefox apesar de gostar muito do google chrome, e justamente devido ao plugin flash .. arquivos do youtube por exemplo ao assistir ele nao continuava a carregar o video qdo em pausa.

    4. Avatar de Fontes
      Fontes

      Em Linux o flash no chrome tem me crashado muitas vezes, e outras falha ao abrir a pagina, tenhu que fazer refresh.

    5. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Não há forma de sacar o Flash para o Chrome à parte? Aqui onde trabalho não consigo actualizar o dito cujo :(…

  5. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Sinceramente estes números não dizem absolutamente nada. Uma coisa são os numeros a outra é o dia a dia. E no dia a dia o IE e o Opera para mim continuam a ser as duas melhores opções. O Chrome já me deixou ficar demasiadas vezes mal em questões de segurança (ja nem falo da licença que tinha ou ainda tem que era uma autentica aberração…) e o firefox…. enfim… favas contadas.

    Hoje uso 90% do tempo o Opera. HTML5? Para que é que isso serve mesmo? Pouco ou nada tenho usado e o que tenhp usado o Opera safa-se o suficientemente bem.

    1. Avatar de Miguel Ramos
      Miguel Ramos

      Não venhas para aqui falar de IE quando esse Browser é o fail do Século!

  6. Avatar de PedroH
    PedroH

    Como programador web, gostaria de ver todos os browsers cumprirem o mesmo layout sempre, evitando assim o esforço de colocar hacks, contornar bugs e estar sempre com atenção nos erros que nuns ocorrem e outros não. O que interessa num browser é a experiência de navegação que deve fornecer aos utilizadores. Por mim resolvia desta forma: Um único motor para os reger a todos ( sem referências a Tolkien :p ). O interface e ferramentas é que se deixa ao critério.

    Desta forma acredito que as especificações dos padrões Web poderiam ser mais depressa adoptadas e inovadas a cada ano que passa.

    Por mim, desde que o meu site se veja bem em todos os browsers e sem quebras já fico satisfeito e os nossos clientes também 🙂

    1. Avatar de Emannxx

      One engine to rule them all. One engine to keep them.
      One engine to update them all, and in a perfect-state leave them.

      Eheh, sim, tens toda a razão. Se existisse apenas um motor standard, que fosse constantemente atualizado para ter a melhor performance possível, que fosse implementado em todos os browsers, e que funcionasse perfeitamente com todos os standards… seria perfeito 🙂

  7. Avatar de Bezzy
    Bezzy

    Por isso que eu uso o Chrome =]

  8. Avatar de Walker Garcia
    Walker Garcia

    Qual o melhor navegador
    IE
    Chrome
    Firefox
    Opera
    Safari
    Jack sparrow?

    1. Avatar de Emannxx

      Épico!

      Jack Sparrow, sem sombra de dúvida ahah! 😀

  9. Avatar de RedJohnPT
    RedJohnPT

    Sinceramente gosto mais do Firefox do que o Chrome. Mesmo a nível de performance.
    Sendo eu utilizador Mac OS.

  10. Avatar de Fábio
    Fábio

    só consegui fazer 6365 pontos com o chrome, tu fazes 9915 que diferença LOL

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Chrome 14 sem addons, no meu P3 também fazia uma pontuação mais baixa. As pontuações dependem não apenas do software mas também do hardware envolvido. E no caso testei de forma a minimizar qualquer interferência.

  11. Avatar de Miguel Pio

    Desde que exprimentei o RockMelt já não troquei mais.Para quem gosta de partilhar o que encontra, é o melhor.

  12. Avatar de Igor

    firefox all the way! 😛
    \m/ 10.0a1 \m/

  13. Avatar de Renato Alberto
    Renato Alberto

    Já uso o Firefox à algum tempo e como ja o tenho personalizado à minha maneira, vou ando com ele, mas não sei se é das extençoes ou não,noto-o mais lento

  14. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Na minha opinião o IE 9 é um dos melhores browsers. É também o mais seguro bloqueando 99.6% das ameaças ao contrário do Chrome que bloquia apenas 11% mais ou menos.

    1. Avatar de L. Mata
      L. Mata

      Sacrilégio! Não digas isso por aqui pá!!

  15. Avatar de Marco
    Marco

    o meu chorome da pouco “3100” lol

  16. Avatar de Lopes
    Lopes

    Já tentei usar mais assiduamente o Opera, que tambem gosto muito, mas regressei ao Chrome, em certos sites funciona melhor

    um offtopic
    porque é que não recebo no email uma notificação de mais comentarios a um topico a que já tenha respondido, há uns tempos atras funcionava e agora não recebo essas notificações que sao uteis

  17. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Opera! E tenho a sensação que nem utilizo 50% do que ele faz =)

  18. Avatar de Moisés

    Uso 12 navegadores em meu PC, dristribuo os temas por area e udo cada um em um mesmo browser. Venho aqui comentar para fazer justica aos que aqu nao aparecem e depois de muito tempo usando tenho recomendado a muitos amigos…
    Comodo Dragon – Maxthon – Iron – Chromiun.

  19. Avatar de Luís
    Luís

    O SeaMonkey nunca vai ultrapassar o Firefox visto que utiliza o Gecko (motor do FireFox) para efectuar o render das páginas.

    A grande diferença entre o Sea;onkey e o Firefox é que o SeaMonkey é uma suite que inclui browser, cliente de IRC, e-mail e editor de HTML enquanto que o Firefox é “só” o browser em si.

    Como se pode ver a seguir:

    “SeaMonkey 2.1 uses the same back-end as Firefox 4.0, Gecko 2.0. Starting with Firefox 5, Gecko versions equal the Firefox version. While Firefox (and Thunderbird) chose to increment the major number with each new release, SeaMonkey chose to increment the minor number only. In other words, Firefox 5 corresponds with SeaMonkey 2.2, Firefox 6 with SeaMonkey 2.3 and so on.”

  20. Avatar de VV
    VV

    Estes resultados são óbvios. O Chrome é de longe o browser mais rápido, estável e funcional. Obviamente que gostos são gostos, mas quem nesta altura ainda usa o IE tem muito a aprender.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      na área das tecnologias deve ser difícil encontrar alguém que use o IE, o problema é fora deste âmbito em que as pessoas desconhecem as alternativas

    2. Avatar de L. Mata
      L. Mata

      Deves ter de aprender qq coisa tu tb. Deves pensar que o IE ficou parado na versão 6 🙂

  21. Avatar de jrk
    jrk

    O IE9 não passa no Acid3 pois lhe falta uma “sombra” (compare com a imagem de referência).

  22. Avatar de Paulo Afonso
    Paulo Afonso

    Andei durante muito tempo hesitante entre Chrome e Firefox, e “saltava” de um para o outro com muita frequência; sendo que normalmente volto para o Firefox por causa de uma extensão “tab mix plus”, mas a nível de perfomance noto diferença quando o Chrome. No entanto, depois deste “teste” acho que é um adeus ao firefox!

  23. Avatar de João Maia
    João Maia

    E como é claro ganha o melhor browser. Google Chrome como é claro 😛

  24. Avatar de monux
    monux

    – Atualmente meu Browser padrão é o Chrome, tanto no Ubuntu quanto no W7.
    – Eu insisto em instalar o Firefox em ambos. Desde a versão 5.0 o FF, simplesmente apaga, estou usando e apaga. Se estou fazendo algum download,preenchendo formulário,etc . Vai tudo pro além .
    – Já mandei diversos inúteis informes para a mozilla,achando q iria melhorar e nada.
    – É uma pena,mas o Chrome vai canabalizar,sim!

  25. Avatar de Carlos Rocha
    Carlos Rocha

    Por acaso também uso o Chrome.. e sem duvida é mais rapido..mas também notei o que um user disse aqui.. devido à cache.. as vezes abro sites que estao em cache.. tenho que fazer reload.. :/ queria mudar isso..

  26. Avatar de oi
    oi

    testes há muitos:
    http://www.speed-battle.com/statistics_e.php

    Uso o chrome e raramente o ie, mas em termos de segurança o ie tem muitas coisas que o chrome não tem

  27. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    Opera há bastante tempo. Não o troco por nada. Mas enfim, cada um é livre de escolher o que mais lhe aprouver. Para mim, acho-o mais rápido que o Chrome.

  28. Avatar de Carlos Miguel [CM]
    Carlos Miguel [CM]

    eu uso o firefox, já usei o chrome e o opera. opera não gosto e o chrome da-me erros passado algum tempo. mas esse browser rockmelt nada mau

  29. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Eu cá uso o chromium. hehe

  30. Avatar de Rio
    Rio

    A minha opinião.

    Já experimentei vários Browsers, Chrome (chromium mas é muitos bugs certas releases), Firefox, Opera, Safari, Maxthon, e claro o IE actual que vamos lá dar um salvo de palmas pela Microsoft por estar cada vez mais perto dos outros.

    Avant(IE) e Orca(Firefox) que tive muito tempo com eles devido a ser dos primeiros senão primeiro que trazia Sincronização de Favoritos integrada para não perder os links caso formata-se o pc.)

    Mas como o chrome não há, primeiro pelo modo simplista do interface, que muitos browsers tentaram copiar, e não tem mal nenhum se o poderem fazer melhor.
    Depois tem-se mantido um browser muito rápido tanto a abrir a primeira vez como a descarregar as páginas.
    Depois com as extensões para experimentar, muitas são fabulosas, e a imediata utilização das mesmas sem ter de reiniciar o browser de cada vez.(quando é que o Firefox faz igual?)
    A sincronização com o mail de todos os favoritos, extensões, configurações, tabs, etc…(já muitos browsers apresentam esta opção mas alguns estão limitados aos favoritos.)
    O gestor de tarefas do próprio chrome para ver quanto é que cada extensão e tab esta a ocupar de recursos.
    O corrector embutido que graças a ele dou menos erros a escrever este post tal como no Word fazíamos :D.
    A tradução via google da pagina inteira para a língua pré-definida.

    Para mim só tem um defeito, mas não é grave, é o facto de eles não meterem a opção “abrir o download”(sei que teria de ir para uma pasta temporária mas apagava-se se fecharemos o browser), em vez de o guardar, eles ainda não perceberam que muita gente vê PowerPoint files que os descarrega só para ver um vez e depois temos que ir lá a pasta para apagar-los todos.

    Não é perfeito mas para mim Chrome é o melhor.

    Também tenho o Firefox e para já não o uso devido ao correr muitas tabs, a performance do PC degrada-se e sempre que fecho totalmente e volto a abrir com todas as tabs salvas parece que morre, eles dizem que tem havido optimizações constantes e cada vez que experimento parece continuar igual agora na versão 7.0.1, Costumava ter mas melhores extensões mas agora estão ao mesmo nível do Chrome. Mas não é devido ao trabalho da Mozilla mas sim dos seus utilizadores que elas existem.

    O Opera é interessante, suave e porta-se bem com muitas tabs, mas falta-lhe as extensões, não é culpa muitas vez do browser mas o que se pode fazer quando não há?

    Já agora estas sao as extensões actuais do meu chrome, já foram mais mas isto é o que me dou hoje em dia:

    – Chrome Currency Converter (converte tudo para Euros por exemplo, em cima do próprio site)

    – Hover Zoom (melhor extensão de sempre na minha opinião, passo o rato por cima de imagem ou link para imagem. e aparece sem clicar nelas a preview da foto em tamanho máximo do meu ecrã sem clicar nelas. é verdade que existe esta extensão, não do mesmo criador, noutros browsers mas não é exactamente igual naquilo que faz. Testem e vão ver que é mesmo bom.)

    – X-notifier (Gmail, Hotmail, Yahoo, AOL …) (para aceder aos meus mails todos sem ter de meter a password, todos com notificações de mensagens novas, não metam em pcs que não são totalmente pessoais porque qualquer um acede.)

    Obrigado por lerem isto tudo 😛

  31. Avatar de Rui
    Rui

    Já os usei praticamente todos e sem margem de duvidas o Chrome é o meu favorito… a falar em Chrome alguém está com problemas com o plugin ( Shockwave Flash )???

    Abraço!!!

  32. Avatar de DaniR
    DaniR

    Eu uso o Firefox há anos e não tenho razões para mudar. Mas também não sou um utilizador muito exigente e não tiro partido dos muitos recursos que o browser oferece. E como vem com o Ubuntu já me habituei a usá-lo também no Windows.
    Como programador o Firebug dá-me um grande jeito, mas provavelmente existem outros browsers com ferramentas idênticas. +/- Off-topic (Já era tempo de os browsers chegarem a um consenso e aplicar as mesmas regras na interpretação de código html).
    Admito que esta guerra dos browsers me passa um pouco ao lado e acabo por nem saber qual deles é melhor em quê. Mas li num dos comentários acima que no Chrome cada Tab é um processo diferente e isso deixou-me bastante tentado a instalá-lo 🙂

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Mas o Chrome para além de muitas coisas que tem de melhorar, existe uma coisa essencialmente a melhorar, o gestor de memória do Chrome é péssimo.

      Fechas uma tab, e esse processo fica activo na mesma como se a tab ainda estivesse aberta (Tenho 4 tabs abertas e existem 7 processos do chrome, 1 do próprio browser mais da primeira tab, mais outros 3 processos das outras 3 tabs que tenho abertas, agora o que faz os restantes processos activos se não existe mais tabs abertas?).

      Muitos referem que o Chrome consome menos RAM do que o Firefox, isso não é verdade. O Chrome consome tanto ou mais do que o Firefox e passo a explicar porquê…
      Se somarem a RAM que cada tab (processo) está a consumir, vêem o Chrome a consumir algo como 350 400 K, que são os valores que normalmente o Firefox apanha com o mesmo numero de tabs ou mais.

      Ainda agora, estava a ver um video no Youtube, e o processo da tab do video estava quase nos 200 K (185.302 K).

      O Chrome pode ter muitas coisas boas, uma delas é ter mais segurança e cada tab ser um processo, mas ainda precisa de melhorar e muito, para mim não chega os benchmarks e os Acid’s, existe muita coisa a melhorar como melhorar e muito aquilo que disse em cima.

      O Firefox precisa de tratar de por cada tab a processar individualmente, isso é o que mais me chateia no browser.
      Se uma tab bloquear, todo o browser bloqueia, e isso é muito muito chato.
      Também precisa de trabalhar muito mais na rapidez de carregamento do browser, talvez carregar as extensões à parte do browser ou carregar depois do browser acabar de carregar.

      Se na versão 10, estas features vierem, mudo-me novamente para o Firefox.

  33. Avatar de Ermeson
    Ermeson

    Google Chrome simplesmente o melhor navegador do momento.
    Não consigo mais acessar a intente sem Chrome;)

  34. Avatar de José Leite
    José Leite

    Excelente artigo.Finalmente uma coisa que me interessa bastante:browsers/navegadores.Para vos provar vou-vos dizer todos os browsers(sem revelar a versão pois isso era fastidioso),que tenho instalados no meu computador.Por ordem alfabética,ei-los:Avant,ChromePlus,Chromium,CometBird,Comodo Dragon,FlashPeak SlimBrowser,Google Chrome(mais a versão Google Chrome Canary),Hypersonic Browser,Internet Explorer 9,Lunascape,Maxthon,Mokafoox,Mozilla Firefox(mais a versão Aurora,a versão Nightly e a versão Nightly UX),Opera(mais a versão Opera Next),Orca Browser,Pale Moon,Rockmelt,Safari,SeaMonkey,Secure Browser(da Dell),Sleipnir,Songbird(mistura de browser+media player),SRWare Iron,Sundial,The World Chrome,UltraBrowser 11 e o Xenode Chromium.Ao todo contei 32 browsers!!Acho que não deve haver ninguém no mundo com tantos browsers instalados no seu próprio computador como eu!!Que puta de pancada tenho :))) Há muitos que são dispensáveis,outros não.Por exemplo o Chromium,o Google Chrome,o Internet Explorer 9,o Lunascape(o único que me faz bater recordes no Speedtest.net),o Mozilla Firefox,o Pale Moon e o The World Chrome são de facto muito bons.São mesmo,a sério.Já quanto aos outros dois restantes browsers de que fala o artigo,acho o Opera fraquito e não muito agradável,e o Safari um pouco pobre por causa do sourcecode do Webkit,que é débil comparado com o Gecko da Mozilla e o Trident do Internet Explorer.Quanto ao que disse anteriormente,mencionei sete browsers que são os que mais gosto e utilizo por serem muito bons,em velocidade,renderização,não crasham,estão sempre em constante evolução,etc..Podem-se fiar em mim.Um abraço.

    1. Avatar de Armando
      Armando

      @José Leite, ok, cada um com a sua panca! Só precisas é de arranjar alguém que te pague um salário para fazeres isso, eheheh. Abraço.

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        É verdade 🙂 Um abraço.

        1. Avatar de Gustavo L.

          José Leite, transcenda o mundo do Windows, use browsers Konqueror e Elinks do Linux e você irá esquecer rapidinho todas as experiências que teve. Abraço. Gustavo.

  35. Avatar de Armando
    Armando

    À semelhança do que acontece com todos os outros browsers, já vi o Chrome ter boas e más performances, dependendo da máquina e do sistema operativo.

    1. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      O Chrome tem péssima performance num Intel 80486. Enquanto que o Internet Explorer “voa” num servidor com 16 cores e 32Gb de RAM. O que acabei de escrever faz tanto sentido como o seu comentário.

  36. Avatar de jose martins
    jose martins

    Eu uso o Opera há muito tempo.

  37. Avatar de Yamato
    Yamato

    E quanto ás coisas que interessam, como segurança e estabilidade como são os browsers?

    Quanto ao teste Acid 1 e 2, qual é o seu valor quando já se usou o acid 3? É util? serve só para atrapalhar?…

  38. Avatar de Sílvio Horta

    Uso o Opera há vários anos, é o meu browser de eleição. Ultimamente ando a usá-lo em Ubuntu e notei dois ou três crashes, nada de mais. Já tentei usar outros (FireFox, Chrome) e quem me tira o Opera tira-me tudo! Parece que o Opera tem tudo e os restantes parece que lhes falta alguma coisa. Atenção apenas uma opinião pessoal!

  39. Avatar de Valente
    Valente

    Eu falo no Firefox de 64 bits para o W7 de 64 bits.

    Tenho um notebook com o Windows 7 64 bits Prof Ing que não aceitava o Firefox 4 nem o 3 de 32 bits. Apereceu-me uma nota acerca do de 64 bits. Procurei na Mozilla e encontrei o Mozilla Minefield 64 bits. Instaleio-o e era tal o Firefox. Depois mudou de nome passou a ser o Mozilla Nightly (a pasta no pc continua a Minefield). Em Setembro ia na versão 9.0.1, hoje actualizou-se para o 10.0a.1. Este 10 ainda em alfa mas não noto diferença, é tal o Firefox.
    O icon não tem a raposa, é um globo terrestre todo estrelado.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      E nos dispositivos móveis o Opera Mobile é o único (que eu saiba) que tem o falsh e que não corta as páginas quando se arrasta com o dedo para cima. Por exemplo neste artigo do Pplware, vêem-se cortes com o fundo azul escuro do site com outros browsers.O Opera Mini também não provoca cortes das pág. mas não tem flash.

      1. Avatar de Yamato
        Yamato

        o Dolphin e o Skyfire também tem e funcionam infinitas vezes melhor, subretudo o Skyfire em Android ou I-phone

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Também tem o quê, o flash? Poderão ter mas para mim são horrorosos a ver, por exemplo este artigo do Pplware. Se arrasto a página para cima com alguma velocidade ela está sempre a ser cortada e a ver-se o fundo azul escuro do site.
          Dos muitos que testei só os Opera Mini e Mobile não cortam as páginas.
          O flash para mim é o menos.

  40. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Uso o Firefox, odeio o chrome. O chrome é o único browser que não é compatível com gestures multi touch no windows, o scrolling é o pior (prova: http://www.youtube.com/watch?v=COm3ZgJwo38) e adapta-se muito mal a ecrãs de alta densidade (aqui o IE é claramente o melhor).

  41. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Uso Firefox já a alguns anos , em Linux porta-se muito bem tenho a versão Aurora instalada , é muito rápido e não noto que seja glutão no consumo de memoria , gosto também do Opera mas as últimas versões estão algo instaveis em Linux .

    Cumprimentos

    Serva

  42. Avatar de Fernando
    Fernando

    Boas!
    Isso de ser o melhor tem muito que se lhe diga. Aconselho a todos a escolherem o browser que melhor se adapta à navegação de cada pessoa. Para quem quiser rapidez, certamente o Opera será o melhor, quem quiser performance talvez deva escolher o chrome. Mas quem precisar de outras coisas, como eu, procura outras alternativas. No meu caso, o firefox é o que melhor se adapta às minhas necessidades. Oferece-me recursos que os outros browsers não oferecem tão facilmente. Estou muito dependente dos vários add-ons que instalo e que me ajudam a ter uma navegação muito mais segura e confortável. Tem opções das quais eu não passo sem elas.
    Confesso que gosto muito do chrome, de vez em quando também utilizo, é o meu segundo browser. Já experimentei o Opera por curiosidade há uns meses e se nada mudou entretanto é sem dúvida alguma o browser mais rápido de sempre. Mas continuo a preferir as minhas configurações no firefox. Lá está, configurei-o à minha medida e algumas das ferramentas que mais preciso não são tão práticas noutros browsers.
    Todos devemos procurar o browser que melhor preenche as nossas necessidades, nem sempre o facto de um produto ser considerado o melhor do mundo faz com que seja o melhor para nós. Pode ser para muita gente, mas para nós, pode não ser.
    Cumprimentos.

  43. Avatar de Hawk

    Em casa uso o Opera, no trabalho uso o Chrome e Firefox.

    Gosto muito do Chrome, mas no trabalho ele trava muito e é bem mais lento que o Firefox. Então, infelizmente, uso mais o Firefox que o Chrome.

  44. Avatar de Emprego

    Que avanço dá o chrome….

  45. Avatar de jrpfernando
    jrpfernando

    Com muita surpresa, não vejo aí o Pale Moon… por ser baseado em FireFox? Acho devia ter sido falado….

  46. Avatar de Roberto Assis
    Roberto Assis

    Google Chorme 😀

  47. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    Já agora, apesar do Chrome estar bem posicionado ainda não consegui uma extensão que uso muito no Firefox: flashgot. Alguém conhece uma extensão deste tipo para o Chrome? Obg.

  48. Avatar de BTN
    BTN

    Aqueles que dizem que não trocam o opera, firefox ou ie por nada, deviam de testar durante uma semana o Chrome e garantovos que não voltavam para trás!!!

  49. Avatar de Tysher
    Tysher

    Boas,

    Normalmente aprecio os artigos deste blog, por isso o continuo a seguir assiduamente, mas tenho de dizer que este não prima por ser completo.

    Afirmações como “O browser que lidera é sem sombra de dúvida o Google Chrome, tanto no benchmarking como na estandardização das suas tecnologias para a web” podem até estar correctas, mas levam os leitores menos informados a conclusões precipitadas. De que serve ser compatível com instruções que muito raramente são usadas?

    Sugiro a consulta de http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-7-web-browser,3037.html onde podemos encontrar um teste compreensivo a vários aspectos dos navegadores mais populares.

    Todos os browsers acabam por desempenhar os requisitos mínimos, alguns mais rápidos outros com menos memória, sendo a decisão tomada mais por uma questão de gosto pessoal do que outra coisa. Eu próprio sei que existem browsers mais rápidos a carregar páginas, ou que usam menos memória, mas no geral a experiência de utilização leva-me sempre ao Firefox e a sua flexibilidade.

    Recomendo vivamente lerem o comparativo supracitado de modo a ter uma visão mais geral e verdadeira do que é um browser.

    Tentem manter os artigos mais imparciais e abrangentes =)

  50. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    O Chrome tem uma coisa que a mim me agrada muito. Um visual limpo. A minha OCD não me deixa trabalhar com barras, barrinhas e ribbons. Dou em doido. Mesmo que fosse mais lento que os outros usava-o na mesma só por isto.

  51. Avatar de Jorge Bigodes
    Jorge Bigodes

    Ai que teimosos…bom vou fazer vos um resumo de forma simplificada de forma a entender a coisa !!!

    O debate aqui é entre o Chrome e o Firefox e o resto não importa(litle nothing – partidos de m****).

    O Chrome = José Socrátes (Fazes -vos feliz mas engana-vos na realidade que vos mostra)

    O Mozila Fire Foz = Paços Coelho (Chupa-te pela memória -ram mas pretende cumprir com o que dele é esperado).

    Espero ter ajudado!!! Hugs

  52. Avatar de p.

    Chrome 17.0.919.0 canary – 344 pontos em html5

  53. Avatar de Marco Lima
    Marco Lima

    Boas
    Instalei o Google Chrome para então comprovar o resultado deste artigo. Sou a muito um user do “Firefox” e não o troco por nada. Apos a instalação e algum uso da me logo erros por tudo e por nada tais como o plug-in do flash, paro um vídeo no youtube e ele continua a reproduzir. Não e mais rápido que o firefox, não vejo realmente algum tipo de vantagem a não ser ter um interface mais limpo e simples de resto em termos funcionais o firefox esta de longe melhor. Vou desinstalar.
    Obrigado

    1. Avatar de Eder Yoshi
      Eder Yoshi

      desistale usando um revo pro da vida, senão vai ficar o google update assombrando o pc, fora o monte de rastro que esse navegador deixa…

  54. Avatar de Ganhoto
    Ganhoto

    Fui a são tomé em agosto, e devido à má ligação, nem ao gmail conseguia aceder no chrome.. pois dava timeout (tem timeouts muito curtos) enquanto no IE9 conseguia aceder a qualquer site, demorava, mas conseguia aceder..

    Essas pontuações dependem sempre de 1001 coisas..
    Nuns Pc’s que tenham menos processador, aposto que o firefox ganha, porque o crome anda comilão, mas o firefox também gosta da sua ram..

    Mas já vi muitos bug’s no Chrome, que nunca vi no firefox…

  55. Avatar de César
    César

    Profundamente Contra o IE, já não deveria existir.
    1-Chrome
    2-Firefox
    3-Safari
    Trabalho muito com web e são as minhas escolhas.

  56. Avatar de Osvaldo Fernandes
    Osvaldo Fernandes

    Após utilização de todos os browsers existentes (para windows) nas últimas duas semanas, não percebo o porquê de haver tão poucas referências ao Maxthon.

  57. Avatar de Nuno
    Nuno

    Exactamente, também não percebo porque um navegador com tanto potencial como o Maxthon é tão pouco falado. Embora use o Firefox como navegador padrão acho que o Maxthon merecia pelo menos o download

  58. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Quando faço downloads no Maxthlon browser ele nunca chega à velocidade máxima, mas quando faço o mesmo download no mozilla firefox ou google chrome eles chegam à velocidade máxima. O que pode ser isto?

  59. Avatar de GRIFO
    GRIFO

    INTERNET EXPLORER…. YEAH!!!!!!!

  60. Avatar de Gerne
    Gerne

    O maxthon já é uma navegador extendido, você instala e ele já tem tudo que os outros navegadores têm que baixar 1 a 1. Ele usa perfeitamente a banda de internet, só não é perfeito porque quando a gente aperta em voltar a página, ele não volta na velocidade da luz do jeito que é pra ser, o único navegador que faz isso é o mozilla firefox nightly 21.0a1, que é uma versão de teste sempre mais atualizada que a definitiva, mas não trava em nada e é muito melhor. Pra mim, só esses 2 navegadores que funcionam pra mim, mas o maxthon só sai na frente por causa da sincronização de dados, depois que a gente sai da conta tudo é retirado, some, e ele passa a ser padrão, sem nenhum favorito, e isso é essencial porque na sincronização do firefox depois do logout os favoritos e senhas salvas ficam lá, e toda vez que você utilizar em um cyber ou outro computador você tem que deletar tudo depois, dá muito mais trabalho.

  61. Avatar de Jonas Costa
    Jonas Costa

    Eu gosto muito do Spark Browser. Já usei outros navegadores e acho esse mais simples, mais leve e mais funcional para quem usa muito redes sociais. Alias, dá para baixar video do Youtube direto do navegador, coisa que nenhum outro faz. Quem quiser testar, segue o link p/ baixar: http://bit.ly/119YoHC

  62. Avatar de Carlos Manuel Almeida Carvalho
    Carlos Manuel Almeida Carvalho

    De todos os browsers, acima indicados, não compreendo porque não está lá incluído o COMODO DRAGON 28.1.0.0, o melhor browser, de momento. É o que abre mais rapidamente, não perdendo tempo a carregar as definições necessárias. Eu tenho o Ópera, o Google Chrome, o Mozzila Firefox e o Internet Explorer. Usava o Google Chrome, mas começaram a surgir demasiados problemas com ele, tendo, inclusive, de fazer várias tentativas para ele abrir, pois aparece sempre uma mensagem que o não deixa abrir, rapidamente, só conseguindo eliminar essa mensagem à 3.ª ou 4.ª tentativa. Coloquei-o de parte, e comecei a utilizar a última versão do Comodo Dragon, que é uma maravilha, ou seja: atualmente, é o melhor dos melhores.

  63. Avatar de Claudio Paixão
    Claudio Paixão

    Excelente trabalho! Só faltou o excelente Comodo Dragon que além de ter a “engine” do Chrome, goza de uma segurança ímpar, não encontrada em nenhum outro.

  64. Avatar de Fabrício Cunha
    Fabrício Cunha

    Concordo que alguns browsers são muito bons, como o Chrome e o Firefox, mas do que adianta ser incrível se trava a tua máquina toda com 4 abas abertas? Eu já usei esses dois antes e o problema era sempre o mesmo. Hoje eu uso o PSafe Internet, um navegador que nem é muito famoso, mas é bom de usar. Ele é leve e não afeta em nada a minha navegação.

    1. Avatar de Pri Garcia
      Pri Garcia

      Fabrício, eu instalei o Psafe Internet pq já uso o antivírus, tenho algumas dúvidas ainda sobre o funcionamento. As propagandas estavam aparecendo. Como faço para bloquear? Tem que ativar?

  65. Avatar de Rodrigo N
    Rodrigo N

    Cara vocês não sabem, mas o k-meleon faz tudo que os outros navegadores fazem e é mais rápido, o problema é que ele é pouco conhecido e é todo em inglês.

    1. Avatar de Eder Yoshi
      Eder Yoshi

      o k-meleon já foi muito bom, hj tem muita coisa que ele não reconhece na web, navegador que parou no tempo tipo netscape.
      Tenho ele na pen, roda em qq duron/pentium 3.

  66. Avatar de Eder Yoshi
    Eder Yoshi

    instale o chrome e ganhe um google update o tempo todo ativo no seu pc, um cache que passa de 500mb.

  67. Avatar de vv
    vv

    qua acham do baidu spark browser? (não confundir com o mallware/adware/sypere/toolbal baidu)

  68. Avatar de vv
    vv

    ou p pcsafe internet?

  69. Avatar de Henrique Nogueira
    Henrique Nogueira

    Tenho feito testes com um navegador da Psafe e tenho gostado da experiência, por causa do bloqueio de propaganda

  70. Avatar de narse
    narse

    Vivaldi browser, maxthon cloud browser, Opera next and Chromiun Portable são as minhas escolhas para melhores browsers 😉
    https://vivaldi.com
    http://www.opera.com/pt/computer/beta
    http://www.maxthon.com
    http://sourceforge.net/projects/crportable/
    http://sourceforge.net/projects/crupdater/