Tenha cuidado! Há burla na venda de iPhones em Portugal

87 Comentários

Os iPhones são os smartphones mais vendidos em Portugal. No entanto há quem esteja a vender equipamentos usados como se fossem novos. De acordo com a informação agora revelada no programa Sexta às 9 da RTP, a Rádio Popular alega que vendeu iPhones como sendo recondicionados… mas há indicações que contradizem tal informação.


No Pplware já alertámos para vários esquemas, sobretudo que aparecem no facebook, que visam burlar os utilizadores, convencendo-os à compra de iPhones.

No entanto, o caso que reportamos hoje foi denunciado no programa Sexta às 9 da RTP é bem mais grave por se tratar de uma loja conhecida de todos os portugueses… a Rádio Popular. Segundo o que foi revelado, o IMEI presente na caixa dos iPhones em causa, cujos donos lesados denunciaram, era diferente do IMEI do próprio equipamento. Para especialistas de direito de consumo, a burla reside precisamente aqui!

Segundo os testemunhos dos clientes lesados, os iPhones vendidos em Portugal, como novos (e ao mesmo preço dos novos), já tinham sido afinal trocados em outros países. A informação foi dada por lojas de reparação oficiais da Apple.

Nuno Pinto, um dos lesados, revelou que aquando da compra estranhou o facto do equipamento vir numa embalagem inglesa e com respectivo “carregador inglês”. Quando tentou accionar a garantia, Nuno Pinto foi informado que o telemóvel já não estava coberto pois já era mais antigo que o que era revelado na factura.

A Rádio Popular é uma das empresas com mais queixas a este nível no Portal da Queixa.

Uma situação em que ocorre a venda de equipamentos, designadamente smartphones, alegadamente como novos mas tratando-se de equipamentos usados, poderá consistir numa omissão enganosa conforme previsto no Decreto-Lei nº205/2016 de 23 de Setembro.

Em resposta à questão da RTP “A rádio popular compra iPhones usados que vende depois como novos? , a Rádio Popular refere que “Não, isso nunca aconteceu. A RP no passado, devido à falta de equipamentos no mercado, fez alguns negócios com um distribuidor que importava telemóveis refurbished (com garantia Apple). Quando esses casos ocorreram, os produtos estavam identificados como refurbished – tanto em loja como nos folhetos promocionais (prática do mercado).

A Associação de Direito do Consumo não tem dúvidas de que se trata de um crime e de práticas comerciais desleais. Mário Frota, presidente da associação, considera que se trata de um artifício que deve ter consequências.

De referir que a venda de equipamentos recondicionados é permitida em Portugal, desde que estes estejam identificados.

Numa nota enviada à RTP, a RP indica que.. “No que se refere aos dois clientes narrados pela vossa reportagem – Nuno Pinto e Sara Pereira, cabe-nos informar, também, que ambos viram as suas reclamações serem atendidas a 5 de Fevereiro de 2016 e a 29 de Dezembro de 2016, respectivamente.

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    são equipamentos refurbished que depois são vendidos a preço de novo a estrear ? vindo da RP não é de admirar.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Pelo menos foram recondicionados.
      A Worten mobile vendeu um Huawei “novo” a uma colega minha que tinha fotos do antigo utilizador, incluindo cartões de cidadão e cartas de condução, com datas nos ficheiros que revelavam bem mais de um mês de uso!!! E, quando confrontados com a situação, não aceitaram fazer devolução!!! Só podia ser troca!!!
      Isto das grandes empresas dominarem o mercado em Portugal é uma palhaçada e acaba por ser mau para o cliente! Não só têm margens estúpidas como gozam com a cara de todos!
      Pagam pouco aos empregados e não se percebe como é que no estrangeiro as margens são MUITO inferiores e se ganha mais! Depois o problema é da economia…

    2. Avatar de Oscarwyze
      Oscarwyze

      Até hoje tenho tido sorte, pois na RP já comprei um Samsung S2, uma televisão Sony FHD, um portátil HP e uma máquina de café tudo a preços de saldo! E só a máquina de café teve problemas, mas bastou reclamar na loja e trocaram por uma igual, sem problemas e sempre bem atendido. Também é preciso ter sorte e além disso estar atento e informado para poder reclamar e defender-se dos esquemas das lojas em geral.

    3. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      não é só RP, como também outras lojas nacionais. já comprei um tlm na MEO e a caixa vinha com dois selos colados, um já aberto e outro novo por cima.

      por isso, quase nunca compro esses pequenos produtos nas lojas nacionais.

    4. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      esqueci-me, um amigo meu comprou um tablet na Worten, que vinha com dados do anterior cliente.. e a worten tentava desviar responsabilidades na hora da troca, lá depois resistiu e trocou.

  2. Avatar de Julio
    Julio

    Deco para quem sofreu este tipo de burlas. Novo é novo. Nao se enganao as pessoas

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      A DECO é tudo bonito desde que pagues a quota! 🙂 Sinceramente, é livro de reclamações, asae e depois centro arbitral..

      1. Avatar de pintor
        pintor

        E as vezes nem assim.
        O que a maioria das pessoas não pensa é que a Deco alem de todo é um negocio com vistas a obter lucro.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Vocês mordem a mão de quem vos ajuda. Mais uma vez mentalidade tuga: acham mesmo que estas entidades sobrevivem se não conseguem pagar as contas ??? Quem lhes paga os telefones, renda, impressoras, PC, Internet, etc?

          Que raciocínio vos vai na mente? Moralmente deve a DECO deve ajudar-vos gratuitamente, fazer testes gratuitamente e vocês, moralmente não precisam de dar uma ajuda? Por acaso até gostava duma resposta …

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Não consigo confiar numa entidade que diz defender os consumidores, mas no fundo só os “reencaminha” para as entidades oficiais (como aconteceu comigo quando fui sócio).
            E que além disso, se queixa das vendas agressivas, quando também as praticam. Todas as campanhas de cartões de descontos a únicas coisa que deu foi telefonemas a tentarem “vender” o cartão deles. Mas o dito cartão de desconto, nem vê-lo.

            No fundo, ajuda tanto como os impostos. Se fossem bem aplicados, sim. Da forma como são, não.

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Mordemos a mão de quem nos ajuda? Ou seja, do ponto de vista lógico e até como fábula, a DECO, é uma entidade altruísta de apoio aos consumidores lesados e que age única e totalmente a favor dos mesmos consumidores com o fim de justificar a justiça que cada consumidor merece por direito e obrigação da lei já existente, certo? Parece-lhe que uma entidade de suma importância e, consequentemente de valor aos lesados, necessita de angariar clientes através de presentes toscos “made in China (não desprestigiando a China e muitos dos seus bons produtos!), mais não sei quantas publicações que falam de tudo e não falam de nada, etc.? Que dispõe de membros associados como: juristas, advogados e mais uma panóplia de áreas abrangentes e que podem exercer influência e assim buscar uma resolução para o consumidor, mas que somente apresenta um porta-voz que vem dizer a toda a gente o que toda a gente já sabe: que é ilegal!? A DECO, como uma entidade de defesa ao consumidor teria a obrigação moral e cívica de actuar nestes casos; não por um ou outro consumidor, mas por todos os consumidores, e para pôr fim ou minimizar ilegalidades como estas, Sr. Belmiro! Quando a DECO “ajuda” algum consumidor, se for associado, este já lhe pagou a “ajuda”, se não-associado, também (se não estou em erro cobrava 10 euros a não-associados, para informações mais detalhadas e alguma actuação.) Acha que é solidariedade?… Obviamente que há casos e casos; se para si foi de uma forma, para outro é de outra maneira. A RP não burlou toda gente, burlou quem comprou os tais iPhones remanufacturados. Assim como a DECO pode ser eficiente para uns e nada eficiente para outros; vai do caso e da sorte.

      2. Avatar de Nonnus
        Nonnus

        Pago cotas a DECO tive o mesmo problema que é aqui relatado com um iphone adquirido na phonehouse relatei a DECO, ao portal da queixa e a ASAE e a única resposta que recebi é que se queria ver o problema resolvido era mesmo ir para tribunal porque a phonehouse nem queria saber das reclamações deles. Tive o telemóvel cerca de 6 meses, 4 meses passou em reparações e o diagnostico era sempre o mesmo, problemas de software. A partir do momento que pedi que me dessem o valor do telemóvel o mesmo passou apresentar vestígios de humidade. Levei o telemóvel a 3 centros autorizados Apple e todos me disseram que os selos não apresentavam marcas de humidade e num dos centros disseram-me que o ecrã que telemóvel tinha já não era o original. Apresentei estas provas todas e a única solução foi vender o telemóvel. A nossa legislação é uma treta e as empresas valem-se disso, porque sabem que ninguém leva estes casos a tribunal devido ao tempo que leva um processo e ao dinheiro gasto em honorários dos advogados.

  3. Avatar de Jaime
    Jaime

    Tinha uma mão cheia de situações surreais para contar desta cadeia de lojas! São tão surrealismo que eu próprio penso que as sonhei. Daí nunca mais lá ter colocado os pés!! Afinal n tinha sonhado. Tá bonito!

  4. Avatar de NP
    NP

    Verdade! Uma cliente minha comprou um iPhone 5S na rádio popular e foi intrujada! O iPhone que pagou com novo havia sido manipulado no ecrã e pior que isso já havia sido activado nos estados unidos 8 meses antes de comprar. Isto confirmado pela assistência técnica da Apple. É só aldrabões!!!

  5. Avatar de JMRG
    JMRG

    Já lá comprei um ferro de engomar pelo site em promoção e aquando do levantamento foi me dado um ferro com caixa aberta e com água ainda dentro do depósito…perguntei à empregada se na fatura dizia usado…ameacei com o livro de reclamações e ela de fininho foi logo á prateleira buscar um artigo novo. Rádio Popular nunca mais.

    1. Avatar de Xo
      Xo

      Ahhhh muito bom!!!!!

  6. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Quando comprei lá uma televisão a primeira coisa que disseram foi mandar logo bocas sobre a Worten, por causa de seguros e extensões de garantia, pois nunca mais lá comprei nada compro tudo na Worten e sem problemas

    1. Avatar de pintor
      pintor

      Fazes uma pesquisa é encontras lojas maioritariamente na zona de Lisboa que vendem todo aquilo que a Worten vende só que mais barato.

      1. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Mas eu prefiro comprar na Worten, faço sempre crédito de 3 meses sem juros lá com o cartão fica resolvido

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Hehehe é normal que a RP esteja à a quantidade de auriculares que eu estraguei ,que devolvi na loja e recebi novos é normal que eles estejam mal de economias (it’s a joke)

  8. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Onde fui sempre melhor atendido foi no eBay. Sempre resolvi tudo rápido e da melhor maneira! Nunca tive chatices!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Está respondido. Melhor que isso não existe simplesmente, de resto todas as lojas são banhadas, querem lá saber do interesse do cliente, tudo o que importa é cumprir metas, e ter sempre mais lucro. Só não vê quem não quer.

  9. Avatar de Waaazzzuuuppp!!!
    Waaazzzuuuppp!!!

    A nível de venderem materiais usados a Worten também não fica atrás. Há relativamente pouco tempo comprei na Worten um teclado e rato sem fios da Asus por 40€. Quando chego a casa vejo que faltava o receptor wireless, faltava as pilhas e que as protecções plásticas tinham sido arrancadas do teclado. Devolvi sem problemas e acabei por comprar o mesmo teclado e rato noutra loja de informática por 20€ 😉

  10. Avatar de Nuno Pereira
    Nuno Pereira

    Eu no outro dia fui comprar um KIt TDT Complementar (Satélite) a uma loja da MEO por 70€ que deveria ser novo e quando abri a caixa o receptor satélite estava todos amolgado e riscado, era claramente usado. Escrevi no livro de reclamações e em resposta mentiram com todos os dentes. A verdade é que a MEO pega nas box samsung velhas que retira dos clientes satélite (recondiciona-as) e depois as vende para os desgraçados que nem tem TDT terrestre têm. Vergonhoso.

  11. Avatar de Nelson Simões
    Nelson Simões

    Ha dias estava num balcão resolve da Worten, quando ouvi um dos técnicos a comentar com um colega, que tinha em mãos um TLM da Samsung S4 clone. A copia era tão perfeita, que so deu por ela quando recebeu resposta da garantia Samsung que o equipamento não era original. Por isso muita atenção a todas as marcas…

    1. Avatar de nuno benodiz
      nuno benodiz

      para quem sabe basta entrar na recovery ou mesmo em modo download… mas os que sabem nao trabalham nestas lojas

      1. Avatar de Raul Vidal
        Raul Vidal

        +1. Mandei o curriculo para um posto worten resolve e “tinha demasiados conhecimentos para trabalhar na loja”. De aí vem as explicações…

  12. Avatar de tiago
    tiago

    A radio popular até pode ter bons preços em certos e determinados produtos mas o apoio pós-venda e a qualidade dos produtos e serviços… é uma bela m(…)

    De lá a única coisa que compro, e quando está em promoção, é os phones para ouvir musica…!

    E cada vez que ouço alguém a dizer que vai comprar algo á RP, digo logo para não o fazer porque ainda se vão arrepender… mas também quem manda irem comprar Iphones á RP? Não existem lojas oficiais? Ou MEO? Ou Vodafone?

  13. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Basta ver a gente que ocupa o lugar no conselho de administração da RP…

    Estavam à espera de quê? Que fossem honestos? Ahahah

  14. Avatar de darth
    darth

    nunca confiei na Radio Popular. Sempre que ha promos, esses artistas no dia antes retiram da loja os artigos mais populares, e em dia de promo so ha trampa

    este tipo de tacticas nao me surpreende na RP. nunca la meto os pes por causa disso

    1. Avatar de pintor
      pintor

      O que é isto? Foi mesmo para o ar esse anuncio?

  15. Avatar de upk
    upk

    deixa eles fazerem uma promo bombástica que os tugas aparecem la de novo

  16. Avatar de NT
    NT

    hooooooo ivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    iiiiiivvvvvvvvvvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    …..

  17. Avatar de Sérgio. M
    Sérgio. M

    Não é uma situação tão estranha quanto possa parecer à primeira vista!… Seria muito mais estranho o comércio (e outras actividades) serem transparentes e honestas em Portugal! Em relação à “Rádio Popular” não posso propriamente dizer se é ou não verdade o que consta, mas que têm uma campanha de marketing (spam) agressiva, lá isso têm: alguém que faça um registo nos seus serviços e forneça contactos (no mínimo o e-mail) nunca mais se vê livre dos senhores – ou senhoras -! E concordo inteiramente com o senhor Pedro. S; a “DECO” é uma entidade muito eficiente nas publicações e “brindes – isco” para a angariação de associados, e em seguida, é útil – ou não – a esses mesmos associados (já por isso é que são associados…); caso contrário, é uma entidade nula, nem a uma simples questão respondem (caso não seja associado, claro, mas esforçar-se-ão para que seja um! ).

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Sérgio, isso não é verdade suje a deco. Já tive vários problemas, enviei uma carta para a deco e SEMPRE recebi um esclarecimento. O único que disseram é que SE quiser respostas jurídicas, mediação por eles, etc, tenho que ser associado mas tratam de escrever um texto jurídico e tratam eles de tudo.

      Uma Vez por causa da Internet tratei eu e o provedor nem me respondeu. Associei-me à deco, eles tomaram conta do caso e passado um par de semanas já tinha uma resposta positiva do provedor.

      Agora se acham que o mundo anda a trabalhar para aquecer porque vocês sãouns “gajos fixes” então é porque são muito novos e inocentes…

      1. Avatar de Tonho
        Tonho

        Sou associado da Deco e resolveu-me um problema em 24 horas. Colchões manchados e esfiados. Eles ligaram ao fornecedor. Tiro e queda!!!

        1. Avatar de Pedro Coelho
          Pedro Coelho

          Eu sou associado há muitos anos, já ganhei algum dinheiro com os descontos e protocolos para associados, mas infelizmente não tenho nada boa opinião do aconselhamento / mediação da Deco nos problemas de consumo. Nos meus problemas nunca se ofereceram para mediar (e num deles até era com a Gold Energy ao abrigo do protocolo coma Deco…). Essencialmente sempre me deram conselhos algo vagos e fraquinhos sem grandes soluções.

  18. Avatar de Simão
    Simão

    Radio Popular é uma vergonha de loja.
    Apanhei umas situações com eles que nunca mais lá vou, nem aconselho a ninguém.
    nem que estejam a dar os produtos à borla

  19. Avatar de João Santos
    João Santos

    ——-
    afinal afinal…muitos são os que falam que as grandes superficies é que sao seguras e fiáveis…. aqui têm!! lol
    para quem nao viu a reportagem, https://www.youtube.com/watch?v=zWNCuS1UiQk

  20. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Há anos que ando a aconselhar amigos e familiares a não meterem os pés na RP, desde que conheci uma pessoa que lá trabalhou e que me explicou que os funcionários recebem comissões por venderem artigos específicos de algumas marcas, e que obviamente acabam por ser impingidos aos clientes.

    Além disso já me aconteceram também casos surreais, por exemplo, uma vez ia comprar ums headphones, e pedi ajuda a um funcionario, após ter escolhido o produto que queria o funcionário retirou-mo imediatamente da mão e disse que ele próprio o levava á caixa e assim fez, e juntamente entregou uma ficha que provava que ele é que tinha feito a venda. Achei uma falta de respeito esta autêntica caça á comissão, virei as costas e fui-me embora. Desde esse dia nunca mais lá pus os pés.

    1. Avatar de João Sousa
      João Sousa

      edit: *que provava que ia fazer a venda*, que obviamente acabou por não fazer!

      1. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        Desculpa, pediste aconselhamento a um vendedor, ele perdeu o seu tempo contigo e não pode registar a venda como tendo sido feita por ele????????????

  21. Avatar de joao magalhaes
    joao magalhaes

    Não entendo a noticia. Mas os Iphones avariam?????

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Hahaha, melhor comentário da notícia 🙂 já ganhaste a internet hoje

    2. Avatar de Goncalo Pereira
      Goncalo Pereira

      gagagaggagaaggagaga…és grande com este comentário!

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Claro!!! E os iMac’s também!!! A Assistência Pós-Venda da Apple é que é fenomenal no caso das avarias… felizmente!!!

      1. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        Looool, fenomenal ehehehe, desde que tenho pc, portátil e telemóvel a única avaria que tive foi uma motherboard da Asus e foi prontamente trocada na loja onde comprei em Lisboa, a Apple acho que não funciona assim tão bem, pelo que leio.

        1. Avatar de joão dias
          joão dias

          eu tive equipamentos asus e só tive chatices com eles, incluindo equipamentos q sairam da assistência em pior estado do que quando entraram. sei de quem tenha ficado sem um portátil porque eles o perderam durante a assistência.
          nunca usei a assistência da apple mas pelo que leio, é a com o nivel de satisfação mais alto.

    4. Avatar de ze_pirata
      ze_pirata

      Quase que tiveste piada, mas tipo. Não!

      1. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        Eu sei o que isso custa, afinal não presta para nada e custa no mínimo 800€

  22. Avatar de GiL
    GiL

    Com a Vodafone trata-se do mesmo, quando um iPhone é dado para garantia este é trocado por um “novo” que já foi ativado no passado mas que garantem ser um equipamento novo, que vem dentro de uma caixa retangular branca com o símbolo da Vodafone. E aliás nem à Apple chega a ir, vai a un centro “autorizado” da Vodafone

    1. Avatar de flavio
      flavio

      A Vodafone fez-me o mesmo com um huawei. Nada de caixa do equipamento, era caixa da Vodafone e o equipamento já tinha marcas de uso. bye bye vodafone

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A Microsoft, Apple, etc trocam um equipamento por um recondicionado em 99.9% das vezes salvo ruptura de stock de recondicionados. Eu próprio comprei um SP3 novo, tive problemas e a MS enviou-me um novo recondicionado. Eles deram 2 opções: ou ia à loja trocar por um novo dentro dos 30 dias; como já tinham passados uns meses, recebia recondicionado. Escusado será dizer que vinha como novo: zero problemas, zero riscos, meia dúzia de ciclos de bateria usados. Até hoje impecável.

        Não confundir recondicionado por dádiva de garantia com vender gato-por-lebre. Isto é um esquema entre distribuidores para vender usados como novos ao “Zé povinho”.

  23. Avatar de Luis
    Luis

    Comigo, fartaram-se de gozar por causa de um telemóvel que comprei. Fui lá 4 vezes no período de garantia, porque estava constantemente a ter problemas dos mais variados tipos. Era o sistema, descolavam-se uns frisos que tinha na lateral,… e cada vez que me o devolviam, vinha igual e sempre temperado com umas palavrinhas de gozo por “uso intensivo”, “material growing já se sabe como é”,…! Foram 8 meses dos quais 6 foram passados na loja para reparação! Um dia, disse chega e na cara da funcionaria da loja, destruí o telemóvel ali mesmo. Fiz reclamação grossa e dura no livro de reclamações e saí para nunca mais la voltar. Gastei lá milhares de euros para Telemóveis, eletrodomésticos e informática que sempre ajudei a comprar na família próxima e amigos chegados que me pediam ajuda, mas nunca mais lá volto! Só gasto dinheiro com gente séria, nem que tenha de pagar o ” O IVA!!!”

  24. Avatar de Luis
    Luis

    Foi em 2014…

  25. Avatar de Amaral
    Amaral

    Não podem afirmar que não estão avisados! A maçã está ratada…

  26. Avatar de luis santos
    luis santos

    é sempre bom saber destas informações … Evitar ao máximo as compras neste tipo de lojas ..

  27. Avatar de BD
    BD

    acho que é engraçado que todos condenam mas direito a resposta a RP não teve, será que era do conhecimento da RP que se tratavam de equipamentos refurbished? pk será que essa menina cliente é jornalista da RTP e apenas é apresentada como cliente, necessidade de mostrar trabalho lá dentro? pk não é ela a dona da reportagem, e passasse por cliente?
    as situações foram resolvidas e assumidos os erros por parte da RP, não culparam fornecedores?
    porque é no caso do rapaz, ele referiu que apenas a RP lhe ligou a pedir desculpa e nada mais!? quando lhe foi dado um telemóvel em fev 2016, sei de fonte segura!
    agora sou cliente RP e sempre serei erros todos cometem e venha o primeiro atirar pedras!
    fica a ideia não me parece muito justo condenar uma insígnia quando está mesmo não deixou ninguém com o produtos por resolver!
    sejam justos, importante é quem sabe resolver e da a cara por todas as situações!
    fica a minha opinião!

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      No vídeo tem a resposta da RP. E a resposta da RP está patente nos clientes: ninguém recebeu directamente um novo com pedido de desculpas. Em Portugal só interessa é ganhar muito dinheiro, não interessa como.

      1. Avatar de Napleon Bonaparte
        Napleon Bonaparte

        Sim, não interessa como. E o exemplo vem de cima…!

    2. Avatar de Alc
      Alc

      Vais mas é comer bananas!

  28. Avatar de Celso
    Celso

    “Os iPhones são os smartphones mais vendidos em Portugal. ”

    Fonte?

    1. Avatar de F.D.
      F.D.

      “Ouvimos dizer que era o mais vendido e acreditamos.” Está ai a fonte. Anyway é o smartphone do zé povo, portanto é bem capaz de ser verdade.

    2. Avatar de Pirata
      Pirata

      Realmente…
      Eu vou a Portugal passo num café toda a gente tem. Smartphone, mas muito poucos tem iPhone.

      1. Avatar de ze_pirata
        ze_pirata

        Estás numa zona pobre do pais só pode.

        1. Avatar de Celso
          Celso

          LOL.

          Essa do iPhone ser só para ricos já deixou de ser verdade há muito tempo.

          Por menos de 300 € já compras um 5S novo (claro que é preciso ter cudados com maroscas como esta da RP) e nas operadoras podes comprar a prestações.

          Eu no dia-a-dia ainda já vejo bastantes pessoas com iPhone, mas ainda vejo muitas mais com Samsung e, nos últimos tempos, Huawei.

          Mas até pode ser verdade o que foi dito no artigo, daí eu ter questionado se existe alguma fonte oficial ou se foi simplesmente um palpite.

          Talvez no café preferido do Pedro Pinto existam bastantes pessoas com iPhones 🙂

  29. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    É triste isto acontecer, em especial em empresas como RP e VOR.
    Como fazer confiança nestas Empresas?
    Eu não faço ….

  30. Avatar de João Cerqueira
    João Cerqueira

    Para quem não sabe…Um dos administradores da Rádio Popular é deputado do PSD…É o mercado, filho…

  31. Avatar de just a normal guy
    just a normal guy

    a worten em telemoveis e pulseiras de fitness,vende os como novos quando mtos sao trocados pelo cliente e eles mesmo com as caixas abertas vendem nos como novos,deviam levar uma multa brutal,eu sei disso porque cheguei a comprar uma pulseira da garmin quando ia para emparelhar com o meu telefone,ja estava associada a outra conta.mas claro quando se vai a worten nem sabem o que se passou porque nunca aconteceu nada assim la.lololol sempre a mesma tanga.

  32. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se noticiassem fora de fazer verificação antes da compra isso sim seria informação útil.

  33. Avatar de João Fernandes
    João Fernandes

    Grande parte destas lojas ao efectuarem as trocas por satisfação ao cliente, acabam por elas próprias recondicionar os aparelhos para voltarem de novo para venda em loja. Para todos os efeitos os clientes acabam por comprar aparelhos usados, mesmo com pouco uso, não deixam de ser usados. Falo principalmente da Worten, em que os técnicos, ou supostos técnicos pois muitos nem formação possuem para desempenhar a função, é uma das suas tarefas, o recondicionamento de aparelhos.
    No caso da Apple vão para um reparador, a Satfiel, que passa quase todos os aparelhos a orçamento para ganharem uns troços, dando desculpas absurdas para retirarem a garantia ao aparelho, o mesmo acontece nas lojas onde “obrigam” os tais “técnicos credenciados” a passarem os aparelhos a orçamento com o desculpa que as avarias são de software e que o mesmo não é coberto pela garantia, blá, blá…
    Todos teem esquemas manhosos para enganar os clientes. Basta ir a uma loja e verificar a quantidade de caixa abertas ou novamente “seladas” por cima do original.

    1. Avatar de Satfiel – Imprensa
      Satfiel – Imprensa

      Caro Sr. João Fernandes, a Satfiel não se revê nos comentários que redigiu relativamente à nossa empresa e rejeita-os, considerando-os falsos.
      Enquanto Centro de Assistência Autorizado Apple o nosso desempenho é continuamente monitorizado pela marca e, por esse motivo e por outros, a prática sistemática que refere não passa de um mito.

      1. Avatar de Gomes
        Gomes

        Quantas vezes é que a apple a fazer uma troca ao abrigo da garantia entrega um equipamento com o imei activo a mais de 1 ano? Por lei tinham de dar um equipamento recondicionado ao cliente…

  34. Avatar de NT
    NT

    Estou intrigado com uma coisa, ora as lojas dão a possibilidade de troca de produtos quando o cliente ‘não gosta’ depois o que fazem a esses produtos? Deitam fora? Quer dizer já perderam porque o produto foi devolvido e depois deitam o produto fora?
    É lógico que voltam a vender o produto, agora aqueles que querem redução no preço porquê? Se o produto corresponde a nível de todas as características a um novo.
    Não importa de ser na RP, Worten, FNAC, ti manel da esquina. Se fossem consumidores informados e as lojas não fizessem troca do equipamento (e não estou a falar por falta de conformidade) queria ver essa reportagem na RêTêPê ou na CM que dão canelada a torto e a direito.
    No caso da reportagem até a própria RP pode ter sido enganada por um fornecedor. Mesmo assim deveriam ter mais atenção aos fornecedores e tendo em conta que a Apple tem a sua cadeia de fornecedores não deveriam ter ido ao ‘armazém’ do lado.

    1. Avatar de Nonnus
      Nonnus

      Eles podem vender esses produtos desde que informem que o produto é usado. A burla esta em dizer que o equipamento é novo quando já é usado.

      1. Avatar de Bruno Ibiza
        Bruno Ibiza

        Algumas empresas têm política de não trocar certos equipamentos mesmo por essa questão.
        Se quiserem deixo-lhes o meu contacto e marcam uma consulta e dou-vos uma noção de legislação, tantos bons advogados e juízes neste país e tanto analfabeto a querer ditar leis.

    2. Avatar de Rosso
      Rosso

      Importante também é perceber o motivo pelo qual as lojas admitem essas trocas ou devoluções. Antigamente quando era atendido por um profissional competente rarissimas vezes tinha possibilidade de solicitar a troca de um produto depois de adquirido, porque a escolha tinha sido feita conscientemente e de forma informada.
      Hoje nestas lojas muitas vezes as pessoas compram sem qualquer aconselhamento, logo é necessário que exista uma política de trocas e devoluções. Ainda assim sai-lhes mais barato que contratar funcionários com conhecimentos técnicos adequados.
      Agora o que fazem aos produtos não tem de ser preocupação do cliente. Se compra novo, tem de ser novo, não usado e recondicionado.

  35. Avatar de Mr. Antunes
    Mr. Antunes

    É preciso ter muito cuidado com a RP! Os preços às vezes compensam mas depois podem vir a ter problemas…

    Uma das situações mais caricatas: tentaram-me vender o “peixe” que o prazo de reparação em garantia era 30 dias úteis… lol

    1. Avatar de Bruno Ibiza
      Bruno Ibiza

      loooool.
      E é mesmo…. “ATÉ” 30 DIAS
      “A falta de conhecimento na legislação não iliba a falta de cumprimento da mesma”
      Manda um mail ao Rebelo de Sousa para fazer uma lei só para ti amigo 😉

      1. Avatar de Zé Zé ibizabruna
        Zé Zé ibizabruna

        Uteis?

  36. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Nunca tive problemas na RP.
    Comprei um hibrido na RP em Alverca, o mesmo teve problemas, accionei garantia na RP de Loures e tudo correu bem.

  37. Avatar de Alex
    Alex

    Isto é TUDO uma vergonha, o nosso sistema no geral está uma vergonha. Está tudo na mão de quem tem poder (entenda-se €€), temos N casos, desde as cadeias de supermercados (e as lojas de tecnologia a elas associadas), a passar por a área automóvel (basta lembrar o esquecimento que o “Dieselgate” da VW levou em Portugal), passando por fornecedores de serviços (os 3 grandes fazem o que querem dos clientes – MEO, NOS, Vodf), e até os serviços de básicos e de 1ª necessidade (agua, luz e gás), já tive problemas nos mais diversos quadrantes, e apesar de sócio DECO as resoluções foram 0, é toca de encaminhar para X ou para Y entidade.
    Só é pena em parte não sermos tão “burros” como os Americanos, que por qualquer coisa processam as entidades, se assim fosse por cá, talvez se ouvisse mais o consumidor/cliente final, mas coitados de nós que dependendo da velocidade dos tribunais (lento ou parado) ainda morríamos à espera de uma resolução aos nossos casos….. (tipo os Hospitais)
    Assim vai o país!

  38. Avatar de Gomes
    Gomes

    A apple tambem o faz e vêm feitos santinhos a dizer que é so a RP, quando os telemoveis vão a garantia apple e não têm reparação, já me aconteceu mais do que uma vez o imei do telemovel que supostamente por lei tem de ser NOVO, vem com um imei activo a mais de 1 ano… e não é caso unico…