Telescola vai voltar! Alunos até ao 9.º ano vão ter aulas pela TV

36 Comentários

O novo coronavírus está a obrigar as sociedades a mudar! O impacto financeiro vai ser enorme e há também que arranjar estratégias para a área da educação. O ministério da Educação e a RTP estão a analisar várias soluções com o objetivo de tornar realidade o terceiro período.

De acordo com as informações, a telescola vai voltar e as aulas, para alunos até ao 9º ano serão pela televisão.


A notícia está a ser avançada pelo jornal Publico que revela que as aulas do terceiro período serão pela TV. Segundo o jornal, a oferta vai ser criada em parceria com a RTP e usar canais disponíveis na TDT e outras plataformas da TV pública.

O PÚBLICO confirmou que o Governo tem vindo a trabalhar com o canal público com o objetivo de que a iniciativa arranque logo na primeira semana de aulas, com início previsto a 13 de abril, depois do período de férias de duas semanas que coincidem com o feriado religioso da Páscoa.

Mas como vai funcionar a nova “Telescola”?

De acordo com o que se sabe, terá um outro nome e um formato distinto daquele que os alunos conheceram a partir de 1965. Os conteúdos disponibilizados na televisão vão ser apresentados pelo Ministério da Educação como complementares ao acompanhamento que se pretende que os professores continuem a fazer à distância. O Ministério da Educação e RTP estão também a estudar soluções para que não haja sobreposições de programação para as famílias que têm mais do que um filho. Os conteúdos serão sempre responsabilidade exclusiva do ministério.

A nova Telescola será apenas para alunos até ao 9ºano. Para o ensino secundário estão também a ser definidas estratégias especialmente para os alunos do 11º e 12º ano, que têm exames nacionais agendados para a segunda metade de junho.

Na TDT, a RTP tem quatro canais (1, 2, 3, e Memória; a que se somam os canais regionais dos Açores e Madeira, com emissão nas respectivas regiões autónomas). Tendo em conta a natureza de cada um, a maior facilidade em libertar faixas horárias estará na RTP2 (que já tem dois blocos horários com programação infantil) e na RTP Memória.

Depois, há também a plataforma digital RTP Play, onde podem ser vistos conteúdos já emitidos em antena ou outros exclusivamente para este serviço. Porém, poderá haver ainda uma outra solução na TDT, mas implica negociar com a Altice: para além dos canais da RTP, da SIC, TVI e ARTV, a plataforma da televisão digital tem ainda espaço para mais dois canais, mas o seu uso para a telescola implica um processo mais demorado, revela o jornal.

Além dos conteúdos disponibilizados através de um dos canais disponíveis na TDT, a RTP vai também dar uma nova visibilidade à sua plataforma Ensina.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Peace
    Peace

    Boa, vamos avançar com a TDT por causa dos que não têm internet. Mas agora quem não tem TDT fica na mão, a maioria das pessoas que tem tv paga não tem acesso à TDT porque tem a antena desligada. E existem muitos apartamentos que nem sequer têm antena, aqueles casos em que os construtores acordaram com a antiga TV Cabo que esta daria acesso aos 4 canais nacionais gratuitamente.

    1. Avatar de golo
      golo

      alguém a ver problemas onde eles não existem… sai da caverna…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Volta antes par aa tua, onde se ignora o mundo real.

        1. Avatar de Flávio Ferreira
          Flávio Ferreira

          Que eu saiba senão tem internet, não tem tv paga, senão tem tdt tem tv paga com acesso á internet fácil, tem tv plasma depois de 2011 pelo menos tem tdt na própria tv, volta lá para a caverna.

  2. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Achas que os operadores não vão disponibilizar esses canais? Pensa um bocadinho

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Está escrito?

  3. Avatar de Antonio Ambrosio (Mais TDT )
    Antonio Ambrosio (Mais TDT )

    É nestas alturas fazia sentido ter TDT regional no continente e local, haveria mais espaço para aplicar esta exceções que vivemos neste momento, mais uma vez quem perde são os cidadãos só têm acesso a TDT pois a programação dos canais públicos “RTP 2,RTP memoria” vai ser mudada e passar a transmitir programas educativos de ensino escolar, logo a diversidade da TDT é reduzida na programação dos canais públicos, seria mais lógico ter o espaço do canal ARTV ocupado com os programas educativos de ensino escolar .
    Como a noticia relata há interesse governamental para ocupar o espaço extra na TDT para dois canais para emitir programação escolar, o estado tem fazer uma requisição civil a empresa detentora do atual MUX.

  4. Avatar de AJ
    AJ

    Quem tem TV por cabo, para além de ter muitos mais canais, tem igualmente acesso aos mesmos canais que existem em sinal aberto na TDT.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Tv por cabo ainda se usa? Adira ao pacote fibra gaming m1 da meo por 29 euros por mes com 1000/400 de velocidade e tens todos os canais na net por ipttv com qualidade igual ou melhor que por cabo ou box. Quem ainda usa telefone e tv em casa e porque adora ver publicidade

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Sim, a TV por cabo ainda se usa e dispenso que me tente impingir esse pacote fibra porque, ao contrário do que eventualmente pensa, estou muito bem servido. Para a próxima, antes de escrever, pense em respeitar as opiniões dos outros tal como eu respeito a sua.

      2. Avatar de Peace
        Peace

        Tu és mesmo irritante. O que serve para ti tem de servir tb para os outros?

  5. Avatar de Joao Matos
    Joao Matos

    “Negociar com a Alice”… Lol.
    Já a questão dos canais estarem nas plataformas não é questão nenhuma, sempre lá estiveram.

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    «…O novo coronavírus está a obrigar as sociedades a mudar!…»

    Uma medida completamente infundada.

    Nunca ao longo da história se procedeu ao isolamento da população saudável para combater uma doença, isso vai contra as leis da ciência, da matemática, e da natureza.

    As medidas de isolamento social, distância social, quarentena, são amplamente refutadas pela comunidade médica e científica a nível Internacional.

    Estas estranhas medidas estão a ser tomadas sem base cientifica ou médica, com agravante de estarem a ser impostas sem o consentimento dos cidadãos colocando em causa o sistema democrático.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      O mais ridiculo e pensarem que quando acabar a quarentena o virus não se vai propagar ainda mais rapido visto que em casa o corpo não cria anti corpos pois esta em isolamento. Basta ver como os astecas e maias foram extintos por uma simples gripe e não era corona, ja os espanhois não tiveram problemas com esse mesmo virus.

    2. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Mas que garrafa de tinto abriste hoje para dizer tantas barbaridades? Se TODA a comunidade médica e científica MUNDIAL apoia o isolamento social e as medidas de quarentena para evitar que os sistemas nacionais de saúde fiquem saturados e sem capacidade de resposta?!

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      come menos fakebook que isso passa-te

  7. Avatar de Rizzo
    Rizzo

    Este virus foi criado com o mesmo proposito do livro do dan brown inferno. Estabilizar a sobrepopulacao pois afecta sobretudo os idosos, aliviar a seguranca social, rejuvenescer a população e ganhar a guerra comercial ao ocidente. Mesmo so sendo 3% fatal ele propaga se 1000x mais rapido que o virus normal da gripe e vai infetar toda a gente. Quarentena e só teatro

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      teatro de evitar propagação 1000x

      os países que estão com o sistema de saúde em sobrecarga estão com mortalidade 10–15%

      come menos fakebook que isso passa-te

      1. Avatar de Rizzo
        Rizzo

        Mentira. Não existe nenhum pais no mundo com taxa de mortalidade 10 , a media esta no 3%. Também não existe nenhuma prova em que a quarentena cure pandemias, apenas adia.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          come menos fakebook que isso passa-te

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Ó Miguel, come um dicionário e aprende a falar e a pensar por ti.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Uma correcção Rizzo, a taxa de mortalidade está abaixo de 1% feitas bem as contas.

          É como dizes, imensos especialistas têm manifestado a sua indignação com a situação. Quem diz o contrário está só a papar televisão como bem sabes.

          Portanto, espetacular a ideia de colocar os miúdos em frente à tv.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            outro a comer fakebook de pequeno almoço, almoço e jantar

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          país casos mortes mortes/casos
          Italy 119827 14681 0,1225182972
          Spain 124736 11744 0,09415084659
          UK 41903 4313 0,1029281913
          France 82165 6507 0,07919430414
          Belgium 18431 1283 0,0696109815
          Netherlands 16627 1651 0,09929632525

      2. Avatar de Rizzo
        Rizzo

        Não inventes miudo

  8. Avatar de justme
    justme

    Evoluam mas é. Dar aulas a tantos anos e com tantas disciplinas isso significa uma aula de 2 em dois meses?

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Sem dúvida

  9. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    Está muito enganado, há estudos de modelos matemáticos que analisam os efeitos da pandemia de 1918, as cidades americanas que não tomaram medidas foram arrazadas por uma mortandade que destruiu muitíssimo mais a economia do que as cidades que tomaram medidas sociais de quarentas. É pura mentira quando diz que as medidas de isolamento social, distância social, quarentena, são amplamente refutadas pela comunidade médica e científica a nível Internacional, o seu comentário é criminoso pois são gentes como você que provocam catástrofes ao espalharem mentiras que podem ter como consequências milhões de mortes não em Portugal mas neste planeta . Se não ouver isolamento social e confinamento no mínimo 3% da população mundial vai morrer , há 7.7 biliões de habitantes no planeta Terra, estou a falar de mais de 210 milhões de mortes muitíssimo mais que os que morreram na segunda guerra mundial.

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Esta era oportunidade de ouro para as escolas darem o passo em frente relativamente ao ensino à distância e no fim escolher-se a telescola que não tem interactivade nenhuma.

    1. Avatar de Francisco Cruz
      Francisco Cruz

      Concordo 100% contigo
      O problema é que ao contrário do que parece não temos alunos pelo menos no público com condições para tal
      E concordarás que ninguém deve ficar para trás, ou ser prejudicado no acesso ao ensino

  11. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Existem Smartphones com TDT! Penso que para o publico alvo será uma boa opção. Acho que funciona com uma pequeno cano que funciona como antena… Se funciona bem ou não não sei é melhor pesquisarem sobre o assunto no Google antes de comprar.

    Veja-se o link https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/tenha-tdt-no-smartphone-asus-zenfone-go-tv/

  12. Avatar de nelson mota
    nelson mota

    ja pensaram na quantidade de professores que vão para o desemprego com a tele escola , não sei se isto é uma boa medida sera que é viavel, temos que ver que a sociedade sempre gerou o que fazer para ter um prato de comida , e agora estaremos a retirar este prato de comida as pessoas , que tem que se desenrascar no fim do mês , esta medida é injusta para quem quer comer?

  13. Avatar de Vivas
    Vivas

    eu estive na telescola avia uma profeçora que gustavamos todos muito e pediamos sempre para voltar-em a por a cacete que bons mumentos

    1. Avatar de Rantanplan
      Rantanplan

      Vê-se bem que a telescola resultou muito bem contigo…

      1. Avatar de Algarvio
        Algarvio

        Parece de propósito, se não for, ai Meu Deus !

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas qual isolamento social? Distanciamento físico do próximo.

    A distância de segurança não funciona, porque as pessoas, no seu conjunto, são incapazes, e quem o consegue é a excepção não a norma… e depois existem as correntes de ar e essas coisas chatas que mandam a distância e a teoria que o vírus vai para o chão pelo cano abaixo das teorias.

    Enquanto os idiotas dos governantes não distribuírem máscaras apropriadas e de qualidade em largas quantidades a todas as pessoas da população, e tudo o mais que for necessário para a protecção individual, só irão conseguir reduzir a velocidade de transmissão, nada mais.

    A ministra e tantos outros a desvalorizar as máscaras e até a dizerem que são perigosas, mas os países que adoptaram a sua utilização em larga escala viram os benefícios na redução da transmissão e do número de casos que vieram à superfície.

    Por cá prefere-se apostar nos ventiladores, em vez de evitar que as pessoas tenham de ir parar a um, o habitual remediar em vez de prevenir.

    É um pouco difícil de conceber que a ministra da saúde e todos que andaram a dizer que as máscaras não devem ser usadas e que são perigosas, não sejam co-responsáveis por muitas das mortes e infectados, e por tanto criminalmente ou pelo menos moralmente responsáveis por homicídio por negligência grosseira.