Tesla em Portugal: Afinal não há qualquer gigafábrica

41 Comentários

Uma das notícias que se destacou na semana passada foi sem dúvida a chegada oficial da Tesla a Portugal. Os clientes portugueses podem, a partir de agora, encomendar online um Tesla Model S ou um Model X. Contudo, parece que os preços não estarão a conquistar o mercado nacional.

Quanto à vinda da gigafábrica para Portugal, segundo consta e depois de muitas expectativas, não há nada… pelo menos por agora.


Tesla em Portugal: Afinal não há qualquer gigafábrica


A Tesla não está a pensar fabricar em Portugal

Os portugueses sonharam com uma gigafábrica da Tesla em Portugal! Criaram-se grupos online, apresentaram-se os mais diversos motivos e vantagens para a instalação desta super fábrica… sim, até o Governo português fez o seu trabalho. Mas afinal não há qualquer plano para a construção de uma fábrica da Tesla na Europa.

A confirmação foi dada pelo responsável da marca norte-americana em Portugal em declarações ao Expresso, Jorge Milburn que referiu que existiu o contacto de vários governos europeus mas refere que, actualmente, a empresa ainda nem sequer começou a procurar uma localização para essa fábrica. Milburn refere ainda que no futuro, a Tesla irá certamente procurar um local para instalar fábricas na Europa e na Ásia, para garantir capacidade de produção para os mercados desses continentes.

Tesla em Portugal: Afinal não há qualquer gigafábrica

Quanto à Tesla em Portugal, Jorge Milburn, já tinha revelado ao DN que “a nossa garantia vai ser válida em Portugal, ou seja, quem comprar um dos nossos carros sabe que tem a manutenção ou a resolução de qualquer problema assegurada em Portugal”. Este responsável adiantou ainda que a marca norte-americana vai “ter técnicos da Tesla a trabalhar aqui para resolver qualquer problema que se passe com os carros. Isso é muito importante”.

Portugal vai ter três postos com supercarregadores. Fazendo uso desta tecnologia, um proprietário de um Tesla poderá carregar durante 30 minutos as baterias e obter uma autonomia de 270 km. No caso do carregamento ser feito num posto público, pelo mesmo período de tempo, a autonomia é de apenas 136 km.

Será mesmo que Portugal alguma vez terá uma gigafábrica?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Karma
    Karma

    O Trump não deixa

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O problema do Trump neste assunto seria caso a Tesla fabricasse baterias na Europa ou Ásia para as importar para os EUA. Pelo menos até aqui foi isso que ele se queixou, mas depois de ele ter tentado bloquear emigrantes com o “green card” de retornarem aos EUA já não dúvido de nada vindo dele.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Baterias fabricadas na europa não entra nos states, nem com visto legalizado.

      2. Avatar de KitKat
        KitKat

        Já as fabrica na Holanda

        1. Avatar de Rodrigo Paixao
          Rodrigo Paixao

          Nope

    2. Avatar de darth
      darth

      mais um que ouve noticias e nao percebeu nada…

      o problema do trump so é com quem constroi fora dos EUA os carros destinados ao mercado americano. a ameaça dele seria o aumento de impostos aduaneiros. neste caso, como é para a europa, nao ia dizer nada

      ate porque, se a ameaça do trump se concretizar, tambem a europa espeta com aumento de impostos a carros americanos construidos fora da europa.

  2. Avatar de RP3
    RP3

    mas ainda acreditam que vem alguma coisa para Portugal….

    1. Avatar de fla
      fla

      A nível empresarial não faz sentido. Apenas no sector dos serviços (IT por exemplo) por sermos a India da Europa, trabalham-se imensas horas por amendoins… De resto, para grandes investimentos, o sistema fiscal Português é vergonhoso e afasta praticamente todo o investimento. Felizmente a auto-europa instalou-se à anos, se fosse agora, não se instalariam.

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Tiraste-me as palavras da boca 😉
        Fábrica em Portugal, impossível com os tontos que nos governam..

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Por falar em tontos …..

          1. Avatar de Miguel Nóbrega
            Miguel Nóbrega

            Não percebi, não concordas comigo, o fla e o RP3?

      2. Avatar de AJ
        AJ

        Basta pensar a brincadeira que fizeram em Aveiro para a Renaut Cacia negociaram com eles construção do armazem a conta do Estado e beneficios fiscais. Na hora da verdade o Governo voltou atras e os franceses mandaram nos dar uma volta e o mamaracho ja etava feito. Em empresas deste volume de negocios 1% de beneficios ja faz diferença agora imagine se como bem sabemos diferenças de 20% ou mais contra outros paises. Portugal so serve para call centers e mais nada.

  3. Avatar de romeu
    romeu

    e os preços dos Tesla é para Ricos, os pobres, é para olhar ao de longe, enfim…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Qualquer um poderá comprar um tesla em 5anos. Próximo ano sai o de 30 mil euros e daqui a pouco uns mais baratos

  4. Avatar de jocker
    jocker

    É tudo pura Fantasia!

  5. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Era bom, pelos postos de trabalho, capacidade de exportação, salto tecnológico, entre outros. Mas normalmente, as grandes fabricas só entram, a troco de contrapartidas, sejam elas fiscais ou de outro tipo. E aí, os nossos concorrentes podem dar mais que nós. Para ganharmos a gigafabrica, teria de ser um desígnio nacional e potenciar ao máximo aquilo que podemos dar. Não vejo como isso possa ser feito, com a classe politica que existe…

  6. Avatar de RUI
    RUI

    E assim conseguem publicidade de graça….

  7. Avatar de jota
    jota

    Há é carros a partir de 70 mil euros, isso sim!

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Quando houve a notícia aqui há dias da Tesla vir para Portugal, ficou em mente vender carros e não para produzir.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas a notícia da GigaFactory 2?

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Essa já foi há cerca de 1 mês, mais coisa menos coisa, e andavam à procura de um país, e Portugal era um que estava na lista deles.
        Mas as notícias que vi na semana passada é que iriam vender o carros Tesla X e S cá em Portugal, assim pelo que percebi.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, mas isso está confirmado, até já podes pedir um test drive. A fábrica é que… segundo o que disse o responsável da Tesla em Portugal, não há nada para já. Vamos ver…

          1. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            Era bom que viesse, mas é sempre complicado. Como já foi referido atrás, os impostos aplicados no país pode prejudicar, e a concorrência é grande na europa.

  9. Avatar de F Soares
    F Soares

    Os andaluzes também esgravatam…. Alicante é o sitio que dá tudo o que quiserem…

  10. Avatar de De Mattos Sébastien
    De Mattos Sébastien

    O Senhor Jorge Milburn extravasou as suas competências em muito ao dar entrevistas e ao falar em assuntos (investimentos industriais) para os quais mostrou total impreparação e nem estava mandatado para tal- Para já sobre a gigafactory-2… o que conta são as palavras de Elon Musk…. .e outros quadros da task force da Tesla—.no inicio de 2017 começarão os estudos de localização na Europa! Só faltou o mesmo dizer que se vier irá para Espanha. Para já ainda é cedo para se atirar com a toalha ao chão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Poderá ter sido, realmente… ou não, não sabemos que indicações tem. Poderá ter indicações de Elon Musk para falar sobre este assunto, quem poderá saber mais que ele sobre o que pode ou não dizer?

      Sobre o assunto… era uma pena não termos isso dentro de portas, mas…

  11. Avatar de mac
    mac

    A Tesla a vender carros a preços proibitivos em Portugal até podia dar-se ao luxo de oferecer apartamentos como brinde surpresa que ficava sempre a ganhar e pelos vistos sem facturar no factory !É como eu posso comprar tudo só não tenho”tempo”para tal

  12. Avatar de Mac
    Mac

    Nao precisamos da Tesla para nada.

    Temos as nossas próprias fábricas, autosustentáveis e exportadoras de topo para todo o mundo. Ex: Veeco… e tal e coisa! lol. Estreia mundial do Veeco RT, 03 de Fevereiro 2012, Acho que já me cruzei com 2 ou 3? O site deles não é actualizado desde 2012 – Tem boas perspectivas de futuro, seguramente…

    Ainda por cima esses Tesla, se fossem cá fabricados, custavam no minímo 120.000€ a cada comprador Português.
    “nos Estados Unidos o mesmo carro custa pouco mais de 35 000 dolares”

  13. Avatar de Paulo de Almeida
    Paulo de Almeida

    SEJAMOS SÉRIOS !!
    Respondendo na mesma moeda:
    Quanto à seriedade da pplware, e depois de muitas expectativas, não há nada… já era !

    1. Avatar de Vítor M.

      Seja sério, leia o texto e argumente. Não se deixe tomar pelas emoções, partilhe opiniões sobre o assunto, não sobre quem o publica, porque o tema está na ordem do dia. Mostre que tem opinião sff.

  14. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não acham que primeiro se deve analisar bem o “estes carros são caros ” Estes carros são caros ? Para mim são!
    Mas … quantos carros acima de 70m€ andam a circular na estrada?

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não deves andar nas mesmas estradas que eu. Qualquer BMW série 5, Mercedes Class E ou Audi A6 custa acima de 70k com apenas alguns extras.. Não sei em que país vivem, mas no meu Portugal são aos magotes deles na estrada.

  15. Avatar de MarioM
    MarioM

    Carros da moda para alguns puderem mostrar.
    O que eu fazia com 70.000 euros !

  16. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Não faz qualquer sentido este artigo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas então porquê? Qual o argumento que nos pode dizer que o que está no artigo não faz sentido? Era interessante percebermos, de facto, o rumo desta fábrica.

  17. Avatar de Zé coveiro
    Zé coveiro

    carros elétricos lol

    1. Avatar de JC
      JC

      Mais um “tunning boy” que não percebe nada do que são carros eléctricos e vem mandar bocas sem qualquer fundamento. Bastava ires dar uma voltinha de 1min num Tesla e mudavas logo de opinião.

  18. Avatar de JJ
    JJ

    Acredito que eles são vou construir alguma fabrica na Europa ou noutro continente, quando a fabrica nos EUA estiver a trabalhar a 100%. Enquanto não sair o modelo de “gama baixa”… duvido muito que eles invistam em novas fabricas.

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas.
    Na minha opinião:
    1.º ponto – era de facto muito bom ter um investimento na ordem dos mil milhões de euros (julgo que a GigaFactory ronda esse valor) em Portugal, por todos os motivos. Mesmo que se desse muitos benefícios para cá virem, os benefícios directos e indirectos de ter uma fábrica dessas por cá, acho que cobriam de longe as benesses dadas…
    2.º ponto – tenho muitas dúvidas, de facto, de que os nossos políticos tenham “arcaboiço” e pensamento estratégico para tal;
    3.º Ponto – fala-se em carros de 70 mil euros…sim… o modelo mais barato que estará à venda para já em Portugal é desse valor sim… mas o Modelo 3, mais barato, deverá ser o que mais se difundirá quando estiver á venda… nos EUA já assim é… só em reservas já superaram todas e quaisquer expectativas;
    4.º Ponto – para veículos eléctricos vingarem por cá, teremos que ter também uma rede de abastecimento ampla e funcional, nomeadamente com os “superchargers” que carregam o carro em 1 hora no máximo. Neste momento vamos ter 3 em Portugal… manifestamente insuficiente …

  20. Avatar de Alvega
    Alvega

    Deixem-me rir…..MUITO, muito mesmo.
    Entao ?
    Agora que eu queria comprar um TESLA, depois de uma injecção de todo o tamanho, por aqui e por outros lados, vim a saber:
    1º se comprar o carro e tiver problemas no imediato, sejam de que tipo for, vou ter de fazer 1400 km para ir a uma oficina, a ESPANHA.
    2º uma marca TAO há FRENTE e somente dá 4 anos de garantia do veiculo !!!! até os Chinocas e Coreanos fazem melhor, MUITO melhor, dao 5 Anos.
    3º “No caso do carregamento ser feito num posto público, pelo mesmo período de tempo, a autonomia é de apenas 136 km.” !!!! e serve para què uma EXORBITÂNCIA destas ? 136 KM uiiiiii.
    4º A GIGA Factory, bom quanto a isso e saltava há vista que era PUBLICIDADE, dito de outra forma foi uma JOGADA da marca para obter publicidade gratuita, e muita, claro que teve mao de uns políticos eleitoralistas, que foram na onda e deram a noticia para os jornais, ou foi mais uma das muitas “Fugas de informação” em que o nosso pais é infelizmente pródigo.
    5º Gosta e muito que ao invés de andarem permanentemente a fazer o jogo da Tesla este e outros sitios, se preocupassem em AGLUTINAR, ideias, interesses, vontades, conhecimento, que eu sei e mais saberão EXISTIR em PORTUGAL, para fazer algo do género e desenvolver a industria neste Pais, pois se temos boa engenharia, (Muito boa mesmo), se temos um sector de moldes que é um must, mao de obra ao preço da uva mijona, sol, áreas empresariais ao desbarato (baixo preço metro quadrado), segurança, e um povo sempre atrito a experimentar novas tecnologias, porque nao DESENVOLVER um carro em Portugal ?
    Nao me considero inferior a um Chines, ou Indiano, e eles andam para a frente.
    Neste pais de faz de conta, quando se quer muito, a coisa dá-se, mas infelizmente, passamos a vida a ADORAR os outros, que sao na sua grande maioria uns vendedores de banha da cobra, estou assim de repente a lembrar-me do SUCESSO (treta, e grande) da WEB summit, só para recordar um caso recente, foram tantas as PALAVRAS acerca do acontecimento, e tao poucos os negócios que de lá saíram….dados de quem sabe e está por dentro, nao sao meus.

  21. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    imaginem um galinheiro, espalhem o milho chamado “giga fábrica tesla em portugal”, abram a porta e é a loucura total que depois não dá em nada mas enche o papo; neste caso de ar e como em muitos outros. Enfim… Se querem fazer alguma coisa de jeito reactivem mas é a UMM e fabriquem um modelo a diesel e outro electrico. Claro que patriotismo e dever nacional não são muito compatíveis com o vil metal e com os mesmo interesses que acabaram por ditar a morte de muita produção nacional. Não perdemos nada em sermos auto-suficientes! Um cão com um osso está entretidos, mas, com fome saiam da frente… Os sinais estão todos ai! Só vira a cara para o lado quem se quer enganar a si mesmo! História tende a repetir-se… é uma parangona, mas, infelizmente uma indubitável verdade!