Tesla e AMD desenvolvem processador para veículos autónomos

6 Comentários

O mercado dos veículos autónomos está a ganhar forma e cada vez mais começam a existir propostas maduras e prestes a chegar às ruas. Para além de toda a informação que estes veículos necessitam, é ainda importante a presença de um grande poder computacional.

Para garantir que tem o melhor processamento para os seus carros, a Tesla deverá estar a desenvolver, em parceria com a AMD, o seu processador dedicado a esta futura realidade.

Tesla

Ainda não existe qualquer confirmação desta parceria, mas os rumores que a sustentam estão cada vez mais presentes e com mais informação.

Do que vem sendo falado, a Tesla terá conseguido aliar-se à AMD para criar o processador que os veículos da empresa de Elon Musk vão usar no futuro, quando forem autónomos.

A probabilidade deste rumor foi agora elevada, devido às declarações da CEO da GlobalFoundries, uma spin-off da AMD. Sanjay Jha revelou que a sua empresa está a trabalhar com a Tesla, sem revelar no entanto em que área.

Tesla

Fontes ligadas ao processo adiantaram também que a Tesla já deverá ter recebido as primeiras unidades destes processadores e que terá também iniciado os testes para avaliar o seu desempenho.

A ideia da Tesla, ao aliar-se à AMD, é conseguir criar os seus processadores, deixando de depender diretamente de outras empresas e controlando todo o processo de desenvolvimento e até de fabrico.

Elon Musk já tinha apontado 2019 como o ano em que a Tesla apresentaria os seus carros autónomos. Tudo parece estar a encaminhar-se para que assim seja, seguindo o mesmo caminho da Waymo, da Intel e também da Nvidia, que está a trabalhar próximo da Toyota, Audi, Volvo e outras marcas.

Fonte

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    O objectivo não é poupar energia? E usam CPU x86? Boa sorte

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mas precisam de capacidade de processamento, os ARM estão muito bons, mas os X86 são outra fruta.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Para quem acha que os motores a combustão morreram e agora só há eléctricos, deixo uma pequena parte de uma entrevista ao gestor português que está à frente do 2º maior produtor da Europa, Carlos Tavares da PSA:
    “Quem é que pensou na mobilidade como um todo? Quem calculou a pegada ambiental da produção de baterias para os automóveis eléctricos? Quem vai impedir que a reciclagem das baterias se transforme numa catástrofe? Quem garante que temos materiais para produzir as baterias de que vamos necessitar?”
    Os motores a combustão estão mesmo condenados?

    A resposta, por muito que custe a acreditar, é não. Depois da primeira onda no rescaldo do Dieselgate, em que um sem-número de cidades se apressaram a prometer banir a breve trecho os motores diesel (e os restantes a combustão logo a seguir), movimento que foi igualmente apadrinhado por uma série de países, começou-se a assistir a uma ligeira marcha-atrás, ainda que tímida – nem a opinião pública permitiria que se procedesse de outra forma. Esta quase meia-volta foi mais evidente no Governo alemão, mas este esteve longe de ser o único.

    Fica aqui a entrevista completa de alguém com os pés bem assentes na terra:
    http://observador .pt/2017/09/20/todos-os-construtores-apostam-nos-electricos-menos-a-psa-de-carlos-tavares/
    Parece que não sou o único a achar um absoluto disparate declarar já morte aos motores de combustão sem termos nenhuma alternativa viável (o Tesla de que tanto falam e idolatram, custa pelo menos 40.000€, portanto não é qualquer um que o pode comprar).

  3. Avatar de Cortano
    Cortano

    A AMD está a apostar em estar em todo o lado!

  4. Avatar de MarioM
    MarioM

    Tem piada porque nesse artigo fala de um tema que eu já tinha mencionado a algum tempo que é o da “radiação electromganetica” eu tambem fico espantado com a pressa com que apresentam o carro electrico e a condução autonoma e fico com a pulga atrás da orelha do porquês , a mim cheira-me a esturro.

  5. Avatar de O comediante
    O comediante

    A AMD está em grande ultimamente. Sucesso atrás de sucesso. Aqueles threadripper então arebentam com tudo ☺️