Tesla lança um Model Y mais barato com apenas 150 CV, mas…

105 Comentários

A Tesla já demonstrou a sua ambição de ser líder mundial na produção de carros elétricos. O renovado Tesla Model Y está agora à venda em Singapura numa versão exclusiva, que não se encontra em mais nenhum mercado. Sim, é mais barata, mas não é barata, visto que neste país, ter carro é um privilégio para os mais ricos.

Imagem Tesla Model Y com 150 cv em Singapura

 


Mas… não é cá, porque se fosse seria devastador para a concorrência

O volume de produção é um dos grandes objetivos da marca de Elon Musk. A fabricante americana quer dominar as vendas de carros elétricos a nível global, o que exige estratégias de venda adaptadas a cada país, já que nem todos oferecem as mesmas oportunidades. Singapura é um exemplo disso – possuir um carro é um luxo reservado a quem tem uma grande capacidade financeira.

Neste mercado, tanto os fabricantes locais como os estrangeiros enfrentam dificuldades para sobreviver, a menos que os consumidores tenham bolsos bem fundos e estejam dispostos a pagar preços elevadíssimos devido aos altos impostos.

Singapura tem apostado no transporte público, com uma das melhores redes de metro do mundo, e tem vindo a reduzir o número de automóveis em circulação, o que representa um desafio para os interesses da Tesla.

A Tesla tem trunfos para vender em todo o mundo

Por isso, a marca lançou um Model Y com 150 CV. Não, não há engano na unidade de medida da potência elétrica, pois esta versão tem 110 kW.

Em Singapura, a Tesla vende também o renovado Model Y com tração traseira e 347 CV, mas este entra na segunda categoria de um imposto chamado “COE” (Certificado de Titularidade).

Este imposto divide-se em duas categorias, A e B, com uma diferença de preço de cerca de 15.500 euros entre ambas, além de um imposto de circulação significativamente mais baixo na primeira categoria – pouco menos de 1.100 euros para este Model Y mais básico.

No entanto, não é um carro barato: ao câmbio atual, esta versão custa cerca de 71.000 euros, contra os quase 73.500 euros da versão normal, que tem o dobro da potência.

O Tesla Model Y 2025 mais popular ainda não chega à Europa

Ambas as versões são caras, mas a vantagem para os clientes está na poupança do imposto de circulação anual: 1.075 euros para o Model Y de 150 CV, contra 2.395 euros para o de 347 CV.

A diferença de potência é evidente, sendo a única distinção entre os dois, já que ambos possuem a mesma bateria entre os eixos.

Uma bateria de ferrofosfato de lítio (LFP) com 62,5 kWh de capacidade, permitindo uma autonomia máxima de até 466 km (ciclo WLTP). A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 9,6 segundos, face aos 5,9 segundos da versão mais potente.

Na Europa, não existe o mesmo problema de Singapura, pelo que dificilmente veremos este Model Y 110 no continente. A Tesla teria de enfrentar um grande desafio para justificar tal estratégia, mas, se o fizesse, poderia tornar-se uma arma poderosa contra as marcas chinesas – e também contra as europeias.

Se decidir trazer esta versão para a Europa, poderá ser um movimento estratégico devastador para a concorrência.

Comentários

105

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sapaofendida
    sapaofendida

    Dobro da potência? Se explodir não vai só o carro, é o quarteirão inteiro LOL

    1. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      Não entendes a diferença entre energia e potência

    2. Avatar de JL
      JL

      Os teslas explodem ?

      1. Avatar de sapaofendida
        sapaofendida

        Eles dizem que sim, mas podemos testar. Compro uma cybertruck e estaciono-a sempre junto à tua casa. Pode ser?

        1. Avatar de JL
          JL

          Eles quem ?

          Pode ser, se deixar a chave ainda melhor, é que já lá tenho outros 2 teslas para lhe fazer companhia.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            O Magnata sacerdote do Musk a dizer de sua justiça.
            Elektros só são bons para as empresas, de resto nem vale a pena. Nem sei como ainda não foi comprar um chaço com 10 anos só para ir pedir a esmola ao governo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se são bons para empresas são bons para todos, que eu saiba são para esses onde são mais exigentes.

            Tanto vale a pena que cada vez se vendem mais, talvez para mecânicos que não querem aprender não valha a pena.

            Eu não preciso de esmola como você, tanto que anda sempre a dizer que não tem dinheiro.

          3. Avatar de sapaofendida
            sapaofendida

            Qual chave. Tens Tesla com chave? Aquilo abre quando me vê a sair de casa. LOLOLOL

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, o meu tem chave, o seu não tem ?

            Impossível, os que usam cartão só quando encosta no carro, e com a aplicação só quando chega perto dele.

            Portanto mais uma vez fala do que não sabe, muito comum por aqui.

        2. Avatar de João
          João

          Bombada certa!

        3. Avatar de Andre
          Andre

          Por acaso não conheces o caso em que um terrorista efetivamente colocou uma bomba dentro de uma cybertruck, e a carrinha conteve a explosão?

          1. Avatar de sapaofendida
            sapaofendida

            Acho que os teslas contém a epxlosão em conjunto e os outros ao lado explodem por solidariedade haha

            Para de comer gelados com a tesla. 😉

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual explodiu mesmo ?

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Que caso é esse? Deixa aí o link para nós. Sempre tenho curiosidade em ver o carro que parte a janela com uma bolinha de ferro a conter a explosão de uma bomba de um terrorista…

    3. Avatar de Ruik7
      Ruik7

      Deves ter andado a estudar para engenheiro aeronáutico mas desististe na instrução primária.

  2. Avatar de X
    X

    Bons para queimar não? numa noite de protestos!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Sim, ás escondidas de cara tapada como os cobardolas que ao mesmo tempo são heróis do teclado.
      Queres vir botar fogo no meu á minha frente? Vais-te divertir imenso

    2. Avatar de JL
      JL

      Outro que devia ser post debaixo de olho.

      1. Avatar de sapaofendida
        sapaofendida

        eu sou polícia. Ele está debaixo de olho assim como tu. Quem se faz de vítima às vezes é quem faz as piores coisas, não vês a Le Penn?

        Pensas que enganas a polícia?!! Estás debaixo de OLHÃO!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          É policia ? de si mesmo ?

          Eu fiz de vitima onde ?

          A Le Penn também ameaçou pessoas ?

          Então que mal fiz eu para estar debaixo de olho ?

          1. Avatar de sapaofendida
            sapaofendida

            Não queres meter os outros debaixo de olho, então eu digo-te que quem deve estra debaixo de olho és tu. Deves pensar que aqui na polícia nascemos ontem.

            Tu vens denunciar alguém e és o logo direccionado para um gabinete no fundo do corredor que só por acaso tem GRADES. hehe

          2. Avatar de JL
            JL

            Se tiverem a ameaçar pessoas sim, quero meter debaixo de olho.

            Se fosse polícia não ameaçava ninguém, já que sabe que é um ato ilícito.

            Portanto realmente não sabe o que é ser policia, anda a ver muitos filmes.

          3. Avatar de sapaofendida
            sapaofendida

            Deves pensar que um polícia é um pantufas que fala assim ” sr. ladrão se faz favor meta as mãos ao ar”, sim as duas. Esquece isso.

            E se entarres numa esquadra para denunciares alguém prepara-te para seres tratado com suspeita. Infelizmente nós ainda não vemos a auréola em cima da cabeça de ninguém.

            Quem se faz de vítima costumam ser os piores criminosos e é uma caracterísitca predominante dos sociopatas, possíveis psicopatas que para isso só falta a oportunidade.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pois não são, daí não o ser.

          5. Avatar de JL
            JL

            É isso, o queixoso passa a ser o suspeito. Looooooool

          6. Avatar de menosFilmes
            menosFilmes

            Policia, psicopatas e teslas! Não percam o próximo episódio porque nós também não!

        2. Avatar de Anung
          Anung

          No máximo és capaz deves passar o tempo no estábulo da GNR.

          1. Avatar de sapaofendida
            sapaofendida

            Anung. É no estábulo da GNR que se fazm as investigações mais importantes da PJ.

          2. Avatar de JL
            JL

            Loooool, a GNR a trabalhar para a PJ, vou perguntar ao meu senhorio que trabalha na PJ. Looool

          3. Avatar de sapaofendida
            sapaofendida

            Se o teu senhorio trabalhasse na PJ já estavas a teclar no Monsanto.

            o Anung disse uma piada a gozar com a GNR e eu continuei a piada. Se não sabe o que é um GNR em cima de um cavalo google hehe

          4. Avatar de JL
            JL

            Então porquê? Que mal eu fiz ?

            E eu não fiz piada também ? Lol

    3. Avatar de X
      X

      Desconfiem muito daqueles que não querem pegar fodo a um tesla, isso sim!

      1. Avatar de JL
        JL

        Então porquê ? não pertencem ao rebanho ?

    4. Avatar de X
      X

      Desconfiem muito daqueles que não querem pegar fogo a um tesla, isso sim!
      O tipo faz uma saudação nazi no minimo merece ter o produto queimado.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas que culpa têm os donos ?

        1. Avatar de X
          X

          A mensagem é mais importante, a mensagem tem que ser enviada, não são tempos de ser porreiro com nazis.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mensagem de milhares de prejuízo ?

            Então uns têm de pagar por outros ?

            Mas os nazis estão a fazer mal a alguém ?

          2. Avatar de X
            X

            LOL epá ó JL essa dos nazis estão a fazer mal a alguém…obviamente que estão a tentar tirar-nos o poder de decidir o nosso destino, achas pouco?!

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas estão a fazer mal ?

            Qual poder ? cada vez podemos decidir melhor o nosso destino, na verdade nunca podemos definir tão facilmente o nosso destino.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pelos vossos comentários, são vocês que não querem liberdade, tanto que já querem julgar as pessoas sem terem cometido crimes, isso sim, é tirar liberdades.

      2. Avatar de X^2
        X^2

        Não finja que escreveu aquela palavra por engano. De quem alinha em incentivos à violência e a assassinatos (como aconteceu neste mesmo site há poucos dias) pode-se esperar de tudo. Sim, sei que não foi o único nem o primeiro mas juntou-se à festa!

        Isto realmente anda muito mal frequentado… o que vale é que os instigadores que por aqui andam não passam de meia dúzia de desocupados: ou estudantes idealistas inconsequentes sem progenitores minimamente atentos ou subsidiodependentes sem educação habituados à boa vida ou ainda, claro, velhotes reformados com ideias ainda mais velhas e gastas, todos a fingirem-se mais do que efectivamente são. Nenhum tem mesmo mais nada que fazer que não vir debitar os seus ódios, felizmente estão muito, muito longe de representarem a sociedade em que nos inserimos.

        1. Avatar de X
          X

          Então mas os nazis não foram julgados e condenados à morte? foram. Isto de justiça de rua tem os seus problemas mas antes que nos f*dam já estamos nós a dar-lhes porrada.
          Aqui fica um jingle para meditares sobre o pessoal que muito provavelmente andas rodeado! https://www.youtube.com/watch?v=iFivJr41y4s

      3. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        X, esse comentário é nada digno. Até eu que não sou fã dos elétricos não aprecio incentivos a esse tipo de coisas. As pessoas trabalham para pagar os carros elétricos ou a combustão e por mais ou menos que se goste do musk convém não exagerar no ódio e não estender isso a outras pessoas

        1. Avatar de X
          X

          Eu tambem sou a favor dos carros electricos, já devia ser tudo electrico até os transportes publicos, agora tens que ver o grande plano, está em jogo a nossa democracia que nos querem tirar, alguma violência se justifica senão ainda fica tudo bastante pior e serás tu vitima de violência.

          1. Avatar de JL
            JL

            Querem prevenir a democracia com violência ? boa, essa é nova.

  3. Avatar de João
    João

    Os Singapurianos a pagar impostos são uns meninos, à beira dos Portugueses.

    1. Avatar de Santoscf
      Santoscf

      Se o governo te pedisse 50 mil euros só para teres o privilégio de poder conduzir um carro na cidade… Tinhas um treco.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @João, esquece, Singapura os impostos são de outro mundo, o carro mais barato a ser vendido em Singapura um Peugeot 208, com impostos “matricula” fica em 100 mil$ dólares de Singapura, e nem à porta de tua casa o estacionamento é grátis e portagens no meio da cidade em estradas tipo as nossas nacionais mas com portagens.
        E outra caraterística de Singapura são as proibições, é o país da proibições, tipo pastilha elástica, cantarolar na rua, andares nu mesmo dentro de tua casa e por ai fora.

  4. Avatar de I'm
    I’m

    Quero ver as vendas deste mês, suponho que a virada aconteceu e não há preços baixos que sustentem a hecatombe da Tesla.

    1. Avatar de JL
      JL

      Pelo menos em Portugal em Marco 2025, a Tesla foi a que vendeu mais, com um aumento de 2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Então mas as noticias dizem o contrário, afinal quem tem razão?

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu disse em março, já consultou o site da ação hoje ?

          Vá, só lhe vai doer uma vez.

          Não se esqueça, eu disse Março de 2025….

          1. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Bolas aqui mente se com todos dentes da boca. Já vi aqui 1 comentário do JL a dizer que tinha casa oferecida pelo pai. Agora diz que vai perguntar ao senhorio. E depois ainda chama mentiroso aos outros

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá esse comentário ?

            Sim, porque ele trabalha na PJ.

            Eu não chamei mentiroso a ninguém.

            Não era melhor tirar umas horas para aprender português ?

          3. Avatar de JL
            JL

            *site da ACAP hoje…

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Sim, em Março a tesla vendeu 2% a mais que em março do ano passado porque começaram a entregar o model Y restyle. Mas nos 3 primeiros meses do ano vendeu menos 25% que no ano passado!

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Ou seja, as vendas em Janeiro caíram 30% e em Fevereiro caíram 50% e em Março, com as entregas pendentes, subiram, 2%…

          6. Avatar de JL
            JL

            Se tivesse caído 30 e depois 50 não tinha caído 25% nos primeiro trimestre.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            (30+50-2)/3=26
            Mas se estou enganado consulta lá nas tuas fontes os números de Janeiro e Fevereiro e depois falamos!

          8. Avatar de JL
            JL

            Não entendi a conta.

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            Eu explico. Esta matemática avançada não é para todos.
            As vendas da Tesla caíram 30% em Janeiro de 2025 quando comparadas com Janeiro de 2024.
            Em Fevereiro caíram 50% em relação a Fevereiro de 2024.
            Em Março, tal como tu disseste, subiram 2% em relação a Março de 2024.
            Logo, nos 3 primeiros meses deste ano, também conhecido como primeiro trimestre de 2025, a queda foi de 26% comparando com o primeiro trimestre de 2024…
            Chama-se média e consiste em somar as percentagens de cada mês e dividir pelo número de meses, neste caso, 3.

          10. Avatar de JL
            JL

            Entendido, mas o que isso tem a ver com o que eu disse ?

      2. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        De facto a Tesla foi a que mais vendeu. No entanto as suas vendas continuam a baixar. No primeiro trimestre foi menos 25% enquanto a Peugeot e a BYD aumentaram 150%. Ou seja a Tesla pelo andar da carruagem pouco a pouco vão afundando. Não que eu já não tivesse previsto e o musk apenas aumentou a velocidade dos factos. Mas independente disso a venda de elétricos parece ir bem. Não vende tanto a Tesla vendem os outros

        1. Avatar de JL
          JL

          Por acaso continuam a aumentar, aumentou 2% em relação ao ano passado, ou seja, parece que no final do ano e inicio deste teve a maior diminuíam.

          Nem mais.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Aumentou 2% em março mas caiu 30% em janeiro e 50% em fevereiro.
            Ou não é para dizer essa parte?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não foi isso que eu disse ? Leia lá melhor, ok, tem lá um erro, mas dá para entender.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Tu escreves “aumentou 2% em relação ao ano passado” o que é falso.
            Diminuiu 26%! Só aumentou 2% em relação ao mês de março que está longe de compensar as perdas de janeiro e fevereiro!

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não é falso, é o que está no site da Acap, aumento de 2,1% em relação a Março de 2024, ou período homologo como eles dizem.

            Quando disse em relação ao ano passado é sobre o mesmo mês.

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Exatamente! Em março venderam mais 2% graças às entregas acumuladas do novo Y. Mas este ano venderam bem menos que no mesmo período do a no o passado…

          6. Avatar de JL
            JL

            Nem eu disse o contrário.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pois não. Não disseste o contrário. E eu também não disse que eras extremamente tendencioso e parcial…

          8. Avatar de JL
            JL

            Imparcial sou, não tenho nada a ver com a atividade dessa empresa, tendencioso não entendi porquê.

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não entendeste porque não digo que és tendencioso?
            Mas entendeste porque não digo que és parcial…
            Lol

          10. Avatar de JL
            JL

            Vê como sabe.

  5. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Mais um que vai arder…

    1. Avatar de JL
      JL

      Este também não é diesel, tal como os outros.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/vendas-da-tesla-afundam-mais-de-25-em-portugal/ não é o que diz as notícias que tenho visto

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mas não viu na Acap ? tem lá os 2%.

          Pois dizem, e eu disse o contrário ?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estás sempre a falar dos 2% de março mas nunca falas dos -30% de janeiro nem dos -50% de fevereiro.
            Porque será?

          2. Avatar de JL
            JL

            Exato, quer dizer que deixou de afundar 25%.

          3. Avatar de JL
            JL

            Porque não foi isso que aconteceu em Portugal.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Em março vendeu mais 2% que em Março passado mas no 1º trimestre afundou 26%. Ou seja, este ano vendeu -26% que no mesmo período do ano passado. Não, não deixou de a fundar. Está a afundar “só” 26%.
            Repito, se estou a dizer algo de errado mete aqui os números da fonte que indicaste anteriormente e depois falamos.
            Gostas muito de exigir números aos outros mas quando és tu a defender o teu argumento só tens opiniões? Onde andam os números?

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas eu só me referi a marco, e não ao trimestre, se ler o início da conversa vai entender porquê.

          6. Avatar de JL
            JL

            Está lá a fonte, é só ler.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            Só falaste em março porque foi o único mês deste ano em que as vendas não afundaram…

          8. Avatar de JL
            JL

            Sobre os outros meses já estava no artigo que ele mencionou, para quê repetir ?

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            Ai que ingenuidade que esta florzinha nos apresenta…
            Só fala do acréscimo de 2% em março provocado pelas entregas de vendas atrasadas do novo Y enquanto ignora as quebras de 30% e 50% porque já estavam não sei aonde…
            Hahahahaha!

          10. Avatar de JL
            JL

            Tanto não ignorei que está lá o artigo que confirma isso, não entendi essa do ignorar.

            Não são vendas atrasadas, o y não saio atrasado, começaram ser entregues em Março.

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            São vendas acumuladas.
            Quando comecei a vender velas estive 7 meses a receber encomendas sem entregar nenhuma.
            O meu primeiro mês foi o melhor dos primeiros 4 anos! Vendi as encomendas de 7 meses num só.
            Para bom entendedor meia palavra basta!

          12. Avatar de JL
            JL

            Esperamos para ver, no entanto as encomendas abriram um mês antes.

          13. Avatar de Nuno
            Nuno

            Podes esperar o que quiseres que os 26% a menos do primeiro trimestre ninguém os tira…

          14. Avatar de JL
            JL

            Verdade, mas pode recuperar.

          15. Avatar de Nuno
            Nuno

            E eu posso ganhar o Euromilhões na 6ª-feira…

          16. Avatar de JL
            JL

            Se apostar pode, não é o meu caso.

          17. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não preciso de apostar. Basta achar um boletim perdido…
            É mais fácil que a tesla recuperar as vendas para níveis do ano passado.

          18. Avatar de JL
            JL

            Ena, isso é confiança, eu no caso apostava mesmo. Lool

      2. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Se quiseres outros links de outros sites com o mesmo conteúdo posso publicar. Mas acho que sabes

  6. Avatar de PTO
    PTO

    “Não é cá, porque se fosse seria devastador para a concorrência”?
    Isso seria assim se realmente as pessoas quisessem ir todas a correr comprar um Tesla.
    Além de conhecer inúmeras que não gostam do design dos Teslas nem confiam na sua fiabilidade de construção, a verdade é que muitas mais não o comprariam só por causa das atitudes do dono da Tesla.

    1. Avatar de JL
      JL

      O mundo é como é, não como você gostava que fosse…

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Não achando os Tesla lindos de morrer, mas longe de ser feios tipos carros Chineses, na minha opinião pessoal acho que faz falta uma grelha frontal, esteticamente acho que faz falta, mas é apenas o meu gosto pessoal, o problema dos Tesla é que são carros baixinhos, e a idade não perdoa, muitos podem estar a questionar esta minha afirmação, mas com o tempo lá chegaram 🙂 🙂
    Eu acho o Kia EV9 lindo assim como o Kia EV3, o que desgosto mais são os preços.

    1. Avatar de Pierre
      Pierre

      Por acaso, estou para gastar euros num… a Tesla não é só design, foi um carro disjuntivo e pronto, em várias áreas.. para melhor numas, piores noutras.

      Modéstia à parte, aprecio não ter botões aos montes e outras coisas mais… experimentei um Kia EV3… não tem nada haver com Tesla… e carregado de botões.

      Só tenho pena dos nosso governantes não terem ainda aceitado a condução autónoma neste mundo… ir trabalhar com uma pequena ordem de comando e aproveitar para fazer outras coisas…

      Que tédio este futuro distante presente nestas mentes poluentes…

      😉

  8. Avatar de Lucas
    Lucas

    “Não é cá, porque se fosse seria devastador para a concorrência”?

    uma diferença de 1000 e poucos paus nao faria muito impacto cá. Ainda mais considerando o valor de 70mil euros

  9. Avatar de Portela
    Portela

    Nao os conseguem vender os swastikar, assim que… A queimar, receber o dinheirinho do seguro e culpar os manifas.
    Sempre a abrir

  10. Avatar de Lider
    Lider

    Há tempos pensei comprar um Tesla.
    Depois do que tenho assistido com esse E.M. era preciso não ter vergonha na cara para o adquirir.
    Respeito quem pense o contrário. Democracia é assim. Condeno toda a violência exercida sobre a marca. Quem não quiser não compra.