Telegram encerra 11 canais de partilha de jornais e revistas em Portugal

32 Comentários

Os canais de partilha de notícias de jornais e revistas são muito populares no Telegram e também no WhatsApp. Esta prática, no entanto, é ilegal e viola os direitos autorais. Segundo dados recentes, os meios de comunicação social nacionais registaram perdas potenciais superiores a 3,5 milhões de euros/mês devido a estas práticas.

Agora, o Telegram, depois da pressão ao Governo, o Telegram encerra 11 canais.

Telegram encerra 11 canais de partilha de jornais e revistas que violavam direitos autorais


O bloqueio em Portugal dos canais de partilha de jornais e revistas no Telegram estava dependente da Inspeção Geral Das Atividades Culturais (IGAC), mas hoje foi conhecida a decisão.

Segundo a Visapress, entidade para a proteção e gestão integrada do conteúdo patrimonial dos Direitos de Autor, designadamente dos proprietários de jornais, revistas e outras publicações periódicas, foram hoje encerrados 11 canais no Telegram que violavam direitos autorais.

Telegram encerra canais de partilha de jornais e revistas em Portugal

Tendo como base a Lei 82/2021 e na sequência do pedido de bloqueio dos grupos e canais efetuado pela entidade à IGAC , a rede social procedeu então ao encerramento destes canais.

Recorde-se que, diariamente, através do Telegram estão a ser “reproduzidos e colocados à disposição do público ficheiros que contêm publicações periódicas, protegidas pelo direito de autor e conexos, o que resulta no enorme prejuízo para os autores das obras”.

É certo que o encerramento destes canais é apenas um pequeno passo nesta luta.

Existiam até ontem grupos de Telegram com mais de 60.000 pessoas. Isto representa 60.000 vezes que as obras são vistas sem que seja comprado o jornal ou uma revista o que, para Carlos Eugénio, diretor executivo da Visapress, é um enorme prejuízo para o setor e para a qualidade do conteúdo.

Os meios de comunicação social nacionais contabilizam perdas potenciais superiores a 3,5 milhões de euros/mês devido à partilha de jornais e revistas em redes sociais, segundo dados partilhados recentemente.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de micas
    micas

    ja abriram 11 canais novos

    1. Avatar de C.Lopes
      C.Lopes

      kkkkkkkkkkk

    2. Avatar de Sergio M.
      Sergio M.

      É facil basta os donos dos canais migrarem e criarem um grupo na aplicação Signal e esta feito, e avisar ali no telegram que tem outro canal no Signal. Easy..

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Como sabem que as 60000 pessoas viram todos os jornais? Podem ter visto as capas tal como acontece nas bancas, isso conta? Entao tb vao cobrar para ver as capas nas bancas??

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      eu só vejo as capas, depois procura se a noticia online.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Ora aqui está um ponto que ninguém tocou. Eu estava nesses grupos e nunca descarreguei jornal nenhum só ver as capas chegava perfeitamente

  3. Avatar de janadorc
    janadorc

    Enquanto não fecharem quem faz a partilha, fica tudo na mesma. Só muda o nome do grupo.

    1. Avatar de ArdinaGate
      ArdinaGate

      Como se sabe quem é que faz a partilha

  4. Avatar de Raiden
    Raiden

    Malditas empresas que querem ganhar dinheiro com o que fazem. Onde é que isto já se viu? Todos temos direito a ter tudo de borla e a copiar sem autorização do legítimo proprietário!

    1. Avatar de António
      António

      O pior de tudo é que todos os jornalistas que eu conheço têm acesso a esses grupos.
      Ou seja estão todos a contribuir para que as empresas em que trabalham vão à falência e eles para o desemprego

      1. Avatar de Raiden
        Raiden

        Mereciam era serem apanhados e despedidos.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      ” Com o que fazem”? Mas os jornais/revistas tem só notícias criadas por jornalistas e investigadores ou estão cheias de publicidade?

      1. Avatar de Raiden
        Raiden

        A publicidade paga uma parte das despesas, não paga tudo. Sem publicidade, os jornais seriam ainda mais caros. E já agora, já houve o jornal metro, que era gratuito e não era grande coisa. O Destak continua a existir, mas também não presta. É o que dá depender apenas da publicidade.

        1. Avatar de Manuel Costa
          Manuel Costa

          E os jornais online? Qual é a justificação para ainda não terem fechado?

          1. Avatar de João
            João

            Têm um custo de funcionamento muito menor.

    3. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Então para ti as empresas que criam conteúdos não têm direito a ganhar dinheiro com aquilo que fazem? Então explica-me como é que essas empresas mantêm os postos de trabalho se não lucram com aquilo que produzem? Desde quando é que tu tens o direito de ter tudo de borla e a copiar sem autorização do legítimo proprietário? Mas em que mundo tu vives? Tu trabalhas? Quem te paga como é que lucra para que tu recebas? Enfim… vocês quando falam sem primeiro pensarem, só pode sair cagada.

      1. Avatar de Raiden
        Raiden

        Mas foi precisamente isso que eu disse… O meu comentário está cheio de ironia. Eu concordo contigo a 100%!

  5. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    a vida continua caiu um nasce dois

  6. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Tranquilo hoje já ha 12, ainda ficou melhor. Obrigado patetas.

    1. Avatar de Lipery
      Lipery

      Podes partilhar algum dos novos/alternativos por favor?
      Obrigado!

  7. Avatar de Sergio M.
    Sergio M.

    Fácil para quem quiser voltar a ter os grupos

    Eu recomendo a toda a gente migrar para o Signal, criar grupos lá! É a vossa chance, assim não há hipotese.
    Os donos dos grupos que migrem todos para o Signal pois tambem permite criar grupos!

    Sigaaa

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Qual é a desculpa de propagar o trabalho dos jornalistas sem pagar um cêntimo?

      1. Avatar de Zebedeu
        Zebedeu

        Se calhar os verdadeiros jornalistas até agradecem, pois a ver pelo que as editoras pagam a estes na maioria trabalhadores precários a recibos verdes, se forem reconhecidos pelo seu trabalho talvez venham a ser mais valorizados

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Fecharam esse que ja tinha gente a mais mas continuo a sacar do grupo de jornais com menos de 1000 pessoas e tudo tranquilo.

  9. Avatar de Calimero
    Calimero

    E num café quantas pessoas lêem o jornal sem por isso o comprarem!!!
    Ridiculo.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Outro ponto que continua a ser ignorado!

    2. Avatar de DrFrank
      DrFrank

      shhh não digas nada senão não tarda muito tens de meter moedinha para folhear o jornal do café

  10. Avatar de asdrubal enrabado
    asdrubal enrabado

    Prejuizo? se não lerem no telegram não compram de certeza. vendas virtuais? para a qualidade das notícias publicadas têm é de pagar para alguém ler. cambada de hipocritas. Meias notícias de capa e quando se lê o interior do jornal é completa desilusão. Estamos no século xxi. só é trouxa quem quer

  11. Avatar de Américo Tomás
    Américo Tomás

    Felizmente encerram 11 e aparecem mais 20 são aqueles que existem ou mais, eu irei sempre utilizar a informação de borla, a vida é assim, eu escolho onde vejo e como vejo sou livre disso… pagar a esses chul** nunca , cumprimentos

  12. Avatar de Paulo cruz
    Paulo cruz

    Se a visapress tiver razão, amanhã é que vai ser faturar.
    Que gente tão burra, que só se move por protagonismo. Proibir, fechar, etc., nunca foi nem será a solução.

  13. Avatar de abdu
    abdu

    Portanto os media nacionais vão ter uma aumento mensal de 3,5milhões em lucro.
    LOL

  14. Avatar de Marco Rua
    Marco Rua

    Não percebo esta gente da visapress….. devem pensar que agora as 60 mil pessoas vai passar a comprar jornais. Se forem como eu nem um compro. E ler o jornal no café tb não se pode? Quem fica a ganhar e o dono do café que assim vou lá mais vezes