Tesla Model S de competição faz 2.1 segundos dos 0-100 km/h

34 Comentários

Com a moda dos carros eléctricos e com o futuro próximo no horizonte, nasceu o Electric GT Championship. Esta é a nova competição destinada exclusivamente a modelos eléctricos. Esta prova tem o apoio da FIA e há cada vez mais interesse em ver os novos bólides que primam pela ecologia, sem perder o poder motriz.

Na grelha de partida desta prova vão estar apenas modelos Tesla Model S, com equipas de 10 homens e 10 mulheres, pilotos internacionais, nas 10 equipas que fazem parte do campeonato.

Tesla Model S de competição faz 2.1 segundos dos 0-100 km/h


A prova «emissões-zero» tem a sua inauguração em Setembro deste ano e passará por alguns dos principais circuitos europeus – entre os quais Paul Ricard, Barcelona, Assen e Nürburgring – antes de cumprir para outros rumos, mais concretamente esta prova, estará noutras três corridas extra-campeonato a realizar-se na América do Sul.

 

Finalmente apresentado o poderosos Tesla Model S de competição

Durante a edição de 2017 do Autosport International Show, em Birmingham, foi finalmente apresentada a versão de competição do Tesla Model S.

O campeonato EGT terá como modelo base um Tesla, não o P85+, mas sim o Tesla Model S P100D, carro que na versão de competição é capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 2 segundos. Leu bem, dois segundos!!!

 

Mas quais as diferenças deste para o Model S de produção?

O peso foi logo o ponto em que os engenheiros se debruçaram. Partindo de um Tesla Model S P100D, os responsáveis conseguirem realizar uma dieta de 500 kg (para os 1730kg), ao retirar todo o equipamento desnecessário no interior que agora está equipado com uma “roll cage”.

Em termos mecânicos, esta versão de competição recebeu afinações ao nível da suspensão e travões, assim com um kit de aerodinâmica completo e pneus Pirelli de competição. Mas o principal destaque vai mesmo para a motorização. Embora não tenha especificado que alterações fez aos dois motores eléctricos, a organização anunciou números de cortar a respiração: 795 cv de potência e 995 Nm de binário máximo, o suficiente para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.1 segundos.

Conforme se pode ver nas imagens, o Tesla Model S P100D foi alterado de forma profunda, para esta competição. Como um dos factores de aumento de consumo e perda de performance é o peso, as equipas estão a despir do supérfluo o que não faz falta ao piloto e ao carro neste evento desportivo. Assim se explica que, sem mexer na unidade de potência do carro, ele consiga ganhar alguns décimos na aceleração 0-100 km/h.

A suspensão é pensada para a competição e a direcção foi alterada, ao mesmo tempo que a travagem recebeu vários melhoramentos para lidar com as exigências das corridas. Nos dois vídeos que apresentamos, poderá verificar as alterações feitas no Tesla Model S, mesmo que as especificações apresentadas não correspondam, agora, ao novo modelo que irá ser utilizado.

Como já foi referido, a competição terá 20 pilotos de 10 equipas que vão disputar corridas em sete pistas europeias, estando programadas algumas visitas extracampeonato aos Estados Unidos. Quanto ao formato da competição é simples: sessão de treinos livres com 20 minutos, sessão de qualificação de 30 minutos e duas corridas com 60 quilómetros de extensão, uma de dia e outra de noite. Segundo os organizadores, cada fim de semana de corridas será “um festival de tecnologia e inovação para a sustentabilidade”. Cada corrida será transmitida via Internet no YouTube, Twich e no Periscope.

Realmente uma nova época está a aproximar-se e dentro de pouquíssimos anos, as competições automóveis serão bem diferentes.

Via: RA

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Berrio
    Berrio

    Tá giro, mas preferia que as baterias fizessem no mínimo 900km isso é que era noticia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Por acaso isso tem estado em discussão nos Estados Unidos. A Tesla pretendia, via software, dar pelos potência ao carro beneficiando a autonomia, isto em grosso modo. Os consumidores disseram que não, preferiam potência. Mas partilho da sua opinião.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Eu vejo com melhores olhos ter a opção, ter vários modos de condução com vários mapeamentos de potência e escolho de acordo com o tipo de condução e autonomia que pretendo, já faço isso no meu BMW há uns anos, não vejo a dificuldade de o implementarem num Tesla.

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Isso vai ser para já dificil, os magnatas que compram estes veículos nao querem saber de automonia, isto é um “objecto de luxo e diferenca” e quer-se com muita potência nem que seja a fazer giiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. A autonomia interessa a quem usa o carro para viagens e trabalho o que (ainda) nao é o comprador típico. Mas como as baterias sao das partes mais caras dos carros, quando vier um veículo para precos decentes também as baterias vao ser bem mais simples e pequenas, e daí que a autonomia nos próximos anos pouco vai mudar dos 500-600 Km/carga total.

  2. Avatar de RATM
    RATM

    Poder motriz??? 😛

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      “foi alterado de forma profunda” tambem nao me soa a uma boa traducao…

  3. Avatar de Naa
    Naa

    Velocidade máxima ?
    Como vai ser para meter a carregar já que no meio da corrida não vai haver 3 horas de descanso enquanto a bateria carrega

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Em carros eléctricos de competição , ou troca-se de carro ou substitui-se a bateria .

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Substituis a bateria em menos de 2 minutos e voilá, o carro está pronto a continuar…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      São corridas de 60km, não deverá ser preciso carregar as baterias

    4. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      em 60km de corrida…não é preciso carregar baterias. isso é lógico… e mesmo que houvesse duas mangas de 60km …tambem não era preciso carregar 🙂

  4. Avatar de AlguemAquiAoLado
    AlguemAquiAoLado

    Não é um campeonato de GTs eléctricos mas sim mais um troféu mono marca como há em outras marcas. A diferença é ser eléctrico.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Julgo que a prova esteja aberta a outros carros 100% eléctricos. A questão é que não estou a ver outra marca com um carro 100% eléctrico, já a comercializar, capaz de competir com um Tesla…

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Porsche

        1. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          100% elétrico não conheço mas se há avisem para ir para a aminha coleção!
          mas só de imagens 🙁

  5. Avatar de bismarques
    bismarques

    (…a organização anunciou números de cortar a respiração: 795 cv de potência…)

    De cortar a respiração é o “Tesla Model S P90LD “Ludicrous” para andar no dia a dia ter 776 Cv de potência!!! 🙂

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Esse do video é a versão de bateria de 100…com “Ludicrous” também…é obvio.

  6. Avatar de leodeniz
    leodeniz

    pergunta idiota,
    como é o barulho de um carro eletrico?

    1. Avatar de L_730
      L_730

      xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    2. Avatar de luis
      luis

      Aí é que está o problema! As pessoas também querem ouvir a bombas a funcionar.

    3. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      lol igual ao de um carro telecomandado

    4. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Nem é bem igual ao de um carro telecomandado…. é bem mais silencioso. Só se houve o barulho dos pneus mesmo…e do vento. Por isso é que toda a gente que quer conforto, e experimenta um Tesla, ou mesmo qualquer carro elétrico decente ….fica fascinado. Claro, que existe sempre as pessoas que gostam de ouvir o motor a roncar….mas continuo a dizer, depois de testarem…. 🙂

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Filipe Santos, isso é a questao de gasolina vs. diesel. Os eléctricos sao verdes, muito binário e silencio (mas ouves sempre um zumbido…) mas a nível de emocoes fora o arranque… Zero! Para quem quer emocao e prazer de conducao tem que ser um bom gasolina;

        Mas Sem dúvida que os diesel e os 100% gasolina têm os dias contados, a poluicao é imensa e há que acabar com eles. Ja podiamos ter acabado há pelo menos 1 década mas os Lobbys sao o que sao…

        1. Avatar de sm
          sm

          Eu acho que o ruído da propulsão elétrica é também emocionante.
          Diferente, mas emocionante também… são gostos, sim.
          Eu adoro aviões/caça, e o ruídos dos carros elétricos fazem-me lembrar as turbinas dos aviões.

        2. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Se houvessem electricos com velocidades manuais.. era lindo 😛

          1. Avatar de sm
            sm

            Era preciso que houvesse caixas de velocidades que aguentassem o torque de um (ou mais) motor(es) elétrico(s).
            Bastava ter 2 velocidades, no máximo, para nem o Lamborghini Aventador o apanhar depois dos 250 KM/h

        3. Avatar de APereira
          APereira

          Para estares a dizer que nao tens prazer ao conduzir um, nunca tiveste a oportunidade de conduzir um Tesla…

          Experiementa e diz algo… No meu caso continuo a preferir o barulho do V8 mas…o eletrico nao te tira o prazer de conducao.

    5. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      No 2º vídeo consegues ouvi-lo

  7. Avatar de joao c
    joao c

    Pensava que o eléctrico de produção ainda era o “velhinho” Mercedes-Benz SLS elétrico.

    1. Avatar de sm
      sm

      Julgo que a AMG/Mercedes não produz esse em massa, ou produz ?

  8. Avatar de Jose Pereira
    Jose Pereira

    Amigos… os shakes, daki a uns anos vao comer o pretroleo todo, se fossem todos como eu ja muitos andavam a berrar!!!!!

  9. Avatar de Jose Pereira
    Jose Pereira

    tambem sou da mesma opiniao, k a autonomia é mais importante. Mas n conjugam as duas coisas pk n querem…..quuando fiverem concorrencia vao ver veiculos completamente autonomos mas enmuito pouko tempoo… nao dou 2 anos

  10. Avatar de Bubanight
    Bubanight

    no video diz 3.1s dos 0 aos 100km/h e nao 2.1

    1. Avatar de Vítor M.

      Esse do vídeo é uma coisa, mss os carros do evento são outra. Diz assim: “Mas o principal destaque vai mesmo para a motorização. Embora não tenha especificado que alterações fez aos dois motores eléctricos, a organização anunciou números de cortar a respiração: 795 cv de potência e 995 Nm de binário máximo, o suficiente para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.1 segundos.”

      Se leres o texto verás que eles despiram o carro e conseguiram retirar 500 quilos. Se o original, sem modificações, vai dos 0 aos 100 em 2.7 segundos, com menos 500 quilos… não tinha lógica fazer em 3.1″