Tesla revoluciona o fabrico de automóveis! Poderá montar 400 peças numa só

35 Comentários

A ideia de uma Gigapress evoluída está a ser desenvolvida dentro da Tesla. A empresa de Elon Musk está a trabalhar numa nova máquina capaz de “reinventar o fabrico de automóveis”.


 

Tesla é referência na produção em massa de veículos elétricos

A Tesla já conseguiu produzir mais de cinco milhões de automóveis. Foi o que anunciou há poucos dias, quando atingiu um marco que até há bem pouco tempo muitos consideravam impossível. Agora, a mesma empresa está a colocar-se como um exemplo do tipo de produção de veículos que irá moldar o futuro.

A velocidade de montagem e o número de veículos que conseguem fazer sair das suas fábricas são invejados pelo mercado – um Tesla Model Y demora apenas 10 horas a ser produzido. Para produzir um Volkswagen ID.3, por exemplo, são necessárias 30 horas.

Mesmo a investir um terço menos do que a Volkswagen, a Tesla conseguiu ganhar até seis vezes mais dinheiro por carro vendido do que a Toyota, famosa pelos seus métodos de produção. Os japoneses, que fizeram da eficiência a sua virtude à custa de grandes riscos, estão agora a olhar para a empresa de Elon Musk para produzir os seus veículos.

O segredo destes resultados reside, em parte, numa máquina gigantesca chamada Gigapress. Esta enorme máquina consegue juntar até 70 partes da subestrutura traseira do Tesla Model Y numa única peça enorme, reduzindo drasticamente o tempo de montagem com o resto do carro.

De acordo com os dados da Tesla, uma destas enormes máquinas de fusão elimina o trabalho de 300 robôs e, por conseguinte, o tempo que estes precisam de despender para lançar o produto. Em contrapartida, a Tesla precisa de lançar designs muito semelhantes nos seus veículos e com muito poucas alterações, prolongando a vida do produto para além do que é habitual no setor.

Dito isto, a estratégia parece estar a funcionar – mas a Tesla quer passar ao nível seguinte.

 

70 peças são demasiado poucas… vão tentar 400

A ideia de uma Gigapress evoluída está a ser desenvolvida dentro da Tesla. A empresa de Elon Musk está a trabalhar numa nova máquina capaz de “reinventar o fabrico de automóveis”.

A nova forma de trabalhar já foi revelada, em parte, quando a Tesla anunciou que tinha um plano para tornar a produção de automóveis até 50% mais barata. O plano era de “produção paralela” que permitiria à empresa construir um carro como um puzzle. A ideia é levar o conceito Gigapress para o próximo nível. E uma parte essencial é a fundição de toda a parte de baixo do veículo numa só peça. Um desafio que serviria para tornar viável o novo (e muito anunciado) veículo de 25.000 dólares.

O processo envolveria a redução de até 400 peças diferentes para uma única. Os resultados? Colocar um produto no mercado após apenas 18 a 24 meses de desenvolvimento. Atualmente, as empresas demoram entre três e quatro anos a colocar um carro na estrada quando começam do zero.

O problema é que os custos são muito elevados. Até agora, os fabricantes têm fugido a este tipo de processo porque obter a peça exata é uma despesa enorme. Dependendo do número de retificações ao longo do processo, uma única peça pode custar até quatro milhões de dólares. No entanto, uma vez obtida a peça, a rapidez do processo pode compensar o investimento.

Neste caso, fazer com que toda a parte inferior do automóvel se apoie numa única peça aumentaria os custos, uma vez que a complexidade e o número de correções a efetuar seriam muito superiores. Por esta razão, a Tesla está a confiar o desenvolvimento a empresas que produzem peças impressas em areia 3D. A empresa afirma que o processo envolve um investimento de apenas 3% em comparação com o que seria o mesmo custo utilizando peças de metal para fazer o protótipo inicial.

Tudo isto é fundamental para entrar no jogo dos carros elétricos mais baratos.

 

Leia também…

Baterias dos carros elétricos da Tesla resistem melhor no frio ou no calor? Estudo revela tudo

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    E a qualidade dos carros da Tesla? É bastante mais reduzida que os da Volkswagen.

    1. Avatar de JP
      JP

      Os proprietários dos E-tron GT não andam assim tão satisfeitos.

  2. Avatar de Mendes
    Mendes

    E a qualidade vai no Batalha! No futuro, até os elétricos chineses serão melhores que os Tesla.

  3. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “Tudo isto é fundamental para entrar no jogo dos carros elétricos mais baratos.” e também dos gadgets descartáveis em caso de avaria… Tudo isto em nome do “ambiente”, claro!

  4. Avatar de Tiago Cordeiro
    Tiago Cordeiro

    Pelo que vejo a Tesla está preocupada com as vendas baixas. Nada como bombardear o mercado com publicidade massiva. Até agora ainda ninguém falou dos campos magnéticos criados pelas baterias dos VE. E quanto mais potentes são, maior é o campo. Deve ser muito agradável fazer uma viagem Lisboa-Porto ou Faro, sentado em cima de um micro-ondas. Depois admiram-se que o cancro aumentou 80% em todo o mundo, nas pessoas abaixo do 50 anos, entre 1990 e 2019.

    1. Avatar de O moço coxo
      O moço coxo

      Não deve ser por causa de décadas de acumulação de químicos e partículas nocivas no ar, comida artificial, fast e junk food, sedentarismo… nop, a culpa são os elétricos ou as radiações não ionizantes…pois está claro lolol deves ter praí umas 20 antenas de telemóvel e 30 router no teu prédio ou bairro, vários linhas de alta tensão… mas a culpa é das baterias dos eléctricos

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Quem diria que respirar tubos de escape fazia mal afinal o que faz mesmo ma são os campos magnéticos vou já mandar todas as coisas elétricas que tenho em casa para o lixo vou voltar ao meu forno a carvão. Mas quanto ao cancro tens toda a razão principalmente os dos pulmões por respirarem tubos de escape porque em 1990 ainda nem se pensavam em elétricos

    2. Avatar de JL
      JL

      Campos magnéticos criados pelas baterias ? onde ouviu esse disparate ?

      Micro-ondas ? tem a certeza que sabe o que são micro-ondas ?

      Admiram-se ? então consultou a Maya para saber isso ?

      1. Avatar de Ao sul
        Ao sul

        Deixem, e’ dos que gostam de snifar gasóleo mesmo lá na saida de escape.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se gostassem metiam o escape dentro do carro, assim é que era gostar, também não gostam que ninguém gosta, por isso é que têm o escape na traseira para mandar para cima dos outros.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb podes ir ali para os lados da central do Outeiro snifar os gases, se é que te agrada mais.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quais gases ? Pelo menos é uma que tem o dobro da eficiência que um simples motor die del

  5. Avatar de Kush
    Kush

    Um toque e vais ter que substituir a peça toda, boa!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O mais certo é ser considerado logo perda total. Quando as seguradoras se aperceberem, o preço do seguro dispara.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Estava a pensar nisso.
      Bateu? Manda vir novo, loolool

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual é a diferença para outro quando atinge as partes estruturais ? É novo também, só que muito mais caro.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso não acontece sempre que há um acidente. A maioria dos carros actuais envolvidos em acidentes são recuperáveis .
          É a vantagem do monobloco ser constituído por diversas peças soldadas entre si contra esta ideia do monobloco constituindo por 1 ou 2 peças . Ao mais pequeno acidente, metade do carro é lixo. No mínimo arrepiante.

          1. Avatar de JL
            JL

            Curioso porque na sua afirmação entra em contradição só porque sim.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Portanto em vez substituir o guarda lamas subtitui logo os 4+2 para-choques+tejadilho +2 retrovisores, etc
            Assim é qué fixe :p

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde é que dizem isso ?

          4. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Em 99% dos acidentes nunca compensa cortar uma parte do chassis para soldar uma nova peça isso não se faz há anos pah quando um acidente afeta a estrutura do carro normalmente via logo para perda total nunca compensa descascar o carro todo para cortar a parte afetada e soldar uma nova.

          5. Avatar de Manuel
            Manuel

            Aqui trata-se da base do carro o chassis, não a carroçaria de embelezamento. Ou seja, tal como os carros atuais, quando um embate afeta o chassis é sucata com o mesmo.

  6. Avatar de ZERTO
    ZERTO

    O único problema é o que já acontece com outras tecnologias se das 400 peças avaria uma que custa só 10 euros troca se as 400 de uma vez e paga se no mínimo 400x mais.

    Isto é o que acontece numa marca bem conhecida um componente avaria que é normal com o uso o seu custo é 100 euros mas tem de trocar o módulo completo custa 980 euros, novo o produto custa 1030 euros. Ninguém repara porque 980 euros mais 50 euros de mão de obra não compensa logo vai directo para o lixo.

    Preocupação com reciclar e proteger o ambiente é sinónimo de HIPOCROZIA

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      estamos a falar do chassis do carro não estamos a falar do compressor do ar condicionado tens de me dizer qual é o mecânico que descasca o carro todo para cortar um bocado do chassis para voltar a soldar um novo bocado ahaha Isso não se faz há anos

  7. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    HIPOCROZIA não é com Z…

  8. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Portanto a qualidade de construção dos Teslas ainda vai ser pior.

  9. Avatar de George M
    George M

    O argumento anti-Tesla da qualidade da construção está envelhecendo. Se isso é tão importante, a VW e toda a concorrência deveriam agora estar esmagando a Tesla. Bem, a VW fechou agora a sua maior fábrica de veículos eléctricos em Dresden, construindo o ID.3, e está a despedir centenas de trabalhadores. Então está esmagando quem? O novo luxo é o que a Tesla oferece: melhor valor, software, mais currículo, tecnologia da era espacial, infraestrutura de carregamento fácil e especialistas dizem que a qualidade do material é tão boa, se não melhor.

    O Primeiro-Ministro e Presidente de Portugal deviam convidar Elon Musk e tratá-lo como um chefe de Estado e rezar por uma fábrica. Tesla vai deixar destruição económica por toda a Europa. A VW está transferindo a produção de EV para a China e não ficaria surpresa se a Mercedes e a Audi fizessem o mesmo, porque não podem competir com a Tesla em preço. A tecnologia superior da Tesla em tudo vai acabar com eles, porque os compradores vão perguntar: por que pagar 80 mil – 200 mil por um carro quando você pode obtê-lo por 50 mil ou menos na Tesla.

    Can’t wait for the Tesla haters gone wild comments!

    https://electrek.co/2023/09/18/volkswagen-stop-id-3-ev-production/

    https://www.wsws.org/en/articles/2023/08/02/3751-a02.html

    https://www.reuters.com/business/autos-transportation/vw-eyes-job-cuts-zwickau-plant-low-e-car-demand-dpa-2023-09-13/

  10. Avatar de Raul Leal
    Raul Leal

    O que me admira é a imprensa em geral ficar deslumbrada por isso em vez de ficar desconfiada. Isto é como tudo, barato a produzir quer dizer que em caso de problemas e logo lixo porque não da pra reparar. neste momento a grande maioria dos carros elétricos são, para mim, telemóveis com rodas. basta ver que num telemóvel, se parte-se alguma coisa e quase sempre lixo!
    isto sem falar que tem aparecido Teslas feitos com estas Gigapress com rachas na carroceria…

    1. Avatar de JL
      JL

      Não sei que telefone usa. O meu já partiu a caixa e o display e foi trocado.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Isso já é assim com qualquer chassis ninguem descasca o carro todo para cortar e soldar de novo

  11. Avatar de naodigo
    naodigo

    Estamos a falar da Apple? porque parece…..
    Não é por a tesla dizer que consegue fazer numa peça só que é melhor, se fosse a Toyota ou a VAG já o tinham feito!!
    Até porque a nivel de Engenharia os Alemães metem qualquer um a um canto, mas como estamos a falar da Apple… da Tesla digo….

    1. Avatar de JL
      JL

      Entao nao de entende porque a toyota elogiou a tesla por esse feito.

    2. Avatar de George M
      George M

      É por isso que acredito que a Toyota acabará sendo a número 2 ou 3. Eles expressam admiração e reconhecem o novo disruptor automobilístico. Os antigos legados da Alemanha não trazem nada de novo e continuam os mesmos métodos de construção desenvolvidos há 100 anos; apenas para atrasá-los com ineficiências e perder bilhões. Parece que a Toyota está fazendo Gigacasting e pode desenvolver ótimos softwares como o Tesla. A VW está tão desesperada que está disposta a pagar à China um bilhão de dólares para desenvolver software para eles. A Tesla faz tudo internamente e de forma barata.

      https://asia.nikkei.com/Business/Automobiles/Toyota-gigacasting-prototype-cuts-production-from-hours-to-minutes#:~:text=Gigacasting%20will%20be%20used%20to,model%20due%20out%20in%202026.&text=Toyota%20built%20its%20first%20gigacasting%20prototype%20in%20September%202022.

      1. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Vocês estão todos preocupados com a Tesla, daqui a 1 ano estarão preocupados com 3 marcas chinesas (pelo menos) que vão fazer muito mais concorrência aos carros europeus do que a Tesla.
        Já 5 anos , pelo que se podia ver nas ruas na China, 70% do mercado eram de marcas estrangeiras, Toyota, Vw, BMW e Mercedes, envia a maioria fabricada na China, agora 80% são marcas chinesas, metade eléctricas , e o resto são as outras marcas. É uma diferença abissal, e quando o mercado começar a ficar saturado, aí vêm eles só ataque. É ir á NET e escrever imagens carros chineses e veem do que estou falando, carros com uma qualidade aparente enorme, um desenho arrebatador, por de 20,000 a 50,000 a maioria

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      A toyota também já demostrou admiração pelo que a tesla está a fazer e provavelmente vai seguir o mesmo caminho