Tem 59 anos e passou quase dois e meio no espaço. O cosmonauta bateu o recorde mundial!

16 Comentários

Quanto tempo acha que aguentaria fora da Terra? Este cosmonauta quebrou o recorde mundial, depois de quase dois anos e meio pelo espaço.

O cosmonauta Oleg Kononenko acumulou mais de 878 dias e 12 horas na ISS, o equivalente a quase dois anos e meio.

Chama-se Oleg Kononenko e sonha, desde criança, em explorar o espaço. Aos 59 anos diz estar orgulhoso do seu feito: acumular mais de 878 dias e 12 horas fora da atmosfera da Terra, o equivalente a quase dois anos e meio. O recorde mundial foi estabelecido na manhã do domingo passado, tendo o cosmonauta festejado a bordo da Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS).

Voo para o espaço para fazer o que amo, não para bater recordes. Sonho e aspiro ser cosmonauta desde criança.

Esse interesse – a oportunidade de voar para o espaço, de viver e trabalhar em órbita – motiva-me a continuar a voar.

Disse Oleg, que já viajou cinco vezes para a ISS desde 2008, à agência noticiosa russa TASS.

 

Cosmonauta tem quase dois anos e meio de “vida de espaço”

Kononenko partilhou estar orgulhoso de todas as suas conquistas, mas revelou estar “mais orgulhoso” de o recorde da duração total da permanência humana no espaço ainda ser detido por um cosmonauta russo.

O cosmonauta deverá atingir um total de 1000 dias no espaço em 5 de junho. Depois, no final de setembro, atingirá 1100 dias, ou seja, pouco mais de três anos.

A sua viagem atual à ISS começou no dia 15 de setembro do ano passado, altura em que foi lançado ao lado do astronauta da NASA Loral O’Hara e do cosmonauta da Roscosmos Nikolai Chub.

O cosmonauta Oleg Kononenko acumulou mais de 878 dias e 12 horas na ISS, o equivalente a quase dois anos e meio.

O recorde que agora conquista supera o anteriormente estabelecido pelo seu compatriota Gennady Padalka, que registou um total de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos no espaço, em 2015.

Segundo partilhou Kononenko, as videochamadas para parentes no seu país e a prática regular de exercício a bordo permitem que não se sinta “privado ou isolado”.

 

Será que devemos levar astronautas para Marte? Sim, mas…

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Comtroverso
    Comtroverso

    O espaco não existe, nunca ninguem la foi nem ira. Ele apenas teve na atmosfera terrestre.

    1. Avatar de Mendes M.
      Mendes M.

      A “atmosfera terrestre” é apenas uma imaginação da tua cabeça. Se o espaço não existe, essa tal atmosfera também não.

    2. Avatar de ORespondeBurros
      ORespondeBurros

      Tens razão.

    3. Avatar de nope
      nope

      E a Terra é plana, certo?

    4. Avatar de Doces para chalupas
      Doces para chalupas

      Ainda vives no tempo em que a igreja dia ser a terra o centro de tudo.
      Aposto que há mais chalupas como tu por aí.
      Olha criem uma associação (a associação dos chalupas sem cura). Como estás em Portugal, se fores pagante do partido PS, até te dão uns subsídios, já que isso é moda em Portugal.
      Muito bom, continua amigo chalupa.

    5. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Espaço é o que não falta na tua cabeça.

    6. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Estaciona o tractor e vai comer umas febras assadas que isso passa…

    7. Avatar de 100Tostão
      100Tostão

      “Ele apenas teve na atmosfera terrestre”
      Estava aqui eu a imaginar, então diga lá o que ele teve na atmosfera?
      Foi um filho, ou será que teve uma indisposição?
      Conte lá o que foi que a malta agora ficou curiosa

    8. Avatar de Jorge T.
      Jorge T.

      Na verdade ele não está completamente errado. Pelo menos na segunda parte da frase quando diz que ele não teve no espaço. Porque na verdade a ISS está na magnetosfera.

      Mas claro, é bem mais fácil destilar ódio do que pesquisarem um pouco.

      1. Avatar de Joao Pires
        Joao Pires

        Ele esta completamente certo! Algum homem alguma vez esteve no espaco sideral? Nao! E nao me venham com as tretas da Apollo, nem hoje conseguem por la ninguem e puseram em 1969. Sim claro, so come quem quer! Os satelites estao a menos de 200kms de altitude, a atmosfera da Terra vai ate aos 1000 logo o homem nunca saiu sequer de metade da atmosfera do planeta. Em relacao ao espaco ser real ou nao eu apenas pergunto isto, se ha de onde veio? do nada?

        1. Avatar de SVR
          SVR

          Em relacao ao espaco ser real ou nao eu apenas pergunto isto, se ha de onde veio? do nada?

          Em relação a isto, podemos fazer a mesma pergunta em relaçao a tudo. De onde vieram os planetas os humanos, os animais?

          Em relaçao ao nao termos chegado á lua, digamos que se alguem chegou a frente e denunciou o pais por andar a vigiar constantemente tudo e todos, acho que mais rapidamente alguem dava com a lingua nos dentes em realçao a este assunto… incluindo os paises rivais que tinham todo o interessse em conseguir ganhar “a corrida”.

          Ou seja, com a mesma facilidade posso afirmar que teorias da conspiraçao infundadas, come quem quer

  2. Avatar de pixel
    pixel

    Já lhe fizeram um exame ao cérebro para ver as consequências da longa estada? O ser humano fora do escudo protetor magnético do Planeta, é bombardeado e atravessado por várias partículas nocivas, vindas do espaço que lhe «fritam» o cérebro. Biologicamente não somos feitos para viver ou para estar longos períodos fora da proteção da Terra.

    1. Avatar de Comtroverso
      Comtroverso

      E por isso que nunca ninguem saiu da terra, a viagem a lua foi combinada com a uniao sovietica para manter em segredo. Os russos sabem perfeitamente que e impossivel e aceitaram o segredo com 2 condicoes, manter o povo na ignorancia para ser manipulado e ter ser invadida pelo ocidente. Nos anos 90 o presidente americano e europeus eram amigos dos russos e era so abracos, mesmo no inicio do seculo a europa considerava a russia um parceiro estrategico e futurista. A coisa so cedeu porque os americanos não queriam o nordtream na europa e usaram a ucrania como armadilha para venderem gaz e petroleo mais caros. A russia sabe os segredos americanos e ate ajudou a CIA a matar o john kennedy e encobrir a princesa diana

      1. Avatar de FM
        FM

        WTF!?!?!??!?!?!!?
        Não digo que não hajam conspirações, sempre as houve e haverá, então na politica deve ser o “pão nosso de cada dia”, mas isto é outro nível…..sim senhor…..

      2. Avatar de PJA
        PJA

        O quê? Espaço veio de onde? É pá deixem de ser doidos. Usem o Google para estudar se tem dúvidas.

  3. Avatar de PJA
    PJA

    Parabéns ao cosmonauta por este feito. A permanência no espaço por tanto tempo exige grande esforço mental e físico.