Telemóveis vão ser proibidos em escolas de Almeirim

50 Comentários

Quanto o tema é telemóveis nas escolas as opiniões são diversas. Por um lado há quem defenda que o acesso a este tipo de dispositivos permite o contacto rápido com o aluno e também o acesso à internet para obter conhecimento. Outros referem que é um objeto de distração. Os Agrupamentos de Escolas de Almeirim vão proibir o uso de telemóveis nas escolas do 1.º ciclo no próximo ano letivo.

Telemóveis vão ser proibidos em escolas de Almeirim


Regras dos “telemóveis” não são iguais para todos…

A informação foi avançada pela Lusa que refere que tal recomendação partiu do Conselho Municipal de Educação cujos diretores votaram favoravelmente. O presidente da Câmara Municipal de Almeirim (Santarém), disse à Lusa que a recomendação vai no sentido de proibir a entrada de telemóveis dos alunos nas escolas do 1.º ciclo.

“Não podem levar, ponto”, declarou, sublinhando que, nos casos em que os pais não podem levar os filhos à escola, a autarquia vai buscar e levar a casa os que moram a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino, pelo que não necessitam desse meio de comunicação.

No 2.º e no 3º ciclo a recomendação aprovada é a de que os alunos não levem telemóvel para a escola, sem proibição explícita, tendo em conta que muitos alunos vão de transportes públicos, pelo que “é razoável que possam ter telefone na ida e vinda”.

Telemóveis vão ser proibidos em escolas de Almeirim

A recomendação para o secundário “é mais suave”, ficando os equipamentos numa bolsa na sala de aula, podendo os alunos levar o telemóvel para os intervalos, adiantou.

Pedro Ribeiro justifica a recomendação com os vários estudos que demonstram os “malefícios” do uso excessivo do telemóvel, como criação de dependência, falta de atenção e de socialização, diminuição do QI [Quociente de Inteligência]. O presidente da Câmara Municipal de Almeirim revela também que irá avançar uma campanha de sensibilização para alunos e pais. Segundo Pedro Ribeiro, alguns encarregados de educação “não ajudam nada” e até fomentam o uso inadequado dos telemóveis pelas crianças.

As regras não se aplicam a alunos com casos de saúde comprovados que exijam o uso do telemóvel.

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joca
    Joca

    Primeiro ciclo são crianças entre os 6 e os 10 anos. Proibir o uso de telemóveis na escola (nas salas de aula ou nas salas de aula e espaços comuns, como os recreios) é uma coisa, proibir que se levem telemóveis para a escola é outra e de os usar depois do toque de saída. Em Almeirim fliparam.

    1. Avatar de Aindanaoseitudo
      Aindanaoseitudo

      Concordo com seu comentário, o que isto vai fazer é os pais ensinarem os filhos antes de passarem pelo portão da escola desligarem o telemóvel, ensinarem nunca ligar ou usar o mesmo dentro do território escolar, voltar a ligar a saída.

      Se fosse com um filho meu seria este procedimento e se o retirassem (telemóvel) sem que o meu educando não estivesse a usa-lo, com certeza iriam provocar problemas com a minha pessoa.
      De salientar que concordo plenamente que as crianças dentro do espaço escolar não DEVEM usar o mesmo, nem para comunicar com os pais.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Os regulamentos das escolas há muito que limitam a utilização do telemóvel na escola…mas…como habitualmente em Portugal…quem quer saber disso ? Depois admiram-se quando aparecem estas medidas mais restritivas. Todos abusam, todos desrespeitam e aqui chegámos.

    3. Avatar de Joca
      Joca

      Quem quiser saber o motivo, o Presidente da Câmara de Almeirim disse à TSF que é por razões de saúde, por os telemóveis criarem dependência.
      E acrescenta: “Temos ainda relatos de miúdos que acabam por passar as noites a jogar, em chats uns com os outros, e que depois, no outro dia, não têm capacidade para estarem com atenção nas aulas, muitas vezes acabam por adormecer”
      https ://www.tsf.pt/portugal/sociedade/agrupamentos-de-escolas-em-almeirim-proibem-uso-de-telemoveis-a-partir-de-setembro-16757442.html

  2. Avatar de mikado
    mikado

    Além dos telemóveis virar político também diminui “Quociente de Inteligência”. Temos vários casos que demonstram a diminuição do QI em políticos por cada ano que passa.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      E isso é exatamente porquê ? Acreditas na ideia romântica de que as criancinhas só usam na escola o telefone para fins pedagógicos ?

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Finalmente, pouco a pouco estamos a chegar lá. Já que os pais não sabem ser pais, que as escolas façam esse papel.
    Querem dar telemóveis é com os pais, mas nas escolas não, até uma certa idade as crianças têm é que brincar umas com as outras e “esfolar” os joelhos.
    Têm a vida toda para se viciar em tecnologia, em certas idades o foco é aprender e socializar com os seus pares.

    Ainda não tenho filhos, mas garantidamente que os meus quando tiver, só terão telemóvel quando tiverem acima de 16 anos, e mesmo assim com vigilância constante.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Isso é o que as crianças querem, mas os pais não deixam. Os miúdos pedem aos pais para ir dar uma volta de bicicleta com um amigo e os pais proíbem, pedem para ir jogar à bola ao ringue e os pais proíbem, pedem para ir para o meio do monte e os pais proíbem. O que os putos vão fazer? Olhar para uma parede?

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Nessa situação deixa eles irem para o ringue e fazer essas coisas todas. Nunca percebi o histerismo ultimamente de não deixar os putos saírem de casa. Ah tal é perigoso.. perigoso em que sentido? Raptos? Não estou a par de estatísticas, mas julgo que o números de raptos se tem mantido estável ao longo dos anos.

        Eu sempre saí de criança para brincar com os outros putos e honestamente acho que os meus tempos de infância eram mais perigosos que agora.

    2. Avatar de tema dificil
      tema dificil

      muito provavelmente qd tiveres filhos, já não haverá telemóveis como existem hoje!!!
      e muito provavelmente aos 9 anitos já te darão baile em tudo o que será a futura tecnologia.

      Relativamente ao assunto: proibição vs utilização é um tema de muitas opiniões e quiçá todas elas válidas;
      no meu caso só tiveram telmv a partir do 5º, altura em que começaram a “andar + avontade” fora da escola, sempre é uma forma de tentar saber onde andam… a atividade, essa pode ser controlada facilmente com algumas APPs. Ainda no meu caso estão PROIBIDOS de usar no horário das aulas a não ser que o Prof assim o peça, que por vezes acontece.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Seja qual for a tecnologia que houver, não quero os meus filhos alienados. Até uma certa idade o trabalho deles é aprender e socializar. Podem chorar a vontade, no fim do dia quem manda sou eu (digo isto não de uma forma controladora e maníaca, mas no ponto que quem os sustenta sou eu, portanto decido o que eles podem ter ou não).

        Em relação a dar telefones, posso perceber num determinado ponto de vista, mas se der, será sempre dummy phones tem lá o número do pai e da mão se precisar ligar por alguma emergência e pronto.

        1. Avatar de BatataFrita123
          BatataFrita123

          Depois eles fogem de casa e sabemos de quem é a culpa

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOLOL A definição de “falta de noção”

  4. Avatar de Realista
    Realista

    No primeiro dia que o meu filho chegou da escola o que me disse foi:

    “Pai posso ter um telemóvel? Os outros meninos todos têm um… “.
    Já passaram 3 anos e ainda não lhe dei…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Não te preocupes que no futuro ele vai agradecer.
      Chora agora mas no futuro será alguém, já os outros viciados em telemóvel divertem-se agora e no futuro choram porque são uns ignorantes na vida.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Partilho vossa opinião.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Estás tão enganado. Proibir raramente é “A” solução.
        Vão “ser alguém” porque não tiveram telemóvel? LOL de onde raio vem tamanha certeza?

    2. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Fizeste muito bem. Se nós amantes de tech não termos o bom senso, quem terá?
      Nós iamos para a escola sem telemóveis e sobrevivemos. Sem stress.

    3. Avatar de Moina
      Moina

      Há uma coisa muito importante ” Educar”.
      Não é por proibir que vai ser gente grande no futuro.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Proibir também é educar, vais aprender a respeitar as regras, acho o que querias dizer é proibir sem explicar o motivo de tal proibição.
        Não consigo compreender miúdos com acesso a tromba estendida as redes sociais sem qualquer controle por parte do adulto, eu sei que custa muito ser pai e hoje em dia preferem ser amigos dos filhos mas a função dos pais é muito diferente de amigo

  5. Avatar de Veloso
    Veloso

    A legislação das escolas não se sobrepõe à legislação do ministério da educação, que permite a utilização de dispositivos móveis de acesso à internet na sala de aula (desde que para fins educativos e com autorização do professor)

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Precisas do telemóvel para fins educativos?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      E que tal verificar o estatuto do aluno que proíbe a entrada de qualquer aparelho que capte som e imagem nas escolas. O grande problema é a total falta de coragem dos diretores que receiam a oposição dos encarregados de educação.

      1. Avatar de António
        António

        Qual é o artigo e alínea onde isso está está escrito? Talvez seja melhor ler antes de publicar. 😉

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Haja seriedade, basta ler as alíneas q)r)s)t) do capítulo 2 do estatuto do aluno (deveres do aluno) não há pachorra, talvez seja melhor seguires a tua sugestão e leres antes de publicar.

          1. Avatar de António
            António

            q) Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos passíveis de, objetivamente, perturbarem o normal funcionamento das atividades letivas, ou poderem causar danos físicos ou psicológicos aos alunos ou a qualquer outro membro da comunidade educativa;
            –> Não proibe a entrada; A posse de um telemóvel não é por si passível de, objetivamente, perturbar o funcionamento das AL, nem causar danos físicos ou psicológicos. Até por aí também se teria de incluir máquinas de calcular, computadores, os “velhinhos ipods, leitures mp3, ou qualquer outro objeto que desse para atirar à cabeça de outro 😉 .

            r) Não utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente, telemóveis, equipamentos, programas ou aplicações informáticas, nos locais onde decorram aulas ou outras atividades formativas ou reuniões de órgãos ou estruturas da escola em que participe, exceto quando a utilização de qualquer dos meios acima referidos esteja diretamente relacionada com as atividades a desenvolver e seja expressamente autorizada pelo professor ou pelo responsável pela direção ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso;
            —-> Não proibe a entrada. Só a utilização durante as atividades, sem autorização;

            s) Não captar sons ou imagens, designadamente, de atividades letivas e não letivas, sem autorização prévia dos professores, dos responsáveis pela direção da escola ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso, bem como, quando for o caso, de qualquer membro da comunidade escolar ou educativa cuja imagem possa, ainda que involuntariamente, ficar registada;
            –> Não proibe a entrada, nem a utilização fora do contexto de captação. E mesmo assim, a captura é possível com autorização.

            O t), continua a não proibir a entrada, só os “diretos” sem autorização do Diretor.

            Tem é de haver bom senso nas situações, que por vezes não há. Mas isso até nos comentários há falta 😉

  6. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Acho muito bem, no meu tempo não tinha telemóvel e nunca precisei.
    Hoje tratamos as crianças como bebés.

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Os miúdos nem sequer levavam telemóvel para escola. A escola tem telefones para o caso de acontecer alguma coisa. Foi assim durante muitos anos e sempre deu bom resultado. Nem tudo com o passar dos anos evolui favoravelmente. Os telemóveis são um vicio brutal, os miúdos pouco convivem, muitos deles parecem “bichos do mato”, não saber estar, não sabem falar, não sabem brincar, não desenvolvem! Muitas pessoas não têm noção do impacto a nível cognitivo e de desenvolvimento em dar um telemóvel para um míudo, e já nem falo de bebés com idades »2/3 anos, isso é um verdadeiro atentado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “No meu tempo é que se sabia estar, falar e brincar.” Fazes parte dos novos velhos. Sim, os mesmos que há 30 anos diziam exatamente o mesmo em relação às gerações mais novas e os mesmos que daqui a outros 30 o continuarão a fazer.
      Os tempos mudam. Há que adaptar e não censurar por tabela.

  8. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Os telemóveis devem ser proibidos nas Escolas Públicas (Ensino Primário, Ensino Básico, e Ensino Secundário), no entanto é preciso estar alerta, o regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25ABR74 destruiu o Ensino em Portugal e tendo em conta o que se está passar noutros Países onde os liberais/maçonaria promovem uma engenharia social e difundem propaganda homossexualista/pedófila (também chamada de “lgbtq+” e “ideologia de género”), os Pais devem estar atentos, ouvir, acompanhar, e fazer perguntas aos filhos sobre o que os professores e funcionários estão a “ensinar” e difundir nas Escolas Públicas.
    Sem telemóveis é difícil de obter provas sobre o crime de abuso e aliciamento de menores.

  9. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Se nestas idades ninguém lhes ensinar que tudo tem regras, acham que vão aprender no futuro ?

  10. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Excelente medida!

  11. Avatar de IMAgDir
    IMAgDir

    Se tivesse lá os meus filhos, trocava de escola sem pensar 2x.
    Essa agrupamento deveria ficar sem alunos por tomar uma decisão que compete aos pais.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Lê o estatuto do aluno. Lei 51/2012 e parabéns pela exuberante ignorância.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tens bom remédio, fica com os teus filhos em casa, esta mania de achar que mandam naquilo que diz respeito a outros já mete nojo. Já agora quando vais ao médico com as crianças e o diagnóstico não te agrada, vai substituir-te ao médico e medicar os miúdos ao teu belo prazer? Uma sociedade sem regras e respeito está condenada ao desaparecimento, O todo é mais importante que o teu umbigo.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        As pessoas pensam que podem fazer o que querem no Estado, no Serviço Público, as Leis, Regulamentos, e Regras, existem e têm de ser cumpridas, quem não gostar que vá para o privado.

    3. Avatar de António Mateus
      António Mateus

      É por causa de pessoas como tu que cada vez mais a sociedade está a bandalheira que está. Podias bem pegar em ti e nos teus filhos e ires para bem longe de Portugal. Cada vez mais broncos neste país.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O teu comentário prova que a tua segunda afirmação é totalmente verdade 😀
        A sociedade está a bandalheira que está quanto muito por causa de pessoas como tu, que acham que podem mandar quem quer que seja para outro país só porque deram a sua opinião. Fazes parte dos novos velhos…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E refiro-me aos velhos retrógrados obviamente. Conheço velhotes com mentalidade bem mais articulada que a tua.

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Excelente medida.Aplaudo esta iniciativa dos Agrupamentos de Escolas de Almeirim.Muito bem.

  13. Avatar de AdN
    AdN

    Isto é uma irresponsabilidade e um abuso! Criar regras para regulamentar o seu uso, tudo bem, até pode haver regras que eu ache demasiado restritivas, mas aí ainda há democracia a funcionar, mas proibir totalmente é um acto abusivo. Sou pai de uma filha que, felizmente, andou numa escola básica em que o telemóvel era bastante livre, e a própria directora dizia aos pais que queriam que passasse a proibir os telemóveis na escola, que essa não é nem deve ser a tarefa da escola. Os pais não querem tomar medidas sobre os seus filhos e querem que a escola faça o trabalho de maus por eles! Ela sempre defendeu que ao proibir só ia piorar a situação e era preferível usar com regras para que os miúdos não estivessem com demasiado mal estar na escola! Ela dizia que a escola tem que ser um lugar onde as crianças gostam de estar! Depois incentivar ao gosto pela aprendizagem, mesmo que para isso usassem os telemóveis em atividades de aula! Com isso a atenção dos alunos aumentava exponencialmente!
    É para os que ainda têm dúvidas : a razão disto não é a pensar nos miúdos, mas sim a pensar no que os telemóveis possam apanhar de errado nas escolas! Quero ver quando os miúdos se começarem a queixar da comida e não haver nem uma única prova da fraca qualidade da mesma! Ou quando voltar a haver professores que são agressivos verbalmente e fisicamente para os alunos e só existir a palavra deles contra a dos professores! Se fizessem isso no meu concelho, eu não desistia enquanto não salvaguardasse o direito de a minha filha andar com o telemóvel dela! Ela levava-o e, se alguém lho retirasse, apresentava queixa na polícia por roubo e processo em tribunal. Ao menos resolvia-se a questão, que isto não é uma monarquia absolutista!

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Há uma lei há muito tempo que regula esta matéria, como já referi em comentário anterior. Mas toda a gente ignora. É este o retrato da nossa sociedade. Reclamam por tudo e por nada mas depois ninguém cumpre com coisa nenhuma. Irra que isto só pode ser burrice popular!

  14. Avatar de palex
    palex

    Pela minha experiência (e já não sou uma criancinha), o smartphone passo-a-passo vai dissimuladamente criando dependência. Noto que inconscientemente, ligo o ecrã e abro apps só para ver actualizações e notificações sem interesse e sobretudo na hora das refeições se não me controlar lá vai o tlm para cima da mesa… Não me considero viciado, mas começo a parecer o pessoal do “cigarro” que entre dizer e fazer vai uma distância a vencer. Se deixarmos as crianças sem rédea, rapidamente vai criar a necessidade e normalização por “todos” fazerem o mesmo incluindo os pais (no grupo no qual me incluo).

  15. Avatar de nuno a
    nuno a

    felizmente a maioria dos que comentam nao tem um filho com diabetes e andam sempre a sofrer de ansiedade sem saber se esta bem ou com uma hipoglicemia grave que pode causar a morte.
    mas por outro lado felizmente existem ferramentas como o xdrip e o nightscout que enviam os valores da glicemia para os pais em tempo real e podem ser configurados com alertas, mas para isto funcionar a criança tem de ter sempre o telemovel com os dados moveis activos. portanto e estes? como ficam alguem pensou nisto?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Parece-me que essa situação é uma exceção e terá que ser tratada como tal.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Inês, já aqui referi a Lei que regula e determina o estatuto do aluno e que é entregue todos os anos na escola a pais e alunos…mas quem quer saber disso????

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pensaram, e até está refletido na noticia:
      “As regras não se aplicam a alunos com casos de saúde comprovados que exijam o uso do telemóvel.”

  16. Avatar de jorge
    jorge

    Esperemos que a serem proibidos que sejam todos (serviçais docentes e não docentes).. afinal de contas a constituição portuguesa proíbe a discriminação.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Já leste o Estatuto do Aluno que está definido na Lei ?

      1. Avatar de BatataFrita123
        BatataFrita123

        E tu já les-te? Devias, a tua ignorância é incrivel, acho que vou arranjar um hipopotamo para falar contigo e acho que o hipopotamo ainda ganha numa discussão, aprende os direitos e deveres das pessoas, todos nós temos direito a ter a nossa privacidade salvaguardada, existem muitos que têm problemas familiares e têm mais que fazer alem de ver este regulamento fazer coisas ignorantes e pessoas mais ignorantes ainda a apoiarem.