Tesla continua a ser uma das marcas com maior taxa de fidelização de clientes

31 Comentários

Apesar de ser um dos players mais relevantes da indústria dos carros elétricos, a Tesla não é uma fabricante, nem uma marca, perfeita – como nenhuma será. Ainda assim, voltou a ser uma das marcas com maior taxa de fidelização de clientes.

Tesla Model 3 novidades carro elétrico

A S&P Global Mobility anunciou os vencedores do seu 28.º prémio anual Automotive Loyalty Awards, reconhecendo a General Motors como vencedora do prémio “Overall Loyalty to Manufacturer” e a Tesla como vencedora do prémio “Overall Loyalty to Make”.

A análise avaliou os registos de automóveis novos nos Estados Unidos no ano passado (12,6 milhões de unidades), e descobriu que General Motors e Tesla lideraram as principais categorias: fidelidade à fabricante e fidelidade à marca. Este ano, a Tesla conseguiu conquistar mais três títulos, vencendo quatro das nove categorias.

Os últimos anos mostraram-nos que os clientes estão cada vez mais confortáveis em considerar e comprar um novo veículo fora da sua marca preferida.

No entanto, os esforços das fabricantes para melhorar a retenção através de iniciativas de marketing exclusivas, juntamente com a melhoria dos níveis de inventário e novos produtos excelentes, estão a resultar numa estabilização dos níveis de fidelidade, após vários anos de declínio.

Explicou Joe LaFeir, presidente, Automotive Insights, S&P Global Mobility.

De acordo com a S&P Global Mobility, a atividade de compra do consumidor entre janeiro e dezembro de 2023 mostra que a indústria apresenta sinais contínuos de recuperação, à medida que as vendas no retalho e a fidelidade aumentaram ano após ano.

A análise conclui que os aumentos constantes de stock resultaram num impacto positivo nos níveis de fidelidade do setor, pela primeira vez, desde 2019. Mais, a fidelidade geral à marca foi de 51,0% em 2023, um aumento de 0,8 pontos percentuais, em comparação com os níveis de 50,2% de 2022.

Segundo a S&P, a vitória da General Motors na categoria “Overall Loyalty to Manufacturer” marca o seu nono prémio consecutivo e o 20.º dos últimos 28 anos. Os elevados padrões de migração entre as suas quatro marcas, além de uma linha forte de utilitários desportivos e pickups, levaram a fortes ganhos de fidelização para a fabricante ao longo de 2023.

General Motors

A popularidade da Tesla no setor de elétricos a bateria ajudou a marca a ter sucesso no espaço de fidelidade e no de conquista. Para 2023, a marca Tesla obteve vitórias repetidas para “Overall Loyalty to Make”, “Highest Conquest Percentage”, “Alternative Powertrain Loyalty to Make” e “Ethnic Market Loyalty to Make”.

A popularidade do Model 3 e do Model Y entre os atuais proprietários, a par da capacidade da marca para atrair muitos clientes dos combustíveis fósseis para o espaço dos elétricos a bateria, contribuiu para os múltiplos prémios da Tesla pelo segundo ano consecutivo.

Estes prémios exemplificam verdadeiramente a competitividade da indústria e o desejo de melhorar a retenção de clientes.

Os prémios refletem uma análise substancial baseada em factos, que nos permite compreender e determinar as taxas de conquista e fidelização, ao mesmo tempo que fornece orientações aos profissionais de marketing das fabricantes e aos stakeholders para melhorar os programas de fidelização e a retenção de clientes.

Disse Vince Palomarez, diretor associado de Gestão de Produto, Fidelização, na S&P Global Mobility.

 

Nova categoria distingue fidelização a um modelo

Nos Loyalty Awards deste ano, a S&P Global Mobility adicionou um novo prémio para reconhecer a liderança de um único modelo na retenção ao nível do modelo, com o prémio “Overall Loyalty to Model”. Neste, destacou-se a Lincoln Nautilus, que já havia sido reconhecida, consecutivamente, em 2022 e 2023, com o prémio “Luxury Mid-Size Utility”.

Em 2023, mais de 42% dos proprietários da Nautilus que regressaram ao mercado escolheram outro Nautilus para ser o seu próximo veículo.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Unknown
    Unknown

    Muito top Tesla.

  2. Avatar de gamerXPTO
    gamerXPTO

    embora não sejam os melhores carros, continuam a ter a melhor relação qualidade/preço

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O ke ke tu kias?

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Vai ser uma marca que vai sempre ter haters e lovers mas hoje em dia continua a ser a marca que mais oferece pelo preço a única coisa que pode estar abaixo dos concorrentes é a qualidade de construção que mesmo assim já melhorou bastante nos últimos anos em tudo o resto as outras marcas continuam a anos de luz (eficiência, carregamentos, rede de carregadores, tecnologia, self-driving habitabilidade etc etc)

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      Verdade e o conceito em si de carro e a venda desde o concessionário à assistência completamente diferente da concorrência para melhor.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Exato, durante muitos anos foi criticada a assistência hoje em dia é uma das melhores chamas o ranger a casa e eles a grande maioria das manutenções fazem te à porta de casa sem custos, noutras marcas uma simples troca de bateria de 12V já implica fazer marcação deixar lá o carro no dia e com sorte vais buscar o próprio dia

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É por causa dos referral’s. Este pessoal anda sempre à mama.

    1. Avatar de JL
      JL

      LOOOOL, por causa das tshirts ?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Só prova o quanto andam a dormir os outros, a tesla com uma medida agarra os clientes os burros do europeus andam há anos e anos a tentar agarrar os clientes e não conseguem, mais uma lição dada a lista já vai longa

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Para quem é aficionado por carros, a Tesla é a melhor marca.

    1. Avatar de Odius
      Odius

      Só para ti. Prefiro a Renault.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Eu disse que era para quem é aficionado por carros. Logo continua correto o que eu disse.

        1. Avatar de aiaiai
          aiaiai

          No outro dia ‘vi e ouvi’ uma engraçada…
          Quem gosta de carne, prefere churrasco a comida feita no micro-ondas…
          E eu digo outra: quem gosta de carne, quer carne e não outro produto que se parece à carne mas foi carregado de químicos para dar sabor e cheiro para parecer…. CARNE!!
          O mesmo para os carros.
          Qualquer aficionado por carros, dispensa os VEs. São gadgets e não carros. E podem por cheirinhos, barulhos/sons, inventar caixas ‘manuais’… Nunca irão satisfazer por completo um aficionado por carros. (que notóriamente o sr. Realista não é)

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Quem é aficionado por carros gosta de acelerações, velocidade, boas curvas não gosta de cheirinhos, quem gosta de cheirinhos vai trabalhar para a bp.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Totalmente errado. Isso é ser aficionado por carros a combustão lol

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Um verdadeiro aficionado de carros gosta de carros independentemente do tipo de propulsor que usa…

          Assim como um verdadeiro apreciador de gastronomia aprecia comida independentemente de a mesma ser preparada num micro-ondas ou num pote de barro.

          Assim dentro dos aficionados de carros, depois tens os aficionados pelos clássicos, pelos elétricos, pelos de combustão interna, pelos que fazem vrum vrum e outra coisa qualquer e todos eles afirmam que a sua paixão é melhor que a dos outros.

          Um verdadeiro aficionado de carros admira os carros em si e a Tesla neste momento é a marca que te consegue oferecer o maior custo/beneficio da industria e portanto para os aficionados por carros, neste momento a Tesla é a melhor marca.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Exatamente. O problema da malta é não saber o significado da palavra. A burrice é a grande causadora de muitos mal entendidos.

      2. Avatar de zv
        zv

        O quê que a Renault tem que as outras não têm?
        A Tesla não é a melhor marca para mim, mas consigo perceber. Agora a Renault, não consigo mesmo, por favor elucide-me!!

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Fiat, Renault e Peugeot foi coisa que nunca prestou.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Eu tenho um Renault e já tive Peugeot.

          Prestam dentro do contexto que estão inseridos e muitas das decisões que eles tomam nos seus carros são tomadas devido ao preço alvo de venda dos seus automóveis.

          Agora, não se pode é querer que um Peugeot tenha os melhores acabamentos e materiais premium e o preço mais baixo que um Mercedes… isso não existe.
          Basta ver que os preços também sobem para a gama GT Line quando comparados com a linha Ative precisamente porque os materiais de construção são diferentes.

  6. Avatar de João+do+olival
    João+do+olival

    A Tesla de facto tem um grande histórico na indústria automóvel, já tem clientes fiéis para aí há uns 20 ou 30 anos. Fazem cada estudo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O estudo diz que é a marca com mais fiéis de longa data? Ou existe “muito fiéis” e “pouco fiéis”? Não entendo qual é a dúvida.
      Fidelidade neste contexto é como os smartphones e operadoras, é terminar ou serviço ou dispositivo e manter-se na marca ao adquirir o próximo. Não adianta estudar o antigamente a não ser para efeitos de marketing, se assim se justificar.

      1. Avatar de TM
        TM

        Eu esperei 5 anos para comprar um tesla model 3 simplesmente porque eram bastante maus. Neste momento está excelente e na minha garagem.

  7. Avatar de Driver
    Driver

    Só pela vasta rede de pós-venda em Portugal até dá gosto.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Isso é um espetáculo é só chamar o ranger a casa e eles vêm cá a casa fazer as manutenções nem preciso de me deslocar a outras marcas já é uma chatice lá tenho de ir ao stand por o carro durante 1 dia para me mudarem uma coisinha qualquer

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Podes ranger o que quiseres, mas tens que ir à oficina qd os vidros rangem:
        https://youtu.be/kn9C18kwgkA?si=3mReLdLL2ikFTntd
        E vens a pé qué bem bom

        1. Avatar de JL
          JL

          Tem de ir porquê?

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Pois tal como em qualquer marca, e não percebi o porque do vídeo é claro que se quiseres vais se não quiseres chamas o ranger a casa ou ao trabalho, comigo foi sempre assim no outro dia tive de mudar a bateria de 12V veio o gajo à porta do trabalho é que nem o vi quando acabou recebi o sms a confirmar que o serviço estava pronto

  8. Avatar de Sergio+J
    Sergio+J

    Esteticamente não gosto deles, nem por fora nem por dentro. Mas os ensaios continuam a colocar-los como referencia, apesar que os Polestar, I4 e outros começam a fazer forte concorrência. Parece-me que neste momento é o facto preço que estará a fazer a diferença. Vou fazer test drive para não comprar às cegas