Teletrabalho para Elon Musk é fingir que se trabalha e faz ultimato aos funcionários

48 Comentários

Com a pandemia da COVID-19 muitas empresas foram obrigadas a ter os seus funcionários a trabalhar remotamente, a partir das suas casas. Se nalguns casos esta realidade continua com resultados muito positivos para as empresas e para os próprios trabalhadores, que elevaram a produtividade, existem muitos outros para quem o regresso aos escritórios fez mais sentido.

Para Elon Musk, nesta altura, o trabalho remoto já não é aceitável e é, no fundo, “fingir que se trabalha”.

Teletrabalho para Elon Musk é fingir que se trabalha e faz ultimato aos funcionários


Teletrabalho é “fingir trabalhar”

Elon Musk é uma figura envolta em polémicas e eis que surge mais uma, ainda que muitos possam concordar com a perspetiva do magnata. Num e-mail dirigido aos funcionários da equipa executiva da Tesla, Musk diz que o “trabalho remoto não é mais aceitável”.

Segundo relata o Bloomberg e foi exposto também no Twitter, no e-mail é exigido que “qualquer trabalhador que queira trabalhar à distância tem de estar no escritório no mínimo 40 horas por semana”

anyone who wishes to do remote work must be in the office for a minimum (and I mean *minimum*) of 40 hours per week or depart Tesla. This is less than we ask of factory workers.

É ainda especificado que o escritório “deve ser um escritório principal da Tesla e não uma filial remota não relacionada aos deveres do trabalho”.

A divulgação do caso no Twitter levou a uma reação do CEO da empresa: “eles deviam fingir trabalhar noutro lugar”. O que remata com a ideia de que quem não quiser cumprir com esta exigência de regressar do teletrabalho que deve sair da empresa.

Produtividade à custa de ameaças?

Há algumas semanas, Keith Rabois, um capitalista de risco e empresário de Silicon Valley, na sequência das notícias da compra do Twitter, deixou uma publicação em jeito de piada que vem uma vez mais tentar desmascarar o homem por detrás das suas ideias megalómanas.

No tweet é usada alguma ironia para descrever lamentar que os trabalhadores do Twitter de um dia para o outro ganhassem outro patrão que, no passado, quis penalizar estagiários que faziam fila para tomar café na SpaceX.

Segundo é descrito, os estagiários foram ameaçados de despedimento e ainda foram instaladas câmaras para garantir que a cena não se repetia.

As histórias relacionadas com más políticas de trabalho nas empresas de Elon Musk vão-se multiplicando e somando a outras que falam em clima de medo, machismo, racismo e assédio sexual.

Mas no caso do teletrabalho, concorda com a ideia de Musk?

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    depende dos trabalhos, mas em muitos sim, ele tem razão.

    1. Avatar de Greg
      Greg

      Existem áreas onde o teletrabalho funciona, mas tem de ser em setores onde da para fazer uma medição rigorosa do trabalho efetuado, que possa ser comparado com o que se faz presencialmente.
      Em tudo o resto só analisando bem, mas genericamente a produtividade no teletrabalho é menor.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Quem realmente gosta de trabalhar trabalha até de baixo de água, ponto.
        Agora quem não gosta são os mesmo que no presencial também não faz nada, agora há pessoal que é muito bom a fingir que trabalha e “engraxa” o chefe e a distância é mais complicado fingir.

        1. Avatar de Tonheco
          Tonheco

          Ninhuém gosta de trabalhar, quem disser que o contrário é mentiroso.

          Das coisas que gosto de fazer muitas tenho de pagar do meu bolso, se fossem de borla ficava todo feliz.

          1. Avatar de ManAugusto
            ManAugusto

            eu gosto de trabalhar, não sempre nem em tudo mas gosto de trabalhar porque sinto-me útil e acho desafiante… ó flor de estufa!

        2. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Claro… e se têm medo disso é que os managers não estão a ter atenção ao trabalho/dedicação de cada trabalhador.

      2. Avatar de Palavra do senhor
        Palavra do senhor

        “Existem áreas onde o teletrabalho funciona, mas tem de ser em setores onde da para fazer uma medição rigorosa do trabalho efetuado, que possa ser comparado com o que se faz presencialmente” –> esta é a mentalidade retrógrada e errada.

        Não se tem de medir trabalho!! Tem de se medir resultados!!
        Trabalhamos os 2 na mesma empresa, mesma equipa. Temos o mesmo objectivo. Eu consigo atingir o meu às 14h e tu só às 18h. Agora diz-me, quem está mal aqui? Eu que me despachei mais depressa provavelmente até levo com mais trabalho. Tu não conseguiste porque fumaste 5 vezes, atendeste 20 chamadas e viste 4 videos no youtube…mas estiveste lá presente o tempo necessário! (Atenção, estou só a dar um exemplo!!)

        As empresas com sucesso medem resultados, medem satisfação do cliente. Não medem horas passadas no escritório.

        Por experiencia posso dizer que há muita malta que vai ao escritório e fica 1h no café, 1h no wc, 1h no almoço, falam com a prima e com a tia ao telefone e ainda têm tempo para ver uns videos no youtube. Depois trabalham das 16 às 18h…é isto que se quer?

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Infelizmente é, senão os grandes gestores que muito ganham já teriam mudado o pardigma

          1. Avatar de Vilna
            Vilna

            *paradigma

          2. Avatar de rui
            rui

            nem eram preciso os gestores que a malta fazia o trabalho

        2. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          Exatamente, é por isso que o PIB não cresce, muitas horas para o boneco.

        3. Avatar de ruben
          ruben

          Nem mais, agora é que disseste tudo!

      3. Avatar de Pedro Afonso
        Pedro Afonso

        Eu discordo em absoluto da afirmação “genericamente a produtividade no teletrabalho é menor”, sendo que a medição rigorosa é só um pretexto da treta, pois na maior parte dos casos isso não existe no trabalho presencial.
        Se há entregáveis, os mesmos devem ser cumpridos independentemente do modelo de trabalho. É tão simples quanto isso.
        Durante 2 anos provou-se (em muitas areas) que o trabalho remoto é um sucesso e a produtividade não diminuiu.
        Evidentemente que há areas onde o mesmo não é possível, da mesma forma que há quem prefira o presencial, e consiga produzir mais dessa forma.

        1. Avatar de Marcos Correia
          Marcos Correia

          +1

      4. Avatar de jpereira
        jpereira

        primeiroo diz que é preciso analisar melhor mas depois consegue afirmar que é menor. Espertalhaço que só ele Greg consegue afirmar coisas sem analisar.

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Criticam o funcionário público por demorar mais de meia hora no lanche da manhã e outra meia hora no lanche da tarde… Mas como agora é moda falar mal do Musk, qualquer coisa serve.

    Fosse eu patrão também não aceitava essas tretas (tirando casos excepcionais) e de forma alguma iria tolerar wokes a chorar em vez de fazer o trabalho para o qual estão a ser pagos.

    Tentem ver como funciona uma qualquer fábrica de produção em série, seja em PT, ou Alemanha. Não há cá pausas para café

    1. Avatar de António
      António

      O funcionário publico não trabalha dessa forma.
      O que existem são funcionários públicos que fazem isso e ainda pior, mas cuidado com as generalizações.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      E isso tem algum jeito?
      Deveria de ser perseguida a procura por melhorias nas condições de trabalho e não “ai e tal o pessoal que está nas produções em série não tem direito portanto os outros também não tem!”

      Pensamento retrógrado pá, produção em série é para máquinas e não para pessoas!

    3. Avatar de Elektro
      Elektro

      Orgulho em ver que ainda se apoia a escravatura.

    4. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Deverias ser dos chefes que gosta de trabalhar bem pouco….
      Se nem és capaz de avaliar se um funcionário em teletrabalho está a trabalhar ou não…

    5. Avatar de J
      J

      Ainda bem que não és patrão, se calhar por algum motivo é… há cada Tugão mais obtuso……… Já para não falar ignorante, os estudos apontam para subida de produtividade, mas esta malta precisa de ver o pessoal picar o ponto… se contratam adultos para trabalhar, não é preciso andarem a controlar o trabalho produzido ou as pausas para café…

      Depois queixem-se que somos o país com maior taxa de burnout, pudera, com malta a pensar assim……

  3. Avatar de Ze
    Ze

    É muito “lixado” trabalhar em fábricas. O empregado é desumanizado e por um ordenado baixo, quando são estes o motor económico da empresa e região.

    É injusto, mas as políticas de mercado escancarado é o que permite isso.
    Trabalhar numa fábrica não é para qualquer um

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ideia errada, maioria das fábricas que escolhe operários em vez de maquinaria fá-lo porque na sua dimensão fica mais barato ter operários, se a ideia fosse pagar melhor aos operários mais valia seguirem a automação. Ideia errada de pensarem que operários fabris são o motor do quer que seja quando facilmente são substituídos por outros operários, maquinaria ou até outras fábricas.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Há que realçar o facto que isto é para diretores de departamento, não é pelo menos por agora para todos. Contudo basta ver a realidade em Portugal, boa sorte a ter teletrabalho numa empresa que trabalhe na area de manufacturer mesmo que estejam em funções compatíveis. Seja hr ou it ou contabilidade. Vai tudo lá estar, pode haver situações pontuais e tal mas em regra tudo lá…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não é verdade, basta olhar para empresas alemãs em PT, IT tipicamente vão 1 dia por semana ao escritório.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Empresas industriais com parque industrial em Portugal? Não digo aquelas que até são indústria mas que cá é só serviços

  5. Avatar de :-) geek ???
    🙂 geek ???

    é o que digo todos os dias à minha “maria” … ela discorda por isso aproveitei e enviei-lhe esta notícia 🙂

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É tudo mentira o homem é um génio, as criticas são dos invejosos.
    Enquanto houver pessoas como está figurinha que acha que é a última bolacha do pacote e com um ego maior que o próprio planeta que habita, mas prontos, só falta mesmo o homem inventar uma religião e afirmar que é confidente de deus, se assim já há quem o venere, quando inventar a dita religião ai sim é um deus na terra.

  7. Avatar de Badoxa
    Badoxa

    Como já foi dito, cada caso é um caso. No meu caso em particular sou mais produtivo quando estou em teletrabalho do que quando estou no escritório. Não perco tempo no transito, não sou interrompido por razões desnecessárias e inúmeras reuniões presenciais que só serviam para queimar tempo passaram a ser simples emails com troca de informação como sempre deviam ser.

    1. Avatar de Pedro Afonso
      Pedro Afonso

      E com certeza mais motivado e disponível por conseguires o equilíbrio necessário.
      Pelo menos comigo é assim.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tudo depende do tipo de trabalho que se faz. Na informática em alguns casos faz todo o sentido.

  9. Avatar de jpereira
    jpereira

    Trabalho em casa há dois anos e alguns meses e não sou informático. Produzo até mais do que antes e ando menos cansado já que não faço a dupla viagem diária. Cumpro horários de entrada e de saída. Falam dos funcionários públicos em todos o lado existe muita gente a roçar as esquinas em nome de fumar um cigarro e a perder tempo na filas de automóveis.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu mesmo quando opto por estar em casa vou sempre ao escritório à hora de almoço para almoçar fora com os colegas.
      É uma questão pessoal e não me importo com transito, mas também não tenho horários fixos, tanto tenho dias que trabalho 4-6 horas como dias que trabalho 18h, trabalho aquilo que é preciso quando é preciso onde me vai dar mais jeito ou onde vou preferir em determinado dia ou determinada função. Para projectos que precise de estar em constante troca de ideias prefiro estar presencial no escritório, as ideias e os workflows fluem de forma completamente diferente quando se está em grupo e até se pode pausar e renovar ideias sobre o almoço.

  10. Avatar de Nós bad service
    Nós bad service

    O dinheiro corrompe sempre o pessoal.
    Esta ja esta igual aos outros
    Continuem a comprar teslas

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      LoL
      Estas bem?? xD
      Entao o homem te contracta para trabalhares no office mas tu queres trabalhar a partir de casa em vez, usando a desculpa do ainda COVID, e queres que ele aceite?

      Nao tem nada a ver com o dinheiro mas sim com a companhia dele. Ele tem de a proteger como quer e mais nada. Eu tambem so contra com o Teletrabalho ainda por mais quando exigem compensacoes tambem da luz e internet – lol xD

  11. Avatar de SF
    SF

    as politicas nas empresas dele é ele que as define. Ponto.

  12. Avatar de Boinas
    Boinas

    https: //www.jn.pt/mundo/amp/elon-musk-implacavel-com-teletrabalho-ou-40-horas-no-escritorio-ou-rua-14906850.html

  13. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    O maluco devia era estar preocupado com a intenção da China de explodir os starlikes.

  14. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Tem toda a razão,a 100%.

  15. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Em alguns trabalhos faz sentido. Faz ainda menos sentido ter pessoa de RH de um fabrica numa zona do país gerir funcionários que só os vê via zoom do outro lado do país. Em IT, pouca diferença faz porque tudo pode ser remoto e basta umas reuniões mensais para o pessoal se juntar e falar um pouco mas em fabricas e assim ter o empregado a ir todos os dias e o gestor a ficar em casa, não tem jeito nenhum.

  16. Avatar de Brno_krnel
    Brno_krnel

    Vindo de quem vem, vale menos que zero.
    Provavelmente ele é o que trabalha menos de todas as empresas dele, teve uns bons palpites de investimentos que lhe deram muito dinheiro e agora é viver à custa dos seus subordinados, mas como tudo na vida quanto mais se sobe maior é a queda, que já começa a dar sinais.

    1. Avatar de ManAugusto
      ManAugusto

      mentalidade de pobre e invejoso a tua, que é também a de quem nem sequer sabe o que fala.

  17. Avatar de JB
    JB

    O artigo fala acerca de produtividade que em conceito numa indústria, por exemplo, é considerada produtiva aquela equipa que consegue produzir mais produtos com menos recursos e num tempo mais reduzido, usando determinadas estratégias para isso.

    Portanto como ele fala: quem gostar de trabalhar num clima de medo e ameaça pode continuar a trabalhar para ele. Os restantes começam a procurar outro trabalho

    Em termos práticos faz sentido. Só espero q ele aplique a mesma lógica a ele próprio antes de cuspir mais postas de pescada.

  18. Avatar de Yellow
    Yellow

    Faz 3 anos que trabalho em modo hybrid 80% teletrabalho 20% de tempo presencial no escritório.
    Honestamente sinto que na minha àrea de trabalho e funções sou muito mais produtivo em casa sem distrações externas constantes do que no escritório.

  19. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Posso dizer que num departamento financeiro é perfeitamente possivel trabalhar em regime de teletrabalho com uma ou duas deslocações ao escritório para recolha de documentos, o que a curto prazo nem isso mesmo será necessário. Como é que eu sei? Porque giro um departamento assim desde o inicio do Covid e não vejo qualquer perda de qualidade ou produtividade, às vezes até trabalham mais. Se é possivel replicar para outros departamentos? É óbvio que não, tem sempre que ser analisado caso a caso.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Pessoal de FI não trabalha, o SAP faz tudo por eles depois de terem chateado a cabeça ao IT durante anos com desenvolvimentos à medida.

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    Percebo facilmente os motivos que o levaram a dizer isso e a tentar influenciar outros patrões a mandar as pessoas sair de casa para o escritório… pois quem está em teletrabalho não deverá tanto precisar de um Tesla para a sua vida.

    1. Avatar de João
      João

      Muito bem lembrado. Grande parte dos trabalhos podem perfeitamente serem feitos em casa. Olha só a. Economia com combustível, diminuição de poluição, ganho de tempo, produtividade, menos stress, mais saúde. E depois esse pessoal do contra bem falar de empresa verde, mundo sustentável, etc. Hipócritas.