Tesla está a ter sérios problemas na sua rede o que afeta os seus carros

23 Comentários

Com os carros elétricos, vêm outras tecnologias que tornam estes veículos ainda mais interessantes e que facilitam a vida aos utilizadores. Uma dessas tecnologias é a utilização de apps para controlar alguns elementos, como abrir portas ou colocar o carro em funcionamento.

A Tesla faz uso de todas essas potencialidades, mas a sua rede de servidores está a ter sérios problemas, o que está a colocar entraves na utilização da sua app e até dos seus carros.

Tesla app rede carros servidores

Estes problemas que a Tesla está a sofrer começaram há várias horas e têm afetado várias infraestruturas da empresa. Começou com o próprio site da Tesla que esteve inacessível durante várias horas e estendeu-se à app que os condutores dos Tesla usam para controlar remotamente os seus carros.

É com esta app que muitos abrem antecipadamente as portas dos carros, que preparam a temperatura do ar condicionado e que até os colocam em funcionamento. Ora sem acesso da app aos carros, torna-se impossível conseguir controlar estes elementos.

Ao longo das últimas horas a Tesla tem conseguido resolver parte dos problemas e já conseguiu que o seu site, onde os seus clientes acedem a muita informação, ficasse acessível. O problema agora está mesmo apenas na app e no acesso que esta faz aos servidores da Tesla.

https://twitter.com/Scott_Albert/status/1034901918785654789

Curiosamente, todos os componentes dos Tesla que necessitam de acesso à Internet parecem estar a funcionar, o que mostra que este problema deverá estar do lado da Tesla e não de outro elemento externo da sua rede.

A Tesla já reagiu a este problema e veio comunicar que está a tratar do problema, esperando-se que em breve o acesso esteja restabelecido e que o controlo remoto dos seus carros volte a ser possível.

Tesla app rede carros servidores

Esta não é a primeira vez que a Tesla tem um problema destes. Em 2016, e durante várias horas, ocorreu um problema similar. Na altura, e segundo a Tesla, este problema deveu-se a uma falha da AT&T, o fornecedor de acesso à Internet da empresa.

Com este problema fica exposto uma das mais importantes dependências que estes novos carros vão ter. O acesso à Internet é essencial e todos os sistemas de que dependem precisam estar sempre disponíveis para que não existam problemas maiores.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cantor
    cantor

    No futuro não se vai poder dar à chave e meter a mudança… as imposições/restrições que o pessoal no futuro vai ter é assustador… parem tudo… e pimba meio mundo preso em autoestradas , tuneis , estradas … quando vier as versões de voar com o carro , não vai ser melhor…

    1. Avatar de Zé Neto
      Zé Neto

      Não é pior que ter milhões de pessoas a manobrar máquinas industriais (automóveis).

  2. Avatar de User Pplware
    User Pplware

    Enquanto houver alternativa nunca comprarei um carro que dependa de servidores algures no mundo para funcionar.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Concordo.

    2. Avatar de Rui Girão
      Rui Girão

      então e este nao depende, só aplifica as funcionalidas…

    3. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Mas o carro não depende de servidores… Estava a trabalhar offline como o que tenho a porta de casa! Mas ok eu compreendo o comentário mas não concordo.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isso é mau?
    Se querem ler scary stuff:
    https://twitter.com/atomicthumbs/status/1032939617404645376

    Agora pensem

  4. Avatar de Mateus
    Mateus

    Os carros Tesla para funcionarem, abrirem portas etc necessitam de comunicar com os servidores e ter internet??? Se sim já não quero! Olha lá se eu iria permitir que me controlem o carro, o que faço com ele, onde e como vou…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Claro que não precisam se tiveres a chave contigo do carro.
      A desinformação é muita ultimamente anda tudo no deita abaixo a teslasera altura de se perguntarem o porquê???

    2. Avatar de Wave
      Wave

      Não precisam claro, mas há funções dependentes de servidor.
      Quanto ao controlar o carro, isso meu caro é constantemente. Houve aqui um artigo que falava nos roubos de Teslas e se o leres irás perceber que o controlo é muito grande.
      Quando houve o furacão Katrina, a tesla através da localização dos carros libertou os 50 ou 100km de potencial nos modelos mais baixos (onde a bateria é a mesma) para que as pessoas conseguissem fugir.
      Estes carros embora muito porreiros, penso que apresentam um nível de tecnologia para já excessivo. Controlo por telemóvel, puxadores elétricos, travão elétrico (num carro elétrico é péssimo…), entre outras coisas que talvez fosse melhor ser mecânicas para já.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Travao eletrico já tens em carros de 2000 e afins, por isso nao percebi o porque ser mau.

        Qualquer das formas tens sempre uma alternativa mecanica caso necessário.

        A questao dos puxadores, sao muito fixes mas deram alguns problemas em algumas versoes.
        Feliz ou infelizmente fui um dos contemplados, o meu Model S teve os 4 puxadores substituidos em garantia, tive ainda a subsituicao de alguns componentes dos motores ainda dentro de garantia e na altura decidiram também subsituir as baterias (sem razao aparente para mim).

        De resto problemas zero, e os problemas que tive para além de custarem zero (garantia) nao causaram qualquer tipo de transtorno, uma vez que me deram sempre carro de substiuicao.

        Inclusive, quando tive a intervencao nos motores foi porque comecei a ouvir um barulho estranho que vinha do eixo traseiro e ia de férias por 3 semanas dois dias depois.
        Levei lá o carro, ficou lá e deram carro de substituicao (Model X)… a primeira coisa que pensei quando me disseram que iria demorar uns 5 dias até me devolverem o carro foi “Bem, lá se vai atrasar as férias, hoteis e afins marcados…”
        Sem problema, pode usar o Model X durante as suas férias e quando voltar tem aqui o seu carro reparado a sua espera.
        Volto a referir, 3 Semanas com um carro emprestado de gama superior ao meu (Model X P100D) sem colocarem qualquer tipo de problema ou questao.

        Voltei de férias, Model X com mais de 5000 milhas a mais, sem qualquer tipo de questao.

        Ajudou foi a decidir para comprar um lolol

        1. Avatar de Wave
          Wave

          Eu acho mau porque o carro já é completamente elétrico, se bem que fica imobilizado completamente com a falta de bateria penso eu. Tem alternativa mecânica no seu carro?
          Os puxadores são bonitos mas la está muitos dão problemas, pelo que vi é uma peça frágil que com o uso parte e que não ativa o desbloqueio das portas, já há solução que é comprar uma peça feita de raiz em metal “bom” que soluciona isso.
          Mais uma vez, os carros são porreiros, espetacular autonomia design e como você refere e eu até desconhecia a garantia, mas na minha opinião tem certas tecnologias que não deveria ter, em particular a do telemóvel.
          Mas repare que mesmo dentro da garantia já teve alguns problemas, que caso fossem fora era melhor abrir bem a carteira…

        2. Avatar de DrFrankenDerpen
          DrFrankenDerpen

          “Voltei de férias, Model X com mais de 5000 milhas a mais,”

          Sim… pois… cool story bro

          1. Avatar de Lopes
            Lopes

            Deixei de ler no eu..

        3. Avatar de censo
          censo

          …e depois acordaste, certo ?

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “Com este problema fica exposto uma das mais importantes dependências que estes novos carros vão ter. O acesso à Internet é essencial e todos os sistemas de que dependem precisam estar sempre disponíveis para que não existam problemas maiores.”, há coisas que deviam permanecer “não smart”…

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Sao coisas desnecessariamente smart.
      Nerdices de eficacia questionavel…

  6. Avatar de Dani
    Dani

    Só uma nota… o carro NÃO DEPENDE de servidores para funcionar.

    O utilizador pode pegar na chave e fazer tudo o que de normal se faz no carro (destrancar, conduzir, trancar, carregar a bateria, etc). O que perde são as “funções extra” que funcionam através da aplicação do telemóvel, mas que não são essenciais para o carro funcionar.

    Os servidores dão acesso a funções extra como regular a temperatura do carro, verificar o estado da carga ou até saber onde o carro está, mas nenhuma destas é fundamental para o carro operar. Aliás, nenhuma destas funções está sequer disponível em 99% dos carros actuais existentes!!

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Menos mal. O colocar tudo em rede (automóveis, rede eléctrica e gás, portas das casas, câmaras dentro de casas e outros) só promove que os governos e hackers nos espiem, usem e roubem dados, já nem falo de provocarem acidentes. Já não é a primeira vez que adolescentes em puberdade fazem coisas dessas por diversão.

    2. Avatar de censo
      censo

      Explica lá essa de regular a temperatura do carro.

      1. Avatar de Wave
        Wave

        É ligar ou desligar o AC e definir a temperatura do mesmo.

      2. Avatar de Ricardo O.
        Ricardo O.

        Quer dizer que antes de ir para o carro pode, através do telemóvel, ligar o ar condicionado para que quando chegue ao carro ele esteja a uma temperatura agradável.
        Deve dar muito jeito para quando o carro está estacionado ao Sol.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Para variar mais uma notícia para deitar abaixo a tesla ?!

    Desde quando é que um carro da tesla necessita disso para funcionar? parte das funcionalidades da app ficaram temporariamente inacessíveis, como pode acontecer com QUALQUER servidor no mundo. A diferença é que se for um banco online, ou um gmail, etc não conseguimos fazer rigorosamente nada… se for na app da tesla, conduzimos o carro sem problemas.

    Já atrofia ver este tipo de noticias.. como anteriormente disseram, os carros da tesla perderam temporariamente funções que 99% dos carros não tem e que não são sequer objeto do exercício da condução.