Tem estas apps no seu Android? Remova-as urgentemente

77 Comentários

Os dispositivos móveis são actualmente o alvo preferido dos hackers. Além de existirem milhões de dispositivos espalhados pelo mundo, é neste segmento que os hackers encontram também mais utilizadores “desprevenidos” e sem a noção de certos perigos.

O Android continua a ser o alvo forte dos cibercriminosos e recentemente a AVAST alertou para um conjunto de aplicações que devem ser removidas do seu dispositivo.

android-malware-safadinho

Suspeita-se que milhões de utilizadores Android em todo o tenham o seu sistema infectado. O problema está num conjunto de aplicações que foram descarregadas milhões de vezes do Google Play (entretanto a Google já as removeu).

Aplicações como o jogo de cartas Durak, o IQ test ou o History  devem ser rapidamente removidas dos dispositivos pois, segundo a AVAST, vão começar a “disparar” notificações falsas sobre actualizações de software, pagamentos, violações de segurança ou até enviar mensagens de texto sem permissão.

android_01

Se tem algumas destas aplicações instaladas, então o melhor é removê-las de imediato.

Via AVAST

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tavares
    Tavares

    Esse é um dos problemas de algumas lojas de aplicações aceitarem “tudo e mais alguma coisa” apenas para poderem publicitar que são as “maiores” no número de apps disponíveis. Chega um momento em que não existe qualquer controle de qualidade e…o “ladrão” está sempre à espreita!
    Eu prefiro a qualidade à quantidade…mas aceito que haja quem pense o contrário!!

    1. Avatar de RdB
      RdB

      Porque será que aparece sempre alguém a “deitar abaixo” o Android ou o iOS ou o WP…???
      Parece aqueles rapazes pequenos (aka putos) sem tamanho de gente, a brincarem ao “o meu é maior que o teu”…
      Já é altura de crescerem mentalmente e perceberem que TODOS os sistemas têm falhas! TODOS os sistemas são “hackeavéis”.
      O Android NÃO é melhor que o iOS e/ou o WP e vice vice versa!
      PONTO FINAL!!!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Finalmente já não me sinto isolado da sociedade. Haja alguém que concorde comigo!

      2. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        Não metas o iOS no mesmo saco do Android…

        Coisas que essas app’s fazem, como mandar SMS sem tu veres, ou desligar o modo avião, são impossíveis de uma app fazer, sem jailbreak!

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          No Android também só fazem se depois de ler todas as permissões as pessoas continuarem a instalação das aplicações!

          1. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Já várias vezes encontraram falhas no Android que permitem ultrapassar as permissões (escapar à sandbox)…

            http://securityintelligence.com/new-vulnerability-android-framework-fragment-injection/

            Tens aí tudo explicado tintim por tintim…

            Entre muitas outras.

            Isto é grave, considerando que 98,4% dos Androids estão desatualizados, a esmagadora maioria não vai ser atualizada, e mesmo os que foram, foram às pinguinhas…

            A segurança do Android é a PIOR de toda a história, nem mesmo os tempos do Windows 95 e 98 era tão mau, e corriam em “milhares de configurações diferentes”…

            Muito ao contrário do iOS e Windows Phone.

            A prova de que o modelo que está, é um flop, é o Android One, que é a aposta da Google para não ser mais ridicularizada.

          2. Avatar de Luisfilipe
            Luisfilipe

            Se rejeitar-mos as aplicações com base nas permissões que pedem não instalamos aplicação nenhuma.
            Pena que a playstore não permita filtrar as aplicações com base nas permissões pedidas.

        2. Avatar de Cha de cidreira
          Cha de cidreira

          É melhor não meter mesmo no mesmo saco, o iOS é bem mais seguro, por isso é que bazaram na net milhares de fotos da iCloud (incluindo grandes famosos mundiais)

          1. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Ninguém tem culpa que a gaja tenha posto perguntas de recuperação de password fáceis de adivinhar.

            Mas quando saíram “fotos do iCloud”, ninguém veio dizer que “na Google é igual, nenhum é infalível”, blá blá blá, não foi?

        3. Avatar de Johnny
          Johnny

          Acabaste de lhe dar razão, o que usas é o melhor…
          …assim como os outros todos!
          Uso e gosto de Android, gosto de iOS e WP…como tudo na vida era bom que as nossas escolhas reflectissem só vantagens, mas há aspectos que uns são melhores que outros, a escolha recaí sempre em quem o compra e não deveria ser julgado por isso!

        4. Avatar de stoned
          stoned

          Pois, pois, o iOS é mais do tipo “vejam aqui as fotos de toda a gente que está na minha nuvem”… E não tem falhas de segurança? Trabalho com Mac todos os dias e,sim, tem algumas ” brechas” por onde qualquer hacker pode espreitar. Basta quererem.

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Porra eu uso android e concordo com ele. Dizer as coisas como elas são não é “deitar abaixo”.

      4. Avatar de Não Não
        Não Não

        Não, não é como tu dizes… na Apple as apps são reivstadas antes de irem para a loja!

      5. Avatar de Não Não
        Não Não

        Não, não é como tu dizes… na Apple as apps são revistadas antes de irem para a loja!

        Tentativas de tentarem nivelar tudo por baixo são ridículas…

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Mas quê? Isso tá na app store? Não!

          2. Avatar de LP
            LP

            Sim Sim, olha o link que deixei pouco mais acima, na store e não foi caso único, apesar de pouco comum, ainda recentemente uns investigadores conseguiram ludibriar a triagem da store e colocar lá malware, por isso não ponham as mãos no fogo!

      6. Avatar de Diogo florêncio
        Diogo florêncio

        +6

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Como utilizador de android, concordo. A play store pode e DEVE melhorar a segurança na loja.

    3. Avatar de Christian Nogueira de Faria
      Christian Nogueira de Faria

      Realmente! Aceitaram até mesmo o Avast.

    4. Avatar de MárioM
      MárioM

      Tanto no Googley Play como na Apple store o perigo e o mesmo o meu irmão com o Iphone e com as aplicações retiradas da store tinha sempre despesas extras na conta teve de mudar de nº e reset total ao iphone.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Duvido que tenha sido de uma app no iphone. As apps são verificadas antes de serem publicadas, actualizações incluidas. O controlo da Google não é o mesmo que o da Apple.

      2. Avatar de Não Não
        Não Não

        Sim, sim…

        O iOS nem deixa as apps mandarem sms ou chamadas directamente…

        Engana-se quem quiser ser enganado.

    5. Avatar de Joao
      Joao

      Sem duvida que prefiro quantidade e qualidade, como tudo, há pequenos génios a fazerem apps de qualidade que muita gente como tu vai pensar que não é. Se não quiseres arriscar, vais pelas apps pagas, que te dão outra garantia.

    6. Avatar de LP
      LP

      O Android e a sua store são muito inseguros bla… bla… bla…
      nestes anos todos nunca fui infectado por nada disto, nem na store nem fora dela (e são incontáveis as apps instaladas tanto de um sítio como de outro, até de fontes de pouca confiança) nem conheço ninguém que tenha sido. Não digo que não aconteça, acho é que a montanha acaba por parir um rato.

  2. Avatar de pedrito
    pedrito

    e é assim que vai começar o principio do fim do android! deposi vão começar a explorar as falhas de segurança .. etc .. etc …

  3. Avatar de pedrito
    pedrito

    ainda vou ver muita gente com saudades e a dizer bem do IOS e do Windows Phone ….

    1. Avatar de Phil Walker
      Phil Walker

      WP menos apps, mas uma selecção mais criteriosa.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Até demais.

        O snapchat foi removido da loja.. wait.. era uma cópia duma app para o snapchat.

      2. Avatar de Mario
        Mario

        As apps para wp sao horriveis e a pagarpor coisas que na concorrencia ha de borla, iphone e o melhor tlm + google apps + microsoft apps+ fluides, updates e seguranca sempre

        1. Avatar de Daniel M.
          Daniel M.

          Não deves ter um wp, porque não sabes do que falas, claramente.

          1. Avatar de Mario
            Mario

            tenho um lumia 925 e sei bem do que falo, faz la upload de um pdf para o dropbox ou meo music offline, ou tinder, snapchat, nem o facebook messenger permite chamadas.

          2. Avatar de Mario
            Mario

            tenho um lumia 925 e sei bem do que falo, um pdf para o dropbox n da, meo music offline, ou tinder, snapchat, nem o facebook messenger permite chamadas.

        2. Avatar de António Colaço
          António Colaço

          Esse post em que língua foi escrito? Pode traduzir por favor??? É que mesmo que queira ir ao tradutor não consigo definir o idioma…

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Tás lixado, o Mário não deixa escapar nada!

            LOL

          2. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Excelente observação!

  4. Avatar de int3
    int3

    quem é que usa o smartphone para jogar? IQ Test? lol.

    1. Avatar de pedrito
      pedrito

      os utilizadores muito inteligentes!

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      tens ainda o teste do amorrrr pelos nomes……

    3. Avatar de Marco N.
      Marco N.

      Aqueles que dão avaliações às apps, tipo:

      “Ainda tô baixando. Se for bom, volto pra dar mais estrelinha!!!”

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Ahah nc percebi essas pessoas que antes de experimentarem estao a dar pontuacao do genero “ouvi dizer que e bom”, sao sempre brasileiros

        1. Avatar de niquelnausea
          niquelnausea

          curiosamente, a maioria dos usuários brasileiros fazem isso, não entendem a ideia de avaliar!
          como dizemos por aqui “maldita inclusão digital”.

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Fds que praga com acesso à tecnologia de informação.

  5. Avatar de mzzr
    mzzr

    porque não falam do virus para ios sem jailbreak?

      1. Avatar de mzzr
        mzzr

        pesquisa no google e já vês

      2. Avatar de KaYs3r
        KaYs3r

        Aqui aplica-se a regra:
        “Quem não vê, não peca”

        Ou seja, como não sabe dos problemas, é como se não existissem.

        Continuem todos assim 🙂

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Gostava de saber como suspeitam que são milhões de dispositivos… As estatísticas arredondadas aos milhões é o que dá.

    1. Avatar de RdB
      RdB

      Downloads feitos da Google Play Store…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        nenhum deles chegava a 1 milhão…

        1. Avatar de Alex
          Alex

          mas o pessoal partilha as apps por infravermelhos man

  7. Avatar de Shikai
    Shikai

    Acho que instalar aplicações num dispositivo Android não é muito diferente de navegar na Internet e fazer downloads de tudo e mais alguma coisa, o primeiro nível de segurança e o mais importante é o próprio utilizador.
    Não há nem nunca vai haver anti-virus/anti-spyware infalível

    Nunca apanhei nada no meu dispositivo Android e muito raramente fico “infectado” com alguma forma de vírus no meu pc, e em nenhum dos lados uso anti-virus

    1. Avatar de int404
      int404

      exacto… até porque os vírus levantam uma bandeira quando estão no teu computador…

  8. Avatar de Zero Zero Sete
    Zero Zero Sete

    ¯\_(ツ)_/¯

    Nada de novo…

    Só não vê quem não quer…

    1. Avatar de Zero Zero Oito
      Zero Zero Oito

      ¯\_(ツ)_/¯

      Tudo velho…

      Só o Sete é que vê…

  9. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Desculpem mas que diz que são vírus são uns ignorantes, as apps não se instalam sozinhas ou têm a capacidade de se propragar. Também não se trata de uma falha do Android, as apps enviam SMS porque quando foram instaladas lhe foram dadas permissões para enviar SMS.
    A única “falha” é a própria Google não controlar as apps que são inseridas para evitar comportamentos abusivos, mas isso também não é novidade nenhuma os utilizadores, a Google diz que só remove após queixas, quem instala é que deve ter cuidado com as aplicações que instalam e com as permissões que elas pedem. Não deveria de ser assim mas não culpem o SO.

    Aquilo que dizem que uma aplicação nunca enviaria uma SMS sem o consentimento do utilizador no iOS sem jailbreak não é propriamente verdade, uma aplicação desse género não passa é o escrutínio da Appstore mas se alguém que valida as apps comete-se um erro e aprovasse a APP a mesma enviaria SMS sem consentimento do utilizador tal e qual como no Android ou no WP.

  10. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Não percebo, a app do Facebook não está na lista?

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      eu estava a pensar exactamente no mesmo… isso serve para alguma coisa?

  11. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    Sim, o android tem problemas. Todos tem problemas, vantagens e desvantagens. Eu tenho Macbook, tablet com Windows 8.1, e HTC com android, e sou muito feliz com isso. A cena dos fans faz-me muita confusão, de facto…..

    1. Avatar de Mario
      Mario

      tablet com windows 8.1 para que? se tem macbook ficava muito mais bem servido com ipad, tanto para estudantes como no trabalho da imenso jeito

      1. Avatar de Manuel Pereira
        Manuel Pereira

        Para quê ficar com um tablet que apenas pode ter instaladas aplicações, se posso ter um tablet onde posso ter aplicações e programas, basicamente um pc, com a vantagem de ser mega portatil?

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Meu caro,meu tenho I-Pad e tablet com W8.1, e por muito bom que seja o IPad, nem por sombras sou capaz de fazer o que faço no do 8.1, por sinal também tenho um Android, mas não se bate nas funcionalidades nem com o IOS nem com o w8.1, por muito que digam o contrário, pois falo por experiência e não por paixão? É como diz o Manuel, um bom tablet com w8.1 como o Surface por exemplo, trata-se basicamente de um PC, que após nos habituarmos, não queremos outra coisa! IPad? Sim uso e muito, como agora, está sempre ligado e é simples para muitas coisas de consulta rápida, para isso é, o melhor. Mas se quiser trabalhar a sério, com compatibilidade absuluta com todos os programs que uso, sem dúvida que o meu tablet 8.1 é o melhor investimento que podia ter feito.

  12. Avatar de all bet
    all bet

    enviar mensagens de texto sem permissão?! Ainda que aconteça no ios não
    causa grande transtorno…
    logo logo fica sem bateria!!!!!!!

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    E lá voltamos ao mesmo de sempre… Sempre que é detectada alguma falha no Android, logo vem o pessoal da Apple dizer ah e tal o nosso é melhor e não falha… Volto a repetir o que já disse em outras notícias anteriores, comparar os dois sistemas operativos é como comparar um barco com um avião, os dois fazem basicamente a mesma coisa, mas de formas diferentes! Todos tens prós e contras!

    É claro que já de seguida vai haver um esperto que vai já dizer “Pois mas o avião é o ios!”

    Enfim as tretas do costume!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Sem dúvida, mas neste caso deve ser mais uma adaptação nossa que o S.O., eu tenho equipamentos com os três S.O. Há vantagens de uns em relação a outros quer queramos ou não. Depende do que pretendemos fazer com eles. É isso diz respeito às necessidades de cada um e não à moda do momento.

  14. Avatar de Diogo Jesus
    Diogo Jesus

    É por isso que digo, o melhor anti-vírus é o common sense 😉
    Já não sei o que é ter um anti-vírus num dispositivo meu à anos.