Telemóvel: Mudou de operadora? Desligue o aviso

44 Comentários

Certamente já lhe aconteceu ligar para alguém e ouvir uma mensagem inicial que indica que o número para onde está a ligar pertence agora a outra operadora.

É verdade que esta informação até pode ser útil para quem está a efectuar a chamada (tendo em conta o tarifário aplicado), mas pode também torna-se chato e demorado, é sempre tempo que se perde a ouvir a mensagem… (e então se ligar várias vezes…).

A pessoa que estabelece a chamada, se desejar, pode solicitar ao seu operador móvel que iniba a audição desse aviso. Saiba como proceder.


Desde 30 de Junho de 2003, que os utilizadores de redes móveis, sempre que efetuam uma chamada nacional de voz para um número portado para outra rede móvel, ouvem um aviso gratuito que informa qual a nova rede a que pertence o número marcado. A partir de 2 de Setembro de 2005, o conteúdo deste anúncio passou a ser o seguinte: ”Aviso: Está a ligar para um assinante que agora pertence à […]. Aguarde.”. A pessoa que estabelece a chamada, se desejar, pode solicitar ao seu operador móvel que iniba a audição desse aviso.

De acordo com os elementos fornecidos à ANACOM pelos operadores móveis abrangidos pelo n.º 1 do artigo 21.º do regulamento da portabilidade, os respetivos clientes poderão seguir os seguintes procedimentos, por forma a possibilitar, de forma gratuita, a inibição ou a reativação da audição do aviso online:

Telemóvel: Mudou de operadora? Desligue o aviso

Como viram é muito fácil inibir o aviso de portabilidade. Na maioria dos casos basta ligar um número e proceder à desactivação do aviso mas, nalgumas operadoras, podemos também proceder a essa alteração online.

Nota dos Leitores: De referir que este processo apenas desactiva a mensagem quando somos a origem da chamada efectuada, se tivermos procedido à portabilidade de um número. Quem ligar para nós continuará a ouvir a mensagem, a não ser que quem nos ligue tenha também desactivado esse aviso.

Desde já o nosso agradecimento ao nosso leitor Sérgio Romão pelo envio desta dica.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Thanks

  2. Avatar de Francisco Neto
    Francisco Neto

    +1

  3. Avatar de Carlos Morais
    Carlos Morais

    Muito útil! Obrigado

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Muito obrigado. Muito útil.

  5. Avatar de Fábio V.
    Fábio V.

    De referir que isso apenas desactiva a mensagem quando somos a origem da chamada efetuada, se tivermos procedido à portabilidade de um número quem ligar para nós continuará a ouvir a mensagem, a não ser que quem nos ligue tenha também desactivado esse aviso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Segundo a Anacom: Desde 30 de Junho de 2003, que os utilizadores de redes móveis, sempre que efetuam uma chamada nacional de voz para um número portado para outra rede móvel, ouvem um aviso gratuito que informa qual a nova rede a que pertence o número marcado

      1. Avatar de LkP
        LkP

        É uma vergonha este regulamento feito pela essa entidade que não respeita a Constituição da República Portuguesa. No Artigo 60.º (direitos dos consumidores), no nº 2 diz que “A publicidade é disciplinada por lei, sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou dolosa.”
        O conteúdo da mensagem anuncia descaradamente que a pessoa para qual está-se a ligar passou a ser cliente da operadora “X”. Ao referir o nome da operadora está-se a fazer publicidade (nada) oculta. Também funciona como “endorsement” (mecanismo de credibilizar, identificar e diferenciar a escolha da operadora) sem que haja consentimento ou compensação por divulgar a operadora escolhida. Algo do género: Se “Fulano” mudou para a operadora “X” então é porque deve ser melhor…
        A existir uma mensagem – e isso também é discutível no que toca as questões de privacidade e liberdade de escolha – deveria apenas dizer que o cliente já não pertence à operadora de origem e mais nada.

        1. Avatar de MAC
          MAC

          É importantíssimo saber a nova operadora, uma vez que há tarifários com preços e limites de tempo para uma rede e para outras.

        2. Avatar de Francisco Esperto
          Francisco Esperto

          Porra !! Que mania de perseguição. Nunca estão satisfeitos !!!

        3. Avatar de ZT
          ZT

          Qual publicidade? Está a avisar-te que a operadora mudou pois, como diz a notícia, “É verdade que esta informação até pode ser útil para quem está a efetuar a chamada (tendo em conta o tarifário aplicado)”. Era melhor dizer “Este número já não pertence à operadora original… Pertence a outra. Mas não dizemos qual é… Quer saber qual? Pergunte à pessoa a quem está a fazer a chamada. Deus nos livre de dizer qual é!” Como aqui já disseram, “que mania de perseguição”.

        4. Avatar de Cruz
          Cruz

          Concordo plenamente, apenas deveria avisar que não pertence a operadora que está a ligar. Abstendo-se de dizer qual é a operadora de destino, assim de qualquer modo a pessoa saberia que é pra outra rede.

      2. Avatar de Ze Vitos
        Ze Vitos

        Sempre foi possível inibir o nosso anuncio de portabilidade quando somos os receptores da chamadas. O anuncio podia ser inibido passados 6 meses da portabilidade.
        Desligar o anuncio, quando somos o originador da chamada é a novidade.

        1. Avatar de S Martins
          S Martins

          Ze Vitos, é possível indicar mais informação acerca de inibir o anúncio da nossa portabilidade quando somos nós o destinatário da chamada?
          Obrigado

  6. Avatar de Sébastien
    Sébastien

    Liguei para a rede e afinal ao pedir para desligar o aviso, não desligamos o aviso do nosso próprio número mas sim o aviso caso estejamos a ligar para um número portado, por isso ao desligar deixamos de ouvir o aviso mas caso o nosso número seja portado, as pessoas que ligarão para nos ouvirão na mesma o aviso

    1. Avatar de eu
      eu

      Sim, quem efectua a chamada tem assim a oportunidade de saber a rede de destino e ter uma noção do custo da chamada.

      É claro que há pacotes que isso não é relevante mas o motivo é este, quem faz a chamada ter conhecimento do tarifa a ser aplicada na chamada.

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Este aviso pode ser útil para quem tem determinado tipo de tarifário para saber que vai ter custos.

  8. Avatar de Mota
    Mota

    Mais um post de louvar do pplware.
    Obrigado.

  9. Avatar de Wazer
    Wazer

    Obrigado, deu um jeitão!

  10. Avatar de LkP
    LkP

    Este regulamento é atentado à liberdade de escolha dos cidadãos e uma grosseira invasão de privacidade!

    Por que raios tenho que anunciar que passei a ser cliente cliente de uma determinada operadora?
    Para além de tornarem pública a minha opção de escolha de operadora, que pode servir para outros fins comerciais e até ilícitos, andam a fazer publicidade às minhas custas às pessoas que me ligam (tipo “endorsement”).
    Deveria ser opcional esta decisão de anunciar à quem nos liga e quanto muito a mensagem deveria apenas dizer que o cliente já não pertence à operadora de origem e mais nada.

    1. Avatar de eu
      eu

      boas, compreendo mas repara, quando ligas para alguém tens o direito de saber a quanto vai ser tarifada a chamada. Na altura em que apareceu, os tarifários não são como hoje em dia com minutos para qualquer rede.

      1. Avatar de FilipeOS
        FilipeOS

        Concordo que apenas deveria informar que passou a ser de outra operadora, ninguém precisa saber para qual…

    2. Avatar de Wazer
      Wazer

      para pessoas com tarifários diferenciados para determinadas redes, até pode dar jeito este aviso, que pessoalmente não gosto. Mas para quem tem o mesmo preço para todas as redes, este aviso não faz qualquer sentido.

    3. Avatar de Fábio
      Fábio

      Aposto que o tipo endorsement (que nem discutir se está a ser bem aplicado, visto que na mensagem não é referido nada na 1a pessoa) está algures nas condições da portabilidade (aquelas 208 linhas pequenas que ninguém consegue ler) em como tem de ceder o direito a alertar quem lhe ligar. É como aceitar as condições do facebook em que anunciam que você gosta de determinada página para amigos seus que ainda não gostam. Está nas condições deles, condições que foram aceites..

  11. Avatar de peter S
    peter S

    No entanto, o envio de mensagens (SMS e MMS) para clientes que mudaram de operador nunca foi alvo de aviso.

  12. Avatar de João Santos
    João Santos

    Não sabia, mas há anos que desejava ter desligado o aviso, muito útil este artigo. Obrigado pelo artigo.
    Vodafone o método mais simples e rápido. Feito.

  13. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    obrigado pplware/Sérgio Romão

  14. Avatar de Pedro Baptista
    Pedro Baptista

    Serviço público =)
    Obrigado

  15. Avatar de Paulo Sousa
    Paulo Sousa

    Excelente!
    Obrigado

  16. Avatar de asdf
    asdf

    Praticamente todas as operadoras, montes de passos a seguir… Vodafone, liga para um numero e já está… xD

    1. Avatar de Estou a usar o w10 porque fui obrigado
      Estou a usar o w10 porque fui obrigado

      É típico do português, complica as coisas simples e faz perder tempo desnecessário enquanto com uma simples chamada podia ficar resolvido.

  17. Avatar de Ruben Lourenço
    Ruben Lourenço

    Obrigado pela dica.

  18. Avatar de Nelson
    Nelson

    Mt Util! Obrigado

  19. Avatar de joaquim ferreira da mota
    joaquim ferreira da mota

    Obrigado companheiro infelismente só temos quem nos dê musica e no fim do mes vem a conta

    1. Avatar de José Abrantes
      José Abrantes

      Isso é verdade, agora todas as empresas e até o estado, usam o 707 e 808, depois se for mesmo preciso falar com um operador, dão-nos música que pagamos mais caro de que comprar o CD! E a ANACOM o que faz???? NADA!!!! E quem paga a ANACOM??? Nós os contribuintes….!!!!

      1. Avatar de José Abrantes
        José Abrantes

        Para quê a moderação? A responsabilidade é minha!!!!

  20. Avatar de eldizzy
    eldizzy

    Muito bom 😉 Obrigado.

  21. Avatar de Alvino
    Alvino

    Muito bom, não gostava nada de ouvir o aviso!
    Também é possível desativar os ring dings que as outras pessoas metem, de forma a ouvir o toque normal enquanto aguardamos que atendam a chamada?

    1. Avatar de Blackbit
  22. Avatar de Joel
    Joel

    Ja liguei 1278 da rede da vodafone para desactivar o aviso de portabilidade mais ainda se matam. Acho que devia ter uma opção do cliente escolher o ligar 1278 ficar logo desativado. Pesso que vodafone resolva esse processo mais rápido possível

  23. Avatar de José Cardeiro
    José Cardeiro

    Ajudou-me ainda 2 anos depois! Obrigado pplware, vou clicar nuns banners à toa para ver se ganham receita.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não precisa de clicar me nada, nós ganhamos pela tua presença, ganhamos um visitante satisfeito e trabalhamos para ter visitantes satisfeitos.