Tesla autónomo “fica louco” ao saltar passagem de nível e é atropelado por um comboio

17 Comentários

A Tesla está prestes a lançar os seus primeiros carros autónomos no mundo. No entanto, a realidade é que os seus assistentes de condução continuam a causar situações perigosas como a que este condutor viveu.


Tesla ainda tem de melhorar o FDS

Elon Musk diz que a Tesla é a campeã da condução autónoma. Há mais de uma década que o empresário promete que o condutor não passará de um mero passageiro nos seus carros, mas a realidade é que, atualmente, ele continua a ser essencial.

Depois de ter tido problemas com as autoridades de todo o mundo, a Tesla continua a vender o seu conjunto de assistentes de condução como um sistema de condução autónoma. Um dos seus “carros autónomos” acaba de se envolver num acidente, mas felizmente não houve feridos.

A condução totalmente autónoma é um dos grandes marcos da indústria automóvel. Os engenheiros sonham com ela há décadas, mas é hoje que a tecnologia a torna possível.

Isso significa que já existem carros autónomos no mundo? Não. É necessário atingir o nível 5 numa escala de progresso em que nos encontramos atualmente entre o segundo e o terceiro degraus.

A tecnologia torna possível desfrutar de viagens sem condutor, mas ainda é demasiado cedo para dizer que esta é a norma e a corrente dominante. Nem mesmo a Tesla é capaz de fornecer tal tecnologia, embora a tenha prometido e anunciado durante anos.

Comboio não conseguiu parar a tempo, mas os danos no automóvel são mínimos

Esta estratégia deu origem a alguns problemas com as autoridades e a mais do que uma situação desconfortável com os seus utilizadores.

O Euro NCAP descreveu o pacote “Full Self Driving” (FSD) como “inadequado e inseguro”. Não se trata de um sistema de condução autónoma. Na verdade, está classificado no nível 2.5 de condução autónoma.

Recorde-se que é necessário atingir o nível 5 para que um automóvel seja capaz de conduzir em segurança sem condutor. Apesar disso, alguns clientes ainda acreditam que podem viajar nos seus carros sem prestar atenção à estrada ou ao que o próprio carro está a fazer.

No passado sábado, ocorreu um acidente bizarro em Sinking Spring, na Pensilvânia, EUA. Segundo o seu proprietário, um Model 3, que circulava com o sistema FSD ativado, evitou algumas barreiras de nível, entrou na via férrea, ficou preso e foi atropelado pelo mesmo comboio que os sinais estavam a avisar para evitar.

É um pouco estranho que o veículo pudesse funcionar de forma tão errática sem que o condutor assumisse os controlos, mas é isso que consta do relatório policial elaborado no local.

Felizmente, tratou-se apenas de um susto sem consequências graves.

Na verdade, o comboio, que não conseguiu parar a tempo, apenas arrancou o espelho retrovisor do lado direito. O condutor conseguiu sair do veículo a tempo, pelo que não se registaram feridos. No entanto, as autoridades não tiveram outra alternativa senão paralisar toda a rede ferroviária até à remoção do veículo.

A própria empresa de reboque publicou fotografias do acidente no seu perfil do Facebook. Resta saber se o Model 3 estava realmente a conduzir em modo autónomo ou se o condutor estava a tentar esconder uma má condução.

Não seria o primeiro caso em qualquer uma das situações.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    O QUÊ???? isto está cada vez melhor LOLOLOL

  2. Avatar de Max
    Max

    Tem havido outros casos reportados de o FSD não entender com passagens de nível.
    Neste o condutor diz no X (com vídeo):
    “As câmeras são boas o suficiente para FSD – Elon Musk.
    A menos que você não queira ser atropelado por um comboio. “Eu tenho o meu Tesla há menos de um ano e, nos últimos seis meses, ele tentou duas vezes dirigir-se diretamente para um comboio que passava enquanto estava no modo FSD. O incidente mais recente ocorreu em 8 de maio de 2024, e eu tenho imagens da câmera do painel desse evento.”
    https://carbuzz.com/fsd-tesla-fails-detect-railway-crossing-driver-misses-crash-train/
    P.S: Os níveis de automação SAE vão do nível 0 (ausência de automação) a 5 (automação completa, onde o veículo opera sem necessidade de intervenção humana). O FSD é de nível 2. Não há meios pontos, não estou a ver como é que lhe possam ter dado a classificação 2.5 que aparece no post.

    1. Avatar de Max
      Max

      Já agora um detalhe que achei engraçado que pode ter escapado a quem tenha lido as noticias sobre os robotáxis da Tesla (model 3 e Y) que vão começar a circular em Austin (Texas), com a mesma versão de FSD, mais avançada, que está disponível. Vão circular em percursos georeferenciados, e foi anunciado que pode excluir certas rotundas. Será que também excluem passagens de nível? E mais quê?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Noite, nevoeiro, chuva etc

        1. Avatar de Max
          Max

          Noite provavelmente não. Mas nevoeiro e chuva intensa é mais que certo. Nem os Waymo, que têm câmara LIDAR que “vê” melhor (e são nível 4) circulam com mau tempo.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Em Austin é preciso ter-se talento para não atropelar nenhum hobo, normalmente acampados em todos os semáforos.
        Nota: por norma cidades dos EUA não têm rotundas, já conduzi muito em Austin e não me lembro de passar nenhuma

        1. Avatar de Max
          Max

          Exemplos de “roundabouts” em Austin, provavelmente fora da cidade: intersecção da 51st Street e da I-35, Teriroad, Loop 360, e há outras, Dentro da cidade propriamente dita é que pode não haver.

        2. Avatar de Manel
          Manel

          E’ sinal de estupidez, toda a gente sabe que as rotundas são melhores que os semáforos, porque raramente paras, a nao ser que queira s dar uma olhada ao telm.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    O Autopilot não sabe LIDAR com a estrada.

    1. Avatar de Max
      Max

      Entre os Waymo, com câmaras LIDAR, e os Teslas, com câmaras comuns – a questão não é só na diferença de câmaras.
      A grande questão é que os Waymo estão no nível de automação 4 e os Teslas, com FSD, apenas no nível 2.

    2. Avatar de FnF4ver
      FnF4ver

      Essa foi boa! HAHA!

  4. Avatar de Marcelinho
    Marcelinho

    O condutor devia ir a dormir , mas segundo parece os Teslas têm tendência em confundir estadas , com vias férreas e gostam de andar por cima das. Linhas de comboio….já aconteceram casos semelhantes

    1. Avatar de Max
      Max

      Costuma-se dizer dos ceguetas que: “Não veem um comboio”.
      O condutor para intervir deve ser avisado pelo FSD … ou, neste caso, saber que é cegueta e não vê um comboio 🙂

  5. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Falta aqui o parecer técnico do JL

    1. Avatar de FnF4ver
      FnF4ver

      O JL ainda está a fazer copy paste das respostas da IA.

  6. Avatar de FnF4ver
    FnF4ver

    Ficou igual ao CEO da empresa. XD

  7. Avatar de luis
    luis

    Na outra “noticia” que mais parecia propaganda o tesla estava a testar o autopilot em Autin. E “esquecem-se” de dizer que os Waymo já estão a circular como taxis autónomos daí a “PUBLICIDADE” ao moskito trafulha.