Teletrabalho: Vem aí novidades para a função pública

21 Comentários

É já a partir de 1 de maio que vão entrar em vigor as alterações ao Código do Trabalho (CT). Os funcionários públicos vão ver alargado o seu direito ao teletrabalho, tal como no privado.

Teletrabalho: Vem aí novidades para a função pública


Mudanças no Teletrabalho e licenças de parentalidade a partir de maio

O regime de teletrabalho vai passar a aplicar-se à função pública tal como no setor privado. Segundo o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, as licenças de parentalidade vão aumentar em dias e em valor.

A proposta que foi enviada às organizações sindicais tem a ver com a Agenda do Trabalho Digno, as alterações feitas ao Código do Trabalho e a repercussão nos trabalhadores da administração pública. Para já, estabelece o regime de convergência nas áreas da proteção social convergente, como a parentalidade. Já sabemos que as licenças de parentalidade para pai e mãe aumentam em número de dias e nos montantes a pagar

Teletrabalho: Vem aí novidades para a função pública

Além disso, a “autojustificação de faltas nos três dias, sob compromisso de honra, também se passará a aplicar aos trabalhadores públicos”.

É obrigatório o gozo pelo pai de uma licença parental de 28 dias, seguidos ou interpolados, nos 42 dias seguintes ao nascimento da criança, cinco dos quais gozados de modo consecutivo imediatamente a seguir a este

A proposta do Governo aprovada prevê ainda que, após o gozo da licença de 28 dias, o pai tem direito a sete dias de licença, seguidos ou interpolados (em vez dos atuais cinco dias úteis), desde que gozados em simultâneo com o gozo da licença parental inicial por parte da mãe.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Porquê que o último parágrafo que explica o que é o teletrabalho, deixa de fora os trabalhadores?( Eles que são a parte principal do teletrabalho)

  2. Avatar de pipoca
    pipoca

    Ainda estou por receber as compensações do teletrabalho no tempo da pandemia.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Está tudo visto.Vai-se alargar a prática do “não-faz-nada”.Enfim…

    1. Avatar de MF
      MF

      Fala por ti
      Se não fazes nada é problema teu

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Não faço “nada” ?? Olhe,fale por si.Tivesse eu a sua vida. ಠ⁠_⁠ಠ

        1. Avatar de JR
          JR

          Se tens tempo de estar a comentar isto as 5 da manhã… E fazer um comentário as 10h da noite… Para alguém que faz tanto…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Deve ser mais um capitalista que vem com o paleio do “não fazem nenhum” para justificar o saque aos vencimentos dos trabalhadores da função pública, para aumentar a fatia do gasto de estado em benefício dos capitalistas. Uns são as tais “gorduras do estado” que querem cortar, e para eles são as “doçuras de estado” sempre a aumentar.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          O teu nome aplica-se como uma luva. Mas que saque aos vencimentos da função pública? Para as mesmas funções ganham mais do que no privado e trabalham muito menos. Ou achas que se fosse assim tão mau continuavam a ser funcionários públicos?

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Estou a ver que ainda não eras nascido quando o passos saqueou os vencimentos da função pública em percentagens de quase 40% nos médicos seniores, magistrados e professores catedráticos. E esses nunca ganharam mais que no privado. É evidente que os escalões mais baixos do privado são miseravelmente pagos e altamente explorados, porque não há sindicatos e os crápulas beneficiam da supremacia que o exército industrial de reserva dá aos capitalistas. Com esse excedente entre o gado humano disponível e o gado humano utilizado podem instalar o medo, com a célebre frase do “olha ali aqueles todos à espera do teu lugar”. E agora propõem-se nivelar tudo por baixo, deixar os trabalhadores do público no estado em que puseram os trabalhadores deles.

    2. Avatar de Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira
      Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira

      Estás muito enganado. Eu trabalho através de casa e posso te garantir que nem toda gente “não-faz-nada”.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Eu sei que há muito boa gente que é muito responsável e trabalha(muitas vezes até mais em casa do que no próprio sítio do trabalho).Mas também há muito malandro/a que não fazem nada.Nada,nada,nada.Isso lho garanto.Por isso é que muitos/as ao fim de algum tempo são despedidos/as das empresas,olhe que eu tenho bem conhecimento disto.Falo no meu dia-a-dia com colegas e amigos que me contam cada uma que é de abrir a boca.Por isso…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Acabaste de responder à tua própria questão. Se não trabalham acabam por ser despedidos.
          Daí o problema não é o teletrabalho, por isso, não faz sentido nenhum demonizá-lo.

          1. Avatar de Peace
            Peace

            Despedidos, na função publica? Isso é para rir? Na função publica não se despede, por isso é que quem não quer fazer nada leva uma boa vida e ninguém lhes toca.

        2. Avatar de DJ
          DJ

          Tenho de lhe dar os parabéns pela forma como o seu pensamento evoluiu, o 1º parágrafo é indicador disso.

        3. Avatar de ECG
          ECG

          Sim, so os seus corelacionados é que sao uns martires de trabalho, coitados. Os outros, os que verdadeiramente vos alimentam os negocios e dao o litro diariamente, sao uns manganoes! Enquanto prevalecer esse pensamento na nossa gestao, isto nao evolui. P isso é que os gestores estrangeiros, qdo vem para ca, a primeira coisa que falam é…gestao confusa, mal organizada…ineficaz.
          Ganham mais que no privado? A serio? Entao nao estao a fugir todos para o privado, pq paga melhor??? Ou falas dos “escravos na base”, que ficam 20 e 30 anos a ganhar salario minimo, por mais especializados que sejam, qdo a gestao é de mercearia anos 70? A missa cantada, ja nem em latin, convence.

  4. Avatar de Zé

    Desde o governo de Passos Coelho que a palavra funcionário (público) não existe. Chamam-se trabalhadores da administração pública.

  5. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    A função publica é a que classe Menos trabalhadora neste país é que mais regalias tem.
    Os serviços públicos são os que deviam estar mais tempo ao dispor das pessoas mas é ao contrário.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Evidente! Aproveitaram a pandemia para fecharem todos a porta ao cidadão que devem servir! Repartições de tudo e mais alguma coisa tudo fechado. Quer se ir às finanças ou segurança social marcações só daqui a umas semanas enfim é a bandalheira completa
      E eu já trabalhei na FP (a recibos verdes) sei muito bem o pouquíssimo que lá se trabalha

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Pouquíssimo é favor, os únicos que ainda tem de trabalhar da função pública é o SNS e professores… É mesmo assim, muitos deles vão relaxar para o público e depois trabalhar para o privado.
        Tudo o resto é só para inglês ver, é que agora nem isso….
        Qualquer coisa que queres é semanas e meses a espera.
        Mas até é bom nalgumas coisas, se fores bandido, a justiça é tão lenta que se for preciso o teu caso é arquivado porque prescreveu.

        Isto está bom para quem não quer fazer nada ou para quem se gosta de aproveitar do trabalho dos outros.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Querias mesmo dizer professores? Do que vejo são como os outros funcionários públicos, só que têm mais férias. Ou achas que durante as férias escolares eles trabalham todos os dias e durante todo o seu horário de trabalho? Por alguma razão não houve manifestações de professores durante as férias da Páscoa. E dizem eles que é para o bem dos alunos.

  6. Avatar de Bib'ó Puorto
    Bib’ó Puorto

    Não é a questão do não fazer nada em teletrabalho, a verdade é que seja no serviço, seja em casa o FP, primeiro tem de engraxar o chefe e depois pode dormir descansado a vida toda.