Tem Licenciatura ou Mestrado? Governo vai dar valor adicional…

57 Comentários

Os estudantes que terminem a licenciatura ou mestrado a partir deste ano (inclusive), e que sejam residentes em território nacional, vão receber um prémio salarial de valorização da qualificação, que se prolongará pelo mesmo número de anos que durou o ciclo de estudos. Mas não só…

Tem Licenciatura ou mestrado? Governo vai dar valor adicional


Estudantes: 697 euros por cada ano de licenciatura e 1500 euros por cada ano de mestrado

Os jovens que tenham obtido o seu grau académico antes de 2023 também podem ser abrangidos – desde que não tenham passado mais anos do que aqueles que durou a licenciatura ou mestrado.

De acordo com o diploma, a prémio aplica-se a todos os contribuintes residentes em território nacional, até aos 35 anos, que tenham obtido o grau de licenciado e/ou mestre em instituições do ensino superior nacionais (públicas ou privadas) nos anos de 2023 e seguintes (aplicando-se também aos mesmos graus académicos obtidos no estrangeiro, desde que reconhecidos em Portugal). 

O apoio destina-se aos jovens que tenham rendimentos de categoria A (trabalho dependente) ou categoria B (trabalhadores independentes) e que tenham a situação tributária e contributiva regularizada perante a autoridade tributária e a segurança social. 

Os licenciados e mestres que reúnam estes requisitos receberão anualmente um prémio salarial no valor de 697 euros por cada ano de licenciatura e 1500 euros por cada ano de mestrado.

O prémio salarial poderá também ser requerido pelos jovens licenciados e mestres que tenham obtido o grau académico em data anterior a 2023, desde que o número de anos subsequente à atribuição do grau académico seja inferior ao número de anos do ciclo de estudos. 

O prémio salarial será  pago anualmente – por transferência bancária da Autoridade Tributária – durante o número de anos equivalente ao ciclo de estudos contemplado e não ficará sujeito a IRS nem a contribuições para a Segurança Social. 

O pagamento do prémio deve ser requerido por formulário eletrónico, após a obtenção do grau académico.

Esta é uma das medidas de apoio aos jovens prevista no Orçamento do Estado para 2024, somando-se a outras, como o reforço do IRS Jovem, a gratuitidade dos passes ou o reforço dos apoios ao alojamento estudantil. A medida tem um custo previsto, no próximo ano, de 215 milhões de euros.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sou o único a achar que aqui em Portugal qualquer um tira um mestrado, e agora até mesmo um doutoramento? Estamos a tornar a educação em algo banal, uma forma de passar o tempo.

    1. Avatar de Someone
      Someone

      a licenciatura e mestrado vale o que vale…
      No mercado laboral, as coisas são completamente opostas (dependendo, claro, da área)…
      Quantos é que não estudam uma coisa, e saltam para o mercado laboral a fazer uma coisa completamente oposta do que estudaram?

      Tenho dito sempre que as profissões primárias são sempre as mais valorizadas (ladrilhadores, carpinteiros, eletricista, canalizador, etc…)

    2. Avatar de Jomar
      Jomar

      O problema não se prende muito por ai, o problema prende-se depois é no mercado laboral, muitos andam anos a estudar mas depois de saírem para o mercado de trabalho não é por terem estudos que lhe vai garantir alguma coisa, pois experiência não tem nenhuma, acabam por muitas vezes nem sequer conseguir trabalho na área em que andaram a estudar, outros já trabalham e simplesmente vão estudar para crescer dentro das empresas o que mais tarde abres-lhe as portas para outros horizontes…

      Agora uma coisa é certa no mercado existe muita procura de profissões primarias e poucos se viram para elas, neste momento são muito mais valorizadas…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      hoje em dia as licenciaturas e mestrados são favas contadas, contas pelos dedos de uma mão as instituições que não te oferecem de bandeja

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Deixa-me adivinhar, tens uma licenciatura pré-bolonha (que também tinha bandejas) e querias equivalência a mestrado pós bolonha e ficaste frustrado. Ainda te falta um bocadinho, não chegámos à república das bananas felizmente.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Tenho licenciatura pre Bolonha que foi dada de bandeja como todo o meu percurso académico, fosse aqui fosse no MIT, seriam sempre favas contadas, nunca estudei um minuto na minha vida para nada.
          Não tenho nenhuma frustração por não ter mestrado, a minha frustração é por ter licenciatura que é algo completamente inútil, tempo de vida perdido, serviu para uns namoricos e umas noites de copos e resume-se a isso, e assim o é com a maioria dos cursos cá, por isso talvez tenhamos chegado à república das bananas e ninguém hasteou bandeira

    4. Avatar de ton
      ton

      Subsídiodependentes que vão garantir o voto xuxalista nas próximas eleições. Brilhante medida tomada pelo PS.

  2. Avatar de Sungas
    Sungas

    O estado está-se a esquecer dos que arduamente trabalham do Only Fans e trazem divisas para Portugal . Temos de manter e alimentar este cluster antes que fujam para sitios com fiscalidade mais compreeensiva.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Qual é o formulário que se tem de preencher?

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O PS sabe que os jovens não é o seu eleitorado e como o BE e CHEGA conseguem boas taxas de simpatizantes nestas faixas por isso está a correr atrás do prejuízo.

  5. Avatar de Alberto
    Alberto

    Socialismo no seu melhor. É sempre a queimar o nosso dinheirinho. Isto não resolver nada, ate porque hoje em dia qualquer cepo tira uma licenciatura. Mais uns milhares de dependentes que no final do ano gastam o dinheiro em coisas fúteis e pronto.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      +1

      Na ideia do PS e outra esquerdalha convém habituar/formatar os futuros votantes a viver de subsídios.

    2. Avatar de LR
      LR

      “Mais uns milhares de dependentes”. Queres dizer dependentes do seu trabalho, certo? É que para receberem estes valores, têm que estar a trabalhar. Mas deves ser um dos “cepos” que falas, e dos que têm saudades daqueles que mandava a malta emigrar.

      1. Avatar de Broo
        Broo

        Nao seria mais facil, sei la, baixar impostos? Dar subsidios a quem estuda so ira aumentar a quantidade de pessoas com estudos superiores.
        Agora uma questao que tenho e’ se vai ser todo o curso que nada adiciona ao mercado de trabalho ou vao apenas dar a cursos com saida e com falta de profissionais?

        1. Avatar de Jomar
          Jomar

          Tua questão é a que já fiz enumeras vezes, porque é que ainda existem cursos abertos para áreas em que a empregabilidade é zero?, é só para estatísticas, ao invés de incentivarem apenas cursos com procura no mercado de trabalho…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Para dar emprego aos profs e porque as faculdades acham que ter muita escolha lhes vai trazer mais clientela quando iria trazer a mesma quantidade de clientes

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Alguém explica o porquê desta medida?

    Ainda me lembro de uma amiga minha que tirou licenciatura a dizer-me que aquilo tinha sido só dinheiro gasto por ela que não tinha utilidade, já que saiu de lá praticamente sem saber nada de realmente útil… tinha o canudo, mas no mercado real, onde já trabalhava antes de ir tirar a licenciatura, percebia que aquilo que lhe ensinaram era inútil.

    Muitas empresas no médio oriente recusam-se a contratar gente com grau académico acima de técnico porque sabem que pessoas que tem qualificação acima são basicamente uns inúteis que não sabem realmente nada na prática para fazer as coisas no terreno… ou seja era de supor que fossem mais conhecedores que um mero técnico mas na prática não sabiam nada… eram caros e não tinha utilidade.

    Felizmente cá em Portugal e em outros países não interessa se consegue mesmo fazer ou não, se sabe mesmo de verdade ou não, desde que tenha o canudo está tudo bem, deve ser por isso que o país está tão bem.

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      isso acontece porque seguem áreas sem saída profissional.
      Mas sim conheço muitos que tiraram, não estão na área, são mal pagos e ainda dizem que tem uma licenciatura…

      1. Avatar de NjsS
        NjsS

        Podemos olhar para cursos com saída… O que é que uma pessoa que atualmente termina uma licenciatura em Eng Informática sai da universidade a saber fazer?
        Assim de repente, e salvo raras exceções, não me parece que saibam fazer muita coisa.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          sabem abrir o visual studio e escrever meia duzia de linhas de codigo.
          esses nem sequer passam no filtro dos RH para serem entrevistados por mim, nao gosto de perder tempo

          1. Avatar de ton
            ton

            Já deves ter nascido ensinado. És muita bom. Contratar uns lá da Índia que fazem tudo bom e barato é que é.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não nasci ensinado, mas cheguei à faculdade a saber fazer tudo o que estava a ser ensinado, é o que dá ser interessado, autodidata e trabalhador, no meu tempo viam-se muitos assim, hoje quase não existem, vão para os cursos pelas saídas e zero interesse, pensam que o curso lhes faz a carreira e que depois do curso não precisam fazer muito mais

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Triste vai este país quando a maioria julga que uma licenciatura serve para ganhar conhecimento técnico, quando na realidade serve para preparar pessoas com pensamento crítico. Como dizia um professor meu a universidade serve para ensinar a pensar, a saber ir à procura da resposta.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      serve para isso mas na maioria dos casos faz o oposto

  8. Avatar de AAAND
    AAAND

    Alguém sabe qual é e onde se pode obter o tal formulário? Podem partilhar o link, site ou o modo de obter o dito?
    Agradeço desde já

    1. Avatar de AAAND
      AAAND

      Como os comentários são de uma inutilidade desnecessária, agradecia ao PPLWARE que à semelhança de outras publicações, que colocassem um link directo, um site ou qualquer coisa de onde se pudesse obter o formulário que quem está interessado em habilitar-se o pudesse descarregar.
      Continuação de Boas Festas e um Feliz Ano Novo, com muita saúde.
      Desde já o meu bem hajam pelo excelente trabalho realizado.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Formulário ainda não está disponível.

        1. Avatar de AAAND
          AAAND

          Bem haja.
          Abraço amigo

  9. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    Isto é tudo muito bonito…. mas num país de doutores alguem fez as contas a quanto esta medida vai custar aos cofres do estado (contribuintes)?

    1. Avatar de LR
      LR

      Está no artigo!

  10. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    Mas 1.500€/ano vai demover alguém de ir para o estrangeiro trabalhar?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Infelizmente sim. O tuga inteligente não quer saber disto e de qq das formas vai sair de Portugal. Os que se contentam com pouco, ficam por cá e batem palmas ao governo.

  11. Avatar de queima dinheiro
    queima dinheiro

    Moral da história: em vez de usarem os impostos para coisas de jeito, vão usar os impostos para dar “prémios” aos recém formados. MAS ISTO faz algum sentido?! Esquerdas é assim, queima dinheiro que só faz bem…

  12. Avatar de Américo Mendes
    Américo Mendes

    Recentemente, o esquadrão do PS dizia que na opção das Empresas puderem pagar um 15º ordenado livre de impostos era defraldar a Seg. Social (que era somente um argumento estúpido)…e agora, dar estes subsídios isentos de IRS e SS já não defralda?

    Filhos de uma senhora…é o mínimo que apetece dizer.
    Continuema escolher estes desgovernos e depois queixem-se.

    1. Avatar de PM
      PM

      Defralda? Que é isso?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não tens filhos? os meus andam sempre defraldados

      2. Avatar de AM
        AM

        Mete-lhe um “s” que isso passa.

  13. Avatar de JAugusto
    JAugusto

    Imagina trabalhar na mercadona, este prémio vem mesmo a jeito…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      a mercadona paga os salários iguais aos de espanha, um operador de caixa leva 1200€ quando noutro hiper leva o minimo nacional

      1. Avatar de LR
        LR

        Zé, logo tu, deixaste papar assim…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A vida está dura, já enviei a minha candidatura

          1. Avatar de LR
            LR

            Sabes que esses 1200 são grande falacia, certo?

          2. Avatar de AAAND
            AAAND

            Podia partilhar o sítio onde descarregou o formulário,sff?
            Também gostaria de me candidatar, por isso já aqui fiz esse apelo.
            Fico a aguardar notícias suas.
            Bem haja
            Feliz Ano Novo

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não sei nada LR, como deves imaginar não me movimento nestes círculos e só faço compras no el corte inglês.

            AAAND se nem isso consegues fazer sozinho dificilmente passas numa entrevista

          4. Avatar de LR
            LR

            Então se não sabes pq que dizes que pagam 1200€? Que lata

  14. Avatar de pedro
    pedro

    está tudo mal !!! deveriam era dar um beneficio fiscal ás empresas que contratassem quadros com licenciatura ou mestrado …. e não a dar subsídios, só cria injustiças e maus hábitos …..

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      injustiça seria alguém ser contratado só por ter licenciatura, os melhores profissionais que tenho na minha equipa nunca meteram os pés numa faculdade

    2. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      E alguem que licenciados ou mestres que nada sabem fazer a não ser exigir um ordenado mais alto só porque têm canudos?

    3. Avatar de pedro
      pedro

      licenciado é um individuo que tem licença para aprender !!! quem nem sequer andou numa boa universidade nem tem noção do manancial de conhecimentos que existem para aprender …. nem fazem ideia do conhecimento que existe e que não sabem e, provavelmente, nunca saberão !!! para bom entendedor, meia palavra basta …..

    4. Avatar de Litos
      Litos

      Então dar tudo aos mesmos está certo. Dar aos próprios é errado. Sim senhor, não é está ao coisa esperta.

  15. Avatar de jotas
    jotas

    Que tal aumentar o salário ao invés de pagar um 15° mês? A chico=espertice no seu melhor!

  16. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    Isto é mais uma medida enganosa, então o governo anunciou que os jovens terão o reembolso do irs de 100% no 1 ano de trabalho…e agora anuncia que vai reembolsar no irs o valor das propinas…mais uma proposta eleitorista!!

  17. Avatar de Eugénia Durão
    Eugénia Durão

    O que o estado deveria fazer era canalizar os ditos 215 milhões de euros para apoio à contratação jovem. Não são 697€ durante 3 anos que vão fazer com que um jovem, que tenha uma proposta aliciante, decida ficar em Portugal. Medidas populistas que não levam a nada…

  18. Avatar de Elizabeth
    Elizabeth

    O governo NÃO DÁ nada que não já tenha arrancado do cidadão. As pessoas gostam de uma trela e ração na taça.

  19. Avatar de Jc
    Jc

    Nas privadas ou públicas para obter as duas notas, euros e curso . Não conta o agregado familiar?