Tesla quer que os seus robotáxis elétricos se limpem sozinhos

5 Comentários

Os robotáxis da Tesla não estão, ainda, a transportar passageiros, mas a fabricante tem comunicado desenvolvimentos. Numa patente detetada por um investigador, a empresa parece ter a certeza que os quer bem limpos – com a tarefa a ser assegurada por eles próprios ou por robôs.

Tesla

Indo ao encontro do que outras empresas estão a fazer, especialmente nos Estados Unidos, a Tesla planeia lançar um serviço automatizado de transporte de passageiros. Apesar de a condução totalmente autónoma não estar, ainda, suficientemente aprimorada, a fabricante já informou que o robotáxi chegará em agosto.

Não estando, ainda, a circular pelas estradas, a Tesla está ciente dos desafios que um carro totalmente autónomo a transportar diferentes pessoas acarreta. Afinal, embora seja pertinente, retirar o condutor de um carro resulta em alguns problemas. Por exemplo, a manutenção dos veículos, que é habitualmente assegurada pelos motoristas.

Assim sendo, conforme detetado e partilhado pelo utilizador @seti_park, citado pelo Electrek, a Tesla solicitou o registo de uma nova patente para um sistema de higienização automática para os seus futuros robotáxis elétricos.

De nome “Controlo das condições ambientais em espaços fechados”, a Tesla descreve-a da seguinte forma:

Os espaços partilhados apresentam vantagens em termos de custos, eficiência e sustentabilidade ambiental. Por exemplo, um automóvel que fornece transporte ao longo do dia para várias pessoas proporciona custos de transporte e uma pegada ambiental mais baixos do que um automóvel utilizado por apenas uma pessoa para deslocações pessoais.

No entanto, os espaços partilhados têm a desvantagem de facilitar a transmissão indireta de doenças transmissíveis através do ar ou de superfícies contaminadas. Os meios atuais de higienização dos espaços partilhados, por exemplo, a limpeza manual das superfícies de contacto com toalhetes desinfetantes, podem ser morosos, trabalhosos e conduzir a condições sanitárias insatisfatórias. Além disso, essas atividades executadas manualmente podem não ser facilmente verificáveis.

A patente da Tesla procura aprovar um sistema que, por via de uma variedade de sensores (que podem incluir um sensor de imagem, um sensor acústico, um sensor térmico, um sensor de pressão, um sensor capacitivo, um sensor de radiofrequência, ou um sensor de gás), mantém o controlo do ambiente no interior do veículo.

Tesla

Relativamente à rotina de higienização, a Tesla menciona a potencial utilização de luzes UV e um sistema de aquecimento para higienizar. Segundo a patente, a fabricante de carros elétricos poderia utilizar elementos no interior do veículo para higienizar automaticamente.

Além destes, o robotáxi poderia, também, conduzir autonomamente para uma área equipada, no sentido de se higienizar com robôs. O veículo entraria numa espécie de “modo de higienização” que poderia incluir a deslocação dos bancos, se necessário, ou a abertura das janelas para deixar entrar uma fonte de luz.

 

Leia também:

Tesla estará em conversações com a Baidu para o lançamento de um robotáxi na China

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TdSR
    TdSR

    Primeiro têm de limpar a porcaria que o Musk tem feito.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim criar uma das maiores empresas de automóveis que o mundo viu ahah bela porcaria que tem feito carros que vendem como paezinhos quentes e acções altíssimas

      1. Avatar de TdSR
        TdSR

        Acções sobrevalorizadas. A Nvidia sempre faz algo produtivo para o mundo.

        Só compra Teslas quem percebe zero de automóveis. Há tantas opções melhores no mercado EV, CI e Híbrido.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não existem acções sobrevalorizadas, se têm valores alto durante tanto tempo é porque muita gente vê valor na empresa.
          Sim eu tambem dizia isso até ir investigar bem não há nada nem perto em termos de eficiência, autonomia, rede de carregamentos não há nada comparável quem diz o contrário são pessoas que não perderam nem 2 segundos a pesquisar e hoje em dia ainda entra o preço um model 3 é mais barato que um Renault megane eletrico e nem é comparavel os teslas conseguem ser dos mais baratos e de longe os melhores ainda não competição para eles. Em termos de eficiência a concorrência está a anos de luz. Rede de carregamentos nem vale a pena comentar é a única marca com rede de carregamentos próprio todas as restantes estás dependente da rede de carregamentos publica que digamos de passagem para isso mais vale comprar um carro a gasolina

  2. Avatar de andre
    andre

    eu quero isto no meu carro 🙂

    Shut up and take my money