Telemóveis Nokia estavam a enviar dados dos utilizadores para a China

77 Comentários

A Finlândia está a investigar a HMD Global, a nova casa dos telemóveis Nokia, face a alegações de envio dos dados de utilizadores para a China. Antes de mais nada, tudo terá começado com um Nokia 7 Plus. Agora, a investigação está a ser levada a cabo pela entidade finlandesa para a proteção de dados, agindo com base na denúncia por parte de um utilizador do smartphone em questão. O caso pode ter repercussões muito severas.

A situação foi primeiramente exposta por uma estação pública de emissão de rádio e televisão da Noruega.

telemóveis Nokia 7 HDM Global smartphone


Esta estação pública alega ter provas de que vários telemóveis Nokia estão a ser utilizados para veicular informações sensíveis para a China. Assim, com base na sua exposição, os orgãos competentes da Finlândia, país de origem da HMD Global, está a investigar a empresa. As suas conclusões ainda não foram avançadas.

Os telemóveis Nokia estariam a enviar informações para a China

Por sua vez, a cadeia de televisão norueguesa foi alertada para a situação com a denúncia de um utilizador do smartphone Nokia 7 Plus. O dispositivo, pertencente a Henrik Austad foi vigiado pelo próprio, tendo este descoberto que o terminal estava a enviar informação, não encriptada, para um servidor na China.

Aliás, esta operação ocorria sempre que o smartphone estava ligado, algo que naturalmente o deixou preocupado. Contudo, assim que começou a vigiar o tipo de dados enviados, descobriu algo ainda mais preocupante. Entre as informações estava, por exemplo, a sua localização, bem como o número de telefone.

telemóveis Nokia 7 HDM Global smartphone

Além disso, o smartphone Nokia 7 Plus estava a enviar vários detalhes do SIM em utilização para o servidor remoto, bem como várias outras informações sensíveis. Até mesmo o número de série do seu dispositivo móvel estava entre os dados enviados para a China. Mais concretamente, para uma empresa estatal chinesa.

Em causa está o smartphone Nokia 7 Plus

Assim sendo, após a denúncia recebida pelo cidadão em questão, a estação NRK lançou a sua própria investigação ao caso. Pouco depois, viria a descobrir que o servidor para o qual eram enviados os dados pertence à China Telecom, uma vez que estava alojado sob o domínio “vnet.cn”. Em seguida podemos observar uma das imagens que ilustra a investigação desta cadeia de televisão e rádio pública.

telemóveis Nokia 7 HDM Global smartphone

Por conseguinte e perante a popularidade dos telemóveis Nokia, a situação atraiu diversas atenções, inclusive a do governo finlandês que já está a par do caso, tal como referido no início. Entretanto, em declarações à agência Reuters, o representante finlandês garantiu que o caso será devidamente investigado.

Mais concretamente, de acordo com Reijo Aarnio, qualquer possível falha será investigada, bem como qualquer uso indevido de informação pessoal.

A HMD Global é a atual detentora dos telemóveis Nokia

Desde os telemóveis na verdadeira aceção da palavra, até aos smartphones (telemóveis inteligentes). Em função de um acordo de licenciamento com a duração de 10 anos, estabelecido com a Microsoft, a utilização da marca Nokia pertence apenas à HMD Global desde 2016.

Ainda de acordo com o responsável pela entidade finlandesa para a proteção de dados, um lote de telemóveis Nokia 7 apresentou uma falha de segurança. Contudo, este modelo não é vendido na Europa, apenas na China e foi eventualmente substituído pelo Nokia 7.1. Já, por outro lado, o smartphone que deu aso a toda esta questão foi um terceiro, o Nokia 7 Plus. Este sim, amplamente disponível na Europa.

telemóveis Nokia 7 HDM Global smartphone

O caso está assim a ser investigado por duas entidades. De um lado temos a agência finlandesa de proteção de dados e, do outro, a cadeia NRK. Agora, resta-nos aguardar pelas conclusões de uma e outra instituição para podermos clarificar todo o assunto.

Ainda assim, este caso surge numa altura em que a desconfiança está generalizada. Tudo isto após a escalada de tensões entre os Estados Unidos da América e a Huawei. Algo que também já se alastrou a várias outras fabricantes chinesas como a ZTE.

Utiliza algum dos telemóveis Nokia?

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Huawei… Check…
    Nokia… Check…
    Próximo?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Alcatel/Blackberry… já que a TLC é China.

    2. Avatar de OAK
      OAK

      Apple… Check

      1. Avatar de Antonio Salazar
        Antonio Salazar

        Hahaha, uma marca que enfrentou, FBI, CIA, Estado americano, gostava de saber a sua fonte para tal afirmação.

        1. Avatar de PTdoNorte
          PTdoNorte

          markting entre apple e governo, tudo encenado para dar “credibilidade” de segurança á apple, mas nao passa disso, jogo de markting

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Isso é que é teoria da conspiração em força hein.

            E dizes isso baseado em quê? Até ao momento, nada indica isso. Pode ser verdade, pode não ser, mas é especulação de momento, com todas as evidências a mostrarem o contrário.

    3. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      Sinais de fumo.. check. …espera xD

      1. Avatar de Francisco m
        Francisco m

        Agora a serio mostrame aí um relatorio com backdoors ou spyware num huawei que ainda n vi nada.

    4. Avatar de EuTech
      EuTech

      +1 Proximo…

  2. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Ainda bem que comprei um P20 lite, ja nem no n97 se pode confiar

    1. Avatar de André
      André

      Ahahah, sabes que a Huawei foi acusada do mesmo, não?!

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Parece-me que a acusação à Huawei vai para além disso…

  3. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Nada que aconteça também para os Estados Unidos, certamente…

    (Está calado, Edward Snowden, que ninguém te quer ouvir.)

    E, perigosos são claramente os chineses – que estão sempre a invadir país atrás de país estrangeiro.

    (Vou já comprar marcas americanas, em vez de chinesas.)

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Vai à China e critica abertamente o governo só para veres o que te acontece…

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        E Faz tu o mesmo aos USA e vais ver como tb é capaz de não fazer bem a Saúde.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Ó Black, veja lá no mapa as ilhas artificiais chinesas que plantaram em águas territoriais doutros países!!!!!
      É só pesquisares também por barcos de pesca chineses que não querem saber de quem são as águas e invadem-nas….. mas às vezes corre mal, os Argentinos afundaram um barco de pesca chinês que ignorou completamente a marinha Argentina: https://www.jn.pt/mundo/interior/argentina-afunda-barco-de-pesca-chines-5079153.html

    3. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Taiwan (Ilha Formosa)? Tibete?

    4. Avatar de Antonio Salazar
      Antonio Salazar

      Pois, mas o tipo de espionagem entre América e China é um pouco diferente.

  4. Avatar de Carlos Rino
    Carlos Rino

    Diz o ditado popular que “o pior cego é aquele que não quer ver …”

  5. Avatar de LG
    LG

    Sei que é cedo para apontar dedos, mas talvez aqui a ovelha negra seja mesmo a qualcomm:

    https://twitter.com/drwetter/status/1106128787031445504 (tweet da pessoa que descobriu isto, tentou contactar a Qualcomm assim como a Nokia)

    1. Avatar de Rui Bacelar

      É uma possibilidade, sim.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Mais importante: Como é que se faz monitorização à rede para descobrir isto?

        Dava um bom tutorial.

        1. Avatar de LG
          LG

          Expemplo Wireshark, fazes um “sniffing”/análise/escuta do traffego wifi de um dispositivo. Tudo que sejam protocolos seguros não consegues vializar, mas consegues verificar para onde os pacotes são enviados/recebidos.

  6. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Umas marcas mandam para a China, outras mandam para a NSA… é tudo um big brother!

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Queres comparar a NSA com os chineses?! A NSA adquire informação para proteger os cidadãos americanos e ajuda muitíssimas vezes outros países! Os chineses ajudam -se apenas a eles próprios e para se apropriarem dos bens, dinheiro, terras dos outros sem escrúpulos. Financiam guerras, empresas e governos que exploram poços inocentes (ex: Venezuela). Parece-te o mesmo?

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A pergunta aqui é porque é que a ti não parece.

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Descobrimos a Pólvora? Nada é privado, vivemos uma ilusão tipo “Matrix” Se não gostam. “Pull the plug and be happy”.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso é que é desespero.

  8. Avatar de Diogo Rodrigues
    Diogo Rodrigues

    Tem um Nokia 3.1 e sem problemas até agora

    1. Avatar de luis
      luis

      Nem tu sabes onde andas os teus dados a ir. Android engana as pessoas

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    iPhone?

    Já que também é feito lá…

    Investigem!

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas pensam que só acontece com a China ?
    Ou acham mesmo que os Americanos não recebem também …. !

  11. Avatar de luis
    luis

    Sendo uma empresa chinesa com nome de nokia apenas fachada é normal. Quem não quer dados seus enviados para a china use iphone. Garanto vos que não terão problemas de privacidade como no android e linuxes deepin que mandam tudo para a china

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Sim, porque é melhor mandar os dados para a America, do que para a China certo.
      Ou acredita na privacidade da Apple só porque eles dizem que se preocupam ? 😀

      1. Avatar de luis
        luis

        A china não respeita os direitos humanos, não compares os EUA a china. Em relação a Apple todo o seu modelo de negocio assenta na privacidade logo sim preocupam se, porque é isso que lhes vale 1biliao de dolares. Nenhuma empresa defende tanto a privacidade como a Apple. Em android ja se sabe que privacidade não existe, nem segurança. Abraco

        1. Avatar de PTdoNorte
          PTdoNorte

          Luis acreditas mesmo nisso?

          1. Avatar de Mateus Pinto
            Mateus Pinto

            Queres comparar a NSA com os chineses?! A NSA adquire informação para proteger os cidadãos americanos e ajuda muitíssimas vezes outros países! Os chineses ajudam -se apenas a eles próprios e para se apropriarem dos bens, dinheiro, terras dos outros sem escrúpulos. Financiam guerras, empresas e governos que exploram poços inocentes (ex: Venezuela). Parece-te o mesmo?

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            E tu acreditas mesmo no contrário?

            As provas, até ao momento estão do lado da Apple, por isso tu é que estás a basear-te em fé de que não é verdade. Tipo teroria da conspiração.

        2. Avatar de MarioM
          MarioM

          O Faz de conta, vende, faz de conta que a Apple tem privacidade, faz de conta que a Microsoft tem privacidade e por aí a fora.
          A Apple vende sim estatuto, e aparência de status e muito Show Off

        3. Avatar de MarioM
          MarioM

          Apple Já Tive e não pretendo ter mais.
          Muito pouco por muito preço.

    2. Avatar de OAK
      OAK

      Na Apple envias os dados privados para a NSA, CIA, FBI, nada grave!

      1. Avatar de André
        André

        E onde estão essas fontes?

      2. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Colega OAK, os dados da NSA, CIA e FBI, grande parte deles são partilhados com a maioria dos países europeus (quando tem interesse para a UE) e fundamentalmente o interesse é combater o terrorismo, drogas e segurança interna.

        O objetivo da China é poder e dinheiro sem olhar a fins. Ponto.

        Quem achar diferente, não é porque tem um ponto de vista diferente, é porque não pensa.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não respondeste à pergunta dele no entanto.

  12. Avatar de Migueldias
    Migueldias

    No meio dos Americanos e os chineses os rusos são uns amadores quando se trata de espionar telecomunicações modernas.

    A América era quem controlava tudo e espiava todos mundo e agora não admite que a China também o faça fora do seu país.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      ..sim todas estas denuncias devem se à perda de controle por parte dos EUA.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Aqui está uma falha gravíssima do RGPD! A multa não vai ser pequena e é toda ela merecida. Para quem duvidava do RGPD, aqui está um belo exemplo para que serve, se não existisse a Nokia e os donos chineses passavam incólumes, assim…… os gestores que moram na Finlândia estão em maus lençóis e a marca também!!!!!!

  14. Avatar de Koso
    Koso

    pouca vergonha

  15. Avatar de radamel
    radamel

    Gostava de ver uma marca de telemoveis a emergir condignamente na europa. E uma alternativa ao SO android e Iphone. Creio que nos indignamos pq acreditamos que todos devem jogar com as regras europeias, o que não acontece.

    1. Avatar de João
      João

      Existe o Sailfish OS, mas é ainda um nicho de mercado. Eles dizem que defendem a privacidade dos utilizadores, mas hoje em dia o que se diz vale o que vale…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Por isso é que se deve olhar às práticas e não ao que dizem.

    2. Avatar de GM
      GM

      Acrescento mais: a emergir, a desenvolver e a fabricar na Europa. Está a despontar o iceberg do problema que deslocalização maciça das produções, nomeadamente de artigos tecnológicos, para a Ásia/China. Além de ficarem com o know-how de desenvolvimento / fabrico, permitem-se a estas leviandades, e outras ainda não postas a nú!

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Isso é o resultado das empresas colocarem o lucro e o dinheiro acima das pessoas dos Países de tudo basta olhar agora para o exemplo da Boeing como o lucro e o dinheiro esteve acima de tudo.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        E depois as pessoas queixam-se que é caro.

  16. Avatar de JLB
    JLB

    OK, ainda uso um Nokia C2-01…
    No stress !!!
    🙂

  17. Avatar de Tiago Jorge
    Tiago Jorge

    Esqueceram-se de dizer que a falha de segurança se remete apenas a um lote de Nokia’s 7 Plus, e não a toda a gama disponível, como a HMD já veio dizer a público e como veicula o site Nokiamob. Depois, a licença de 10 anos de utilização foi comprada à Nokia Corporation, e não à Microsofot que já não tem nada que ver com o assunto.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não é uma falha de segurança. É uma grande diferença.

  18. Avatar de ze
    ze

    Companies of all sizes, from all industries, and at all phases of compliance choose TrustArc to help manage and demonstrate privacy compliance.
    https://www.trustarc.com/

  19. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Grande negócio seria fabricar smartphones em Portugal com tudo desde o desenho dos componentes ao sistema operativo ao fabrico e montagem dos componentes físicos tudo executado em Portugal por portugueses.

    Depois era só enviar as informações sensíveis recolhidas para os serviços secretos de todo o planeta, e estava aqui um grande negócio aprovado por todos, com a chancela “Made in Europe”.

    Por tanto cobrava-se aos clientes para ser expiados, cobrava-se ao serviço secreto para expiarem os clientes que já tinham pagos para ser expiados, e era tudo lucro… não é assim que funciona, basicamente, a actual indústria?

  20. Avatar de Alex
    Alex

    Eu tenho um Nokia 6.1 Plus (TA-1083).
    A localização está desativada.
    Tenho algum problema?

  21. Avatar de Sergio
    Sergio

    acho muito bem, alguem tem de tomar conta de nós no futuro.. e nada melhor que esta potencia

  22. Avatar de Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira

    Eu tenho um Nokia 6.1 Plus (TA-1083).
    A localização está desativada.
    Tenho algum problema?

  23. Avatar de Luís Freitas
    Luís Freitas

    Sim um Nokia 7 plus

  24. Avatar de GM
    GM

    E não tenho, nem iphone, nem android.

  25. Avatar de Francisco m
    Francisco m

    No mercado de smartphones high end há 2 tipos de pessoas as que são cool e a carneirada que quer parecer cool.

    1. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      Damn era para responder ao luis xd
      not cool

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E há ainda os que pensam que sabem melhor e mais que os outros, como provaste.

  26. Avatar de Zé

    Graças à canalha, às gajas e aos morcões, a blackberry deixou de fazer o SO deles. Não havia cá truques. Ao ponto de rejeitar milhares de operações num smartphone por estar em causa algum problema de privacidade. Obrigado povo.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      A culpa é do povo? Lol a marca cobrava muito e fazia pouco, por isso deu no que deu. Tal como a Nokia antiga, se se tivesse atualizado e mantivesse bons preços mantinha -se. Cruzar os braços e cobrar muito dá nisto (Sim, estou a piscar o olho para a Apple também)

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A Blackberry que foi apanhada em escândalos de privacidade? Parece que falas sem estar informado.

  27. Avatar de Mario
    Mario

    A pergunta que se põe é :
    Mas estes dados servem para quê?? Que importância tem para o utilizador normal que alguém saiba a marca e modelo dos teus equipamentos? Sendo que nem sabem ao certo quem és….
    Opa, honestamente eu estou-me bem pouco a preocupar com isto… Mas alguém acredita mesmo que se não for a China é outra coisa qq? Alguém acredita mm que ng controla as nossas pegadas informáticas?
    A mim custa-me ver algum prejuízo mt grande no meu dia a dia de me andarem a controlar o meu equipamento ou até mm o que pesquiso na net… Quero lá saber…
    Outra coisa são hackers que roubam informação ou contas bancárias… Mas isso não são os países a fazerem… Por isso, não me preocupo mt..

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso é confuso. Queres a resposta mas não te preocupas? Se questionares a sério encontras a resposta. Só aí é que podes decidir se te preocupas ou não.

  28. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Fico com medo disto tudo tenho nokia 6.1 e já não tenho confiança em nenhum smartfone.

  29. Avatar de Diogo Costa
    Diogo Costa

    Todas as marcas fazem o mesmo só difere nas que são apanhadas e as que não são.
    A questão não será se a informação enviada é importante ou não mas sim porque procuram recolher essa informação.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Todas não. Há uma que não tem situações dessas até ao momento, mas a malta aqui fica eriçada só de ouvir o nome.