Tesla chama 2 milhões de carros nos EUA devido a defeito no piloto automático

49 Comentários

A Tesla é, sem dúvida, a marca mais popular de veículos elétricos. No entanto, com frequência, é alvo de alguns problemas, seja nos próprios carros ou pela atitude do CEO Elon Musk. Notícias recentes mostram que a empresa chamou agora 2 milhões dos seus carros, nos EUA, devido a defeitos no piloto automático.



Tesla: 2 milhões de carros chamados por problemas no piloto automático

Segundo as recentes notícias avançadas pela Reuters, a Tesla chamou cerca de 2 milhões dos seus veículos nos Estados Unidos equipados com o seu sistema avançado de assistência ao condutor, designado de Autopilot, ou piloto automático, por defeitos no mesmo.

O recall serve para a marca de Elon Musk instalar novas proteções, e acontece depois de a entidade reguladora de segurança norte-americana ter dito que o sistema levantava algumas preocupações de segurança. Assim, pretende-se garantir que os condutores estejam atentos quando usam o sistema de piloto automático. Esta chamada à irá atualizar 2,03 milhões de veículos Model S, X, 3 e Y desde 5 de outubro de 2012 até 7 de dezembro deste ano.

Tal como sabemos, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) já está há algum tempo a investigar a Tesla como forma de perceber se os carros da marca de elétricos garantem a segurança adequada aos condutores quando o piloto automático está ativo.

O piloto automático é o sistema que permite que os carros conduzam, acelerem e travem automaticamente dentro da faixa e o sistema aprimorado ajuda na mudança de faixa, embora não os torne autónomos. E um dos componentes do piloto automático é o Autosteer, o qual mantém uma velocidade definida ou a distância de seguimento e serve para manter o veículo na sua faixa de rodagem.

No seu relatório sobre o recall, a Tesla disse que os controlos do sistema de software do piloto automático “podem não ser suficientes para evitar o uso indevido do condutor” e, como tal, podem aumentar o risco de haver acidentes. No documento lê-se ainda que “se o condutor tentar ativar o Autosteer quando as condições não forem ideais, o sistema dirá que está indisponível através de alertas visuais e sonoros, e o mesmo não será ativado“. O recurso pode mesmo ser suspenso “se o condutor falhar repetidamente em demonstrar responsabilidade de condução contínua e sustentada“.

Embora diga não concordar com a análise da NHTSA, a Tesla disse que vai implantar uma atualização de software over-the-air aos veículos afetados.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Portanto a chamada à oficina é feita na minha casa. 😀 😀 😀

  2. Avatar de A
    A

    É preciso chamar os carros ? Essas coisas não se fazem pele internet ?

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Portanto a tesla chamar é uma atualização OTA sem sequer sair de casa está certo ahah gostava que o meu vw tivesse sido chamado desta forma quando foi o escândalo das emissões.
    E é incrível como é que ainda há 2 milhões de teslas de 2012 as baterias ainda duram há mais de 10 anos?? parece impossivel o pessoal diz sempre que duram 2 ou 3 anos

    1. Avatar de Killertomato
      Killertomato

      A Tesla produziu 2 milhões de veículos em 2012?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Nem se percebe pq tens um VW.

    3. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Quem diz isso é porque tem problemas.cognitivos o cérebro tem falta de capacidade devido a inalação do NOx :):):) carros a ice desfazem se todos e até perdem CV do celeiro com os esfregaços que tem das peças, esquece uma.bateria está no ativo durante milhares de.km e mesmo dps de atingir 75 por cento da sua capacidade sai e desmontada e vai para uma wall por exemplo para alimentar algum edifício por exemplo após atingir os menos de 50 por cento vai para reciclagem e volta a ser introduzida no sistema para novas baterias novas células.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    2 milhões de carros ?? 2 milhões ?? Ui… 😐

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      2 milhões em 15 anos (2012 a dezembro 2023) de todos os modelos dá cerca de 133 mil ano.
      Porque o espanto?
      Agora a notícia é tendenciosa porque diz que a Tesla “chama” quando é algo atualizado over the air. É algo que os proprietários quase nem dão conta

      1. Avatar de Vítor M.

        Tendenciosa? Não diga disparates. O chama não quer dizer que os proprietários tenham de levar o carro a algum lado (em muitos casos até têm de o fazer). Neste caso o chamar é mesmo chamar, convocar, marcar o carro para uma atualização que será OTA e o proprietário tem de ter o carro com conexão. Na notícia não diz “chama os carros à oficina” 😉

        Significado de Chamar:

        Verbo transitivo
        1. Fazer, com palavras ou sinais, com que outrem venha.
        2. Invocar.
        3. Proceder à chamada; dizer em voz alta o nome de.
        4. Dar nome a. = APELIDAR, DENOMINAR
        5. Escolher para desempenhar um cargo. = NOMEAR
        6. Atrair.
        7. Originar.
        8. Exigir, merecer.

        “chamar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        Não quiseram publicar este comentário que não tem qualquer má educação nem comentário abusivo.
        Estranho

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    E ainda diz que é um defeito, não é um defeito, é uma melhoria de segurança.
    O sistema supostamente “defeituoso” funciona, vai ter é mais algumas camadas de segurança para que o condutor (esse sim com defeito) não continue a conduzir sem juízo.

    1. Avatar de João
      João

      +1, nao percebo onde está o defeito… pelo menos no meu nunca vi nada!

  6. Avatar de Mário
    Mário

    O pessoal tem dor de cotovelo. A Tesla ao menos assume que tem um problema.
    Em Portugal, a Peugeot por exemplo tem inúmeros defeitos, desde a correia de distribuição embebida em óleo, á corrente da arvore de cames nos 1.5HDI, ao tanque de adblue, e o tuga paga e não bufa, quando é evidente que são defeitos da marca.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Sengundo vi na tv, a Tesla foi obrigada a chamar os carros, a mando de um tribunal
      Pelo menos foi com essa ideia que fiquei

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Quem não tem juízo é o vendedor de Teslas que convenceu os Clientes
    a acreditar, na possibilidade de os carros da Tesla serem capazes de atravessar o País sozinhos.
    https://electrek.co/2023/05/03/tesla-ai-trying-to-kill-you-steve-wozniak/

    1. Avatar de JL
      JL

      Curioso como uma marca que não faz publicidade, tem tanta publicidade feita por outros gratuitamente.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Engracado é alguem que não gosta de veiculos electricos ou tudo que nao deite fumo, passa os dias a pesquisar artigos acerca de veiculos electricos ou tudo que nao deite fumo.
        Eu quando não gosto de algo simplesmente ignoro :D. Nao existe mais desperdicio de tempo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, depois chama malucos aos outros. Loooool

          1. Avatar de JL
            JL

            Ena, essa é a prova da mentira da ME ? Como diz o yamahia ? Looool

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @Toni da Adega, a mim os elektros não me aquentam nem me arrefenta. O q realmente me aquenta é a mentira pegada por detrás desta indústria. Esta do vendedor de Teslas é só mais um exemplo. Loool

          1. Avatar de JL
            JL

            Mentira ou a verdade ? Deve estar a fazer confusão, habitou-se a um século de mentiras e agora que tem uma indústria que não esconde nada, virou…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tão verdade que o tribunal determinou que era mentira e ele só teve que acatar, reconhecer que mentiu e alterar os carros.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ele quem ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O vendedor de Telas que andou a apregoar que o Tesla era capaz de percorrer o país sem intervenção do condutor. A maioria terá caído na esparrela e zangaram-se qd perceberam o logro como é ex o Wozniak, outros já cá não estão para contar a história!

          5. Avatar de JL
            JL

            Para quando ele disse que era isso ?

            Uuuuauuuu, que grande mentira para a mobilidade elétrica.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quando disse?
            Pergunte ali ao Wozniak e consulte uma série de outros artigos sobre o tema!

          7. Avatar de JL
            JL

            Uauuu, que grande mentira para a mobilidade eléctrica, zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. Loooooool

  8. Avatar de JMC
    JMC

    O piloto automático da Tesla tem algum problema???? A sério???

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      O KITT passou-se dos fúsiveis… 😀

  9. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    “Pensava” que estes veículos super evoluídos poderiam fazer as “atualizações” sem precisarem de serem”chamados” onde quer que seja como se faz com um telemóvel/tablet/etc…

    Teria muito mais sentido (a meu ver) serem chamados às oficinas para corrigirem algum “defeito” físico…

    Bem, vou divagar para outro lado… :mrgreen:

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Diga isso ao Vitor (pplware) porque para ele a palavra “chamar” não dá a entender o que você percebeu e eu também percebi quando li o título.
      Nem todos podemos ser iluminados e instruídos como o Vitor.
      Mas, realmente a Tesla não chamou à oficina nenhum carro. Vai fazer a atualização over-the-air.

      1. Avatar de Vítor M.

        Podem ser sim instruídos, basta tirar a cabeça da areia no que torna à terminologia. E perceber do que se está a falar, sem aquela vontade birrenta de contradizer só porque sim. O recall é isso mesmo, o chamar, não diz “levar à oficina”. E se etimologicamente a palavra tem no dia a dia um significado diminuto, no caso em análise é muito mais abrangente.

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          Teria muito mais lógica (na minha modesta opinião) que o título fosse assim:

          “Tesla atualiza 2 milhões de carros nos EUA devido a defeito/erro no piloto automático”…

          Era um título mais apelativo e não induzia as pessoas em erro. É tudo uma questão de semântica eu sei mas induzir as pessoas em erro só para ganhar comentários/tráfego no site/blog. Além de que como refere e muito bem o @António, nem todos podem ser “iluminados” e fazer futurologia sobre quem escreve neste cantinho para entender o que vocês escrevem.

          Já agora se me permitem, que tal incorporar uns ícones como no Facebook para demonstrar as opiniões em modo gráfico?

          Abraço… :mrgreen:

          1. Avatar de Vítor M.

            O que estava errado. A Tesla atualiza o seu software, com atualizações menores, frequentemente. E não é o caso 😉 Um Recall é mais que isso, até em termos legais 😉 e por isso não podes simplesmente abandonar a verdade dos factos (coisa muito própria dos funboys da marca, o que espero que não seja o teu caso 😉 ). E mais, este “chamar” dos carros à Tesla é uma alteração profunda no que a Tesla apregoou, por isso teve um impacto nas ações da empresa, com os investidores a ficar de pé atrás. Achas que num update (como queres dar a intender que seria) eles ficariam “receosos”? 🙂

            Não inventem, não queiram branquear as coisas. Não é uma chamada à oficina, mas é uma chamada a uma reestruturação do software, que tem estado debaixo de fogo do regulador e que tem estado a ser apontado como causador de acidentes, até com mortes envolvidas, como se calhar sabes.

            Se fosse como disseste, a Tesla não falava em Recall, dizia que era um Update 🙂 não achas?

            Abraço.

  10. Avatar de zezinho
    zezinho

    Se fossem chamados os highland para instalar um “indicator stalk”, isso é que era de valor! 😀

  11. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    E que tal substituir as palavras chamar (à oficina) ou recall por simplesmente atualização remota. As palavras têm peso e ontem as ações da Tesla caíram por isto. Esta atualização vai custar zero à marca. Quem está do contra aproveita sempre para pintar o lado negro e muitos média vão atrás.

    1. Avatar de Vítor M.

      As palavras são o que são e as ações não caíram por haver uma chamada dos veículos à necessidade de uma correção. É que até podem tentar branquear e dizer que é uma atualização, mas a entidade reguladora diz taxativamente que é uma correção. E para as ações caírem 😉 é porque não é uma coisa que passa despercebida… deve ter “desanimado” os investidores. Esses não se assustam com palavras meu caro 😉

      1. Avatar de João
        João

        Não é erro nem correcção, há sim uma adição de alertas no sistema, porque a entidade acha que pode causar acidentes.
        E já agora tens de ir ver os gráficos outra vez, o stock não desceu, aumentou de 230 para 250 dólares

        1. Avatar de Vítor M.

          A entidade é de regulação. Ora se esta chamou à atenção e obrigou a marca a corrigir o problema, é porque o que foi apresentado está incorreto/incompleto, contém erros ou induz em atos que podem causar dano e é isso que diz o relatório da entidade.

          Description of the Safety Risk: In certain circumstances when Autosteer is engaged, if a driver misuses the SAE Level 2 advanced driver-assistance feature such that they fail to maintain continuous and sustained responsibility for vehicle operation and are unprepared to intervene, fail to recognize when the feature is canceled or not engaged, and/or fail to recognize when the feature is operating in situations where its functionality may be limited, there may be an increased risk of a collision.

          Sobre as stocks… caíram quando saiu esta resolução, mas numa altura de aumento de vendas, obviamente que as ações não iam continuar a cair… isso é óbvio 😉

      2. Avatar de João
        João

        Notícias como esta pode sim levar investidores a vender. mas mesmo assim esta não está má, na sic noticias nem sequer falam em actualização de software OTA.
        Eles continuam a dizer recall porque não teem outro termo oficial para isso. Mas cabe aos jornalistas serem honestos e falarem as coisas como são.

        1. Avatar de Vítor M.

          Chama recado porque não têm outro termo oficial? 😀 essa é boa. Poderiam criar, ou não? Claro que podiam. Até porque a própria definição em inglês está outdated “ O termo recall (recolha de produto (português europeu, é um termo em inglês, que significa uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.

          Portanto, nós ao adotar o “chamar”, que faz todo o sentido tendo em conta a forma como a Tesla o vai fazer, via OTA, estamos completamente alinhados com o significado da palavra chamar: convocar.

          E em boa verdade os carros serão convocados para serem atualizados. Mas atenção, não é uma simples atualização de software. São modificações que vão ter impacto até nos manuais dos carros, nas descrições das tecnologias e nos documentos que a marca apresenta nos reguladores.

          Os jornalistas são honestos, os desonestos são uma linha de pretensos entendidos que muitas vezes não querem saber da verdade dos factos, ficam-se pelas suas crenças, clubismos e exortações orgasmáticas em grupos de envagelização 😉

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Não estou preocupado. Não é marca de BEVs que eu gastaria dinheiro (se o tivesse). Mas o Mach-E da Ford já acho um veículo mais “bonito”. Até tem um cavalinho e tudo… 😉

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A Tesla já se esta mazé a marimbar para os europeus que se preparam para lhe estragar o negócio da China.
      Que se aguentem com os AP’s defeituosos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mimimimimimimimi

    3. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Isso e mentira :):):) o Yamahia aparece já com.uma.invencao.qualquer a dizer que e preciso trocar o óleo do Tesla e ver os retentores, e levar os Tesla a oficina para fazer o update OTA ….. Só que naooooooooooooooooo :):):):):):):)

      1. Avatar de JL
        JL

        Ele já está informado que se for preciso trocar óleo, considera-se uma troca de motor. looool