Tempo estranho? Poeiras vindas do norte de África atravessam Portugal

19 Comentários

O céu acordou alaranjado e o ambiente abafado. Mais uma vez, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para as poeiras vindas do norte de África.



A DGS alertou esta quinta-feira para uma massa proveniente do norte de África com poeiras em suspensão. A entidade nacional apela a que a população se proteja da situação de fraca qualidade do ar.

Num comunicado divulgado pela imprensa, no final da tarde de ontem (21), a DGS explicou que uma massa de ar proveniente dos desertos do norte de África, a transportar poeiras em suspensão, estava prevista atravessar Portugal Continental durante o dia de hoje (sexta-feira, 22) e amanhã (sábado, 23).

Devido a isto, a DGS partilhou prever “a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo e Algarve e o interior da região centro”.

Este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.

Com as poeiras em suspensão, a DGS recomenda que a população não faça esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e produtos irritantes.

Além disto, os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos ou pessoas com problemas respiratórios crónicos e foro vascular, “devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas”.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas vão oscilar entre os 30 °C em Braga e os 22 °C em Viseu. Já as mínimas vão variar entre os 17 °C no Porto e em Santarém, e os 9 °C em Bragança e na Guarda.

O céu deverá estar geralmente pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade na região Sul.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Karlota
    Karlota

    Fenómeno super normal. 27 graus para Lisboa e logo na terça cai para 13. O tempo não anda maluco. É só coisas da nossa cabeça. Continuemos com os nossos hábitos como se nada se passasse! Portugal daqui a nada vai se tornar num país “tropical”.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Diz lá que hábitos é que mudas ? Diz lá o que se passa nas nossas cabeças. Davas aqui uma ajuda.

      1. Avatar de Karlota
        Karlota

        Ao invés de gastar combustível fóssil a responder comentários , vai estudar as figuras de linguagem num livro de português.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          …que pensei que soubesses qual era face à minha interpretação sobre o que escreveste. Mas pronto, tu é que sabes …

        2. Avatar de Contador
          Contador

          Ou seja, mandas textos para a net e nem tu sabes o que significa. O títpico revoltado a dizer coisas sem nexo. Depois não tem tempo, os outros não valem a pena, não vai explicar o que escreveu. Claro. típico!

      2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
        BurroFuiEuQueEstudei!

        O primeiro hábito que podes mudar é o deixares de assobiar para o lado como ser não estivesse nada a acontecer.

        Não precisas de me agradecer, esta foi de graça :;)

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          A assobiara para o lado, sobre quê concretamente ? O que é que está a acontecer ?

          1. Avatar de Hugo+Nabais
            Hugo+Nabais

            Puxa há pessoal muito alienado!
            Continua assim e pelo que aparentas (não) saber, nem vale a pena dizerem mais nada!

          2. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Queres-me explicar ?

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não tenho nada a ver com isso.

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Provavelmente gasto menos recursos ao planeta do que tu.

    4. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Isto é cíclico, nada de mais, agora o que não é normal, são aqueles que andam pendurados nas pontes, por uma causa que desconhecem , só porque umas gajas assim o querem, para que façam barulho

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A malta das lavagens de carros esfregam as mãos, é só meter ao bolso

    1. Avatar de Luís+C::
      Luís+C::

      Sr. David, podia sempre abrir uma empresa dessas e “colocar dinheiro no bolso”. Se funciona para os outros eventualmente funciona para si.

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Vamos ser todos patrões, ficam resolvido os problemas de portugal, mandamos vir “mercadoria” humana do estrangeiro para trabalhar para nós.

        1. Avatar de Luís+C::
          Luís+C::

          NÃO, vamos é sempre criticar os patrões, ou melhor, tudo !!!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      com meter ao bolso dizes lavar carros e serem pagos para o fazer?

  3. Avatar de Spin
    Spin

    O Ventura é contra…

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Desde que começaram a fabricar baterias para elektros que é isto. Isto e o cheiro a azeitonas .